Firefox 4 RC1 – O principio do novo conceito de Internet

80 Comentários

O Firefox está vivo e de boa saúde. A prova disso são as recentes novidades sobre versões futuras que a Mozilla pretende lançar ainda este ano e é também a versão mais recente do Firefox, a 4 RC1.

Esta nova versão, que apareceu disponível nos night builds, é mais um passo rumo à versão final, o que deve estar por dias. São os testes finais para o amadurecimento completo de um browser que tarda a ganhar a maturidade.


Esta nova versão traz algumas novidades ao nível do interface, o que já vinha sendo seguido nas versões Beta, anteriormente disponibilizadas. Foi focado um ponto muito importante e que é reconhecido ao Firefox, falamos da estabilidade. A separação dos processos dentro do próprio browser permite que em caso de problemas num separador, este seja removido, sem afectar o desempenho global do browser.

Na mesma linha do que os restantes browsers apresentam, também a Mozilla investiu na utilização da aceleração por hardware para que o seu browser tenha um comportamento mais rico e faça uso pleno do hardware onde corre os conteúdos que a Internet lhe oferece. Aplicações web, jogos e conteúdos multimédia passam agora a ser apresentados com maior fluidez.

Conforme tínhamos já referido em versões anteriores, o Firefox 4 RC1 potencia um desempenho melhorado de JavaScript, graças à nova versão do motor de JavaScript Nitro (motor já utilizado pelo Safari), ao qual a Mozilla deu o nome de JagerMonkey. Estas alterações foram essenciais para contornar um problema encontrado no anterior motor de JavaScript, o TraceMonkey. Basicamente, o JagerMonkey continua a descodificar JavaScript a partir do Trace, mas recorre ao Nitro para terminar a tradução após confronto com problemas de conversão. Este ajuste potenciou um aumento de desempenho de certa de 30% em sistemas operativos de 32bits, enquanto nos sistemas de 64bits este aumento foi de 45%.

Foi ainda continuado o desenvolvimento e adaptação deste browser para dar suporte às mais recentes tecnologias que estão a surgir na Internet. O suporte para HTML5, WebGL e outros standards estão garantidos e foram melhorados.

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Firefox 4.0 RC1  pt-ptpt-breng-us [12.0MB]
Download [mac]: Firefox 4.0 RC1   pt-ptpt-breng-us [27.0MB]
Download [linux]: Firefox 4.0 RC1 pt-ptpt-breng-us [13MB]
Homepage: Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bolota
    bolota

    Já estou a usar a RC1 desde Sexta, dia em apareceu no FTP da Mozilla, e estou muito satisfeito com ele, conseguiu melhorar em termos de tempo de arranque do programa e na abertura dos sites, apesar de ter realizado um bench (http://bit.ly/f03yAZ) e ter tido quase metade dos pontos do Chrome, 4700 e qualquer coisa contra 7000 e tal do browser da Google. Penso que para a maioria dos utilizadores será irrelevante, agora uma coisa é certa se as pessoas repararem bem o Chrome tem sempre um maior consumo de RAM ao contrário desta RC1, e espero que ainda melhorem mais esta parte, ou seja, no conjunto de vantagens e desvantagens penso que a Mozilla acertou no final de tantos atrasos e betas. Falta aqui dizer que antes utilizava o Chrome, versão estável, mas havia sempre algo que não garantia essa mesma estabilidade ao navegar pela rede. Só espero que o Firefox 5 saía ainda este ano como previsto para diminuir o avanço que a Google alcançou com o impasse da Mozilla durante o desenvolvimento deste Firefox.

  2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Eu tive cerca de 3 meses com o Chrome, e de facto é bem mais veloz q o FF4beta que tinha na altura, seja na utilização ocasional, seja nos testes de benchmarks. A cerca de 1a semana voltei ao FF4 desta vez beta12 e cont mais lento que o Chrome, mas vou cont com ele (FF), pq a meu ver só perde mm na velocidade, apesar de ser um factor bastante importante.

    As melhorias referidas no artigo são a respeito do “JavaScript Nitro” etc são a respeito do beta 12 p o RC1 ou do FF3 para o FF4?

