ProgeCAD… AutoCAD alternativo!

48 Comentários

O meu nome é Jorge Rega e sou um leitor assíduo do Peopleware já há mais de 1 ano. Tenho feito uso dalgumas dicas e programas que leio nesta página que acho muito úteis. Hoje lembrei-me de dar uma dica também.

Sou estudante de Eng Civil e como tal uso o AutoCAD. É claro que não tenho dinheiro para comprar, uma licença desse tão conhecido programa da Autodesk mas continuo a usar (só para a faculdade).

Há uns anitos procurei uma alternativa mais barata ou freeware que tivesse funcionalidades idênticas. Os que achei que correspondiam melhor a isto são o ZwCAD e o Progecad, todos com motor IntelliCAD.

Mas o ProgeCAD tem uma versão LT que é freeware, basta fazer o registo grátis e para quem não quiser, também não faz mal, é só ignorar o quadro inicial. No meu desktop, tenho o AutoCAD, mas no portátil instalei o ProgeCAD para levar para as aulas. No portátil tenho tudo freeware ou open source, não vá uma rusga aparecer na faculdade outra vez.

Para todos os que procurem uma alternativa real e grátis ao AutoCAD, deixo a sugestão “ProgeCAD LT”. Na página oficial, ainda não aparece o novo ProgeCAD grátis, mas eu tenho a versão anterior, “ProgeCAD LT 2006 v6.1.8”.

Espero que isto seja útil, um abraço e continua o teu bom trabalho. Agora vou também trabalhar, tenho que pagar os estudos…

NOTA: A nova versão do ProgeCAD, a versão 7.0.18 está totalmente compatível com o Windows Vista.

Licença: Freeware
Download: ProgeCAD LT 2006 v6.1.8 [58.16MB]
Download: ProgeCAD 2007 Professional 7.0.18 [163.50MB] (Trial)
Homepage: ProgeCAD

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Ferreira
    Daniel Ferreira

    Bom dia, gostaria de saber se já aconteceu com alguém,e como o resolveram…
    Desde há dois dias atrás, no painel My Computer, o ícone do DVD-Rom aparece com um sinal proibido em cima tendo como consequência nao conseguir aceder à drive…Já experimentei system restore, fazer roll-over do driver,enfim…Quase tudo sem ser formatação(era o que n queria fazer, pois já tenho tudo a meu gosto…) Usou o Win Vista Business…Se alguém der uma dica como resolver isto, agradeço;)

    PS: A drive funciona sem problemas antes de entrar no sistema operativo,já experimentei com o dvd do Vista, correr o repair my pc mas sem sucesso…:S

    1. Avatar de luis eduardo
      luis eduardo

      este programa é ótimo

  2. Avatar de pedro silva
    pedro silva

    Parece promissor!

    Bom, bom era fazerem uma versão Linux (dizem que é objectivo a médio prazo)

    De qualquer forma o 6.1.8 LT aparentemente ainda não está disponivel (pelo menos na página da progecad) e o link de download vai para uma pagina de caracteres orientais que certamente não será decifrável pelo comum dos ocidentais.

    Para a versão anterior (6.1.7 LT) encontrei http://www.softsea.com/review/ProgeCAD-LT-2006.html

  3. Avatar de João Moreira

    Belíssima dica, digo-vos eu!
    Já agora gostava de saber se este programa, ProgeCAD LT, é compatível com o AutoCAD 2006, ou melhor: Se dá para abrir e trabalhar ficheiros do CAD 2006.

    Obrigado!

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    No site indica que abre ficheiros 2006, assim como 2007.
    nao estou é a conseguir fazer o donwload da versao freeware

  5. Avatar de P
    P

    O link “ProgeCAD LT 2006 v6.1.8” não funciona.

  6. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    1ª Pergunta!

    “não vá uma rusga aparecer na faculdade outra vez.”

    Rusga por parte de quem?Só por curiosidade.

  7. Avatar de UKN
    UKN

    Excelente dica. É sempre bom saber destas alternativas.

