Pplware investe em criptomoedas – levantamento e balanço do investimento inicial

70 Comentários

Depois da “febre” que se verificou nos últimos meses de 2017 e início de 2018, o mercado das criptomoedas está agora um pouco mais estável. As flutuações nas cotações das divisas não são tão extraordinárias como no passado e isso concede uma estabilidade e sustentabilidade necessárias a este tipo de meios.

Tendo em conta esta realidade mais saudável, decidimos envergar no investimento de criptomoedas a título de aprendizagem dos métodos usados. Vamos demonstrar e justificar os nossos investimentos e contaremos consigo para colaborar nesta tarefa de perceber as ferramentas usadas.

criptomoedas


Na primeira parte do nosso investimento em criptomoedas, investimos 30€ em Cardano (ADA) e ICON (ICX). Os principais objetivos do investimento eram a hipotética valorização das criptomoedas e a demonstração das ferramentas disponíveis para o utilizador, desde as mais básicas e intuitivas até às mais avançadas e rentáveis.

Tendo em conta o espetro de leitores, decidimos começar por abordar as plataformas mais simples, nomeadamente a Coinbase. Apesar das taxas inerentes mais altas, a Coinbase é uma excelente plataforma para se iniciar neste mundo das criptomoedas.

Depois de concluída a aquisição de ADA e ICX, as criptomoedas ficaram alojadas na carteira da Binance. Visto que o investimento foi relativamente curto, cerca de seis semanas, não valia a pena transferir os montantes para uma carteira própria, algo que resultaria apenas em mais taxas.

O primeiro passo para conseguirmos realizar o levantamento do valor, em EUR, correspondente ao montante das criptomoedas adquiridas é transacionar essas criptomoedas para bitcoin (BTC), ou outra criptomoeda suportada pela Coinbase, como Ethereum (ETH) ou Litecoin (LTC).

anterior próxima

Tendo realizado a conversão para BTC, é momento de enviar as divisas para a Coinbase. É um procedimento bastante elementar, basta copiar a chave da sua carteira na Coinbase, inserir a chave no menu de levantamentos da Binance e o montante será enviado, depois de aplicadas as respetivas taxas.

Depois de depositadas na Coinbase, terá de vender as criptomoedas. Receberá EUR pela venda e depois resta apenas enviar esse dinheiro para a sua conta bancária.

anterior próxima

Como pode conferir, o procedimento é simples, mas não é o mais rentável…

Rentabilidade e balanço do investimento

Apesar do potencial de valorização nas criptomoedas em que investimos, ICX e ADA, tal acabou por não se verificar no período de tempo em que realizámos o investimento, tendo o mercado global de criptomoedas decrescido em geral. Num futuro mais alargado tal é bem provável que aconteça, mas não nos é pragmaticamente possível investir a tão longo prazo.

Cardano

Inicialmente, adquirimos 44 unidades de ADA a um preço de 0,00004 BTC cada unidade. No momento da venda, cada unidade de ADA estava estipulada em 0,000024 BTC. Um decréscimo de 40%.

ICON

Quanto ao ICX, adquirimos 3,86 unidades a um preço de 0,00047 BTC por unidade. Aquando da venda, o ICX valia 0,0003 BTC/unidade. O seu valor baixou 37% durante o período de investimento.

Balanço final e a questão das taxas (fees)

As extrapolações anteriores foram feitas em relação à bitcoin, que também decresceu bastante em relação ao EUR e USD no mesmo período.

Num balanço final, devido à desvalorização das criptomoedas e a aplicação de todas as taxas necessárias, dos 30€ investidos inicialmente, o retorno ficou fixado em apenas 8,44€. Isto representa uma perda de 72% do montante investido.

Obviamente as desvalorizações de Cardano e ICON têm um impacto significativo no balanço final do nosso investimento, mas o âmago da discussão está sobre as taxas impostas pela Binance e pela Coinbase na aquisição, transação e movimentação das criptomoedas.

  • taxa para comprar criptomoedas na Coinbase
  • taxa do método de pagamento, caso se use cartão de crédito
  • taxa para enviar para a Binance
  • taxa para converter BTC noutras criptomoedas na Binance
  • taxa para voltar a converter essas criptomoedas em BTC
  • taxa para enviar para a Coinbase
  • taxa para vender BTC em EUR na Coinbase
  • taxa para enviar o EUR para a conta bancária

Ao passo que a Binance é uma das melhores exchanges para transacionar criptomoedas, a Coinbase tem várias alternativas no seu segmento, incluindo a própria GDAX – que em breve passará a ser designada por Coinbase Pro – que oferece menos taxas e valores percentuais mais amigáveis para o consumidor.

