Router Meo – Sabe como detectar intrusos na rede?

75 Comentários

Nos últimos tempos, temos trazido até vós alguns artigos com o objectivo de ensinar a tirarem o melhor partido das funcionalidades que o  vosso router da MEO (Thomson) permite. Já ensinámos a mudar a gama do serviço DHCP (aqui), a configurar VoIP e assim realizar chamadas gratuitas na rede para a rede fixa (aqui), a configurar o mecanismo de Port Forwarding (aqui), a proteger o seu router Meo dos vizinhos (aqui), entre outros (ver artigos relacionados).

No sentido de identificarem se andam “prevaricadores” na vossa rede, hoje vamos conhecer quais os mecanismos disponibilizados pelo próprio router para esse efeito.

meo_0002

Comecem por aceder à página de administração do router, a partir de um PC ligado à rede Meo, abram um browser e coloquem o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma). Serão solicitadas as credenciais de acesso que são as seguintes:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Para detectarmos a presença de intrusos na nossa rede podemos as seguintes funcionalidades.

Listagem de Eventos

Através da listagem de eventos podemos facilmente observar com detalhe, (tendo também disponível o Mês, dia, hora, minuto e segundo)  tudo o que aconteceu na nossa rede como por exemplo:

  • Quando e quem se ligou a página de administração do router
  • Quando e a quem foi atribuído um determinado endereço IP
  • Port Scans
  • Tentativas de acesso indevido à rede

meo_0001

Rede Doméstica

Para quem acha que o primeiro mecanismos é muito complexo, pode sempre “espreitar” na parte da rede doméstica. Aqui, podemos visualizar quais os equipamentos (computadores,smartphone, etc) ligados nesse momento à nossa rede wireless (e também wired), sendo assim facil detectar qualquer tipo de intruso.

meo_0000

Em Resumo…

Estes são dois mecanismos simples que o router da Meo e normalmente outros routers disponibilizam para que o utilizador possa verificar a presença de intrusos na rede e outras informações, sem qualquer software adicional. Na listagem de eventos temos um melhor registo de situações que já podem ter acontecido (Por exemplo, aceder à listagem de eventos às 12h, posso facilmente identificar se alguém andou na minha rede antes dessa hora) e também uma melhor detalhe.

Esperamos que este artigo vos ajude a detectar possível intrusos/malandrecos na vossa rede, mas também usem a informação disponibilizada na listagem de eventos para melhorar a performance da vossa rede.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LOL
    LOL

    Bom artigo!
    Era bom era que desse com as luzinhas exteriores, tanto esse como o da sapo estão sempre a piscar e ninguém está ligado.

  2. Avatar de STP
    STP

    Muito bom 😉 Já sabia e utilizava isto a bastante tempo.

    Só para o pessoal não se assustar com o Unknown-**-**-**-**-**-** , o por lan, costuma ser a vossa box!

    1. Avatar de STP
      STP

      * por lan, ou não, …

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Mesmo quando esse Unknown-xx-xx-xx-xx-xx-xx muda varias vezes os xx?

  3. Avatar de nervaise
    nervaise

    Viva, relativamente às luzes do router meo (seja ele o TG784, o TG787, ou o TG784n), posso desde já avisar que ele tem uma luz dedicada chamada Wireles na parte de cima. Se a luz estiver apagada, a rede sem fios não está a ser emitida, se a luz estiver vermelha, a rede sem fios não está encriptada, se a luz estiver cor de laranja, está a usar a encriptação WEP, e se a luz estiver verde, está a usar a encriptação WPA. Finalmente, a luz Wireless a piscar indica passagem de tráfego (vulgo dados, informação, imagens, vídeos, texto, etc etc etc) pela rede sem fios, e caso a luz esteja acesa sem piscar, não há tráfego a passar pela rede sem fios.

    Espero ter ajudado 😉

    1. Avatar de LOL
      LOL

      Olá, fiquei mais esclarecido. A luzinha pisca sempre, mas pisca mais com tráfego certo?

      1. Avatar de nervaise
        nervaise

        Na realidade não, a luz pisca se há tráfego, e fica fixa se não há tráfego.
        Claro que é raro não haver tráfego, mas se não tem nenhum aparelho ligado à vossa rede sem fios, e a luz Wireless pisca “que se farta”, será um bom indicativo para seguir o tutorial muito bem feito neste post e confirmar se de facto há algum aparelho (PC, telemóvel ou outro) ligado à vossa rede wireless sem a vossa permissão.

