Em breve poderá ter de pagar uma mensalidade para usar os Grupos do Facebook

59 Comentários

Fruto de várias razões, o Facebook tem alterado a sua postura e até o funcionamento da rede social. São várias as provas dadas de que esta mudança é real e está acontecer. Depois de todos os problemas recentes, e de mudar algumas regras, prepara-se agora para começar a cobrar para os utilizadores acederem a alguns Grupos o Facebook.

Facebook Grupos mensalidade

Esta será por agora uma funcionalidade experimental, mas a verdade é que muito em breve os administradores dos Grupos do Facebook vão poder passara cobrar para que os utilizadores acedam aos grupos que gerem. Desta forma recompensam estes autores de conteúdos e criam zonas exclusivas e únicas.

Segundo foi anunciado pelo próprio Facebook, os preços de acesso a estes grupos vão situar-se entre os 4,99 e os 29,99 dólares mensais. Para quem decidir pagar terá acesso exclusivo a estes grupos, ficando os restantes utilizadores barrados.

Para testar a funcionalidade e avaliar da adesão que os utilizadores vão ter a esta novidade, apenas um grupo limitado de criadores de conteúdos e gestores de grupos vão poder alterar o tipo de grupos e passar a cobrar a mensalidade.

Facebook Grupos mensalidade

Uma vez que esta novidade dos grupos será, por agora, limitada aos dispositivos móveis, a subscrição ficará a cargo da Apple e da Google, revertendo parte dos valores cobrados para estas empresas.

Para muitos a monetização dos Grupos do Facebook pode fazer sentido para que a rede social passe a conseguir obter rendimentos desta sua área. Por agora esta é uma área que não tem publicidade e que se pretende que assim se mantenha.

Esta é mais uma prova de que o Facebook está a mudar e que procura novas formas de conseguir obter rendimentos do que tem disponível. Depois dos vídeos publicitários que vão chegar ao Messenger, é agora a vez dos Grupos do Facebook serem alterados e começarem a ter uma mensalidade.

|Fonte

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leal
    Leal

    É como o balão, vai enchendo, quando chegar ao seu limite vai estourar e, o Facebook está nessa fase do estoiro.
    Começa a ser um absurdo o que estão a impor às pessoas, ignorando estas e só pensando em lucros.
    Acho que o fim do Facebook está próximo, é só uma questão de tempo.
    Há que pensar em alternativas!!!

    1. Avatar de tugao
      tugao

      LOL… todo o serviço é gratuito… tipico tuga, quer tudo de graça do bom e do melhor.
      Só vai pagar quem quer…

      1. Avatar de João
        João

        Ou “o fim está aproximo” ou “é só uma questão de tempo”, não pode ser as duas coisas. 🙂

        1. Avatar de Nuno Carvalho
          Nuno Carvalho

          “Próximo” e “questão de tempo” complementam-se não são opostos. ahahahah

          1. Avatar de João
            João

            Hum, não será para breve mas poderá ser uma questão de tempo até mudares de opinião.

    2. Avatar de Diego
      Diego

      Nos EUA já perderam espaço, os Americanos nem quer saber de usar Facebook a um tem. E se começarem a exigir muito eu tbm não me importo de deixar.

    3. Avatar de Servo
      Servo

      E o fim… E o google+ está aguardando. Google vai a forra!

      1. Avatar de XXT
        XXT

        Ninguém usa o Google+…

  2. Avatar de Gomesfigueiredo
    Gomesfigueiredo

    Isto esta ficando pessimo nao tem qualquer interesse ficar utilizando o dito site

  3. Avatar de AV
    AV

    A alternativa é o Instagram

    1. Avatar de Bruno Correia
      Bruno Correia

      … Que é de quem?

    2. Avatar de Eric Mac Fadden
      Eric Mac Fadden

      Porcaria similar… ou até pior…

      Por isso que a única rede social que uso é o Disqus, algo que deveria ter aqui no Pplware.

    3. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Twitter… quase sem censura….