O principal alerta remete para a megalomania das taxas cobradas por algumas plataformas de transação que podem facilmente retirar a rentabilidade de um investimento, especialmente se forem investidos montantes mais modestos. Nestes casos, investir assertivamente e a longo prazo é a melhor opção, evitando muitas transações no processo.

Procurar exchanges com taxas mais baixas, mesmo sendo menos intuitivas na sua interface de utilização, é uma outra opção válida para os investidores.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Há gente assim. Gostam de gastar dinheiro em algo que não existe.

    Comprem ouro ou diamantes que são reais e dificilmente perdem valor.

    As criptomeadas não existem e não estão indexadas a algo tangível!!! Não se iludam com “a cortina que vos põem à frente dos olhos para vos ocultar a verdade” e a verdade é que “a colher não existe”!!!

    1. Avatar de celso
      celso

      É que muita gente ainda não entendeu que comprar ouro ou prata rende mais e é mais seguro.
      O ouro em 2004 estava a 10.000€/kg e agora anda nos 35.000€/kg.
      É só fazer as contas….

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Onde se pode comprar online, seguro?

      2. Avatar de João Paulo Figueiredo
        João Paulo Figueiredo

        Também já esteve a 51.000€/Kg e agora está a 35.000€/Kg. Quem comprou alto agora está a perder. É só fazer as contas.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Mas asses €51/kg actualmente correspondem a €57/Kg porque deve-se ter em conta a inflação acumulada (média 11%) de 2011 a 2018…

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            Ahahah, bela piada…

        2. Avatar de Heldr
          Heldr

          Pois, isso já não interessa…

      3. Avatar de Jorge Franco
        Jorge Franco

        https://goldprice.org/gold-price-chart.html

        Just like crypto quem comprou a 44k agora tambem está a perder dinheiro =)

        qualquer mercado de assets existem regras.

        Nunca fazer day trading
        Nunca comprar alto e vender baixo

        e a regra mais importante de crypto é investe apenas aquilo que estás disposto a perder.

        se eu tiver 1000€ que não me fazem falta invito em crypto se duplicar ganhei se baixar não “perdi” nada

        1. Avatar de GM
          GM

          Boa, essa ideia. Parece que está a jogar no EUROMILHÕES pela aposta mínima, 2,5€: “se eu tiver 1000€ que não me fazem falta invito em crypto se duplicar ganhei se baixar não “perdi” nada”. O dinheiro deve-lhe crescer nas árvores, ou aparecer debaixo das pedras sem grande esforço. Por essa razão tem essa filosofia.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Em bom rigor, o dinheiro nasce nas árvores… uma vez que as notas são feitas de papel.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            E também nascem debaixo das pedras… porque são constituídos por metais que se encontram no subsolo como o cobre e níquel.

          3. Avatar de Jorge Franco
            Jorge Franco

            Quem diz 1000 diz 1 diz 10k
            a regra aplica-se .
            por exemplo em vez de jogar no raspa , na lotaria , jogo na bolsa/crypto
            em vez de gastar 10 euros no café , compro crypto.

            como disse so devemos investir o que estamos dispostos a perder, cada um dá o valor que quer ao seu “dinheiro” , seja crypto , seja sagres , seja coca , ou seja um bigmac

          4. Avatar de GM
            GM

            Ao Realista: A sério?? Quem diria!!

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Aparentemente não sabia quem diz que o dinheiro não nasce nas árvores…

          6. Avatar de Realista
            Realista

            @Jorge Franco, sem dúvida. No entanto falta muita cultura financeira em Portugal…

        2. Avatar de Hugo Nobre
          Hugo Nobre

          Nunca fazer day trading não é uma regra.
          Eu faço maiores lucros com day trading do que swing trading.
          São 2 modos de trading tanto se pode usar um ou outro, ms claro é preciso aprender 1º.
          Tal regra não existe.
          Há traders que usam um , outro ou os 2.

        3. Avatar de Hugo Nobre
          Hugo Nobre

          Crypto não é uma aposta.
          Quem investe sem objetivos ou bases é que está a apostar pois não sabe o que está a fazer.
          Não gere o risco, não escolhe pontes de entrada e saída e não usa stoploss nem analise fundamental.

          1. Avatar de thylux
            thylux

            Umas bases de análise fundamental é que poderia ser um bom artigo para os interessados em investir.

