OpenOffice 3.3.0 disponível para Download

71 Comentários

Depois de dez release candidates e mais de 7 meses de desenvolvimento, foi recentemente disponibilizado o OpenOffice 3.3.0 final

Em tempos de crises como os que se fazem sentir, porque não tirar partido de software gratuito? O OpenOffice.org é um uma suite de de aplicações totalmente gratuita do género do popular Office da Microsoft.

openoffice_00

Dentro da suite OpenOffice.org  podemos encontrar:

  • Editor de texto (Writer) – Alternativa ao Word
  • Folha de cálculo (Calc) – Alternativa ao Excel
  • Apresentação (Impress) – Alternativa ao PowerPoint
  • Ferramenta para desenho (Drawing)
  • Base de Dados (Database) – Alternativa ao Access
  • Editor de Fórmulas (Math)

openoffice_01 (Aspecto do Writer)

O OpenOffice tem sofrido grandes desenvolvimento nos últimos tempos, desenvolvimentos esses que fazem desta ferramenta uma excelente suite de produtividade.

Novidades do OpenOffice.org 3.3.0

  • Melhorias a nível do Interface do utilizador para uma melhor usabilidade
  • ultrapassado o limite das 65,536  linhas na folhas de cálculo. Com esta versão é possível criar até 1,048,576 numa única folha de cálculo.
  • Sistema de impressão totalmente reestruturado
  • Novas opções no import para o in Calc no que se refere ao formato CSV (Comma Separated Value)
  • Possibilidade de inserir objectos nos gráficos
  • Inclusão de funcionalidades para protecção de documentos

Confira todas as novidades aqui

openoffice_02(Aspecto do Impress)

O OpenOffice suporta nativamente o formato aberto OpenDocument que permite aos utilizadores trocar documentos, folhas de cálculos, cartas, memorandos, bases de dados, entre muitos outros. Esse padrão foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e é baseado no formato XML tendo sido aprovado como um padrão ISO/IEC em Maio de 2006 (ISO/IEC 26300).

Actualmente o OpenOffice.org 3.3.0 ainda não está disponível em Português, mas é já possível efectuar o download da versão em inglês.

Artigos relacionados

Licença: LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: OpenOffice.org 3.3.0 [150MB] |Outros idiomas
Homepage: OpenOffice.org

Partilhar:
Tags:

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R
    R

    e as compatibilidades estão melhores?

  2. Avatar de A. Lopes.
    A. Lopes.

    e porque não a vertente Libre Office?

    http://www.libreoffice.org/

    1. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Ia colocar uma mensagem sobre isso…

      …sinceramente, actualmente, não sei qual é a “modalidade” que se deve seguir… se o LibreOffice ou o OpenOffice.

      Curiosamente… o LibreOffice já tem versão 3.3.0 no PortableApps.com e o OpenOffice ainda está na 3.2.0.

      1. Avatar de Tiago Sá
        Tiago Sá

        LibreOffice com certeza. Não é feito por pessoas que não fazem ideia do que FLOSS é, e é bastante melhor que o OpenOffice, apesar de estar em beta. Tem mais funções, e funções mais desenvolvidas, e os icons são melhores, não aquela porcaria da Ocraple.

        1. Avatar de Alexandre Alves
          Alexandre Alves

          LOOOL não sabes mesmo o que dizes ….
          O LibreOffice é um fork do OpenOffice achas que está tão avançado pq? porque alguma divindade criou de um dia para o outro?

          Isso das funções ainda vou averiguar mas duvido muito, uma vez que o código base é o mesmo do OO3. E o fork aconteceu a um par de meses.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            desculpa mas descordo quase completamente do que disses-te…a comunidade open source que tem vindo a desenvolver o openofice criou o libre ofice e são estes engenheiros que conhecem o open ofice melhor que ninguém visto que eram eles o pilar do seu desenvolvimento…
            Em relação ao fork ai ja podemos opinar sobre o assunto, mas por norma uma coisa aberta é mais desenvolvida que uma fechada.
            O import de cvs não seo o que é pois o oo3 ja fazia o import e até sugeria a separação por coma automaticamente coisa que o Mscrap não faz, ou pelo menso até a 6 meses atrás não fazia.

