Será que as pessoas precisam de smartphones dobráveis? O da Lenovo já funciona

32 Comentários

Dos pequenos ecrãs de 3/4 polegadas passámos para a era dos grandes ecrãs que rondam as 6 polegadas. Depois vieram os sensores de impressões digitais como forma de segurança, seguido das câmaras… duas, três, quatro, cinco… e ainda há quem lhe queira meter mais! A evolução dos smartphones continua e a era dos dobráveis há algum tempo que se faz anunciar.

O da Lenovo já funciona e a Samsung deverá ter o seu em breve, segundo indicam vários rumores, mas para que queremos nós um smartphone dobrável?

Será que as pessoas precisam de smartphones dobráveis? O da Lenovo já funciona


As tendências que se criam

Foi no verão de 2016 que a Lenovo anunciou que estaria a preparar os seus smartphones dobráveis, algo onde, de resto, várias parecem estar a trabalhar.

Smartphones curvos e flexíveis parecem ter sido tendências que não vingaram no mercado. Os G Flex da LG acabaram por morrer, os Edge da Samsung perderam a curva tão acentuada, mas agora a aposta parece mesmo estar nos dobráveis.

samsung galaxy x 3

São conceitos que parecem demasiado futuristas e para o qual não parece que haja ainda um fundamento para a sua utilização. Colocá-lo no braço, como uma pulseira gigante, torná-los mais resistentes? Adaptá-los a profissões ligadas à saúde, à ciência?… São cenários plausíveis mas o conceito não deixa de ser questionável para o público em geral.

Uma estranha forma de smartphone

O futuro dobrável da Lenovo surgiu agora num pequeno vídeo no Twitter, a ser utilizado de forma funcional, ao estilo de um smartphone normal, mas todo dobrado.

https://twitter.com/bang_gogo_/status/1044934487404994561

O que mais é estranho neste vídeo e neste conceito de smartphone é a sua forma que parece um retrocesso de tudo o que estamos a viver atualmente ao nível dos smartphones.

O novo Lenovo apresenta-se com margens bastante largas, principalmente em baixo e em cima, provavelmente com os elementos “não dobráveis” que constituem um smartphone, como a bateria, por exemplo.

Será no final deste ano, início do próximo, que iremos assistir à chegada oficial destes modelos ao mercado… mas o seu sucesso continua questionável. Qual a sua opinião?

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu Mesmo
    Eu Mesmo

    A evolução natural será os Smartphones e os Smartwatches fundirem-se, claro que é necessário ainda resolver o problema das baterias que não dobram.

    A vantagem que vejo é que estes ecrãs deverão ser super resistentes.

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      Facilidade de transporte!!! O tamanho é reduzido para um écran maior DAAAAAA!!!!

      A Inês Coelho não consegue perceber isso porque usa bolsa para transporte ou então usa o bolso traseiro das calças como as adolescentes por moda, e quebra o vidro do écran tb por moda. 😉

  2. Avatar de Cortano
    Cortano

    Se fosse a apple a lançar isto, a conversa no texto mudava completamente de certeza para um discurso de como é fantástico e todos querem.

    1. Avatar de Tiago Silva
      Tiago Silva

      Embora concorde contigo quanto aos conteúdos do pplware, o facto é que se a apple lançaste isto mudava toda a industria e iriam todos atrás, como tem sido habitual…

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Sim, mas é porque uma coisa acaba por estar relacionada com outra.
        A Apple ganhou e mantém a fama de ser a líder nas tendências porque a comunicação social alimenta essa fama.

        1. Avatar de Flavius
          Flavius

          Uma inovação que a Apple iria impressionar muita Malta (not me) séria o DropDown the price

      2. Avatar de Joao Magalhães
        Joao Magalhães

        Mesmo que não precisem ou que não sirva para nada, neste caso até acho interessante, eu não necessito poque não coloco o smartphone no bolso das calças, mas muitos utilizadores guardam o smartphone no bolso.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Eu também acho isto muito interessante e vejo muitas utilidades além de ser poder dobrar para meter no bolso ou enrolar ao pulso.

    2. Avatar de Fábio Lourenço
      Fábio Lourenço

      dizes bem “se apple lança se isso” mas não lançou porque essa não tem objectivo nenhum, e a apple se lançar iphones com ecra dobravel vai ser com algum intuito,
      a ideia é boa e funcional mas sem objectivo nehum, mas para a evoluiçao da tecnologia é preciso esto, mas acho que é um produto pouco vendável

    3. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Tens de entender uma coisa, a Apple não se destaca por apresentar tecnologia nova. Destaca-se sim ppr mostrar como usar essa tecnologia de uma forma útil.
      Destaca-se também por acabar com determinados paradigmas/tecnologias que já não fazem sentido.

      Disquetes, mms, Jack 3.5 e muitos outros. Sim aqui o seu poder permite marcar tendências. Mas consegue o fazer porque também consegue fazer a primeira parte.

      Nao importa ser o primeiro, importa mostrar como se faz

      Claro que por vezes tão errados e procuram depois uma solução meio termo, como foi o explorador de ficheiros. Tentaram acabar com ele mostrando que não precisamos dele para nada. Mas na realidade há situações específicas que até dá jeito e aí tiveram de chegar a uma solução meio termo.

