Zentyal Server 5.1 – A Distro para quem não gosta do terminal

31 Comentários

O mundo Linux tem à disposição uma panóplia variada de distribuições GNU/Linux. Todas elas têm características interessantes sendo que, a grande parte tem como base o popular GNU/Ubuntu.

Uma das distribuições que tem tido algum destaque, por parte dos utilizadores, é o popular Zentyal. Vamos descobrir porque é assim tão interessante.


Zentyal Server (antes designada de eBox) é uma plataforma que permite, de forma eficiente e sem complicações, configurar os mais diversos serviços de rede sem a necessidade de aceder à famosa Shell/terminal. Esta plataforma pode actuar como gateway, gestor de infra-estrutura, servidor de comunicações unificadas, etc.

Das funcionalidades mais conhecidas do Zentyal destaca-se o suporte nativo para o protocolo Microsoft Exchangee excelente interoperabilidade com o Active Directory.

Novidades da versão 5.1

A última versão do Zentyal é baseada no Ubuntu 16.04 LTS e foram implementadas melhorias ao nível da estabilidade e funcionalidade, especialmente ao nível do Samba, DNS e módulos do proxy HTTP. Esta versão vem ainda com:

  • Kernel 4.13, com as correções contras as vulnerabilidades  Meltdown e Spectre
  • Novo módulo IDS/IPS
  • Novo módulo FTP
  • Integração do SOGo 4.0
  • Integração do ejabberd 17.07
  • …ver aqui todas as novidades desta nova versão.

Lista de Funcionalidades

Num próximo artigo vamos ensinar a instalar o Zentyal Server 5.1 e iremos também explorar algumas das funcionalidades presentes.

zentyal

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    P Pinto, podes incluir também:

    ClearOS (https://www.clearos.com)
    NethServer (http://www.nethserver.org)
    Univention Corporate Server (https://www.univention.com/products/ucs/)

  2. Avatar de Jimmy Five
    Jimmy Five

    Qual seria a distro pra novatos (desktop, não server) que menos tens se usar o terminal?

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      @Jimmy, aqui vai algumas:

      1 – Linux Mint
      2 – Deepin
      3 – Ubuntu e seus sabores
      4 – Zorin

      Tenho minhas duvidas.
      5 – Manjaro (talvez)
      6 – Solus (talvez)

      1. Avatar de arc
        arc

        Eu colocaria:

        Deepin
        Mint

        Manjaro é um Arch simplificado, instalação e configuração totalmente em modo gráfico, super estável. É uma rolling release, isto é, instalado hoje, está sempre actualizado sempre com as novas versões de software, que vão sendo incorporadas automaticamente.

        Eu experimentaria o Manjaro…eheh, eu uso Arch mesmo, adorooooooooooo.

  3. Avatar de Kekes
    Kekes

    Se usas Linux tens de usar o terminal. Um utilizador novato tem de aprender a dominar o apt, o resto vai-se aprendendo.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      É por essas ideias que o Linux não passa dos 3%.

      1. Avatar de Linus
        Linus

        Quais ideias?
        A de que para utilizadores “casual” / “coisas que 90% fazem” um Ubuntu tem exactamente as mesmas funcionalidades e facilidades (até mais) que Windows? E isto (windows) a pagar licenças para ter um software que é de código fechado e que ainda diz na licença que não se responsabilizam por nada que aconteça de anormal? O chamado pagas e não bufas, portanto.
        Ou as ideias de que para profissionais, o Linux é de muito longe muito mais fácil, intuitivo, robusto e fiável de usar do que o Windows?!

      2. Avatar de Cleomar
        Cleomar

        Nos dias de hoje uma pessoa que não consegue usar um Linux mint, Ubuntu etc, pode voltar pra escola, porque tudo está muito mais fácil, não temos mais que montar dispositivos usb etc, basicamente é só instalar e usar sem complicações, não vejo porque tanto desespero e alarde.