    Contudo para uso pessoal, não tem muito interesse de maior para quem use CAD mais intensivamente, pois as versões alternativas faltam-lhes funcções avançadas. A versão 2008 deixa a anos luz a concorrência. Coisinhas simples que fazem muito.

    Seria interessante era uma coisa dessas freeware para empresas …

    A versão lite achei aqui um link alternativo :

    http://www.softsea.com/review/ProgeCAD-LT-2006.html

  8. Avatar de _Planax_

    Usei este programa quando dei desenho técnico no 12º ano em Tecnologias. Como a escola não tinha dinheiro para pagar licença para os cerca de 100 computadores das salas saia muito mais barato instalar o ProgeCAD.

    Sempre me dei bem com ele, excepto uma vez que estava a fazer um projecto para a disciplina e como bom hábito de tempos a tempos ia gravar o trabalho não fosse o dia apetecê-las, qual não foi o meu azar quando o programa bloqueou e o ficheiro ficou corrompido… Desesperei!

    Mas pronto azares acontecem, foi só uma única vez, o programa é excelente e para quem não tem dinheiro para comprar a licença do AutoCAD e quer andar legal tem aqui uma excelente alternativa!

  9. Avatar de João Luís Castro
    João Luís Castro

    Eu também sou estudante de Eng. Civil e, para os alunos do curso, a Autodesk disponibiliza licenças de 24 meses do Autodesk Civil 3D (é basicamente o mesmo), através de um protocolo qualquer entre a empresa e a Universidade do Porto. E de certeza que a UP não é a única universidade portuguesa que tem este tipo de acordo com a Autodesk.

    De qualquer das formas não quero deixar de agradecer ao Jorge Rega pela excelente dica.

    Abraço

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu ca uso o solid works digamos que em termos de 3D n existe mesmo melhor em 2D aí ja podemos encontrar algumas falhas. peca como é obvio no preço exagerado mas permite uma facilidade(mesmo pra quem nunca usou CAD) em trabalhar e perceber cada uma das funçoes.
    no meu curso uso bastante (eng mecanica).
    Mas bela dica é sempre bom ter uma outra opcao disponivel ainda mais quando é freeware

    Abraços

  11. Avatar de Paliiiiiiinho
    Paliiiiiiinho

    E um software tipo Autocad Electrical, ou ECad, especifico para desenho electrico e de preferencia freeware, não se arranja por ai???

    É que as licençaspra estes programas são bem caras….

  12. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Programa extremamente interessante…mas faço o mesmo apelo que o Paliiiiiiinho fez. Que tal dar também um free no campo da electrónica?? Vinha mesmo a calhar.
    Cumps.

  13. Avatar de kendimen

    Peço desculpa, mas não seria mais correcto o titulo do artigo ser algo do género “Alternativa ao AutoCAD”? Assim parece ter relação ou origem na Autodesk!
    Mas, excelente dica! Estou a descarregar para experimentar! 🙂

  14. Avatar de Max Eirinha

    Afinal… é 100% legal para empresas?
    É necessário registo?

  15. Avatar de UKN
    UKN

    @Max Eirinha

    É legal para empresas a versão PRO, PAGA !!!
    A versão lite é estritamente livre de uso para uso não profissional. Diz lá no site deles.

  16. Avatar de juliete

    quero saber como eu faço para baixar o programa eletrical ou comprar o programa.
    estou precisando urgente
    obrigada

  17. Avatar de Paulo Tavares
    Paulo Tavares

    Boas
    Já há um ou dois anos que estou a usar o progecad e tem-me sempre safado nos pequenos trabalhos de casa. Já usei também o trial do Zwcad e gostei muito. O primeiro é mais barato que o segundo (250 € e 510€ + IVA, respectivamente).
    São as melhores alternativas para o Autocad para quem só o usa para estudo ou em casa e não tem dinheiro para comprar aquele programa. Até para profissionais liberais estes programas estão a preço aceitável. Pedir que se encontre um programa destes gratuito para uso profissional já é demais… ninguém dá nada a ninguém.
    Recentemente a Autodesk fez um acordo com a Microsoft, ampliando o seu império, tornando o autocad exlusivo para os seus sistemas operativos. Aliás, se forem ao site da Autodesk, algumas coisas só funcionam com o IE.
    Estes programas têm por base o Intellicad, bem como o JetCad, CadiDesk, Cadian, IntelliPlus. Já experimentei os dois últimos mas não tinham uma interface tão agradável como os anteriores.

