App Store continua a ter quase o dobro da receita da Google Play Store

76 Comentários

A App Store completou há dias 10 anos de existência e continua a ser o modelo de negócio mais próspero e rentável da história do software e serviços. A loja de aplicações da Apple sempre foi vista como a mais atrativa para os developers.

Os dados mostram, à medida que avançamos para o segundo semestre de 2018, que a App Store continua a ter quase o dobro da receita da Google Play Store.

App Store continua a ter quase o dobro da receita da Google Play Store


A empresa de análise de aplicativos Sensor Tower publicou esta semana os seus dados de receita global de aplicações durante o primeiro semestre do ano. Como se tornou a norma, os números mostram o quanto a receita da App Store da Apple gera em comparação com os concorrentes.

De acordo com a Sensor Tower, os utilizadores da App Store o do Google Play em conjunto gastaram 34,4 mil milhões de dólares em aplicações e jogos para dispositivos móveis durante o primeiro semestre de 2018. Isso representa um aumento de 27,8% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Por plataformas, os clientes da App Store gastaram cerca de 22,6 mil milhões de dólares durante o primeiro semestre do ano, o que é quase o dobro da Google Play, onde os clientes gastaram 11,8 mil milhões de dólares.

A Google Play Store, neste período, apesar de ter uma receita inferior à da Apple, conseguiu um crescimento mais acelerado. Os gastos na App Store aumentaram 26,8% em relação ao ano anterior, enquanto os gastos na Google Play Store aumentaram 29,7%.

É importante referir que a App Store está disponível na China, enquanto o Google Play não está e isto poderá fazer a diferença.

Outro dado que mostra alguma vantagem da Google Play é no número de downloads de apps que são descarregadas pela primeira vez. Aqui os utilizadores Google descarregaram 36 mil milhões de aplicações, enquanto que na Apple Store apenas 15 mil milhões de utilizadores fizeram download de aplicações. Ainda assim, os números mostram que, de um ano para o outro, existiu um aumento de 13,1% no que respeita a estes downloads.

Desta feita, a Google Play Store, embora tenha uma receita inferior à da App Store (em quase metade do valor), está a assistir a um crescimento mais acelerado ao nível da receita e o número de downloads é também francamente maior que na loja da Apple.

O relatório pode ser consultado aqui na sua totalidade.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oscar
    Oscar

    Ah, então vale mais criar apps para a Google Play! São descarregadas mais vezes e podem ter um preço mais baixo que na App Store. Ganham todos menos a Apple.

    1. Avatar de Heldr
      Heldr

      Claro! São piratearas mais vezes, e funcionam menos vezes, ficam todos a ganhar menos tu!

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Creio que regra geral a store da Apple é mais rentável para os developers.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Sim é…

        Aliás até vou mais longe, é complicado de ter uma App na PlayStore que seja rentável.

        1. Avatar de Celso R
          Celso R

          Isso é um exagero extremo.

          Aqueles 11,8 mil milhões de dólares não apareceram do nada…

  2. Avatar de Heldr
    Heldr

    É aquilo que já se sabe, o típico utilizador Android quer é um telele que seja touch, para instalar o WhatsApp e o Facebook e está feito. Mais nada.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Rapaz, mentaliza-te de uma coisa: TU NÃO SABES NADA SOBRE NINGUÉM.
      Há quem tenha iphone e nem whatsapp use.
      Deixa de fazer comentários típicos de criança de 10 anos.

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Para quê? Nos temos iMessage!

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Tenho iPhone e sabes quantas vezes usei o iMessage? ZERO.
          WhatsApp é todos os dias

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Parou já tudo. Isto sim é um senhor, tem iMessage.

          Espero que tenhas isso escrito numa t-shirt assim quando fores na rua nem é preciso apresentação

          1. Avatar de Djoje
            Djoje

            Quem usa isso? Lol

          2. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Quem usa é um pouco irrelevante, cada um é livre de utilizar o que mais gosta.
            Mas é ridículo toda esta bazofia só porque utiliza uma App. É como dizer que sou um gajo importante só porque tenho umas cuecas da marca x

        3. Avatar de FlyMan
          FlyMan

          E tem uma maçã, é optimo para colocar sobre a mesa de café, mesmo que não funcione 😀

        4. Avatar de Louro
          Louro

          O que me leva a pensar que todos os teus contactos tem iPhone…

          A serio man, deixa de ser ridiculo.