        Se tiverem mais dúvidas, perguntem. Tentarei ajudar o mais e melhor que puder 🙂

        1. Avatar de LOL
          LOL

          Obrigado, nervaise. Afinal havia qualquer coisa ligada então… hmmm 😀

        2. Avatar de Jorge Santos
          Jorge Santos

          Não é bem assim… De X em X tempo pode enviar alguns pacotes broadcast, tipo SSID entre outros…

        3. Avatar de wolfytuga

          Olá,
          Como estás um pouco dentro do assunto deste router, é normal a luz do WPS (WiFi Protected Setup) ficar a piscar vermelho assim do nada?
          Pensei que aquele botão apenas seria usado quando quiséssemos adicionar um novo dispositivo com suporte a WPS, visto, segundo a minha pesquisa pela net, esse botão servir para a adição e que durante a configuração ficaria a piscar em tom âmbar (tendo o utilizador 2 minutos para o fazer), podendo resultar em luz verde, que indica que foi bem sucedida a adição, ou a piscar vermelho, indicando falha na adição do dispositivo ou que a configuração não foi realizada no prazo de 2 minutos.
          Ora o meu problema, foi que numa noite estava a ver TV (nenhum dispositivo estava ligado, para além da MEObox) e a luz do WPS piscou vermelho, sem ninguém ter clicado no botão.

          Cumps.
          _______
          Nota: O botão referido é o que está na frente do router, circular e com o logo do wireless no seu interior.

          1. Avatar de nervaise
            nervaise

            Viva!

            Costumo dizer que as coisas na informática (normalmente) não acontecem do nada 😉

            Posso é dizer-te que a função WPS pode ser activada e desactivada remotamente, quer seja por linha de comandos, quer seja acedendo ao interface de configuração do router (na página 192.168.1.254)

    2. Avatar de Jorge Salvador

      Já agora qual a diferença entre o o router TG784 e o TG784n ?

      1 abraço.

      Jorge Salvador.

      1. Avatar de nervaise
        nervaise

        O Thomson TG784 tem wireless de norma G que atinge no máximo a velocidade 54Mbps e tem uma antena externa (semelhante ao TG787 em aparência externa). O Thomson TG784n tem wireless de norma N que atinge uma velocidade até 300Mbps, e tem antena interna, sendo essa a principal diferença física entre os dois.

        Adicionalmente, deixo 3 links para o fabricante.

        TG787:
        http://www.technicolorbroadbandpartner.com/dsl-modems-gateways/products/product-detail.php?id=157&seg=7

        TG784:
        http://www.technicolorbroadbandpartner.com/dsl-modems-gateways/products/product-detail.php?id=182&seg=17

        TG784n:
        http://www.technicolorbroadbandpartner.com/dsl-modems-gateways/products/product-detail.php?id=210&seg=17

        1. Avatar de Jorge Salvador

          Muito obrigado pela informação.

          1 abraço.

          Jorge Salvador.

    3. Avatar de Rogério da Veiga
      Rogério da Veiga

      A luz do wireless está apagada, o que significa que não está emitindo sinal WiFi. O que fazer nestes casos?

    4. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Boas, aproveito este post para perguntar(também não sei se já aqui foi falado ou não)como criar um VPN no router TG784n.
      Obrigado

  4. Avatar de Lopes
    Lopes

    boas, aproveito este artigo para perguntar o seguinte:
    para que serve a entrada USB existente na BOX da Meo?

      1. Avatar de Lopes
        Lopes

        esse artigo vi 😀
        estou a falar é mesmo na BOX, não no router

      2. Avatar de nervaise
        nervaise

        Hummm, não sei quem anda a falhar, esse link devia estar era na parte final nos “Artigos relacionados” hehehe