  4. Avatar de AV
    AV

    Eu acho bem, irá funcionar para muitos artistas/bandas, e outros setores parecidos, com “beneficios de socios”. Por exemlplo, para um músico, pagas para estar no grupo, e todas as semanas o músico publica novas músicas, ou wallpapers, ou começa a falar com os membros do grupo… Várias opções que irão benefeciar os fãs e também o outro lado (falo de música porque é uma área que percebo), podem ligar-se mais aos fãs e ainda receber, muitas vezes nao acontece isso porque nao têm tempo, com o dinheiro poderá ser possível

    1. Avatar de jony
      jony

      acho que não percebeste o conceito, o dinheiro da subscrição iria para o próprio facebook e não para os criadores do grupo

      1. Avatar de Ângelo
        Ângelo

        Nada disso. Vai para os criadores do grupo (havendo claro uma comissão pelo processamento dos pagamentos, para a Apple e Google). Só não é claro se o Facebook também vai levar alguma comissão.

        1. Avatar de Peace
          Peace

          de 5€ se o criador do grupo ganha 1 já é uma sorte. Os intermediários ganham sempre mais sem se chatearem muito

  5. Avatar de pedro matos
    pedro matos

    Não a ideia é muito boa,a isto se chama empreendedorismo!

  6. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    eu mais rápido deixo de usar o facebook por completo, em total serve para desejar feliz aniversário e ver umas fotos dos outros

    1. Avatar de Raf
      Raf

      Isso e para algumas pessoas verem gatinhos e outros animaizinhos. Nem tenha dúvidas

  7. Avatar de nkp
    nkp

    querem fazer de tudo para usar aqueles cartões facebook que estão nos hipermercados? ahah

  8. Avatar de pedro
    pedro

    a continuar assim, qualquer dia só vou ao facebook por causa dos aniversários dos amigos e pouco mais …. continua assim facebook que é o principio do teu fim!!!

  9. Avatar de SC
    SC

    Queeeeê… Os autores dos grupos podem cobrar dinheiro para o acesso!!
    Mas quem alimenta os grupos, quem faz o grupo ter relevância, quem faz o grupo ter bons conteúdos… quem faz os grupos somos todos nós. Boa sorte para essa ideia.
    O Facebook está a dar as últimas. Já há boas alternativas e em Português… tá na hora de mudarmos

    1. Avatar de Raf
      Raf

      Dá cada vez mais vontade de o fazer (abandonar o facebook). Isto não tem nada a ver com manter-se sustentável, isto é ganância pura. Onde é que isto beneficia o facebook, que funciona a base de anúncios, pemitir a criadores de conteúdo cobrar pelo acesso ao conteúdo? Fora do face, sites pagos são um nicho restrito, não é uma coisa de msssas. Estou em crer que dentro do face não será diferente. Tando em conta a capacidade desta máquina que é o facebook de “conduzir” as pessoas a um nível de tal forma inconsciente que muitas vezes nem é sequer percetivel isto parece-me tratar-se de ambientar as pessoas ao conceito de ‘acesso premium’ a conteúdos específcos (que dantes estavam acessíveis livremente). Faz lembrar um pouco a SportTV, quando chegou: muitos dos jogos que antes davam nos canais abertos passaram a ser transmitidos apenas no canal pago. Vantagem para o utilizador: zero.

      Muito desejoso para que surja a próxima “grande rede social” para as massas para poder largar esta bodega cada vez mais cheia de coisas que me espiam e não me interessam. Não o faço porque infelizmente tenho contactos infoexcluidos q.b. para usarem meios alternativos de comunicação.

    2. Avatar de CO
      CO

      SC, pode sugerir as “boas” alternativas em Português? Obrigado.

    3. Avatar de Jokka
      Jokka

      Exactamente

  10. Avatar de O Crítico
    O Crítico

    Mais uma razão para deixar de usar o FaceBook… É ver os aniversários e pouco mais… de resto é fake news… lixo…

  11. Avatar de João Serra
    João Serra

    Depois de o instagram tar a tomar a liderança… e tarem a por publicidade nas conversas privadas…esta ideia parece me excelente

    1. Avatar de Mad
      Mad

      Não é por nada mas o instagram tambem vai acontecer o mesmo, visto que pertence ao Facebook e vão ter de o rentabilizar. Agora a duvida qual a 3º grande rede social para além do instagram e do facebook, veremos qual a proxima que o facebook vai comprar.

