4 opções que pode aproveitar para aumentar a sua privacidade no Windows 10

54 Comentários

Desde que a Microsoft apresentou as primeiras versões do Windows 10 que as questões de privacidade têm estado presentes. A empresa defende-se com a necessidade de recolha de telemetria, mas a verdade é que muitos utilizadores não gostam de ser espiados.

Apesar de não ser possível desligar por completo esta recolha, existem pequenos passos que podem ser tomados. Conheça 4 opções que pode aproveitar para aumentar a sua privacidade no Windows 10.

Windows 10 privacidade informação recolha


Muita da informação que a Microsoft recolhe serve para a empresa saber o comportamento do Windows 10 e das apps que nele correm. Claro que existe muito mais informação recolhida e que está focada no utilizador e nos seus hábitos.

Nas Definições do Windows 10 muitas destas informações podem ser bloqueadas e assim aumentar a privacidade do utilizador. Conheça 4 dessas opções que deve alterar para aumentar a sua privacidade no Windows 10.

Desative o ID de publicidade

A primeira opção, o ID de publicidade, está acessível nas Definições do Windows 10, dentro de Privacidade e no separador Geral. Devem desligar esta opção, a primeira que está disponível.

Windows 10 privacidade informação recolha

O ID de publicidade serve para a Microsoft e algumas apps conseguirem focar a publicidade apresentada e torná-la mais dirigida aos utilizadores. Este perfil deixa assim de ser usado e o utilizador não é reconhecido.

Desligue a localização do dispositivo

A segunda opção esta centrada na localização do dispositivo. Acedam às Definições, a Privacidade e no final a Localização. Também aqui devem desligar a primeira opção, associada ao acesso à localização do dispositivo.

Windows 10 privacidade informação recolha

Ao desligarem esta opção estão a bloquear o acesso à localização do dispositivo. Também aqui a informação é usada para dar informações do utilizador, não apenas sobre os locais, mas também sobre o seu histórico. Esta permite também criar perfis dos utilizadores.

Altere as permissões das aplicações

Tal como nos smartphones, também o Windows 10 tem controlo de permissões de acesso das aplicações. Estas podem ser acedidas nas Definições e depois a Aplicações. No separador Aplicações e funcionalidades encontram a lista de aplicações instaladas.

Windows 10 privacidade informação recolha

Ao clicarem em qualquer uma das aplicações presentes podem consultar a informação a que estas podem aceder, através das Opções Avançadas.

Na zona de Permissões da aplicação podem ver a que recursos estas apps têm acesso. Podem controlá-las de forma individual, permitindo ou negando o acesso a muitos recursos.

Windows 10 privacidade informação recolha

Ponderem as apps que querem controlar e quais as permissões que vão ter, desde o acesso à câmara, ao microfone, aos vídeos e a muitos mais recursos. Ao desligarem estas opções evitam que as apps tenham acesso à vossa informação.

Desligue o Diagnóstico e comentários

Por fim temos a opção Diagnóstico e comentários. Esta é a que mais recentemente causou problemas à Microsoft, por enviar dados sensíveis dos computadores para a empresa. Apesar de não poder ser desligado, o Diagnóstico e comentários pode ser colocado no modo Básico, em que o mínimo de informação é recolhida e enviada para a Microsoft.

Windows 10 privacidade informação recolha

Para alterar esta opção devem aceder às Definições e depois a Privacidade. No separador Diagnóstico e comentários podem encontrar as duas opções disponíveis: Básico e Completo.

Estas são as opções que devem alterar para conseguirem enviar o mínimo de informação pessoal para a Microsoft, mantendo o anonimato e a privacidade no Windows 10.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mik
    mik

    pedro simões não saias a rua. a muitos a cuscar o que as pessoas fazem

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      “pedro simões”????????????? Senhor mik, os nomes próprios começam todos por letra maiúscula, além de que o Senhor Pedro Simões, deve ser respeitado. O seu mik, também deveria ser Mik.
      Custa ver as pessoas, não saberem agradecer, a quem nos ensina, e só faz bem, neste site pplware. Penso que deve desculpas ao Senhor Pedro Simões.