        À parte da brincadeira, parabéns pelo tutorial

      3. Avatar de BrunoM
        BrunoM

        Pedro Pinto para quando um tutorial pro nosso amigo utorrent e afins 😀

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Para passar ou bloquear? 🙂

          1. Avatar de BrunoM
            BrunoM

            passar claro mas o bloquear tb da jeito 😀

    1. Avatar de nervaise
      nervaise

      Viva

      Actualmente essa entrada está bloqueada, e serve… para enfeitar lol

      Se o firmware da box o permitisse podia dar para expandir o disco de gravação (ou acrescentar gravação caso a box não tenha disco)e um bom exemplo de discos rígidos que dariam para isso (volto a referir, caso a box o permitisse [que não dá]) encontra-se na seguinte página:

      http://www.wdc.com/en/products/products.aspx?id=360

      Fica a informação 😉

    2. Avatar de carlos
      carlos

      serve para ligar os carregadores usb
      lol

    3. Avatar de Joao Silva
      Joao Silva

      Essa entrada USB, segundo me disseram os técnicos da MEO, é pra passar fotos para o SAPO-Fotos.

      1. Avatar de nervaise
        nervaise

        Viva

        Tanto quanto sei,… esses técnicos enganaram-te… Para efectuares o upload (ou seja, enviar para a internet/alojamento) de fotos para o sapo fotos, só por PC ou telemóvel ligado a uma conta para o efeito.

        Se souberem de outras possibilidades avisem

  5. Avatar de bismarques
    bismarques

    Há alguma maneira de poder guardar as nossas gravações na box para o pc?

    1. Avatar de BrunoM
      BrunoM

      cheira me que não

    2. Avatar de Fábio Rocha

      Há! contudo ainda não há forma de descodificar as mesmas

    3. Avatar de nervaise
      nervaise

      Actualmente, a forma mais viável, é ligar um gravador/reprodutor externo de DVDs por entrada SCART à box e reproduzir o conteúdo da box ao mesmo tempo que se vai gravando a emissão para DVD. Claro que não é o mesmo que passar as gravações directamente da box para o PC, mas actualmente é o possível, e certamente o mais viável.

  6. Avatar de Zé

    Então e já agora, no caso de apanharmos alguém na rede, o que podemos fazer de forma a explorar o conteúdo do pc dele, quando protegido por password?
    Há alguma forma de o fazer?

  7. Avatar de Caetano
    Caetano

    Viva amigos.

    Só mais uma ajudinha, por favor.
    Já andei a vasculhar mas não cheguei lá.
    Como se liga a impressora USB através do router meo?
    É que o velhinho PC aposentou-se e como ela estava partilhada por lá nunca procurei outra solução.

    Antecipadamente, Muito Obrigado.
    Melhores Cumprimentos
    Caetano

    1. Avatar de Caetano
      Caetano

      Resolvido. Agora deixo a explicação para quem precisar.
      1º – No Menu Iniciar, na barra de procura escrever optionalfeatures, e ai procurar a Opção “Telnet Client” ou em Portugues “Cliente Telnet” e activar.
      2º – Ligar uma impressora USB ao router MEO
      3º – Abrir uma janela do DOS
      Executar o comando “telnet 192.168.1.254”
      (Login: Administrator) (Pass: 3!play)
      Executar o comando “printersharing LPD queue add name=TG787printer type=Raw default=yes”
      Executar o comando “printersharing LPD config state=enabled”
      Executar o comando “saveall”
      4º – Abrir o painel de impressoras e faxes
      Clicar em adicionar uma impressora
      Seleccionar impressora local ligada a este computador e clicar em seguinte
      Seleccionar “criar nova porta” do tipo “standard TCP/IP port” e clicar em seguinte
      Clicar em seguinte na primeira janela da aplicação para configuração do porto TCP/IP para ligação à impressora
      Colocar no endereço IP “192.168.1.253” e clicar em seguinte.
      Seleccionar personalizado e clicar em definições
      Seleccionar o protocolo LPR, colocar “TG787printer” no nome da fila de impressão e clicar em OK
      Clicar em seguinte
      Clicar em concluir
      5º – Depois instalar os controladores da respectiva impressora

      E fica a dar giz. 😉
      Caetano

      1. Avatar de HM
        HM

        Se o modelo do router por acaso não for o “TG787” troca-se pelo modelo correcto ou este nome é apenas decorativo?

        Obrigado pela partilha.

        1. Avatar de nervaise
          nervaise

          Viva

          À partida podes chamar-lhe “Casa da ti Marijuana” que deve dar no mesmo, o que conta na realidade é o IP 192.168.1.253

          SUPONHO (e sei que nunca se deve supor coisas assim, mas à falta de material para testes…) que o nome seja isso mesmo, só um nome.