  3. Avatar de João José
    João José

    Já não consegue competir…

  4. Avatar de lucalzada
    lucalzada

    linguagem Java? in “…Basicamente, o JagerMonkey continua a descodificar a linguagem Java a partir do Trace,…”

    Javascript completamente diferente de Java

  5. Avatar de anonimo
    anonimo

    opera rules!!!!!!!

  6. Avatar de anonimo
    anonimo

    O opera é o melhor

    1. Avatar de Bruno Santos

      E até parece muito mesmo com o Opera.

    2. Avatar de Tiago Azevedo
    3. Avatar de Felipe Paschoal
      Felipe Paschoal

      A interface está idêntica o Opera 11, até os botões de navegação, pesquisa e home.

  7. Avatar de César Couto

    O Chrome já está muito mais à frente, só ainda peca pela quantidade e qualidade de alguns plugins mas isto está a ser melhorado de forma substancial, em termos de inovações, fiabilidade e velocidade o Chrome está a portar-se muito muito bem. Como web developer continuo a ter todos os browsers instalados mas o Firefox para abrir, por amor de deus… o Chrome é outra história.

    1. Avatar de bolota
      bolota

      Em termos de arranque esta versão RC1, tal como a prebeta 13, estão muito rápidas ficando ao mesmo nível do Chrome…

    2. Avatar de Emannxx

      Exactamente.

      E se tiveres atento ao “backstage” de desenvolvimento do Chrome, reparas que muitas API’s estão em desenvolvimento, o que significa que dentro de pouco tempo será possível fazer muito mais (no about:flags existe mesmo um item que activa API’s experimentais).

      O que acontece é que o Firefox já tem todas estas API’s feitas. No entanto, eu acredito que as API’s do Firefox estão obsoletas, é fácil de ver isso pois basta ter umas 20 extensões para o browser ficar insuportavelmente lento…

  8. Avatar de José Luís

    Em termos de rapidez e segurança o Sr. Google Chrome vai muito á frente, mas o FF estará sempre instalado ^_^’

  9. Avatar de Lopes
    Lopes

    Boas
    agora tenho usado Opera 11, e tambem o Firefox 4 RC, diria que um dos 2 copiou o outro pois as 2 interfaces estão igualzinhas, ainda assim noto que o Opera ainda precisa melhorar alguns aspectos, pormenores mas que fazem a diferença.

    De resto o ópera é muito leve a carregar páginas, mais rápido que o Firefox.

    Outro que uso também constantemente no portátil é o Chrome, para mim continua a estar no topo das minhas preferências.

  10. Avatar de Jorge Castro
    Jorge Castro

    Para mim o Chrome é fantástico. Pesquisa directamente na barra de endereços e páginas com o “Google Instantâneo”
    O Firefox é bom, isso ninguém o tira, mas agora deu a moda para copiarem a interface do chrome né?
    Para mim o chrome tem ainda uns trunfos na manga e esses estão a vista de todos para quem os quer usar para a sua produtividade.

    Como o firefox, está muito emcimentado nas suas “apps” porque, foi o browser que mais cedo apostou nessa vertente. Se virmos a evolução dos browser’s Chrome, firefox, Opera e Safari, vemos que o chrome sofreu mais inovações em menos tempo do que os seus rivais.

    Mas o firefox, nao deixa de ser um produto confiável a nivel de utilização e segurança, mas quero deixar bem claro que tem o chrome não está mal servido, muito bem servido aliás 😉

    Bon’s post’s pplware 😉

    1. Avatar de Emannxx

      Muito bem servido mesmo =D

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      FF 4 “Pesquisa directamente na barra de endereços e páginas” check

      “O Firefox é bom, isso ninguém o tira, mas agora deu a moda para copiarem a interface do chrome” Do Chrome?! Voces já viram o Opera 10… acho melhor verem realmente… Pensar q browsers como o Chrome ou o Firefox tem ideias sozinhos é são ingénuo.

  11. Avatar de João
    João

    Aproveito este post para meter uma dúvida.

    O flash no meu firefox está a dar-me alguns problemas. Sempre que tento abrir um video no youtube, aparece-me uma imagem a dizer que plugin Adobe flash teve um erro. Já desinstalei o flash e voltei a instalar, mas o problema mantém-se.