      1. Avatar de mik
        mik

        mais um com a mania de professor por estes lados no pplware. vai dar uma volta que te faz bem

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          mil, se não queres aprender que andas aqui a fazer? Faz um favor e deixa de gastar oxigénio, o resto da humanidade agradece. Troll da m3rda.

      2. Avatar de censo
        censo

        “mik”…é nome próprio ? E depois sou eu … Tanto azedume!

  2. Avatar de Sli
    Sli

    Não adianta fazer nada disso, pois o Windows poder mudar novamente as configurações. Isso está na EULA, basta ler e não aceitar logo de cara.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Sim, de fato, na própria EULA diz isto. Eles tem total acesso a seus dados pessoais e podem mudar qualquer coisa a qualquer momento sem seu consentimento, isto também aplica-se a modificações feitas pelo usuário.

      1. Avatar de neok
        neok

        Estive a ler assim na diagonal, mas não encontrei nada disso. Podem por favor deixar o link para o EULA e uma pequena transcrição como prova?

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Estou tentando postar os links mas o pplware fica ocultando meus comentários

          1. Avatar de Vítor M.

            Com links ficam presos no SPAM, coloca com um espaço a seguir ao http deve sair e já se corrige.

  3. Avatar de pia
    pia

    Privacidade e Windows 10 são duas coisas que juntas não fazem nenhum sentido.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Totalmente de acordo.

    2. Avatar de censo
      censo

      E achas que a tua insignificante vida é digna de ser espiada ??? Tanta paranoia com a trata da privacidade do windows. Get a life !

      1. Avatar de censo
        censo

        …”treta”…

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Mais um que aceitos os termos e condições porque teve preguiça de ler.

        1. Avatar de censo
          censo

          O que fazes on line ? Isso é que te devia preocupar.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Só se preocupa aqueles que não sabem como se armar. Não é meu caso, pode ser o teu, mas não te preocupes, como dizes és insignificante.

          2. Avatar de censo
            censo

            E sou! Tu não és? O Sol gira à tua volta?

      3. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Ele não pode. Porque, pela tua lógica, é a partir desse momento que se vão preocupar com ele.

        Depois, tu não fazes ideia da vida dos outros.

        E além disso, se achas que vidas “insignificantes” não são dignas de serem espiadas, pergunt-te então porque é que o fazem. Se achas que não, estás ainda mais enterrado na areia do que já parece.

        1. Avatar de censo
          censo

          Filmes ? Sabes o que são ? Deves saber, pois fazes muitos…

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    No Linux, você manda nele.
    No Windows, ele manda em você.

    1. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Sim, sim!
      Outra vez a velha lenga-lenga…!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Este é seu argumento? Já houveram melhores por aqui.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Na qual você pode optar por não enviar, diferente do Windows. Você continua insistindo, já leste a EULA? Provavelmente não leste, pois se houvesse saberia o quão parvo pareces ao comparar Ubuntu com Windows.
        Só o fato do Ubuntu ser de código aberto, libre, free já detona qualquer *@$# proprietário.

        1. Avatar de mik
          mik

          não percebo esta gente a queixar-se da privacidade do windows. mas gostam de vir para aqui comentar e até o pplware pode saber o vosso ip. gostam de criar contas no youtube fazes pesquisas no google ou ter contas nas redes sociais etc. f d x

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Meu caro, é possível criar conta no YouTube com dados falsos e sem necessidade de utilizar conta do Gmail.
            É possível usar um VPN/Proxy ou ter IP dinâmico.
            O IP que o “Pplware” tem não é meu original. Nem sequer aceito os cookies.
            Não uso o Google, obrigado! Redes sociais apenas as descentralizadas.

          2. Avatar de censo
            censo

            Pois…isso é paranoia ! …para não lhe chamar de patologia… !

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            Uma paranoia gostosa.

    2. Avatar de censo
      censo

      Usa quem quer. Disfruta quem pode. Quem te quer espiar, afinal ?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Novamente usando a falácia do “Nothing to hide”.

        1. Avatar de censo
          censo

          Não há falácia alguma. Tu escondes o que quererás esconder. Isso é contigo. Agora, fundamentalismos com isto ou aquilo, é que acho pura paranoia. Só para de ajudar a ser mais esclarecido : ligues-te onde te ligares, passas a ser um “alvo” apetecível. Seja qual for o sistema, seja qual for a plataforma. Consegues viver com isso ? Eu estou perfeitamente tranquilo porque sou eu que controlo o meu modo “on line”. E tu? Tens a certeza que controlas o teu modo “on line” ?

