IE6 Countdown – Até a Microsoft pretende acabar com ele

27 Comentários

Se existem marcos na Internet, o IE6 é um deles. Apesar de não ser o primeiro browser a existir, é com certeza um dos que tem a vida mais prolongada. São 10 anos de existência que teimam em prolongar-se. Por muito que o queiram terminar, existe sempre alguém que insiste em fazer desta relíquia uma ferramenta de trabalho.

Este browser, que parou no tempo quando a Microsoft resolveu dar-lhe um sucessor digno, o IE7, continua a existir e ainda tem uns impressionantes 12% de quota de mercado. Várias medidas foram já tomadas para consciencializar os utilizadores para a necessidade de actualização deste browser para as versões mais recentes, e agora é a própria Microsoft que lança um site para evangelizar o fim da sua vida útil, o site IE6 Countdown.


Apesar de o seu desenvolvimento ter parado quando se começou a falar do IE7, a Microsoft continuou a dar suporte a este seu velhinho browser. Existiram muitas actualizações de segurança e correcções de bugs ao longo dos anos, mas mesmo assim o IE6 foi resistindo e ainda se mantêm com uma elevada taxa de utilização.

A principal razão para a continuação da utilização deste browser por muitos utilizadores, prende-se com o facto de muitos deles não fazerem a gestão das máquinas e por terem hardware que está de alguma forma obsoleto para suportar as mais recentes versões dos browsers da Microsoft.

Naturalmente que estes utilizadores estão a perder as funcionalidades que vieram a ser disponibilizadas ao longo dos anos, nas mais recentes versões do IE.

O intuito da Microsoft ao lançar este sítio web é fazer baixar os valores de utilização do IE6 para uns míseros 1%. Para atingir esse objectivo, partilha com os visitantes do IE6 Countdow uma série de dicas e de conselhos para que possamos convencer utilizadores que ainda usem este browser a fazerem a tão desejada e necessitada actualização.

É ainda disponibilizado um conjunto de banners e de código que pode ser usado nas vossas páginas web para que os utilizadores que acedam aos vossos sítios web com o IE 6 sejam alertados para a necessidade de actualização.

Os números mostrados no IE6 Countdown mostram uma disparidade muito grande nas taxas de utilização deste browser. Se por um lado existem países com taxas de utilização inferiores a 1%, existem ainda países com taxas de utilização acima dos 20%. Portugal, apesar de não estar entre os países com valores abaixo do 1%, apresenta um valor muito interessante, com 2,2%, bem abaixo de países com “culturas informáticas” bem acima da nossa.

Apoiem esta ideia e vão acompanhando a progressão dos números. As actualizações de valores vão acontecer com bastante frequência e os valores devem começar a baixar, graças ao empenho dos muitos apoiantes desta causa.

Se a pretenderem apoiar, existem diversas formas de o fazerem. Podem divulgar o vosso apoio pelo Twitter, podem colocar banners nos vossos sites para alertar os utilizadores de IE6 que vos visitam para a necessidade de actualização ou podem apenas e só espalhar a palavra e convencer amigos e conhecidos para essa necessidade.

Lembram-se do funeral ao IE6? Parece que afinal ainda não morreu e está de boa saúde, a julgar pelos números apresentados…

Artigos relacionados:

Homepage: IE6 Countdown

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jpng81
    jpng81

    Não é por nada, mas podiam era fazer um “FINISH HIM” á raça toda do Internet Explorer desde da versão 6 até á mais recente… enfim.
    Eu costumo fazer alguns websites em html e php e o internet explorer é o único que não corresponde ás formatações de css que são dadas no código… firefox, chrome e opera são os únicos que a formatação não foge muito, mas o IE é de mais.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      lol… ri-me. (nesse caso não sabes desenvolver para a Web.)

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        não, tens de vir cá tu ensinar-me!!!!!!! Fdx. Olha lá preferes fazer código que funcione em 4 browsers ou preferes fazer código especifico para cada tipo de browser???? pensa um bocadito, sim.. 😉

        1. Avatar de pfbatista
          pfbatista

          Eu utilizo o Fifefox… é o meu browser de eleição, costumo sempre participar na experiencia de versões beta, firefox forever…

          …no entanto, tenho de utilizar o IE… não é que faça questão disso, mas há muitas páginas que só abrem correctamente com o IE, ao contrário do que estás a dizer.

          …atenção que há páginas que simplesmente estouram em qualquer browser, à excepção do IE.

          o IE é o que mantém maior compatibilidade.

          1. Avatar de jpng81
            jpng81

            lolooolloll, só se for compatibilidade por causa da bodega do activeX que já deveria ter desaparecido á muitos anos atrás mas há sempre otários que se lembram ainda de o usar nas páginas, fdx.

          2. Avatar de pfbatista
            pfbatista

            Nada disso…

            Tanta página que aparece desformatada…

            …tanta página que simplesmente não apresentam certos frames…

            E sem recurso ao ActiveX no código.

            E páginas de webmail baseadas em Exchange? porque razão aparecem sempre “esquisitas” no firefox?