    Obrigado

    1. Avatar de alftuga
      alftuga

      versão do firefox
      versão do plug-in flash
      e sistema operativo
      e o procedimento que efectuaste para desinstalar o plug-in
      podem ajudar a teres uma resposta mais precisa 🙂

  12. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    “O principio do novo conceito de Internet” ?

    Lol?

    Conceito de Internet?
    Mais novo conceito de Browser que na verdade é mesmo firefox com cara lavada aka GoogleFireFoxChrome.

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não dará para trocar os sepadores abertos para de baixo da barra de endereço como no ff 3?

    1. Avatar de bolota
      bolota

      Botão direito na toolbar e tiras o visto na opção “Separadores no Topo”

    2. Avatar de Elements
      Elements

      Sim, dá!
      Eu nao tenho a certeza da posicao da opcao, mas acho que está em Firefox>Opçoes>Separadores em baixo

  14. Avatar de Amadorjp
    Amadorjp

    Eu desde cedo que fui utilizados do Firefox e não conseguia mudar por nada. Tentei vários, mas o FF era mesmo o melhor. Mais rápido, mais seguro e extremamente versátil. Quando o Chrome saiu, testei e gostei, mas faltavam os complementos, por isso mantive-me fiel.
    Agora com os plugins (e mesmo faltando alguns) o Chrome é o meu browser de eleição. É rápido, simples e versátil. Tenho tudo o que preciso à mão e melhor, não preciso de codecs, e addons para ler o que aparece em todos os sites. É instalar e começar a navegar.
    Até nas instalações base que faço para os clientes uso agora Chrome em vez do FF que instalava. É simples a razão para o fazer, o cliente final não gosta de ver constantemente actualizações. Gosta de ter a ferramenta e apenas saber que tem a última versão.

    Vou testar esta versão do FF como é claro, mas dificilmente vou trocar.

  15. Avatar de nfvp

    É possível instalar o RC1 por cima do 3.* sem que se perca os dados e definições anteriores, como sejam passwords, extras, marcadores…?

    1. Avatar de Emannxx

      Sim, em principio não perdes nada.

    2. Avatar de J Pedro
      J Pedro

      O firefox guarda as extensoes e outros dados personalizados nas directorias do utilizador, depois a parte dos executaveis na directoria da raiz do disco na pasta dos programas, quando instalas uma versão em desenvolvimento ele apenas instala os executaveis noutra directoria dessa directoria programas e ao ser executado vai buscar as definições na pasta do utilizador, se não existirem incompatibilidades as extensões e outras personalizações funcionam na nova versao. Este sistema tem a vantagem de manter os executaveis da versão anterior e mesmo que se desinstale a versao em desenvolvimento continua tudo como dantes desde que na desinstalação não se mande apagar as personalizações.

  16. Avatar de MiguelPipe

    Deixando os testes no Peacekeeper de lado, eu acho este Firefox 4 muito rápido, assim como a suavização do deslocamento de pagina é notável.
    O Chrome é um grande browser, não há qualquer duvida. Mas este Firefox convenceu-me.
    Pelo menos aqui no MAC OS…

  17. Avatar de Ricardo

    O Beta 12 não actualiza para o RC1? =/

    1. Avatar de The STK
      The STK

      Estes são candidatas para RC1 e não a RC1 final… Deve actualizar quando sair, penso eu.

  18. Avatar de Vox
    Vox

    Off Topic:

    Todos os dias recebo várias Newsletters de Sites com as notícias do dia por e-mail.

    Para quando uma Newsletter diária do PplWare?

    Obrigado

    1. Avatar de José Luís

      sim + um voto a favor ^_^’ por exemplo “o melhor da semana”.

      Obrigado,

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      rss feeds?!

    3. Avatar de João Dias
      João Dias

      Pois, e também podiam fornecer as notícias inteiras nos feeds, porque é uma chatice ter que abrir o browser do telemóvel/tablet para ir ver as notícias, só porque elas são cortadas logo no início, para “obrigar” a visitar o site.

      Por isso, sempre que tenho actualizações do Feed do pplware, já não vou ver.

      A meu ver, quem vem ver o site do pplware, e tem os feeds subscritos, continuará a visitar o site na mesma, ocasionalmente. A “obrigação” de ter que o visitar para ler as notícias, pode ter o efeito contrário.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Eu também tinha esse problema quando comecei a usar os feeds no ipod, mas tens bom remedio; há imensos serviços de feeds que pegam num link normal de rss e transformam-no num novo mas com os posts completos.