        5. Avatar de Tiago Martinho
          Tiago Martinho

          “nós”.
          Vais-me dizer que os teus amigos todos têm iMessage ou que estão todos a usar o iMessage. Balelas.

          O iMessage é menos usado que o Viber. Já usei iPhone 4 anos seguidos para saber isso. A Apple é boa, é. Mas não me venham com merdas… o iMessage e as suas apps serem “bla bla, bloqueadas para o eco-sistema funcionar” a grande razão para deixar de ter um smartphone que funcionava como ele queria, para um que funciona como EU quero: Android.
          Apple é boa para quem não percebe um * de smartphones e apenas se limita ao que o aparelho lhe dá. Quem gosta de tecnologia, de personalizar, de escolher apps para tudo e mais alguma coisa… Vai para o mundo do Android.
          O que estraga a Apple não é a empresa, são os fanboys merdosos como esse Helder aí em cima, que sempre teve a sorte de ser menino riquinho e andar com um telefone de 300€ com um logo de 500€ nas costas é sinal de status social. Cresce e aparece pá! O Whatsapp é a ferramenta universal de conversação no mundo todo. Se não sabes isso… Tens 2 amigos, com iPhone.

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      🙂 Diz-me onde vais buscar as tuas drogas, porque é preciso estar pedrado com força para dizeres isso após ler a noticia. Artigo fala em dinheiro gasto nas stores, e isso traduz-se em que apps são utilizadas na tua cabeça?

      Enfim, tendo em conta a tua necessidade de vir despejar a azia de arrependimento do teu iCoisa, isto deve ser um indicativo que até as coisas mais básicas devem ser apps pagas na apple store. No Android parece que tens muita coisa à borla, e nem tudo é de má qualidade.

    3. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Tinha devir o alucinado mandar bitates destes……..o que dizes aqui não interessa nada a ninguém.
      A única coisa que interessa de ti aqui é fazeres rir a malta com a tua mania iFanática

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Obviamente que sim e tem que ser um topo de gama. Ja se sabe que Android não dá para fazer mais nada

    5. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      O típico utilizador Apple não se importa de pagar por tudo e por nada, de qualquer das maneiras não sabe fazer de outra forma.

    6. Avatar de Joao
      Joao

      Heldr, para que utilizas tu o iPhone?
      P.S – Espero a mesma resposta quando perguntei para que usas o MBP: Silêncio….

  3. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Completamente off-topic: Alguém sabe se é permitido usar a banda 433MHz para uso livre (IoT)? Ideia era utilizar ESP 32 com rede LoRa nessa frequência.

    1. Avatar de Djoje
      Djoje

      Depende do cabo se é shielded ou não!

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        LoRa é uma rede sem fios

        1. Avatar de Djoje
          Djoje

          Depende do cabo se é shielded ou não!

  4. Avatar de Marco
    Marco

    LoL As apps gratuitas da apple são uma treta… Super limitadas! A Play Store pelo contrário, tem excelentes appa gratuitas totalmente funcionais que claro, acarretam publicidade, mas ignorando essa parte, podemos trabalhar sem limitações.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim pode ser, podes ter razão, consegues dar dois exemplos?

      1. Avatar de Tiago Pereira
        Tiago Pereira

        Vitor eu acho que posso e dar o exemplo contrário. Apps Grátis da apple e que são bastante porreiras são o garageband e o keynote.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Apaguei as duas no primeiro dia.
          Garage band é giro… Mas uso daw e instrumentos reais no PC.
          Keynote é giro e tal…. Mas o PowerPoint é que rende

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            Lol, tu nunca compraste um aparelho Apple.

          2. Avatar de Tiago Pereira
            Tiago Pereira

            Não digo o contrário mas o keynote usado com o mac até é porreiro para apresentações, pelo menos falo por mim e também consegue abrir apresentações powerpoint. no caso do garage band pareceu me porreiro, podendo usar no ios. No fundo, são apps até porreiras porque são free.

          3. Avatar de Louro
            Louro

            Oh Heldr, Tu és sempre assim tens o hábito de fazer pausas para almoco e jantar?

            O comentário do Marco nao faz sentido algum é verdade, mas o teu consegue ser pior.

    2. Avatar de Clairvoyant
      Clairvoyant

      No geral as mesmas apps no IOS são melhores, mais fluidas e fiáveis e às vezes com mais recursos. Até as desenvolvidas pela google!!
      Trabalho com os dois sistemas e vejo bem a diferença

      1. Avatar de Celso R
        Celso R

        Uso Android é iOS todos os dias.

