Como usar o Tor Browser para navegar escondido na Internet

21 Comentários

No que diz respeito à privacidade, hoje em dia existem várias formas de ocultarmos a nossa identidade na Internet. Sendo os browsers a principal ferramenta para aceder à internet, estes já incluem funcionalidades que permite “navegar em modo anónimo”. No entanto, será que com o Google Chrome, Firefox, entre outros, navegamos mesmo de forma anónima?

Para quem procura garantir a sua privacidade na internet a nossa sugestão vai para o Tor Browser. Saibam como usar.


Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossa privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade..

Tor Browser… esconda-se na Internet

O Tor Browser permite que os utilizadores naveguem na Internet de forma anónima. Na prática, ao usar o Tor Browser, o tráfego é encaminhado por milhares de servidores que fazem parte da rede Tor. É verdade que a rede TOR pode não ser totalmente segura mas, comparativamente à “rede tradiconal” de fluxo de comunicações, garantente uma melhor privacidade dos utilizadores.

O navegador Tor isola cookies e apaga o histórico de navegação do browser. A rede  Tor é composta por milhares de sistemas (voluntário) em mundo. Diferente de uma VPN, não há uma entidade ou ponto de falha central em quem confiar para poder navegar com privacidade.

Como usar o Tor Browser?

Depois de obter o Tor Browser na prática é só começar a usar. Para tal basta carrega em “Conectar“.

Caso pretendam configurar o Tor Browser para definir uma bridge ou proxy devem carregar em Configurar. Dentro da interface, podem escolher um dos serviços de bridge ou então indicar um proxy para acesso à internet.

Como testar?

Uma das formas para perceberem que a vossa “identidade” na internet está alterada, ao usarem o Tor Browser, basta que usem um site como o DNSLeak para perceberem qual a origem da vossa ligação. Estando nós a experimentar de Portugal, verifiquem que estamos com um endereço IP (a nossa identidade) associado à Alemanha.

Caso pretendam mudar de identidade, basta selecionarem o ícone do Tor e depois escolher a opção Nova Identidade. Através desse ícone podem também proceder a configurações de Segurança, configurações da Rede Tor e procurar por Atualizações.

Outra das opções interessantes, é a possibilidade de forçarmos a que seja definido um novo circuito Tor para acesso a um determinado site. Para tal basta ir ao menu lateral direito e depois escolher a opção “Novo Circuito Tor para este site

E são estas as opções “diferentes” que este browser tem relativamente a outros.  Existem ainda várias opções para developers que podem encontrar dentro do menu Web Developer. O Tor Browser oferece o mais elevado padrão de privacidade e segurança para navegação na web. Experimentem e naveguem sem ninguém vos ver!

Tor Browser

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Usar o TOR é a pior coisa que você fazer ao acessar o Facebook, YouTube e Google.
    Eles ficam louquinhos e perdidos.
    É top tirar sarro deles tentando tirar sua privacidade e não conseguindo nada além de pistas falsas sobre minha pessoa.
    As vezes uso como hobby.
    Abraços!

    1. Avatar de valteri
      valteri

      Agora em Português…

      1. Avatar de Napoleon Bonaparte
        Napoleon Bonaparte

        Não sabe!
        Ah! Ah! Ah!

      2. Avatar de Napoleon Bonaparte
        Napoleon Bonaparte

        Não sabe!
        Ah! Ah! Ah!

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      lol, portanto usas TOR para não saberem de onde te ligas (é das poucas coisas que faz), mas depois usas o FB, génio.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        E quem disse que no FB tenho dados correctos?

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          irrelevante, que dizes que es um alienigena transgenico que veio de uma dimensão paralela.

          Fazes login com um email? esperemos que nao uses para mais nada se não é uma pegada.

          Procuras uma pagina no FB? outra pegada
          Procuras uma pessoa? outra pegada
          Fazes like a qualquer coisa? outra pegada
          Adicionas um amigo? outra pegada
          Adicionas um familiar? outra pegada

          Com isto é mais que suficiente saber a nacionalidade/etnia/região/afiliação politica/local de trabalho/escola, etc etc.

  2. Avatar de Lucas
    Lucas

    Aiin, tá online não tem mais privacidade

    #SABE_NADA_INOCENTE

  3. Avatar de Utilizador
    Utilizador

    Tambem podes usar o navegador Brave que liga a rede TOR

  4. Avatar de JP
    JP

    Como descarrego o TOR?

  5. Avatar de Utilizador
    Utilizador

    mas uma extensao VPN nao faz o mesmo efeito? (NoOB)

    1. Avatar de Zé mangalho
      Zé mangalho

      Coisas diferentes embora semelhantes. Tor é um browser, tudo o que faças a partir dele é totalmente anónimo, tudo o que faças fora o teu provedor de serviços tem acesso (meo, zon, etc).

      VPN abrange tudo o que faças numa máquina, através de qualquer software que uses. A questão é que os fornecedores do serviço VPN têm acesso aos teus dados e ao que fazes online, e muitos ditos gratuitos e até pagos, vendem essa informação a terceiros para anúncios por isso de privados têm muito pouco

      1. Avatar de Alguem sabe porque?
        Alguem sabe porque?

        Vitor M.? Help. Nao tem ninguem para perguntar isso. Alguem sabe porque o Tor conecta sempre com nodos na alemanha primeiramente? Estranha concidencia sempre conectar com a alemanha. Deveria ser mais ramdomizado ou a pessoa escolher qual país queria conectar. Sempre quando vou checar meu IP ele esta associado com alemanha. Eu acho que deveriam tem um opcao para deixar a pessoa escolher o pais/localizacao queira conectar, igual uma VPN. Dessa forma acho que da liberdade, flexibilidade e opcao para o usuario, alem de credibilidade. Passei muito tempo desacreditando nesse Tor por causa disso. Nao era randomico parece. Desse jeito eu fico ate duvidando que os nodos da alemanha ja estao contaminados pela NSA

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    É engraçado a quantidade de pessoal que ainda hj pensa que anda “escondido” na net… 😀

    1. Avatar de Archman
      Archman

      É posivel sim mas dá muito mais trab que usar só o tor ou uma vpn…

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Os bobinhos como tudo, como não tem conhecimento de como fazer, acham que é impossível

  7. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    Se me ligar a uma rede pública e utilizar o Tor fico mais seguro?

    1. Avatar de Zé mangalho
      Zé mangalho

      Não, facilmente podem comprometer o teu dispositivo, mas não têm acesso aos teus dados e coisas que vês na net.
      É preciso sempre ter cuidado com redes públicas, não só pela privacidade mas mais pela segurança

  8. Avatar de zecabra
    zecabra

    Fora algums casos mesmo importantes em termos de privacidade, a lentidão desmotiva qualquer um bem como o conteudo, ter uma ligação rápido aqui não serve de nada, bom para lembrar como era navegar há 15 anos atrás

  9. Avatar de Dário
    Dário

    O que pode acontecer ao instalar e utilizar o tor no meu telemóvel? Será que quaisquer outras entidades podem aceder e utilizar os meus dados pessoais? No fundo, continua em causa a segurança e privacidade.