        O que uso é este:
        http://fivefilters.org/content-only/

        Basta dares o link e carregares em ‘create feed’.

        cumps!

        1. Avatar de João Dias
          João Dias

          Obrigado pela dica, mas acho que talvez não estejas a perceber. Eu estou no telemóvel a visitar o site. Vou instalar isso como e para quê? Eu tenho vários feeds subscritos e a maioria deles apresenta a notícia completa, sem ter que ir ao browser ler. Leio tudo a partir do Pulse Reader (Android). Acho que é desnecessário ter que ir ao browser ver uma notícia, quando ela podia ser perfeitamente disponibilizada na totalidade, mas não sou eu que “comando” aqui as coisas, portanto 🙂

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            Tu é que nao estas a perceber o que eu disse.

            No site que indiquei, dás o feed do pplware ou de outro lado qualquer que nao tenha full text, e ele devolve te um link de rss feed com texto completo. Tão simples como isso.

            percebeste agora?

            secalhar é melhor dar um exemplo:

            feed normal:
            https://pplware.sitedev.pt/feed/

            feed completo:
            http://fivefilters.org/content-only/makefulltextfeed.php?url=pplware.sapo.pt%2Ffeed%2F&max=3

            cumps

          2. Avatar de João Dias
            João Dias

            :fez-se luz:

            Aaaaaaahhhhhhhh, então é só adicionar depois esse link e ele vai buscar as histórias todas?

          3. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            yep.. pretty much

      2. Avatar de Vox
        Vox

        Mas quais feeds, pá …
        Eu quero é um email diário do PplWare e mai nada !!!

        Vivá Luta, pá !!!

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          Com esse tipo de atitude não vais a lado nenhum. Queres por email e não queres usar uma aplicação de feeds tens bom remedio.. tens muitos serviços que te enviam rss para o mail.

          1. Avatar de Vox
            Vox

            Não te preocupes com a minha atitude. Pelo menos alguém a tem.

            Aproveita e cria o teu prório “Off Topic”.

  19. Avatar de Pedro Pinto

    Para mim, continua a ser o meu browser de eleição..No entanto às vezes já dou uma saltada ao Chrome 🙂

  20. Avatar de Marco

    para mim eu prefiro esperar pela versão final porque tem ainda alguns bugs e não convém
    ainda tá em fase de construção

    🙂

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      tens um blog muito engraçado nada parecido com o pplware, é que nada a ver

        1. Avatar de J Pedro
          J Pedro

          explicam à gente ?

          1. Avatar de GhostlandPT
            GhostlandPT

            Copia integral dos artigos do PW…
            E dos 4 ke vi nada de fontes xD

            Mas pode me ter escapado.

      1. Avatar de Wilson Silva
        Wilson Silva

        Até a tag copiaram x]

    2. Avatar de Vítor M.

      Marco se continuares a copiar os nossos artigos e a explorar publicidade para teu beneficio… vamos ter de agir, não gostarias certamente de ter alguém pendurado no teu trabalho.

      Olha que a malta do jurídico do Sapo não são nada meigos… mas tu vê lá a tua vida. Quem avisa amigo é!

    3. Avatar de Lopes
      Lopes

      Não é por nada, mas até tinha a ideia que tinha lido no pplware um artigo sobre como recuperar um telemóvel da água, e que também está no suposto blog.

      Mas pplware é pplware. 😀

  21. Avatar de Nelson Roque

    Já uso esta o FF 4 deste a primeira versão beta, só que de vez em quando dava um saltinho ao 3 devido a certos problemas por ainda ser beta.

    Ultimamente isso não tem acontecido, hoje actualizei da versão beta 12 para a 1RC e vejo um grande mudança a nível de aparência e na estabilidade.

    Em termos de aparência, falo nos separadores que agora estão mais “quadrados” antes eram mais “redondinhos” o que era mais bonito.

    Espero que seja a demora de me acostumar porque não pretendo mudar.

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Passei do Opera 11 para o IE9, não quero mais nada!

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      Isso é andar de cavalo para burro.