      4. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        bem, não sei o que é que querem chegar com essa comparação… o bitcoin ainda não existia em 2004, portanto não tenho comparar, mas se comprasses btc no dia 1 de janeiro de 2014 (que seria uma má compra na altura porque os meses seguintes foi sempre a cair) e vendessem hoje teriam 104 000€

        Mas como disse mais abaixo, isto não é acerca do preço, é acerca de mudar o mundo…

      5. Avatar de eleck
        eleck

        obviamente nunca veste uma coisa a crescer 23000% num espaço de 2 meses, ou entao coisas mais normais como crescer 500% e meia duzia de meses ou 3000% num ano.
        Pessoas como tu acham que investir a 15 anos é que é seguro.
        Isto das cryptos assemelha-se ao boom tecnologico dos anos 90 quem quer entra agora quem não quer daqui por 20 anos vai dizer A se eu tivesse comprado BTC ouETH, como dizem hoje se eu tivesse investido na google ou amazon

        1. Avatar de GM
          GM

          E aprenderes a escrever? É que crescer a 23000% pode-te trazer guito, mas não te traz seguramente sapiência e conhecimento. Eu percebi o conteúdo, mas tive de emntalmente inserir a pontuação, caso contrário não se percebia puto.

          1. Avatar de eleck
            eleck

            sabes como é quando nao ha agurmentos ataqua-se a gramatica

        2. Avatar de GM
          GM

          Tens razão, quando a cabeça não dá para mais, continua-se a escrever com erros, em cada palavra.

          1. Avatar de eleck
            eleck

            Pelos vistos continuas a ser cínico, presunçoso e mal educado, típico de miúdos que só mandam petas. Continua a investir no ouro e nos diamantes HF

          2. Avatar de GM
            GM

            Faz lá um exame de consciência e vê quem está a ser mal educado , típico de miúdos! Ah, e não invisto, nem em ouro, nem em diamantes. Vá lá, desta vez não escreveste com erros.

    2. Avatar de mlopes
      mlopes

      não te tiro alguma razão mas a falta de indexação a algo tangível não serve o teu argumento já que nenhuma moeda corrente atual está “indexada” a algo tangível. não desde que os eua denunciaram os acordos de bretton woods em 1971

      1. Avatar de Bob
        Bob

        +infinito!!! 🙂

        As vezes que tento explicar isto às pessoas, e quase ninguém percebe… deixa-me bastante preocupado.

    3. Avatar de Realista
      Realista

      O valor de algo não é algo intrínseco e não é por ter existência física que ele vale mais do que outro… aliás o valor é tão subjectivo que 1kg de ouro ou diamantes é menor que 1L de água para quem está no meio do deserto a morrer à sede. Basta alterares algumas condições e o valor de troca altera-se.

      A “moeda” como conhecemos já teve como forma física pedras, seixos, barro e só mais recentemente é que passou a ser o papel, entre outros .

      Por exemplo, a nível de curiosidade o TIDE em 2006 foi utilizado como moeda de troca nos EUA entre traficantes porque passou por um período de escassez o que fez aumentar o preço e para além disso não tem números de série pelo que são indetectáveis as transacções.

    4. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Os diamantes é para rir não!?

      1. Avatar de GM
        GM

        É! É tudo gente a quem o dinheiro cresce literalmente nas árvores, à parte a celulose que lhe dá o suporte físico. Por essa razão, estão dispostos a “investir” e a perder o dinheiro, como quem vai ao casino, ou joga no EUROMILHÕES com o máximo de apostas possível.
        Eu, quando jogo no EUROMILHÕES (coisa rara), apenas “invisto” 2,5€. Como o resultado é sempre zero, estou uma temporada até voltar a “investir”. Ah, e este “investimento” ainda tem algum princípio social, ao passo que as cryptos…. são boas para quem cobra as taxas, taxinhas e taxetas.

    5. Avatar de Heldr
      Heldr

      Bela piada comprar ouro, depois tens de o vender e pagar 23% de IVA mais 28% de impostos e é alta burocracia.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Pensava que o ouro estava isento de iva

    6. Avatar de Hugo Nobre
      Hugo Nobre

      Ahahah.
      Não existe ? Engraçado.

  2. Avatar de Jorge Franco
    Jorge Franco

    buy low sell high
    HODL

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      ya, eles compraram quando estava alto, claro que quando se está no topo só se pode descer :/

      1. Avatar de Bruno. M
        Bruno. M

        LOL Buy Low Sell High é a velha máxima de toda a troca de valores! Seja na bolsa ou fora dela!
        Se estiver mais baixo na altura de vender… HODL! – – – A não ser que se faça troca durante todo o dia (em vez de fazer hold até ao momento da venda) e mediante o mercado, vender mal se veja quebras de valor, para comprar mais baixo quando se veja que o valor está para subir!!