  18. Avatar de vitor neves

    Tal como outros programas com base em intellicad tem também a possibilidade de utilizar o VITHORCAD da CMS, Inc., sendo que será garantidamente a aplicação de CAD mais económica do mercado.

    http://www.vithorcad.com

  19. Avatar de LANCELOT
    LANCELOT

    gostaria de saber como posso baixar o Autocad Electrical estou precisando e naao tem dinheiro para adquirir a licença

  20. Avatar de Telmo Xavier
    Telmo Xavier

    Viva,

    De facto como já referiram existe algumas alternativas como o progecad, mas a questão passa por garantias de qualidade/fiabilidade.
    Lá no gabinete testamos alguns desses programas mas acabamos por comprar o BitCAD. O preço é bastante acessível sendo uma alternativa à pirataria, para os profissionais liberais ou empresas já com alguma dimensão. Destaca-se por ter presença física em Portugal de equipas técnicas e comerciais, que prestam um serviço muito bom aos utilizadores.

    Se alguém quiser testar pode fazer o download no site deles:

    http://www.primeware.pt

  21. Avatar de lancelot
    lancelot

    gostaria de saber se alguem tem o serial do progecad 2007 profissional 7.0.18 baixei o programa mas ele pediu o serial se tiver alguem que sabe poderia enviar pro meu e-mail. obrigado…

  22. Avatar de Aristovaldo junior
    Aristovaldo junior

    valeu a dica, dos softeware e tambem procurei meios auternativos para softeware ale aqueles softweare tem o Varicad que e muito bom pra quem gosta de mecânica!
    falo!!!!!!!!!!!!!!

  23. Avatar de Gláucio de Andrade Pereira
    Gláucio de Andrade Pereira

    Este programa é ótimo, pois está sendo uma ferramenta muito importante e útil para desenvolver um projeto de cabeamento estruturado na matéria de Redes.

  24. Avatar de OVB
    OVB

    Olá!
    Gostaria de saber se há versão “freeware” do ProgeCAD compatível com Windows Vista

  25. Avatar de cassia luz

    bom dia consegui fazer o download do progecad, e estou gostando muito do programa, meu unico problema é utilizar o find, por favor me explique como encontra-lo , rsrssr, .
    desde ja muito obrigada
    cassia

  26. Avatar de Andre
    Andre

    Dos que experimentei, o BricsCad foi, a meu ver, a melhor opção (e têm 1 versao beta pra linux ao menos).
    O já indicado Progecad tem a benesse de ser gratuito pra uso particular, mas é algo limitado. ZWCad, Qcad, archimedes deixam a desejar.
    Porque infelizmente Autocad está cada vez melhor, maior, mais pesado e mais caro… Felizmente (tlvz) também tenho acesso pela universidade ao Autodesk Civil que é um autocad “kitado”, pesadão qb 🙁

  27. Avatar de Vania
    Vania

    Meninos, vamos usar a cabeça
    Comprem auto cad ( versao p) – alguns cad – os cad14, por ex , nao conseguem abrir o 2007 . Primeiro , existem um programa na internet para downloads free que automaticamente podem ser abertos na versão q se quiser usando-os. Assim cad um usa o cad que mais lhe é melhor.
    Entenderam? mais perguntas somente responderei por meu email .
    Tchau . Vania

  28. Avatar de Otrogamis Almeida
    Otrogamis Almeida

    Alguem por favor pederia me informar algum site que tem apostila do programa progeCAD 2007 profecional 7.0.18, agradeço quem puder me ajudar.