            Viva a liberdade de escolha e a escolha é isso mesmo escolha pelo que cada um deve decidir consoante as suas convicções…
            O ubuntu era suposto trazer ja na proxima versão o libreofice, não o vai fazer possivelmente devido a medo de falhas no mesmo, mas futuramente virá sertamente.
            Eu pessoalmente prefiro algo livre e que defende a nossa liberdade do que algo fechado e chaio de licenças e manhas..
            mas como disse cada um decida pelas suas convicções.

            cmps

          2. Avatar de merlin
            merlin

            pelo que sei o LibreOffice (aka LibO) vai mesmo sair na proxima versão do Ubuntu como suite de produtividade por defeito.

            Mas não é só o Ubuntu. Muitas outras distros vão trazer o “LibO” por defeito. A primeira que vai sair com ele é o OpenSuse. Mas também a RedHat já adoptou. Aqui pelo trabalho a mesma coisa!

            O LibO é um fork do OOo mas feita por quem inventou o OOo – os seus programadores. O que o LibO tem de bom é que realmente, neste momento, não é mais do que o OOo 3.3 com os extras/melhorias fornecidades pela comunidade e que a Sun/Oracle nunca quis integrar. O LibO foi buscar uma série de outras forks como o Go-oo, por exemplo. A verdade é que, no fundo, o LibO leva vantagem sobre o OOo porque tem uma compatibilidade superior com outros offices bem como algumas funções extra.

            As verdadeiras novidades esperam-se na próxima versão. Já há mockups de uma nova UI bem como novas funções.

            Aposto que o LibO irá acabar, eventualmente, por esmagar o OOo…

          3. Avatar de merlin
            merlin

            aposto… mas esperem lá… apenas 5 cent, que eu não quero arriscar perder mt hehehehehe

    2. Avatar de Nuno J.
  3. Avatar de JGomes

    Em português já existe o LibreOffice 3.3 – http://www.libreoffice.org/download/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, estão a ganhar vantagem 🙂

  4. Avatar de donkeykid
    donkeykid

    Agora é que está um pouco confuso…
    Existem diferenças entre o Openoffice e o Libreoffice?
    Por exemplo, já existe versão Portable do Libreoffice mas ainda não do Open…
    Pelo que se sabe o Ubuntu vai deixar o Openoffice para começar a trazer o Libre… Porquê?

    1. Avatar de Wanderer

      A Oracle comprou a Sun e, dessa forma, ficou “responsável” pelo OpenOffice. Alguns dos principais developers da aplicação não gostaram do rumo da Oracle, por isso fizeram um fork do OpenOffice e criaram o LibreOffice. A Canonical, responsável pelo Ubuntu, apoiou este fork desde início e resolveu também adoptá-lo a partir da versão 11.04 no Ubuntu porque, penso eu, o LibreOffice, representa uma forma de ver as coisas mais aberta do que o OpenOffice a cargo da Oracle…

  5. Avatar de Pedro Pinto

    Alguém conhece uma boa ferramenta para correcção de textos já com suporte para o novo acordo ortográfico?

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      O dicionário do Open Office já não tem suporte ao novo acordo ortográfico? Eu acho que tem…

    2. Avatar de Conversor
      Conversor

      Viva,

      Existe uma aplicação multiplataforma de nome “Lince” que permite converter documentos de vários formatos (doc, docx, odt, pdf,…) para a nova ortografia.

      http://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=lince

      Selecciona-se o documento que se pretende converter para a nova ortografia e é criado um novo documento com a conversão realizada.

      Não sei se satisfaz pois não corrige o texto enquanto se edita.

    3. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Pedro, em http://maracuja.homeip.net/ tem ambas as versões (com e sem acordo) para o dicionário de Português, tanto do Openoffice como do Libreoffice.

  6. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Libre Office, sem dúvida….

    Pelo menos para já, parece ter (e vir a ter) um futuro mais risonho que o open office.