        ISTO é o cerne de compra e venda de moeda, seja ela FIAT ou CRYPTO!

  3. Avatar de Steven
    Steven

    Buy the red, sell the green…

    Agora por exemplo seria um bom entry-point para quem quer pensar a médio prazo.

    E diversificar, 3 moedas não dá diversidade suficiente, eu apostava em 10-20 do top 20 e/ou rebalancing regular.

    E para os mais aventureiros olhar para investimentos em ICOs/TGEs já que o retorno pode ser significativamente superior (2-20x) mas com o obvio risco associado.

  4. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Normal.. O que esperavam? Desde Janeiro que praticamente só descem as criptomoedas no geral. A BTC está a menos de metade do valor de Dezembro, a ETH praticamente a mesma coisa… No ultimo ano no gráfico da BitCoin até se observa quase que um gráfico gaussiano.

    1. Avatar de Bruno. M
      Bruno. M

      Infelizmente (para já) TODAS as Altcoins estão com oseu valor e valorização associados à valorização (ou consequente desvalorização) desta!

      Se o valor da BTC sobe, o valor das Alts sobem, se baixa, baixam!

  5. Avatar de nkp
    nkp

    esta a morrer aos poucos essas moedas?

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      não morrem, desvalorizam. O bitcoin vai morrer eventualmente devido à escassez de moeda (é comparável a deixarem de produzir euro de um dia para o outro). e como as outras dependem do bitcoin por ser a principal vão desvalorizar também..
      Todavia, eu acredito que quando o bitcoin morrer, (valer quase nada), outra vai ocupar o lugar e vão voltar a valorizar em demasia

      mas calma, as moedas virtuais não têm o objetivo de fazer diinheiro crescer, o objetivo é trocas comerciais a baixo custo, seguras e instantâneas

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        O que dizes não faz sentido nenhum.

  6. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    “Num balanço final,devido à desvalorização das criptomoedas e a aplicação de todas as taxas necessárias,dos 30€ investidos inicialmente,o retorno ficou fixado em apenas 8,44€. Isto representa uma perda de 72% do montante investido.”—»deixe lá,pelo menos você conseguiu passar a sua mensagem e isso é bom.Força,um abraço,Eduardo Mota. 🙂

  7. Avatar de Oscar
    Oscar

    Parabéns pelo excelente artigo, bastante pedagógico.

    Obrigado

  8. Avatar de joao sampaio
    joao sampaio

    coitados daqueles que investiram no bitcoin
    grande queda e grandes perdas

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      coitados dos que não percebem que isto é mais que um investimento. é uma forma de nos libertarmos do sistema bancario

      1. Avatar de GM
        GM

        É, é um investimento. Está-se a ver, e à distância. Tão bom tão bom, que, o tal algoritmo (blockchain) inviolável….foi violado, pelo menos a julgar pelas notícias que vieram a público.

        1. Avatar de Steven
          Steven

          Existem milhares de moedas, muitas delas com o seu próprio algoritmo, terá de ser mais especifico em relação a qual está a falar.

    2. Avatar de Steven
      Steven

      Pois coitados dos que já multiplicaram por 10x o investimento inicial… Quem entra perto do bottom ganha sempre… E quem entra em ICOs não faz percentagem mas vezes (10x = 10000% – sim tenho alguns investimentos assim).

      Se olharem para o valor do eth/btc/ltc à um ano atrás verão que quem entrou nessa altura está ainda a ganhar (muito) dinheiro, agora quem entrou no fim do ano/inico deste na loucura da subida não correu bem.

      1. Avatar de Steven
        Steven

        *10x=1000%

        1. Avatar de Bruno. M
          Bruno. M

          subscrevo!

    3. Avatar de Gomes
      Gomes

      Realmente… Coitados dos que investiram aos 10€, 100€ ou 1000€….

      1. Avatar de Steven
        Steven

        E coitados dos que têm dinheiro a prazo a render 1% (se tanto) ao ano 🙂

        1. Avatar de Bruno. M
          Bruno. M

          E ainda pagam impostos…
          Felizmente (ainda) não se paga impostos sobre estes investimentos 😀

          1. Avatar de Heldr
            Heldr

            Ninguém te obriga a declarar também.

  9. Avatar de PoPey
    PoPey

    Em bolsa (aqui nas BTC é igual) so perdemos dinheiros quando vendemos mais barato do que compramos… Enquanto não existir venda não perdemos dinheiro.

  10. Avatar de Marcelo Fares
    Marcelo Fares

    Vendeu e comprou no momento errado pois com esta queda é agora que se compra e lá por agosto em diante na qual o mercado sobe é que se vende.