      1. Avatar de Hefesto,o Grande
        Hefesto,o Grande

        “Agora a dúvida,qual a 3ª grande rede social para além do Instagram e do Facebook,veremos qual a próxima que o Facebook vai comprar.” O Twitter,”Mad” ?? Eu sei lá… Mas se há gigantes que podem comprar o Twitter o Facebook é um deles e temos de pensar que o Mark Zuckerberg NUNCA brinca em serviço !! A questão é essa,se,por acaso,um dia,o Twitter ficar nas mãos do Facebook o monopólio é total !! Facebook-Instagram-Twitter—»tudo nas mãos de um só império !! Eu acredito em tudo,claramente… 🙂

  12. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    Leia o artigo antes de comentarem. A possibilidade dos criadores dos grupos poderem cobrar a subscrição é só isso: possibilidade. Não quer dizer que agora todos os grupos vão passar a ser pagos.

    Depois é uma questão de bom senso. Um grupo onde os membros é que partilham o conteúdo (por exemplo, um grupo de humor onde os membros colocam imagens e vídeos engraçados), não faz sentido ser pago. Mas, outro exemplo, um grupo criado por um autor para os seus fãs, onde pode partilhar algum conteúdo original e exclusivo, faz sentido pode cobrar por isso.

    Resumindo, grupos criados por autores que criam o conteúdo, faz sentido poderem cobrar por isso. Grupos comunitários, onde toda a gente contribui, não faz sentido cobrar.

    1. Avatar de Raf
      Raf

      O facebook está a usar a sua audiencia para provas de conceito e estudos de mercado. E como eles conhecem muito bem a sua audiencia os dados se forem bem trabalhados devem conseguir ser bastante fidedignos. Desengane-se aquele que vê algum tipo de inocência nestas “experiências” do facebook. Está demasiado (dinheiro) em jogo para haver inocência neste tipo de manobras.

      1. Avatar de Isabel
        Isabel

        E uma cambada, também é da maneira de ke toda a minha família desista do face e somos muitos!!! Boa sorte se forem com isso avante

  13. Avatar de Mario Silva
    Mario Silva

    Podem passar a cobrar por um serviço horrível e que no momento que o façam deixo todos os grupos que administro e onde me encontro subscrito. É o fim da rede “social” porque nesse momento menos conteúdo será partilhado e menos conteúdo será mostrado no feed, para as marcas será fantástico…a seguir estou a ver eles a cobrarem por seguir as páginas…LOL! Se já mostram publicidade e ainda querem cobrar por ver publicidade? Hehehe…o fim do FB está próximo.

  14. Avatar de Ana Gonçalves
    Ana Gonçalves

    Há pessoas que têm grupos que já fazem isto.

    1. Avatar de Adriano Magalhães
      Adriano Magalhães

      Seria grupos de que?

      1. Avatar de jakeline
        jakeline

        Eu por exemplo crio conteudo.
        Faço vídeos onde ensino a fazer artesanato. Cobro uma taxa de entre 35 a 60 reais, vai depender da peça. tenho mais de 20 grupos de conteúdo pago.

  15. Avatar de Filipe Ezequiel
    Filipe Ezequiel

    Primeiro, tudo era “livre”, depois chegou os a “seguir” e ultimamente são os grupos, este ultimo como são livres de publicidade querem agora tentar retificar o erro cobrando uma mensalidade ou anuidade aos administradores, hehehe, acho bem, finalmente os norte americanos chegaram à conclusão que os grupinhos são o “cancro” das sociedades!

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Filipe, deves primeiro ler o artigo, não está a falar da mesma coisa 😉

      1. Avatar de Filipe Ezequiel
        Filipe Ezequiel

        Obrigado pela chamada de atenção! Corrigir administradores, por seguidores lol, falhou!