    2. Avatar de Linus
      Linus

      Voltamos sempre ao mesmo, depende da utilização.
      Se for para o utilizador “casual” que usa o windows para navegar na net, editar/ler documentos em diversos formatos, redes sociais, chat, video/som, o Ubuntu, por exemplo, oferece a mesma experiência. Claro que o ambiente gráfico é diferente, mas até instalar programas no Ubuntu já não é preciso usar a linha de comandos, existe a forma gráfica que são uns cliques.
      Alias, é mais facil do que em Windows, está tudo em listas que podem ser seleccionadas e depois é só pedir para instalar.
      Para utilizadores profissionais das áreas TI, sim obviamente que é obrigatório usar mais poder, e Ubuntu até já se torna muito menos interessante.

    3. Avatar de arc
      arc

      Em 2018, raramente é necessário o recurso ao terminal para um user que vai dar os primeiros passos em Linux, com distribuições como: MInt, Deepin e todas as mais modernas. Por isso mesmo é que devem se iniciar por estas.
      Quando se sentirem confortáveis, quando quiserem aprender mais, quando lhes apetecer, vão estudar o apt, o rpm o pacman, etc.

  4. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    outra vez noticias desse Linux alias já não pachorra escrevam de assuntos sérios e deixem-se de brincadeiras

    1. Avatar de TiagoDM
  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Fantástico seria uma versão arm pra rodar num raspberry pi!

  6. Avatar de Italo Martins
    Italo Martins

    Estou com uma dúvida. O Zentyal é free?

  7. Avatar de Daniel Cabelo de Princesa
    Daniel Cabelo de Princesa

    Falem de algum BSD…. Já estou farto de Linux. Dá a impressão que só existe Linux e Mac como alternativa ao Windows.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não são tão “User Friendly”

      1. Avatar de Linus
        Linus

        Claro que são.
        De onde tirou essa ideia?
        Se apontar ao OpenBSD claro que não é “user friendly”, o foco não é para o utilizador de coisas simples, e fazem questão de não abrir mão dos seus princípios em prol de facilitismo.
        Mas um TrueOS, ou até mesmo um freeBSD não são assim tão complicados, principalmente para quem já não se atemoriza com qualquer distro de Linux.
        Para quem não tem problemas com a utilização slackaware, ou arch, ou distros deste tipo, apontava duas experiências, a hard core -> openBSD, e a soft core -> dragonfly BSD.
        O OpenBSD é para coisas particulares, que carecem de segurança como primeiro requisito.
        Dragonfly BSD é muito interessante para outros casos, como exemplo com a utilização de BD, neste caso estou a experimentar PostgreSQL, e tb interessante é o filesystem.

        1. Avatar de Jimmy Five
          Jimmy Five

          Se quer um BSD user friendly então vá de GhostBSD. É o único BSD que é usavel até por um leigo. Tudo mastigadinho como o Ubuntu. Nem sentes que tás a usar um BSD.

  8. Avatar de Lucas matheus
    Lucas matheus

    Linux sem terminal, utiliza o Android 😀 !!

      1. Avatar de Lucas matheus
        Lucas matheus

        Era para ser uma brincadeira, não leve a serio :D.

    1. Avatar de Jimmy Five
      Jimmy Five

      Android tem terminal =)

      1. Avatar de Lucas matheus
        Lucas matheus

        Tem, mas só hard users utilizam, exemplo: para hackear redes wifi com a distro Kali linux plugando um adaptador wifi usb no android https://www.youtube.com/watch?v=wm6DlrWToDY.

        1. Avatar de Jimmy Five
          Jimmy Five

          Cai fora script kiddie

        2. Avatar de arc
          arc

          É lá, temos “acaru” a bordo?

          Mas desde quando é que o Kali Linux, foi pensado, colocado em domínio publico, para hacking não ético?

          São este tipo de “pessoas” que adoram “poluir” o ambiente e dar uma MÁ imagem do que não deve ser feito em situação alguma.

  9. Avatar de Illuminati
    Illuminati

    O que acontece se eu deletar o terminal com o terminal no linux?

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Você ainda terá o terminal tty =)

  10. Avatar de Lucas matheus
    Lucas matheus

    A distribuição openSUSE possui o Centro de controle YaST que pode se fazer tudo no sistema sem usar o “Terminal”, O mageia e openMandriva tbm, em geral distribuições com ambiente gráfico kde possuem painéis de controle vastos com n funções.

    1. Avatar de arc
      arc

      Pois é, e eu com o Webmin, faço tudo isso e muito mais numa máquina desktop ou server e ainda em formato web-based e ainda tenho o terminal se quiser.