  7. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    acabei adotando como a maioria aki pelo visto o LibreOffice, gratuito, e traduzido,e ainda se A Canonical, responsável pelo Ubuntu, passou a dota-lo e este passou a ser meu sistema operacional vamos acompanhar

  8. Avatar de cool-man

    Podem instalar o dicionario com o novo acordo ortográfico no OpenOffice e no LibreOffice

    http://darkstar.ist.utl.pt/openoffice.org/pt/oo3x-pt-PT-AO.oxt

    1. Avatar de JGomes

      E para quem está habituado a escrever o velho bom português:
      http://darkstar.ist.utl.pt/openoffice.org/pt/oo3x-pt-PT.oxt

      😉

  9. Avatar de Tiago Azevedo
    Tiago Azevedo

    E porque não outro software:

    – Mais pesado, é certo
    – Proprietário, é certo

    Mas bem mais bonito e que usa o global menu no Ubuntu?

    http://symphony.lotus.com/

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Enquanto o meu comentário aguarda OK do moderador, acrescento que “Lotus Symphony is based on OpenOffice.org Technology and supports the ODF standard, ISO 26300”.

      😉

  10. Avatar de Rui Amaral
    Rui Amaral

    E o limite de folhas? antes eram apenas 256 folhas…

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Queres dizer páginas do Word, ou mesmo folhas no Excel? No Word entendo, agora 200 folhas no Excel parecem-me suficientes 😐 e difíceis de gerir num só livro.

      1. Avatar de Rui Amaral
        Rui Amaral

        Sim queria dizer no calc (excel), tenho um programa que gera recibos e posteriormente coloca num livro calc por folha cada um dos recibos gerados. Isso significa que se o programa gerar mais do que 256 recibos não consigo abrir com o OpenOffice devido ao limite máximo de 256 folhas. No excel 2003 ou superior não se verifica esse limite.É pena o oppenoffice não ter ultrapassado isto ainda.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          mas…
          guardas os recibos em Excel??
          porque não uma base de dados???

          cmps

  11. Avatar de DoContra
    DoContra

    E que tal o Lotus Symphony? Embora muito básico (só tem processador de texto, folha de cálculo e apresentações), é muito leve e abre sem dificuldades documentos formato Microsoft Office e OpenDocument sem problemas.

    Já está disponível a versão 3 em português europeu (creio que antes do acordo ortográfico): http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.nsf/home

    E se cumprir a promessa de qualidade de outros produtos da Lotus é um “concorrente” interessante para quem não necessita mais do que escrever meia dúzia de cartas, fazer contas à vida numa folha de cálculo e mostrar coisas engraçadas numa apresentação sem grandes pretensões.

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Errata: Onde se lê «documentos formato Microsoft Office e OpenDocument sem problemas» deverá ler-se «documentos formato Microsoft Office e OpenDocument sem formatações potencialmente problemáticas».

    2. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      Uso o symphony no Ubuntu,com global menu. E pelo que vejo, é bem mais pesado que o openoffice ou libreoffice…

  12. Avatar de YYO
    YYO

    HA 3 OPINIÕES:
    – os que realmente pagam pelo MS office e pensam no openoffice como uma possivel saida quando nao quiserem pagar mais pelo MS office.
    – os que realmente usam o openoffice tao habituados e curtem o software
    – os que usam MS OFFICE CRACKADO e tem a mania de mandar bocas a dizer que openoffice é isto e aquilo!!! SE NAO HOUVESSSE MS OFFICE CRACKADO VOCES TAVAM CALADINHOS E USAVAM O OPENOFFICE E NAO RECLAMAVAM

    Ainda ei de ver um dia que não haja office crackado e quero ver se não ficam de bico calado e usam o openoffice, eu uso o Ms office crackado por isso não fico pelos lugares a reclamar das outras possibilidades caso não tenha mais maneira de ter o Ms office crackado

    nao da para converter para DOC?? paciencia mete PDF e entrega assim que em todo sitio aceitam pdf

    COrreção openoffice agora é LibreOffice

    1. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      Correcção: há openoffice e o libreoffice; e dá para converter ficheiros em *.doc sim..

      CUmps

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      mas … YYO isso é que eu não entendo,quero com isto dizer que não entendo o facto das pessoas estarem constantemente a cometer crimes ckacando coisas, etc ,etc e mais não digo, quando teem uma de borla que é so fazer download e instalar gratuitamente, legalmente, sem crime nenhum…??
      Será que isso tem a ver com aquelas doenças do people que salta a roubar coisas nas lojas e chega a casa deita for a e vai roubar mais…esquece-me o nome desta doença que depois de um x de tempo claro é apanhado e vai preso, nos EUA, como não podia deixar de ser, existem aos magotes…!?
      Não percebo mesmo…

      cmps

      1. Avatar de merlin
        merlin

        Ora lá esta!!!