  23. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Já andava a usar as betas à algum tempo, e encontro-me actualmente com a rc1. No entanto no artigo indica que esta versão já possui ‘one process per tab’, e tal não se verifica… pensava que era desta mas parece que não.. é melhor corrigirem.

    cumps

  24. Avatar de João Dias
    João Dias

    Quais são os resultados do FF4 no html5test.com? Menos que 200 é mau. Menos que 150 é muito mau.

    1. Avatar de GhostlandPT
      GhostlandPT

      Aki deu 255.

      1. Avatar de GhostlandPT
        GhostlandPT

        Mais 9 de bónus lol

      2. Avatar de João Dias
        João Dias

        Isso é muito bom.
        O Chrome 9.0.597.127 vai em 282, por isso está a aproximar-se a passos largos.

        1. Avatar de sheldon
          sheldon

          O Chrome 11.0.686.3 dev fez 293.

          1. Avatar de João Dias
            João Dias

            Sim, mas esse é um browser ainda em fase de testes, não contará como versão estável 🙂 Ainda assim, 293 é mesmo excelente.

    2. Avatar de cheat2win
      cheat2win

      255 + 9 pontos de bónus.

  25. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Em relação a aceleração por hardware ainda não tive experiencia como o IE9 RC, um video existente em 4k no Youtube foi o unico browser que consegui no meu pc por a dar entre 24/26fps sem dropped frames 😉

    http://www.youtube.com/watch?v=N0m1XmvBey8

    Com esta config.
    Intel i3 540@3.7Ghz
    4GB RAM DDR3 1600MHZ
    EVGA GTS 450 FPB
    Gigabyte P55-US3L

    1. Avatar de ZeX
      ZeX

      http://i54.tinypic.com/dlqr1w.jpg

      0 (zero) drops em FF4-Beta 12 e com uma maquina inferior a essa

      Q9550 @ stock
      4GB Ram @ 1066
      ASUS GTX 275
      ASUS P5Q3

      Sorry!… 😉

      1. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        Com um quad core e é iferior?? lol

        1. Avatar de ZeX
          ZeX

          Eu ia jurar que o mais importante seria o GPU porque a inovação na aceleração do browser vem da utilização deste na ajuda ao rendering.
          Mas se achas que não, quem sou eu para contrariar… 🙂

        2. Avatar de Marcos Santos
          Marcos Santos

          O video que realcei, usao o GPU e CPU, senão fazes o testes e podes comprovar o que te digo 😉
          Ele usa um quade core para um dual core e o GPU dele tams mais CUDA e mais Memory Bandwidth que o meu…para não falar que é 128bits para 448 bits.

          1. Avatar de Marcos Santos
            Marcos Santos

            usa*
            quad core*
            tem*

      2. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        Ah e para não falar que ele fez o teste em 1080p e eu fiz em 4K 😉

        1. Avatar de ZeX
          ZeX

          Não te incomodes mais porque desliguei assim que te começastes a referir a mim como o “ele”…

        2. Avatar de Marcos Santos
          Marcos Santos

          Deixa lá, acontece aos melhores 😉

          Não escrevo só num local, às vezes dá para confundir nick e nomes usados 😐

    2. Avatar de a Friend®

      O que é que a aceleração por GPU dos browsers tem haver com o Flash?!

      O Flash é um plugin separado do browser, a aceleração por GPU é feita pelo plugin… ou seja, em nada irá modificar se o browser tem aceleração por GPU ou não!

      Essa aceleração do browser é para tudo o que o browser consegue renderizar directamente! Como é o exemplo do HTML5…

  26. Avatar de Francisco A.
    Francisco A.

    Para quem quiser a barra de endereços igual ao chrome é só instalar o Add-on “Omnibar”

    https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/omnibar/

    Cumps 🙂

  27. Avatar de JuaaO
    JuaaO

    ja nao vejo motivos para qual usar o firefox.

    chrome rules.

    1. Avatar de canelas
      canelas

      concordo. Mais leve e mais eficaz.

  28. Avatar de Fausto
    Fausto

    Estou testando aqui, e realmente parece que o arranque está mais rápido.

  29. Avatar de lmx
    lmx

    boas..
    para mim opera ou firefox sem duvida alguma…

    cmps