  8. Avatar de Zé

    Já agora também, não querem fazer um artigo de como proteger as redes destes router com MAC addresses?
    É que a interface web não o permite, só mesmo pela consola.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alguém sabe-me dizer o que quer dizer estas cenas todas em vermelho?
    Obrigado.

    http://img835.imageshack.us/img835/5465/novaimagemg.jpg

  10. Avatar de ram
    ram

    Boas!

    Há routers com acesso com fios e sem fios. Para quem não quer utilizar o acesso sem fios, há a possibilidade de configurar para só ter acesso com fios? Isto claro, sem cortar a atena, como já li na net!!!!!

    1. Avatar de nervaise
      nervaise

      Viva

      Claro que há essa possibilidade, e até é muito simples:

      Podem seguir os passos já brilhantemente descritos no tutorial

      https://pplware.sitedev.pt/informacao/proteja-o-seu-router-meo-dos-vizinhos/

      e no ecrã em que mostra a palavra passe da rede sem fios é só tirar o visto do primeiro quadrado (Interface Activada:) e clicar em Aplicar no fundo da página. Devem confirmar que a luz Wireless no cimo do router passa para o estado apagado permanente 😉

      1. Avatar de ram
        ram

        Boas nervaise,

        Obrigado pelo esclarecimento!

  11. Avatar de Jo
    Jo

    Como posso desbloquear a telnet no thomson?
    no ultimo update de firmware fecharam.

  12. Avatar de Rui Costa

    Biba,

    Alguém tem noção do local dentro do router onde estará o ficheiro dos logs? Queria captura-lo via php, para o analisar e poder enviar alertas via email.

    Obrigado

  13. Avatar de kindoor
    kindoor

    quem não tem permissões para fazer certas coisas que tente entrar como super administrador.

    Username: sumeo
    Password: m30acc355

    😉

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      não estou a conseguir entrar no router nem com esta passe nem com a de Administrator 3!play.

      Existe outra forma de me ligar nem que seja por cabos usb ou cabo de rede (rj45 etc)?

  14. Avatar de Renato

    Boas,

    Existem varios sites que mostram as passwords dos vossos routers, acho que seria bom irem lá e verem se as vossas passwords estão lá!

    http://fodi.me

    1. Avatar de bismarques
      bismarques

      link off!

    2. Avatar de Lopes
      Lopes

      não testei, mas o meu não aparece 🙂

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Um tutorial de como configurar os jogos da ps3 no router e que era um excelente post

  16. Avatar de Jorge Salvador

    Boas tardes!
    @Pedro Pinto,

    Já agora qual a diferença entre o o router TG784 e o TG784n ?

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

    1. Avatar de 4n8orn
      4n8orn

      A diferença é que o TG784n tem a antena incorporada no router, e TG784 não lol é só

      1. Avatar de Op
        Op

        não é bem só, tem também uma porta USB extra, além de suportar as novas placas wireless de norma “n” que são bastante mais rápidas que ans antecessoras “b” e “g”. entre outras diferenças… o melhor é mesmo consultares os manuais dos dois equipamentos.

        Op

  17. Avatar de Porconta
    Porconta

    É tudo muito bonito, mas se todos fizerem isso quando sairmos de casa e precisarmos de aceder á internet mesmo tendo redes wireless identificadas só pagando, pensem nisso, e pergunto se não era muito mais inteligente arranjar forma de todos podermos servir wireless livre a quem estivesse por perto sem que isso ponha em causa a nossa segurança ou a qualidade? isso sim era inovar, era crescer e melhorar a rede para todos.
    Para todos podermos mandar á fava as redes moveis que são caras á brava.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      muito bom post..

      e já agora http://www.zonfon.pt

      1. Avatar de Porconta
        Porconta

        Já tenho o zonfon por isso a dica.

  18. Avatar de FCarvalho5555
    FCarvalho5555

    Boas, alguem me pode dizer se o router thomson TG784n permite administração remota?
    Ou seja associar uma conta do dydns, no-ip etc … e assim poder administrar o meu router fora da minha rede interna.

    Aguardo resposta
    Cumprimentos
    Fábio Carvalho

  19. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    Alguém me sabe disser se é possível ligar uma WEBCAM a essa porta USB e ter acesso no pc?