        Na minha opinião as coisas neste momento estão muito equiparadas entre os dois.

        Na maior parte das vezes a diferença está no design, com as Apps Android a regerem-se pelo Material Design, mas isso já é uma questão de gosto pessoal.

      2. Avatar de Carlos1
        Carlos1

        Só digo uma coisa e saio fora, os últimos estudos dizem que as apps sejam elas pagas ou free crasham mais no IOS que no Android .

        https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/estudo-revela-afinal-ios-falhas-android/

        https://pplware.sitedev.pt/apple/aplicaes-mais-estveis-no-android-que-no-ios-diz-estudo/

        https://www.forbes.com/sites/tomiogeron/2012/02/02/does-ios-crash-more-than-android-a-data-dive/#5152208b5385

        https://www.tomsguide.com/us/ios-and-android-reliability,news-23872.html

        https://www.pcmag.com/article2/0,2817,2455622,00.asp

        Penso que já chega, enfim as pessoas que não se informam depois dizem ou escrevem umas bacoradas, eu tenho Android One tenho 269 apps instaladas e nenhuma crasha, o mais ridículo de tudo isto é que eu se descarregar uma aplicação que tenha a opção de gratuita e paga , mesmo que a paga não tenha mais recursos, por exemplo a app ”amper” eu pago só para não ter anúncios, normalmente não pagas mais que 1 € e deixas de ter o problema de te estar sempre em rodapé a aparecer publicidade , gosto de uma interface limpa como é o Android One .

  5. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    É importante referir que a App Store está disponível na China, enquanto o Google Play não está e isto poderá fazer a diferença.

    1. Avatar de Vítor M.

      Leste o texto? É que diz lá isso porque é um mercado importante.

  6. Avatar de Cortano
    Cortano

    Falta uma coisa na análise, é que a as apps não são a maior receita da Google.
    A Google faz mais do dobro dessa receita em publicidade gerada pelas apps e pelo uso do Android. Em receita bruta da venda de apps, obviamente que a Apple faz mais dinheiro porque a loja e o ecossistema está montado nesse sentido.
    O modelo de negócio e monetização do Android por parte da Google é mais diversificado.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Acrescento que Android tem outras app stores além da Google Store – será que contam para as contas também?

  7. Avatar de Rafael
    Rafael

    Simples. App gente rica. Android gente pobre.

    1. Avatar de Lagaffe
      Lagaffe

      Então as apps para Android são como o teu espírito.

    2. Avatar de pia
      pia

      Nos ricos usamos Apple

      1. Avatar de LR
        LR

        Pois, e se usassem cérebro, também seria porreiro…

      2. Avatar de lolipop
        lolipop

        Não sou rico e uso Apple. Isso é muito subjetivo lol.

        1. Avatar de Carlos1
          Carlos1

          Sim é verdade conheço muitos amigos meus que têm Iphone e não são ricos, essa história também está mal contada, porque existem imensos dispositivos Android que são vendidos com valores acima dos Iphones, existe um misto de razões para teres um Iphone , o primeiro e mais importante é se tens já muitos produtos da Apple e queres beneficiar em pleno desse ecossistema tens de ter um Iphone ou Watch da marca , essa é a estratégia da Apple, mas posso também dizer que a maioria dos meus amigos que têm Iphone reconhecem que estão a pagar um valor exorbitante considerando o hardware e até mesmo os materiais de construção, todos eles me dizem que a Apple nestes últimos anos tem se relaxado em relação a qualidade dos seus sistema operativos com infinitos bugs e que ponderam mesmo em arranjar alternativas, um deles está possesso com o seu Macbook , ou melhor com o teclado, enfim poderia estar aqui a escrever imenso , mas basta ir ao Pplware e seleccionar a categoria IOS e verificar todos os bugs que o IOS 11 tem apresentado e os escândalos das baterias e problemas de segurança ridículos no MacOS , para quem vende sobre uma bandeira de qualidade e aplica os preços que pratica baseado nisso mesmo é no mínimo ridículo e isso mais cedo ou mais tarde paga-se.

  8. Avatar de Djoje
    Djoje

    É proporcional ao preço dos aparelhos LOL

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sabes o significado da palavra proporcional?
      Se sim, que sentido faz o teu comentário?
      Se não, que sentido faz o teu comentário?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ok, sabes ir ao Google. É um começo.