  11. Avatar de Altino
    Altino

    A flatulência comeu algumas bitcoines mas o pipiwar sai a ganhar!!!

  12. Avatar de Bruno. M
    Bruno. M

    É a velha máxima de toda a troca de valores! Seja na bolsa ou fora dela!
    Se estiver mais baixo na altura de vender… HODL! – – – A não ser que se faça troca durante todo o dia (em vez de fazer hold até ao momento da venda) e mediante o mercado, vender mal se veja quebras de valor, para comprar mais baixo quando se veja que o valor está para subir!!

    ISTO é o cerne de compra e venda de moeda, seja ela FIAT ou CRYPTO!

  13. Avatar de Fake
    Fake

    Parece que ainda nao perceberam que os valores astronômicos das crypto se deveram a manipulação de mercado. É mais que obvio e além de o ser já existem estudos a o comprovar. Quem esta a espera de valores como aconteceram no passado, estes so voltam a existir com outras manipulações, ou sejam estao ao sabor dos grandes investidores e detentores de stock.

  14. Avatar de Heldr
    Heldr

    Compro ações da Apple, e ganho mais dinheiro e de forma mais segura que essas invenções mirabolantes.

    https://pplware.sitedev.pt/apple/apple-50-receitas-telefone-fim-2017/#comment-2095483

    Comprei a 156, valem hoje 182, ganhei 19,7% e já estive a ganhar mais, e de certeza que vai subir.

    Além disso, é uma forma de apoiar a empresa.

    1. Avatar de Steven
      Steven

      Compro Zilliqa em ICO, faço 25x. Se tivesse investido 2000€, tinha 5000€. 2500% vs 19.7%, de certeza que esses 19.7% vão subir ainda mais, força aí!

      1. Avatar de Steven
        Steven

        *50.000€

  15. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Também gostava de saber mais sobre as moedas digitais, mas através de mining (gpu)…

    – é mais fácil de instalar em Windows ou Linux? instalação de software ( mining, carteira e segurança)
    – tenho um intel g4400 com 4g de ram, que gpu’s (até duas gpu(amd ou nvidia)) poderia instalar para que ao fim do mês tivesse um lucro de 30 euros , já com a energia elétrica paga?
    – quais as melhores moedas para mining (ex: litcoin, zcash, etc)( que dão mais retorno)

    Ter em atenção que o preço das gráficas será abatido, com o dinheiro de mining. Se as gráficas ficarem por 300 euros, só no 11º passarei a ter lucro…

    E se compensa moedas digitais através de mining?

    1. Avatar de Steven
      Steven

      Mining já não compensa há muito tempo, ainda para mais com os preços bastante elevados da nossa electricidade. Há um pouco mais de um ano sim, agora compensa MUITO mais comprar antes a moeda directamente do que estar a investir em hardware. O ROI deve estar actualmente em 12 ou mais meses.

      Tenho cerca de 20 gráficas e só ainda as tenho pois elas já se pagaram algumas vezes (começei a minar há já bastante tempo). Neste momento estão desligadas pois o lucro que elas geram depois de abater o custo da electricidade é ridiculamente baixo (~150€ para um investimento que se fosse agora rondaria os ~6000€.

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Através de calculadoras mining online, 10€/mês foi o retorno que conseguia com duas gtx 1050 ti (2×14.5mhs)… ou rx 560… isto só se aplica para quem já tem as gráficas em casa de um anterior pc, mas minguem tem duas gpu de um pc, depois de um upgrade. Comprar uma no olx… para depis ganhar 10€/mês…lol

        A menos que, com artigo aqui colocado os 10€ de uma moeda digital (z,x,y), ao fim de um ano não seriam só 120€, mas 1200€. Já seria bom. 🙂

  16. Avatar de AP
    AP

    Tanto esquema em cima de esquema, mais vale ir fazer malabarismo, dá menos trabalho e paga melhor.

  17. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Facebook irá permitir novamente publicidade relativa às cripto

  18. Avatar de Porfirio
    Porfirio

    O mercado das cryptomoedas está muito dificil, mas existe uma expectativa que o mercado vai subir, mas agora, há algumas formas de ganhar dinheiro, mesmo com esta baixa nas cryptomoedas. muitas pessoas estão obter muito dinheiro com as cryptomoedas BTC, ETH, UNit Currency
    existem diversos videos a explicar a forma de obter esses rendimentos, estou a tirar bons rendimentos e a preparar para a subida do bitcoin com lucros bastantes elevados. confirmem nos links e inscrevam e comecem obeter rendimentos lucrativos.
    http://bit.ly/2L5tqZWhttps://goo.gl/Hg3Vqh