        E para não andar com ilegalidades mudei-me para Linux!

        Vi-me “libre” das chaticesses de ter de andar todas as semanas a procura de um crack qualquer para re-crackar a porcaria de software que usava e que tinha deixado de trabalhar, e ao mesmo tempo abandonei as ilegalidades a que me tinha habituado no curso.

        Em OpenSource só não existe uma real alternativa ao Adobe Flash. De resto encontra-se tudo! Com mais ou menos função, mas tá la tudo para productividade!

  13. Avatar de Emannxx

    É pena esta suite (assim como o Libre Office) ter uma interface “MS Office 2003 like”…

  14. Avatar de Hugo Ferreira
    Hugo Ferreira

    É pena o visual gráfico manter-se na idade da pedra!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      isto é como tudo na visa se queres brinacdeiras e graficos e flores no ecran vais para um se queres trabalhar vais para outro…o ofice livre é para trabalhar, quanto aos outros também devem das , mas com tantas flores pelo meio não sei não…

      cmps

  15. Avatar de cool-man

    “É pena esta suite (assim como o Libre Office) ter uma interface “MS Office 2003 like”…”

    Antes pelo contrario, espero que se mantenha assim.
    Odeio o interface do 2007/10

    1. Avatar de STP
      STP

      Já somos 2!

      Não gosto de coisas muito “apaneleiradas”.

      Que continue assim…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Eu, pelo contrário, acho imensamente útil a nova barra, principalmente no que toca a poder-se alterar os espaçamentos entre parágrafos imediatamente (não é preciso ir a Formatar > parágrafos a cada vez que notamos que o espaçamento que definimos não era o que pretendíamos).

        Outra coisa que gosto na nova barra é a facilidade com que se insere fórmulas matemáticas e caracteres especiais.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        comconrdo contigo STP, eu também não gosto de coisas apaneleiradas 🙂 …por isso e por muito mais uso openofice, se eles alguma vez começarem com paneleiragen, ai vou sofrer, pois a escolha começa a escacear, mas…não existe um ofice português baseado no openofice…pena ser pago, mas se não houver alternativa la terá que ser…
        ms odice??..o que flores no ecran e bolinhas e coisas fofinhas e ….epá…escolham outro isso não é para mim eu quando uso uma ferramenta é para trabalhar e nada de paneleirices…

        cmps

        1. Avatar de brunobola
          brunobola

          Quem usa a Ribbon sabe bem que é excelente e muito bem desenvolvida, adapta-se perante os conteúdos.

    2. Avatar de DoContra
      DoContra

      O interface do MS Office 2007/2010 ganhou em “bonecada” na razão inversa do que perdeu em funcionalidade. Não faz sentido andar a “saltar” de tab em tab para se fazerem duas ou três coisas que antes se faziam em segundos com uma única barra de ferramentas bem configurada (personalizada). Quem utiliza o Word com intercalação de campos (edição/impressão em série por exemplo) e necessita de alterar/actualizar sombreados e/ou tipos de letra em cada documento sabe o suplício por que se passa. O que vale é a possibilidade de se acrescentarem “ícones” para operações “favoritas” na mini-barra de ferramentas de acesso rápido.
      Assim, espero bem que o OpenOffice / Libre Office mantenham o esquema actual. Pessoalmente estou-me a borrifar para o visual dos ícones (até podem ser monocromáticos), desde que sejam realmente úteis e funcionais.
      Já agora, alguém sabe como inserir em rodapé o número de página / total de páginas (pág. n/nn) de uma forma rápida em Word 2007/2010?

      1. Avatar de wolfytuga

        Olá, quanto a ícones, podem sempre alterar para outro tema, indo a «Ferramentas→Opções» e em «OpenOffice.org» clicar em «Ver». Aí podem escolher o tamanho dos ícones e o tema. O que não falta é a personalização do aspecto no OpenOffice, penso que até se possa instalar novos temas, basta procurar um pouco na internet.

        Para ver os temas disponíveis no OpenOffice:
        http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Icon_Themes

        Para quem quiser desenhar temas:
        http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Icon_Design

        Cumps!