      1. Avatar de zeca
        zeca

        Ya. É isso mesmo.
        Porque o notch até útil e dá imenso jeito.

  3. Avatar de hommer
    hommer

    e mesmo um desses quer eu preciso para enrolar no pulso…

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Com jeitinho também dá p enrolar no pescoço.

      1. Avatar de hommer
        hommer

        e enrolares ao teu mangalho para bater umas pivias a ver uma revista da Playboy…

        1. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          TOP!!!!!
          Para acabar a 6ª feira da melhor maneira!!!! 😀 😀 😀

  4. Avatar de D4rkw3b
    D4rkw3b

    Quando a Samsung lançar o seu telefone dobrável vai ser tipo: será que precisamos desta tecnologia?
    Quando for os outros que são constantemente adeusados vai ser do tipo: A criar sempre novas tendências e um salto na inovação e design..

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Essa mania da perseguição não vos faz nada bem…

  5. Avatar de João M.
    João M.

    Neste momento, um smartphone maleavel apenas me aprece util como forma de protecção quanto a quebras. Muitos telemoveis quebram, principalmente o ecrã, por serem colocados no bolso das calças. Uma tecnologia maleavel pode dar maior resistencia a este tipo de movimentos.
    Agora, um telemovel para “enrolar” não me parece ser algo util e muito menos prático. Esta tecnologia parece-me uma mais valia para smartwatchs, por exemplo.

  6. Avatar de antónio
    antónio

    e quem não acompanhar o avanço tecnológico ou achar que está numa zona de conforto…tem os dias contados.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Não é bem assim. Existem muitos exemplos de avanços tecnológicos que não vingaram.
      As coisas têm de fazer sentido, acrescentar valor, ou simplificarem-nos a vida.
      A Nokia não acompanhou a mudança para os smartphones e deu-se mal é verdade, mas quantos leitores laserdisk tens em casa?

  7. Avatar de antónio
    antónio

    e quem não acompanhar o avanço tecnológico ou achar que está numa zona de conforto…tem os dias contados.

  8. Avatar de Joao Magalhães
    Joao Magalhães

    Mesmo que não precisem ou que não sirva para nada, neste caso até acho interessante, eu não necessito poque não coloco o smartphone no bolso das calças, mas muitos utilizadores guardam o smartphone no bolso.

  9. Avatar de Canelas
    Canelas

    Aqui está algo em que a apple foi pioneira . Iphone 6 plus, the first banded phone.
    It’s a joke. do not blame me, please

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Banded? It’s a joke do not bend me please!

      1. Avatar de Canelas
        Canelas

        he he he 🙂 bended

  10. Avatar de João Cavaleiro
    João Cavaleiro

    Não se sabe ainda muito bem em que sub-área esta tecnologia vai vingar mas a sensação que tenho é que irá certamente vingar. Dependerá sempre da utilidade que lhe seja dada. Num Smartphone pode ser útil para quem trabalha numa secretária ou em trabalhos exteriores em que precise de ter o telemóvel numa posição específica ou em sítios de fraca acessibilidade em que dobrar o smartphone para o fixar e projectar luz com o LED, etc.

    Mas onde penso que irá mesmo ser útil é como uma banda, algo que substitua o relógio. Pautará certamente as próximas gerações de smartwatches.

  11. Avatar de Hyroku Mahta
    Hyroku Mahta

    Altamente, no meu tempo so enrolavamos uma ganzas…

  12. Avatar de Diogo
    Diogo

    Ter um tablet com tela dobrável e que possa meter no bolso, parece-me bastante útil

    1. Avatar de Flavius
      Flavius

      Isso é era uma bela inovação

  13. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    A única utilidade dos telemóveis dobráveis seria a possibilidade de ecrãs maiores para consumo de conteúdo, principalmente de vídeo.
    A tendência de aumento do tamanho dos ecrãs esbarrou em um limite ergonômico para uso com uma mão só e levou às últimas tendências de redução das bordas e alteração da proporção das telas. Mas as bordas não podem ser reduzidas a valores inferiores a zero e os ecrãs não podem aumentar apenas em altura a ponto de transformar o telemóvel em uma vara e mesmo assim uma parte dos usuários bem que se interessam por assistir conteúdo de vídeo em uma tela maior, ou realizar uma leitura de textos com mais conforto visual.
    A solução seria um ecrã duplo, como já foi experimentado em alguns modelos que no entanto não cairam no gosto dos usuários pois a linha divisória entre os ecrãs, por mais fina que seja, ainda fica visível. É nesse contexto que um ecrã dobrável pode funcionar. Dobrado ao meio o telemóvel pode apresentar as dimensões atuais, mas com a possibilidade de se abrir em uma única tela com o dobro da área visível em uma imagem contínua.
    Resta saber se os usuários com interesse em uma tela maior para consumo de conteúdo de mídia e com condições de arcar com o maior custo do telemóvel encontram-se em número suficiente para dar viabilidade econômica a esse produto.

  14. Avatar de Jhonathan
    Jhonathan

    Ai que fixe, meu smartouchcelphoneandroapplemachinemagazine e dobravel, sou mais cool que vc!

  15. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Já me começa a enervar a tecnologia…livra…