  20. Avatar de Doubt
    Doubt

    Boa tarde.
    Estou prestes a adquirir um router Meo Thomson TG784n e gostava de saber se é possível desactivar o broadcast wireless, ou seja, continua a fazer de router mas sem ser wireless. Pergunto isto porque tenho um router wireless superior a este Thomson que passaria a ser usado como AP.

    Obrigado pelo vosso tempo.

  21. Avatar de Paulo Joao
    Paulo Joao

    existe alguma maneira de bloquear o acesso telefonico a telemoveis , sem ser via PT?
    obrigado

  22. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Alguém me sabe dizer porque razão este router teima em não deixar ativar uma regra que criei para um jogo online visto que o mesmo não me fixa a dita regra?

  23. Avatar de Antonio Dias
    Antonio Dias

    Boas
    Consegui um TG784n e queria entrar na configuração mas não aceita Administrator, sumeo, meo e microuser. Já fiz hardreset e nada, diz sempre utilizador ou password erradas. Podem ajudar-me?

  24. Avatar de Bobby Drake
    Bobby Drake

    Como mudo o tipo de encriptação do meu TG784n de WPA para WEP?
    Acedendo ao Thomson Gateway não encontro nenhuma opção que me permita alterar o tipo de encriptação. Que devo fazer?

    1. Avatar de Bobby Drake
      Bobby Drake

      Já descobri. Obrigado.

  25. Avatar de pedro
    pedro

    preciso de uma ajudinha que poder ajudar fico muito agradecido .. eu entrei normal com o nome de administrator e cm a pass 3!play, e mudei o nome da rede e a pass WPA , e agora ja nao consigo entrar com nome Administrator e pass 3!play, como consigo entrar? obrigado espero que me ajudem

  26. Avatar de Fabio
    Fabio

    Viva,
    Eu tenho um TG784n ligado por cabo ethernet e a luz esta sempre a piscar, e normal? Curiosamente a luz da internet esta sempre acesa quer haja trafego ou nao.
    Alguem me pode ajudar? Obrigado

  27. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boas tenho um TG784n e moro numa casa com estudantes partilhando a mesma net, no qual há um que passa a vida a sacar limitando e muito a velocidade da net a mim e aos restantes e quando confrontado o espertinho nega sempre, a questao é há algum modo de bloquear o acesso ao utorrent ou limitar a velocidade de download do mesmo? obrigado 😉

    1. Avatar de r2r
      r2r

      netlimiter…

  28. Avatar de Stefan
    Stefan

    Obrigado!!!!!!!!! finalmente descobri a minha passe e user para poder crear servidores ajudou-me muito que Deus te abneçoe

  29. Avatar de Claudio
    Claudio

    eu queria saber como eu descubro meu nome de usario no router porfavor ajudem =(

    1. Avatar de Stefan
      Stefan

      nome do usuário esta no início deste site funciona porque eu ja testei e vi ‘–‘

      Utilizador(nome do utilizador): Administrator
      Password(é esta mesmo): 3!play

  30. Avatar de xarmander
    xarmander

    Boa noite

    Há alguma forma de bloquear o acesso de um computador especifico ao meu router?!!

    Obrigado pelo excelente post, porque assim descobri que os meus vizinhos andavam a usar net à minha pala e ainda s gabavam d nao pagarem net!! agora queria preparar-lhe umas revenge! ahah

  31. Avatar de anonimo
    anonimo

    Eu alterei a password mas agora nao consigo entrar.Sabe dizer-me porquê?

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      Já percebi o que se passou: quando ia alterar ele perguntou se queria que a password fosse Administrator para o login de Administrator e eu disse que sim porque não li bem. agora já está tudo bem.
      Já agora, muito bom site.Parabéns 🙂

  32. Avatar de Opol
    Opol

    Ontem insalei a MEO, e entrei no IP do meu router, Hompson TG784n , para alterar a pass, só que a página bloqueou, e agora já tentei entrer na pagina do router e não consigo,insiro o IP, e a informação que se mantem na página é sempre a mesma : a aguardar por 192.168.1.254
    ALGUÉM TEM ALGUMA DICA?
    Opol

  33. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Boas pessoal, estou aqui a “detectar intrusos” na minha rede doméstica e aparece assim “Unknown-00-0e-35-fd-aa-2f”(mais uns 3 assim…). Isso quer dizer que conseguiram efectivamente entrar?
    Como posso remove-lo? é possivel bloquear?