        1. Avatar de wolfytuga

          No OpenOffice basta os seguintes passos:

          1. Inserir→Rodapé;
          2. Escrever ‘pág. ‘;
          3. Inserir→Campos→Número de página;
          4. Digitar o símbolo ‘/’;
          5. Inserir→Campos→Contar páginas.

          Tendo 20 páginas e estando na página 3, o rodapé terá este aspecto:
          pág. 3/20

          Cumps!

    3. Avatar de JGomes

      Apesar de poucas vezes ter interagido com o Office 2007 e 2010, continuo a achar que o interface estilo Office 2003 continua a ser muito bom. Alias isto não é para ser bonito, é para ser útil.

  16. Avatar de Tony_tha_Mastha

    Já implementava uma GUI parecida com a do MSOffice actual…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      jesus credo…vira essa boca para lá…!!

      cmps

  17. Avatar de João Dias
    João Dias

    Para os que andam a pedir uma navegação parecida à do Microsoft Office, já está a ser “pensada” para o Libre Office:
    http://www.omgubuntu.co.uk/2011/01/libreoffice-ribbon-ui-mock-up/

  18. Avatar de aver
    aver

    Dados os protestos quanto ao menus do Office 2007/2010 …

    Para ter o menu clássico do Office 2003 no Office 2007/2010 basta instalar o UbitMenu.

    Link para fazer download (atenção à língua)
    http://www.ubit.ch/software/ubitmenu-languages/

    Link para ver como é que fica – Entre Base (Home) e Inserir (Insert) cria Menu, que dá acesso a quase todo o menu clássico do Office 2003. Simplifica a curva de aprendizagem do 2007/2010 e permite encontrar facilmente os comando que se sabia de cor e salteado onde estavam e, com pressa, nunca mais se encontram no 2007/2010
    http://blogs.howtogeek.com/mysticgeek/2009/03/08/get-office-2003-menus-in-the-office-2007-ribbon/

    Se depois de experimentar não quiserem, desinstala-se como qualquer outra aplicação. Para mim vale ouro.

  19. Avatar de Alucard

    Uso o OpenOffice há já algum tempo, tanto em Linux como em Windows e gosto muito. Para 90% dos utilizadores, o OpenOffice já faz tudo o que é preciso. O único senão é o facto da compatibilidade com documentos do Microsoft Office 2007/10 estar longe de perfeita… O mundo seria tão melhor se as pessoas deixassem de usar formatos fechados da Microsoft!
    Agora com a recente divisão dos desenvolvedores em OpenOffice e LibreOffice, fico com dúvidas de qual a melhor versão a usar…
    Quanto à remodelação da interface, concordo que já seria necessária, mas por favor que não tenham a infeliz ideia de imitar a Ribbon da Microsoft! É hedionda,bonita mas pouco funcional. Algo mais em linha com o iWork da Apple seria bem melhor!

  20. Avatar de Jorge
    Jorge

    “Actualmente o OpenOffice.org 3.3.0 ainda não está disponível em Português, mas é já possível efectuar o download da versão em inglês.”

    De qualquer forma, em

    http://www.libreoffice.org/download/

    para Linux e Mac OS X há, para além do setup em inglês, o language pack pt – Português do LibreOffice (novo nome do OpenOffice).

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      O LibreOffice não é o novo nome do OpenOffice.É um projecto paralelo que nasceu do OpenOffice e da sua comunidade que pretendiam desvincular-se de empresas como a Oracle. Mas ambas as marcas irão co-existir, pelo menos no futuro próximo. Qual será a melhor opção para o utilizador, só o tempo o dirá. Por enquanto as diferenças entre ambos são poucas, mas com trajectórias de evolução diferentes e o factor concorrência, talvez os utilizadores fiquem a ganhar no fim.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        O que eu queria dizer era que, para efeitos de quem usa o Ubuntu e simplesmente usa o software que vem com ele, nas próximas versões deste OS vai ficar com o LibreOffice em vez do OpenOffice.

  21. Avatar de Ryan
    Ryan

    O Openoffice é qualquer coisa que uso com regularidade fora do ambiente de trabalho. Mas recentemente e por causa da compactibilidade com o material de trabalho tive de instalar num MAC a ultima versao do Office. Para o uso que lhe dou o OpenOffice chega mas como existe uma falta de compactibilidade o melhor mesmo foi tazer o MS Office. Obviamente mais completo para quem precisa de muitas configurações e todos aqueles etc… Por outro lado o OpenOffice está-me a dar problemas com o uso de certas macros e em alguns até em abrir ficheiros quer em Excel quer em Word.