          Então sendo que existem smartphones de vários preços o que significa isso? Que quanto mais caro for o meu telefone mais dinheiro gasto na store?

          1. Avatar de Djoje
            Djoje

            Google it.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Bem me parecia que não fazias ideia das palavras que estavas a debitar.

  9. Avatar de Hugo
    Hugo

    Bem, falo por mim como é óbvio, mas as apps importantes para pagamentos ou gestão das mais diversas contas são gratuitas e as pagas são muito fáceis de arranjar gratuitamente.
    Há que juntar a isto também o facto de existirem milhentas aplicações semelhantes que levam o utilizador a “desconfiar” da store.
    Penso que não seja um problema do custo ou qualidade das apps, mas sim de educação/ hábitos, tal como acontece com jogos e software no windows.

    1. Avatar de Ricardo C.
      Ricardo C.

      Concordo plenamente.

      O facto de ser possível obter uma aplicação fora da Play Store, sem qualquer tipo de controlo ou validação, diz muito sobre a segurança do sistema. Creio que a única vantagem existente em desenvolver para Android, seja pela sua quota de mercado, que não pode ser desprezada, comparando com iOS, e isso faz com que as empresas/developers que desenvolvem as apps se sintam na obrigação de marcar a sua presença.. mesmo que acabem por não ter grandes lucros com ela, porque sabem que à partida, cobrem os custos com as vendas em iOS.

      1. Avatar de Celso R
        Celso R

        “…mesmo que acabem por não ter grandes lucros…”

        11,8 mil milhões de dólares, sem contar com a China e outras lojas third-party, ainda é muito dinheiro.

        Depois também depende muito do tipo de app/serviço oferecido. Apps de mensagens, redes sociais, streaming, etc. perderiam quase toda a sua expressão mundial se não existissem para Android.

        E o iOS não é exactamente imune a pirataria…nem é preciso procurar muito…

  10. Avatar de TIM
    TIM

    dois efeitos:

    – ninguém quer pagar por apps fracas e mal desenvolvidas da google play store

    – os androids são usados por gente de estratos sociais mais baixos

    1. Avatar de lolipop
      lolipop

      E a app store, dá a sensação que pagas mais pelas apps que no android seriam free.

    2. Avatar de LR
      LR

      Dois efeitos:
      – não sabes do que falas;
      – o teu comentário demonstra o grau de imbecilidade que te assiste.

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Convencidíssimo!

        Ou não..

    3. Avatar de Celso R
      Celso R

      Duas conclusões:

      – Já não deves utilizar um smartphone Android pelo menos desde 2011.
      – O iPhone que compraste provavelmente também deve ser da mesma altura. Neste momento já há muita oferta a partir dos 250/300 €.

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    O mais incrível desta notícia é como é que uma marca, com um ecossistema único e fechado só para a marca, com hardware considerado por muitos caríssimo consegue ter uma loja de aplicações superior á loja do Android que é utilizado por milhares de marcas por todo o mundo, com milhares e milhares de smartphones muitos deles de baixa gama.

    1. Avatar de AS
      AS

      Corrige aí o superior para rentável. Isto só quer dizer que a Apple chucha os seus utilizadores até ao osso, tal como vende menos aparelhos que outras marcas e faz muito mais dinheiro. Até para os novos Macbooks os acérrimos fãs começam a torcer o nariz.
      Há lojas para os dois gostos:
      • Appstore – pagar para não ter anúncios e uma App toda direitinha e limadinha que faz o que se lhe pede.
      • Playstore – monte de aplicações gratuitas, muitas lixo. Faz o que se pretende na versão gratuita. Opção de comprar caso queira evitar anúncios.

      Já estive nos dois lados e no android compro todas as aplicações que gosto, até por uma questão de financiar quem produz e incentivar a melhorar a mesma.

      Um comentarista aqui dizia que o facto de android poder instalar aplicações de fora da store que dizia muito sobre a segurança, mas olha que também diz muito sobre a liberdade. Por mais que se ache o iOS “limadinho”, as limitações à sua usabilidade acabam por determinar a escolha pelo android.

      1. Avatar de Celso R
        Celso R

        Não falta lixo nas duas stores…

  12. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    O principal factor esta escrito no texto:
    “É importante referir que a App Store está disponível na China, enquanto o Google Play não está e isto poderá fazer a diferença.”

    Este é só um mercado que abrange biliões de pessoas e que, digo eu, será o mercado mais importante actualmente a nível mundial.