            O IE é bom e rápido… e goseti muito do IE9 beta, já o testei… mas continuo a preferir o Firefox, mas infelizmente, ainda há lacunas que os diversos Browsers têm de corrigir (e programadores das páginas claro), por acaso na versão 4 do firefox já vejo melhorias…

          3. Avatar de Ricardo Elias
            Ricardo Elias

            Algumas paginas devido a serem feitas para funcionar no IE6, podem falhar escandalosamente porque os autores veem que o numero de utilizadores para outros browsers nao justica o trabalho de corrigir os problemas. Esse foi o principal problema que o Firefox teve no inicio. A solucao comecou por enviar emails a queixar-se, educadamente, da situacao e continuar a visitar com o Firefox para aumentar esse numero de utilizacao e mudar as ideias.

            Outra solucao, era usar scripts do Greasemonkey para reformatar o html/css. Se for possivel indicares os sites, pode-se tentar encontrar uma solucao.

            PS: Fim ao IE6. O IE9 esta’ muito melhor em compatibilidade!

            Fiquem Bem!

        2. Avatar de um
          um

          Também desenvolvo para web. A unica solução é testar, testar e voltar testar…
          O pior de tudo é que o mesmo html&css é renderizado de forma diferente nas diferentes versões do IE….
          solução: testar sempre com a última versão

          1. Avatar de jpng81
            jpng81

            FAIL, wrong answer… deveriam eliminar o IE para sempre. Graças ao IE andas de volta do código só porque o menino é esquesito e não gosta de peixe e tem de se andar a fazer-lhe as vontades todas.

        3. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Então porque não se cria uma entidade que crie “normas de processamento do código por parte dos browsers”? Ou será que então deve apenas existir um cliente browser? E outra coisa, pior do que o IE nessas coisas é o tal Google Chrome, que dizem que é um espetáculo. lol

          1. Avatar de naoliveira
            naoliveira

            Ricardo essa entidade já existe, e se programares segundo as regras dessa entidade o teu código, de um modo geral, funciona em todos os browsers menos 1… sabes qual?;)

  2. Avatar de Yamato
    Yamato

    As Finanças ainda usam o internet explorer 6 nos seus computadores

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      antes de eles quererem construir o TGV, eles podiam actualizar os pc’s, até ficava mais barato 😛

  3. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Começa a existir um “delay” um pouco grande, da fonte para o pplware 😐

    Já não me lembra de quando foi a ultima vez que usei o IE6, mas já tem uns anos lol

  4. Avatar de Ryan
    Ryan

    Os coitados que trabalham para a minha empresa tem de suportar isso… fogo… aqueles tem de estar na idade da pedra da internet

  5. Avatar de Lurdes Magalhães

    Faz me lembrar a questão das Armas de Destruição Maciça…Os States fizeram-nas e depois vieram como heróis a dizer que as iam encontrar e pufff

  6. Avatar de Rúben

    acontece que em alguns casos (o meu inclusive) é o facto de que no trabalho não ter privilégios de administrador e, desta forma não é possível actualizar o velhinho IE6.

    pplware, continuação do excelente trabalho
    sou visitante muito assíduo

  7. Avatar de Fábio
  8. Avatar de Lopes
    Lopes

    já fiz a minha contribuição no facebook para os meus amigos, caso o tenham, para acabar com o IE6

    😀

  9. Avatar de Emannxx

    A meu ver, o que causa essas percentagens de utilização do IE6 são mesmo as empresas, escolas, locais públicos de acesso a internet etc, onde não há uma manutenção mínima dos computadores.

    Na escola secundária onde estou, por exemplo, todos os computadores têm ainda o IE 6, Windows XP SP1 (e, se não estou em erro, têm também o Firefox 2). Ninguém se preocupa… enfim.

  10. Avatar de Wolverine
    Wolverine

    Para mim, o Internet Explorer é muito bom…para sacar o Chrome ou o Firefox. 🙂

    1. Avatar de ronheca
      ronheca

      existe ie6 portable? :p
      não queria estar a instalar essa coisa, mas gostava de testar pra ver o que já não funciona com ele. 😉

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        É claro que existe!
        instalas o Win XP num PcVirtual.

  11. Avatar de ronheca
    ronheca

    Tendo em conta que o ie4 só acabou definitivamente no ano passado, o ie6 ainda está pra durar muito mais anos…

  12. Avatar de Ciro Espítama
    Ciro Espítama

    Quem é profissional da área da medicina privada e tem convenção com Portugal Telecom é OBRIGADO a trabalhar com IE (qualquer versão, pelo menos isso!). O “avançado” sistema de gestão de saúde da PT, o SALUS, não aceita outro browser. É uma vergonha! Só utilizo o IE9 para isso, pois de resto fica muito atrás do Chrome em velocidade, conectividade e personalização. Mesmo o meu querido Firefox anda mais lento que o browser da Google.

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      O firefox é mais lento nalgumas tarefas porque vem com uma configuração padrão para garantir uma maior estabilidade.

      Se fores ao — about:config — (escreve isso no endereço) lá podes acelerar e muito o firefox, há várias paginas na net que explicam os melhores parâmetros a alterar, mas tem cuidado, podes crashar o FF.

      Por exemplo, se aumentares o numero de conexões no FF, ele fica-te muito mais rápido… mas se toda a gente fizesse isso, alguns websites poderiam “cair” por excesso de conexões… tem de haver um bom senso na configuração, e os programadores do FF tiveram-no em conta