Hyundai Kona recebe 20 mil encomendas e marca fica sem capacidade de resposta

20 Comentários

A Hyundai apresentou em fevereiro passado o seu SUV Kona Electric. Este veículo, que em Portugal chamar-se-á Kauai, terá uma autonomia para cerca de 470 km, na versão mais cara. A outra versão mais barata terá uma autonomia de 300 Km, mas irá oferecer o mesmo conforto tecnológico.

Na semana passada, a empresa apresentou preços para alguns mercados, entre eles o mercado norueguês. Lá, a versão de 64 kWh do SUV terá um custo competitivo de 33.990 euros, o que, juntamente com sua ampla autonomia e potência de motor, levou a uma avalanche de pedidos sem precedentes.


Hyundai não tem mãos a medir

Os veículos elétricos estão na moda e o mercado simplesmente não consegue dar conta de tantas encomendas. A Hyundai apresentou em fevereiro passado o SUV Kona, um veículo com características acima dos que o mercado tem vindo a oferecer e com preços muito competitivos.

Depois de se saber o preço na Noruega, em apenas alguns dias, com a possibilidade de fazer uma reserva, sem depósito, a Hyundai viu a sua caixa de correio preenchida com nada menos que 20.000 solicitações de pessoas interessadas em obter uma unidade. Este valor de encomendas simplesmente colide com a pretensão da marca no que toca a vendas projetadas para aquele mercado. Segundo o que foi veiculado, este ano a empresa asiática apenas teria intenções de colocar à venda 2.500 unidades.

Isso significa que o interesse excede as unidades disponíveis em oito vezes. Um sinal alto e claro de que o mercado está pronto para o carro elétrico, e que agora o problema já não é a autonomia, o preço ou a rede de recarga. O principal problema neste caso é a baixa capacidade de produção do fabricante asiático.

 

Noruega: Kona com 20 mil unidades encomendadas em poucos dias

Podemos pensar que dos 20.000 pedidos, nem todos se irão materializar na compra efetiva. São reservas online sem deixar nenhum sinal. Mas mesmo se removermos um número significativo de reservas das encomendas do Kona, por exemplo, 50%, ainda existiriam 10.000 pedidos firmes. Algo que se tornaria um terço das vendas na Noruega de carros elétricos no ano passado na íntegra, e entre todas as marcas.

Claro que a Noruega é um mercado muito especial. Eles têm um rendimento per capita dos mais altos do mundo, têm igualmente uma generosa ajuda pública e altos impostos sobre carros a diesel e gasolina. Algo que faz com que o elétrico seja ainda mais barato. Mas, ao mesmo tempo, vemos que mesmo um mercado tão pequeno, se a oferta for dimensionada à procura, se for equilibrada com as possibilidades, as empresas vão conseguir alcançar números espetaculares a curto prazo.

A situação levou a que a Hyundai fechasse as encomendas do SUV elétrico Kona algumas horas depois de confirmar o seu preço. Algo que indica que a procura é, possivelmente, muito maior do que nos mostram estes números impressionantes. Algo que deve incentivar as marcas a redobrar o seu compromisso com os carros elétricos, se não quiserem ficar fora do mercado no curto prazo.

Via

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Toda a gente quer Kona!!!

  2. Avatar de Toino
    Toino

    Assim não há Kona que aguente

  3. Avatar de J Ribas
    J Ribas

    “.. Segundo o que foi veiculado, este ano a empresa japonesa…”

    Desde quando a Hyundai é japonesa ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado pelo reparo, já está corrigido.

  4. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    E qual vai ser o preço por cá?

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Provavelmente irá passar dos 35.000 euros,isso é certinho. 🙂

  5. Avatar de Bé

    Em Portugal não deve ficar com esse nome…

    1. Avatar de Lagaffe
      Lagaffe

      Essa informação está na terceira linha da notícia, em destaque a azul.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Viu o nome original do carro e ficou com a vista turva

  6. Avatar de Rui Martins
    Rui Martins

    Dando voz ao que já foi detectado pelo J Ribas, a Hyundai que eu saiba é Sul-Coreana.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Esperar tanto tempo por Kona 🙁

    Tem um interior bonito ao menos.

  8. Avatar de pedro
    pedro

    adoro o Kona!!!

  9. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Agora só falta outra marca lançar o Gaita.

  10. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Ja disse isso a alguns meses 😉 esta “Kona” vai ser a mais procurada do mundo 😉

  11. Avatar de Altino
    Altino

    Eu ja estive em Kona, HW. so me falta ter um Kona 😀

  12. Avatar de Samuel
    Samuel

    Se tivesse dinheiro também iria quer um Kauai Electric.

  13. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Incrível… Na Noruega, onde o salário mínimo é de cerca de 3000 euros, o preço anda pelos 33 mil, cá em Portugal, deve custar quase o mesmo ou até mais….Na Noruega claro que este carro é baratíssimo, daí que não espante o número de encomendas.

  14. Avatar de lost2
    lost2

    Na Noruega não há salário mínimo nacional estabelecido legalmente.

    1. Avatar de AqueleGajo
      AqueleGajo

      Apesar de não haver é praticamente garantido que se fores trabalhar para uma caixa do supermercardo fazes facilmente esses valores. Mas obrigado pela informação.

  15. Avatar de rui
    rui

    É impossivel uma pessoa não ter de deixar um trocadilho como outros já aqui deixados e que me fizeram rir… esta Kona sai cara….