    Esqueçam lá as teorias que as app´s não prestam,que a malta dos android´s moram em barracas e andam a pedir nos sinais e afins.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Existem até mais que uma Android store na China, mas não são contabilizadas para as contas do artigo – apesar da Google ganhar na mesma com recolha de dados, publicidade, etc.

  13. Avatar de censo
    censo

    Para mim podem ser tudo o que quiserem, pois não compro em qualquer store qualquer aplicação. Ou é grátis, ou não uso.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Ainda bem que trabalhas de borla

      1. Avatar de censo
        censo

        Mas não tens aplicações de borla ?? São só as que uso.

  14. Avatar de Heldr
    Heldr

    Esta gente a tentar justificar com o “se fosse no android seriam grátis”…

    Sim, grande treta!

    Onde anda, por exemplo, o Procreate para Android? Ou o Affinity Photo? Entre muita outra coisa.

    iOS = há software de qualidade = pagar por Apps

    1. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      ios (ou Apple) = pagar, ponto.

      1. Avatar de Heldr
        Heldr

        Qualidade = pagar

    2. Avatar de Jakim Meireles
      Jakim Meireles

      #$”&%#$´”%#$”*#$*#$%””#$Tens apps exclusivas num sistema e noutro. Tens apps de elevada qualidade no Android que funcionam bem melhor que no iOS, claro que existem empresas que só têm equipas para um ou outro sistema e focam-se nele. A PlayStore tem milhões de apps, muitas não valem nada ? Certo, igualmente na Apple store!

      Eu mando no meu telemovel, eu quero escolher as coisas mais básicas como o tipo de letra que me convém até o software que gere as chamadas, no iOS não consigo nada disso e sim, pago por aplicações no Android, por ano talvez gaste por volta de 100e em aplicações e addons.

      Já agora as apps do iOS crasham muito mais vezes que no android, faça a pesquisa no google e log vai encontrar dezenas de estudos que confirmar. Apple é estatuto de cagança, que hoje em dia começa a ser sinónimo de consumidor burro analfabeto. Pagar 1200 euros por um telemovel quando tem um igual com as mesmas especificações por 200e é sinónimo disso mesmo. Mas ao longo dos tempos sempre assim foi.

      Tive iphones 3G, 4, 4S, 5, 5S, 6 Plus, 6s e 7 … chegou para mim, ilusão de um mundo de chulos. Para mais ainda que se a UE é agora inimiga dos EUA na guerra comercial e sendo a Apple cabeça de cartaz do governo Americano, nem dados os quero!
      A google não fica isenta disto mas pelo menos cria emprego em Portugal, coisa que a Apple nem isso quer saber.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Comecaste o teu comentário muito bem e depois estragas-te tudo com o fanatismo similar ao do Hedlr…
        Para dar o pontapé de saída a tua ultima frase foi brutal…

        “A google não fica isenta disto mas pelo menos cria emprego em Portugal, coisa que a Apple nem isso quer saber.”

        A sério? Tens ideia de quantas pessoas programam exclusivamente para iOS em Portugal?

        Oh santa ignorancia.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Existe uma diferença entre postos de trabalho directo e indirecto.

          Afirmar que Apple cria emprego em portugal porque pessoas programam para iOS, é a mesma coisa que dizer que as fabricas chinesas criam emprego porque existem pessoas a vender os produtos deles, ou que a Guinness cria emprego em Portugal porque bares ganham €€€ a vender.

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Se a marca criou uma coisa que permite a pessoas trabalharem baseado nessa plataforma e gerar dinheiro, quer dizer que…e adivinha lá… criaram trabalho nesse país…
            Se por exemplo o iOS nao existisse, essas nao teriam trabalho…

            Logo sim, a Apple cria trabalho em Portugal…seja directa ou indirectamente mas cria.

        2. Avatar de censo
          censo

          Eu não pago um cêntimo que seja em aplicações. Zero !

  15. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    A China faz de facto muita diferença. Por falar nisso, estava à espera de um artigo sobre o (in)sucesso da Apple na Índia. Vi o título noutro sítio e estava à espera que aparecesse aqui para saber o que se passa.

  16. Avatar de Celso R
    Celso R

    Pena este tipo de estudos não incluir as restantes lojas Android.

    A China tem um peso enorme nestes números e mesmo no ocidente existem alternativas como a loja da Amazon e as lojas das marcas, como a Samsung Apps.

    Falar de receitas Android vs iOS não é simplesmente Play Store vs App Store.