  29. Avatar de Aline
    Aline

    eu gostaria de saber.. ond posso encontrar o tutorial do progecad???

  30. Avatar de felipe
    felipe

    eu queria saber como que uma pessoa faz para trabalhar com autocad?????

  31. Avatar de Marco Bastos
    Marco Bastos

    Aqui vai o link para a última versão do excelente e gratuito (para uso pessoal) ProgeCAD 2008 Smart:
    http://download2.progesoft.com/icad/files/pcad2008smarteng.exe

  32. Avatar de Frederico Ferreira Otero

    Olá pessoal, é a primeira vez que acesso PPLWARE e já de cara, vejo que é um site sério e de bom gosto. Sou engenheiro e gostaria de saber se o ProjCad substitui todas as funções do Autocad, ou me ajudaria a desenvover um projeto de Rede. Segundo, Existe o ProjCad free?
    Mais uma vez, agradeço pela existência da PPLWARE !!

  33. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    Senhores,

    Realmente, a instalação do ProgeCAD não funciona a princípio. Porém desativei o meu antivírus e o firewall do windows e, por conseqüência, a instalação prosseguiu normalmente. Estou utilizando o programa e ele é ótimo.
    Um abraço a todos.

  34. Avatar de Ricardo Gotardo

    Quanto a tecnologia IntelliCAD a RCTASK é membro fundador do consórcio desde 1999 e tem matualmente o produto VCAD, a melor solução de tecnologia para alternativo ao AutoCAD.

  35. Avatar de jonathan emidio pires
    jonathan emidio pires

    muito bom este auto cad .

  36. Avatar de Douglas Pereira
    Douglas Pereira

    Muito interessante as informações lidas nesta página.
    Trabalho com projetos em CAD e alguem saberia dizer se há algum software free para PDA (dell axim) que permite ler e modificar arquivos DXF?
    abraços

  37. Avatar de mirna
    mirna

    Gostaria de saber se alguem tem o manual em portugues, desde ja agradeço.

  38. Avatar de Nilton Santos Borges
    Nilton Santos Borges

    Prezado Senhor.
    A panasonic aiquiriu esta licença ( VCAD ) e gostaria de saber qual o livro ou apostila q ensina a usar este programa

  39. Avatar de marco
    marco

    queria saber se alguem tem o manual em portugues do progcad obrigado!!!!!!!!

  40. Avatar de JOÃO BATISTA RODRIGUES
    JOÃO BATISTA RODRIGUES

    GOSTARIA TER ESTE POGRAMA PARA USO PESSOAL

  41. Avatar de dani
    dani

    A instalação do progecad smart 2008 ocorreu com sucesso, mas na hora de abrir o programa apareceu um erro no carregamento do arquivo icadres.dll. O que fazer?

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Olá Dani

      Ao tempo que já passou provavelmente já resolveste o problema. Já experimentaste a versão 2010? Está muito boa.

      Eu saquei no site do distribuidor:

      http://loja.zalox.com

  42. Avatar de Manuel
    Manuel

    Olá pessoal,

    Para os interessados foi lançado esta semana o novo progeCAD 2011.

    Algumas novidades interessantes são:
    Compatibilidade dwg 2012
    Módulo para arquitectos (dá para arrastar e editar paredes, portas, etc)

    Eu comprei na http://loja.zalox.com a senha chegou no mesmo dia.

  43. Avatar de Joquais
    Joquais

    Alguém tem o serial de instalação do Progcad 2011?

  44. Avatar de Rodrigo Mello
    Rodrigo Mello

    Eu uso o Librecad e é muito bom, que apesar de não poderem ombrear com um AutoCAD, mas podem ser uma boa ajuda a quem se está iniciar no mundo do desenho técnico.
    Esse artigo ele explica muito bem a Programas CAD: https://www.xp-pen.pt/forum-6151.html

  45. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Boa tarde gostaria de saber se alguém tem o serial number do PROGECAD 2017,se sim me diz como posso obte-lo por favor