        1. Avatar de Filipe Ezequiel
          Filipe Ezequiel

          Comigo, nesses grupos pagos não contam, com toda a certeza, compreendo que queiram arranjar uma forma identica ao youtube para ressarcir essa malta mas não contem com o meu dinheiro, arranjem outra solução!

  16. Avatar de Luis
    Luis

    Vou ao FB todos os dias, mas espero que imploda.
    Já agora existem n páginas ou até redes sociais muito melhor conseguidas para seguirmos os artistas onde estes ou as editoras colocam em primeira mão o seu produto.
    Os gananciosos têm de perceber que a net só faz sentido se for grátis…. sempre vão enganando alguns é certo.
    Venha de lá esse pagamento para ver a reacção.

  17. Avatar de Str
    Str

    Não me parece que seja verdade. Mais depressa começam a cobrar comissões por se usar o market. Agora cobrar por grupos???!!! Parem lá de dar eco a todos os rumores que ouvem por aí

  18. Avatar de jose.matos
    jose.matos

    Título um pouco enganador. Título induz o leitor pensar que para usar os grupos no facebook vai ser necessário pagar uma mensalidade o que é de todo errado.

  19. Avatar de Altino
    Altino

    FaceCrook…. depois do escandalo da cambridge…. ainda ganharam mais utilizadores

  20. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Acho bem. Pode ser que assim o FB feche de vez.

  21. Avatar de hommer
    hommer

    não estou minimamente preocupado grupos que queiram €€€€ não adiro, e nem como é normal a esmagadora maioria vai fazer o mesmo…

    estou mais para ver a história do messenger com publicidade isso é que não me agrada nada, nem faz sentido algum, tem bom remédio querem gerar receita, façam uma versão lite e uma Pro(paga sem publicidade)

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      100% de acordo com o que afirmou,”hommer”.Subscrevo tudo o que disse.Era só o que faltava. 🙂

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não vai acontecer porque seria o fim do mesmo,para além de os grupos a borla irem dominarem tudo caso eles vão nesta.

  23. Avatar de d4rkw3b
    d4rkw3b

    Depois ler a maioria dos comentários, chego á conclusão que Português é de facto uma lingua dificil de compreender para certas pessoas….
    É que nem a ler percebem.

  24. Avatar de jose
    jose

    os muitos milhoes nunca serão suficientes…parece mau para os viciados,afinal será dificil postar cada vez que forem cagar….eu,já nem vou dormir esta noite de preocupação

  25. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    “Segundo foi anunciado pelo próprio Facebook,os preços de acesso a estes grupos vão situar-se entre os 4,99 e os 29,99 dólares mensais.” Ah,ah,ah,esta é boa !! Eu tenho conta no Facebook mas nunca na vida pagaria para me juntar fosse a que grupo fosse !! Que se lixe a exclusividade,ora,ora !! 😀 😀 😀

    1. Avatar de jakeline
      jakeline

      Vamos supor que algum professor da area que você estuda, se estuda. resolvesse fazer um curso, cria um conteudo e coloca em um grupo.
      é isso a pessoa paga pra entrar no grupo e ter acesso a este conteudo

  26. Avatar de Adriano Magalhães
    Adriano Magalhães

    Espero que com isso tudo outras redes ascendam e o facebook mercenário tenha o mesmo destino do Orkut, que era uma boa rede social.

    1. Avatar de hommer
      hommer

      o problema é que nenhuma das outras redes está ao nível do Facebook, se não o facebook já tinha caído por terra,,,

      1. Avatar de Adriano Magalhães
        Adriano Magalhães

        Pois é, queria muito que esse “monopólio” mudasse, queria muito!

  27. Avatar de informado
    informado

    Twitter

  28. Avatar de Pintor
    Pintor

    Muito bom para vender acesso a piarataria.

  29. Avatar de Manuel
    Manuel

    Desisto logo do Facebook só me faltava isso chulos já há muitos