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Eu prezo pela privacidade, isso não quer dizer que terei 100% dela, mais quanto mais eu conseguir melhor. Simples assim, coisa que todos deveriam fazer, ao invés de dar os dados para qualquer um. E se não ligas pra privacidade, passa seu e-mail e senha, afinal não tens nada a esconder, todos estão te espiando, né? rsrs

          2. Avatar de mik
            mik

            oh daniel. não saias a rua por causa da privacidade e cuidado com a cmtv porque andam em todo lado. não compres smartphone e compra antes um nokia 3310. não fazes contracto com ninguém. andam com a cara tapadinha etc.

          3. Avatar de censo
            censo

            Essa é a falácia da tua argumentação : por achares que nada ligo à minha privacidade julgas que dou as minhas passwords. Julgas muito e achas demais. Devias preocupar-te mais com o teu modo “online”.

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            Ué, tá mais que na cara que você caga e anda pra sua privacidade. Mas fazer o que, né? Cada um com sua prioridades na vida, eu prezo pela privacidade e você não.

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          A mesma ladainha de sempre em todo lugar, uma hora cansa.

          Abraços!

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Arguing that you don’t care about the right to privacy because you have nothing to hide is no different than saying you don’t care about free speech because you have nothing to say.
        ~Edward Snowden

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Nada disso resolve o problema em 100%, só do Windows ser proprietário, não temos acesso ao código fonte, logo não sabemos o que há detrás dos panos.

  5. Avatar de JCFB
    JCFB

    gpedit.msc ftw.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      No caso de usar apenas a versão Pro e mesmo assim a Microsoft poderá mudar suas configurações se ela quiser.

  6. Avatar de manuel
    manuel

    Para desligar tudo que seja telemetria basta usar:

    SpybotAntiBeacon-1.6-setup

    https://www.safer-networking.org/products/spybot-anti-beacon/

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Coitado de você, acredita também em fadas?

  7. Avatar de Carlos Mariano
    Carlos Mariano

    Can I get 100 Tin Foil Hats for this guys here?

    1. Avatar de pia
      pia

      Tin foil hats are not made out of tin

  8. Avatar de informado
    informado

    Só para aclarar uma coisa. No Linux Ubuntu a recolha de informação IRÁ ser FACULTATIVA. Basta clicar na opção para não enviar. MAs atenção que isto é só no Ubuntu 18.04 e será só no UBUNTU. Quer dizer que eu uso Fedora e não há nada no Fedora. Há centenas de linuxs todos diferentes e neles todos não há recolha de informação. Quanto ao Windows … horrível como sempre. Microsoft no seu pior.

    1. Avatar de censo
      censo

      Nada de mais errado. Mas vive com isso e depois não te queixes…

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      É verdade, nas outras distros nem sequer existe isso.

      1. Avatar de pia
        pia

        Por isso que não prestam como o OSX

  9. Avatar de A.
    A.

    off topic

    Quando percebem o ditado quem nasce ” torto cedo ou tarde ” é sô olhar para o escândalo facebook teve de chegar 2018 e 2019 para começaram a acreditar mas há muita gente que não quer facebook ou contas google há mais email por aí e muitas VPN (até de mais)
    A questão com o win 10 e privacidade é o ditado quem nasce torto pois!! o macos sim senhor podia ser uma opção e como conseguir por a corrar de forma práctica num normal PC o contrário até a apple facilita e o que não falta por aí mas quem têm de usar pc por muitas razões e quer migra para o win 10 por maquina antiga programs privacidade etc não falta razões mas já percebi que se quiser mudar para o mundo linux tenho de perder muitas horas de estudo e trabalho ate conseguir livrar me da tirania win 10 o problema do win 7 ficar sem suporte não é só updates é que depois o software deixa de suportar o win 7 e so trabalha com win 10 não deixo de elogaiar o pplware e o canal linux a questão é como de uma maneira pratica realmente usar alternativas pelo menos ate chegar o win 11 se a msft$ aprender a lição !!