  22. Avatar de DanielC
    DanielC

    Boas!

    Podem-me dar umas dicas para actualizar a minha versão actual do openoffice para esta nova? Estou a usar o Ubuntu 10.04 (com a última actualização do Kernel)

    obrigado

    1. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      Instala antes o libreoffice por ppa – copia e cola na consola (no menu acessórios)

      sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa

      sudo apt-get update && sudo apt-get install libreoffice

      Para o openoffice: https://launchpad.net/~openoffice-pkgs/+archive/ppa

      1. Avatar de DanielC
        DanielC

        Tenho 2 erros na instalação

        W: GPG error: http://ppa.launchpad.net intrepid Release: The following signatures couldn’t be verified because the public key is not available: NO_PUBKEY 60D11217247D1CFF
        W: GPG error: http://ppa.launchpad.net lucid Release: The following signatures couldn’t be verified because the public key is not available: NO_PUBKEY 7889D725DA6DEEAA

        E n estou a ver como os resolver!

        1. Avatar de Tiago Azevedo
          Tiago Azevedo

          Tentaste instalar o libreoffice ou openoffice?

          Se for o openoffice: vai a https://launchpad.net/~openoffice-pkgs/+archive/ppa

          No site, clicas em “Tecnical Details” e depois em “what’s this”. Aí tens as instruções no “step 7”.

          Ou então coloca isto no terminal:
          sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys 247D1CFF

          1. Avatar de DanielC
            DanielC

            The following packages have unmet dependencies:
            libreoffice: Depends: libreoffice-core (= 1:3.3.0-1lucid1) but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-writer but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-calc but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-impress but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-draw but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-math but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-base but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-report-builder-bin but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-filter-mobiledev but it is not going to be installed
            Depends: libreoffice-java-common (>= 1:3.3.0~) but it is not going to be installed
            E: Broken packages

            Desculpa lá o trabalho que estou a dar!

          2. Avatar de Tiago Azevedo
            Tiago Azevedo

            1.º Remove completamente o openoffice: sudo apt-get remove –purge openoffice*

            sudo apt-get autoremove –purge

            Depois instala o libreoffice:

            sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa

            sudo apt-get update && sudo apt-get install libreoffice

          3. Avatar de DanielC!
            DanielC!

            Muito Obrigado! Já tinha pensado em remover o Openoffice, contudo pensei duas vezes.

            Nota: sudo apt-get purge openoffice*.* é o comando mais correcto para remover.

            Mais uma vez muito Obrigado! Agora sim, estou totalmente independente do Windows!

  23. Avatar de Nuno
    Nuno

    O OpenOffice/LibreOffice é o que pretendo usar. Há uns tempos tentei. Mas cheguei a conclusão que em alguns sectores, nomeadamente mais técnicos (universidades para começar), que usem o sistema microsoft de raíz, torna-se ainda impossível converter os documentos decentemente para os formatos abertos.

    Portanto, se calhar seria bom apresentar alternativas às direcções de empresas e universidades, com um dos argumentos de poupança.
    Enquanto não acontecer, os Open ou Libre, não dá para usar.

  24. Avatar de Pensamento Positivo
    Pensamento Positivo

    Boas!… O OOo já o uso há uns anos!… O Libre office vou experimentar!… Agora, a paneleiragem da Ribbon do Office 2007/2010 é que sinceramente não!…

    Isso não quer dizer que não seja possível criar interfaces inovadoras e inteligentes!… Vejam aqui:

    http://clickortap.wordpress.com/

    Boa noite!…

  25. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Quem aconselhou o IBM Lotus Symphony, é porque nunca trabalhou com ele mais do 5 mins…

    É pesado…Não é nada intuitivo…É limitadíssimo…

  26. Avatar de kendimen

    A actualizar! Bem lembrado 🙂

  27. Avatar de Ana
    Ana

    Boa tarde.

    Instalei a versão 3.2 do Openoffice e não consigo abrir documentos .docx. Alguém me consegue ajudar?

    1. Avatar de JGomes
      JGomes

      Viva!

      Antes de mais experimenta instalar e abrir com esta versão: http://www.libreoffice.org/download/

      Cumprimentos.