Co-fundador do WhatsApp abandonou a empresa e o Facebook

13 Comentários

O WhatsApp é, nos dias de hoje, uma das maiores e mais usadas plataformas de comunicação na Internet. Comprada em 2014 pelo Facebook, tem conseguido manter-se à parte da rede social e seguido o seu caminho de sucesso.

Mas, e como nem tudo são coisas boas, um dos seus cofundadores, Jan Koum, resolveu agora abandonar a empresa e todos os cargos que tinha dentro do Facebook.

WhatsApp Facebook Jan Koum

Foi no início desta semana que Jan Koum deu a conhecer ao mundo a sua decisão de abandonar o WhatsApp e partir para outros projetos. Este anúncio foi feito na sua conta de Facebook, dando a conhecer as suas ideias e os seus planos mais imediatos.

As suas palavras são, como seria de esperar, de tristeza, mas também de certeza no que toca ao futuro do WhatsApp. Reconhece que a empresa está bem entregue e com as pessoas certas a fazer a gestão.

https://www.facebook.com/jan.koum/posts/10156227307390011

As verdadeiras razões para a saída de Jan Koum do WhatsApp

No dia em que anunciou esta partida do WhatsApp, várias vozes surgiram a contar a verdadeira razão da saída de Jan Koum da empresa que ajudou a criar e também do Facebook.

Segundo um artigo do Washington Post, o problema está num confronto de ideias sobre a privacidade dos utilizadores e outras questões sobre a segurança dos dados dos utilizadores.

WhatsApp Facebook Jan Koum

A resposta de Mark Zuckerberg e do Facebook

Uma das respostas ao post de Jan Koum veio do fundador do Facebook. Mark Zuckerberg revelou que sentirá saudades de trabalhar próximo do fundador do WhatsApp e agradece tudo o que este lhe ensinou.

Curioso é que Mark Zuckerberg refere nessa mensagem que foi com Jan Koum que aprendeu muito sobre privacidade e criptografia, uma possível alusão às causas apresentadas para a sua saída.

Ao abandonar o WhatsApp, Jan Koum abandona também os cargos de direção que tinha dentro do Facebook, nomeadamente o seu lugar no Conselho de Administração da maior rede social da Internet.

Depois de todos os problemas surgidos com o escândalo da Cambridge Analytica, esta é mais uma perda grande para o Facebook e em especial para o WhatsApp.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    A verdadeira bomba está para rebentar?

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Facebook e privacidade não rimam…dentro em pouco teremos publicidade a “navegar” pelas comunicações do WhatsApp.E,claro,publicidade e privacidade não são palavras presentes no mesmo dicionário…

  3. Avatar de Alucard
    Alucard

    Em 2014 com a aquisição pelo Facebook era cristalino que isto ia acontecer, mais tarde ou mais cedo. Pode uma raposa deixar de o ser?
    Mas 19 biliões de dólares falam mais alto que os princípios morais e o Sr. Koum lava as suas mãos a partir daqui e vai tratar da sua colecção de Porsches.
    Agora estou basicamente lixado. Convencer os amigos todos a mudar para o Telegram? Impossível.

    1. Avatar de eachtime
      eachtime

      Já consegui converter uns para o Telegram mas não é missão fácil de facto. As pessoas são casmurras mesmo a mudar para algo melhor

      1. Avatar de rdsu
        rdsu

        Telegram!!!??? Pesquisa um pouco melhor sobre esse messenger…

        1. Avatar de Alucard
          Alucard

          Qual é a app que sugeres então?

          1. Avatar de jorge
            jorge

            Signal

          2. Avatar de rdsu
            rdsu

            Wire, e depois o Signal

          3. Avatar de Costa
            Costa

            Apesar de usar o telegram, wire tem algo apelativo, o github deles é muito bom.

        2. Avatar de Vitor
          Vitor

          Signal?! Estarão a falar “disto”…adeus privacidade!!
          http://gizmodo.uol.com.br/amazon-signal-tecnica-anticensura/

          1. Avatar de rdsu
            rdsu

            Percebeste porque é que o domain fronting é usado?

            Adeus à privacidade porquê?

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    o Telegram vai ser “HUUUGE”