Windows 10 já não obriga a ter antivírus para receber atualizações

35 Comentários

Com toda a confusão que se instalou depois da descoberta das falhas Spectre e Meltdown e os problemas com as atualizações, a Microsoft viu-se obrigada a tomar algumas medidas no Windows 10.

A mais conhecida foi a obrigatoriedade de presença de um antivírus no seu sistema operativo, para garantir a instalação das atualizações. Essa regra foi agora levantada e todos podem novamente instalar as necessárias atualizações.

Windows 10

No início do ano muitos utilizadores reportaram problemas com a instalação das atualizações do Windows 10. Segundo a Microsoft, este problema estava na utilização de antivírus que não seguiam as regras do seu ecossistema.

Na prática, a nova regra da Microsoft obrigava a que os antivírus registassem uma chave de registo no sistema, garantindo que não iriam causar problemas ao instalar as atualizações.

Esta regra foi agora revertida e as obrigações do antivírus foram levantadas. Todos os utilizadores, mesmo com antivírus não certificados pela Microsoft, podem voltar a instalar atualizações.

Windows 10

Segundo a Microsoft, o levantamento desta imposição deve-se às melhorias que têm surgido do lado dos criadores de antivírus, que deixaram de apresentar problemas na instalação e nos diferentes drivers.

O levantamento desta regra pode, no entanto, ser alterado, sempre que se detete um problema com um antivírus específico. Nesses casos a imposição volta a ser aplicada.

Por agora esta mudança apenas foi lançada para o Windows 10, deixando as versões mais antigas ainda a terem as regras anteriores e sem acesso às atualizações caso não exista um antivírus presente.

O Windows 10 não era o único a não conseguir atualizar-se

Se não tem antivírus no Windows 7 deixou de receber atualizações

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    Eu acho que não vale a pena inventar. O antivirus do 10, instalado por defeito, chega e sobra para a utilização que faço do pc, pelo que nunca tinha dado por esta imposição.

    1. Avatar de NS
      NS

      “Por defeito” não existe. É por omissão.

      Obrigado.

      1. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Já é aceite por muitos linguistas na aceção de “por norma”.

        https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/defeito#por%20defeito

  2. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Só devem ter antivírus mais dedicados, quem trabalha com material mais protegido ou quem não saiba ter cuidados nos sites que visita ou programas que usa. O Defender é mais do que suficiente para a grande maioria de intromissões que existem e consome menos de 5% de recursos do que qualquer outro programa.

  3. Avatar de Pedro Borges
    Pedro Borges

    É o básico não obrigar, pois obrigando o usuário a usar antivírus dar-se a impressão que ela não confia no próprio taco, assim obrigando usuários a usar programas de terceiros pra proteger o sistema que nem ela é capaz de proteger. rsrsrs

    1. Avatar de eu
      eu

      Usuário não, utilizador.
      Este site é Português de Portugal.

  4. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Por isso é que por vezes quando faço algumas comularivas do windows o meu bitdefender faz tambem uma updates que precisa sempre de reiniciar tambem o sistema

  5. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    o Windows 10 dele próprio já é um vírus

    1. Avatar de censo
      censo

      Tal como alguns comentários e comentadores de ocasião…

    2. Avatar de NS
      NS

      Uma idiota em cima de uma caixa de sabão não é uma intelectual……..

    3. Avatar de Dandan
      Dandan

      O certo seria “spyware”, mas dá na mesma. Tudo farinha do mesmo saco.

  6. Avatar de Dandan
    Dandan

    O Windows em si já é um vírus, um spyware. Você não tem nenhum controle sobre o sistema, ele te controla.
    https://imgur.com/a/ZiePD

    Você muda algo no sistema, nas configurações e o sistema muda novamente para aquilo que ele quer. Cadê seu controle?

    Tudo que você digita, envia, baixa, tudo é enviado pra Microsoft. Se você busca o mínimo de privacidade não deveria está usando o Windows.

    Depois de parar pra ler os termos e condições inteiros da Microsoft, resolvi largar de mão. Há alternativas melhores ao Windows atualmente, Linux e BSD são uma delas.

    Muitos irão reclamar dizendo, ah, mas Linux/BSD não tem Adobe, não tem Microsoft Office, não tem Paint (rsrsrsrs). Certo, mas tem alternativas à eles. Se você está mudando de SO, o mínimo que você deve fazer é procurar alternativas caso seus programas no caso do mesmo não existir. Quanta gente tem Office e programas da Adobe e nem usa, só tem instalado por ter, é igual o Nero que antigamente muitos “técnicos” instalavam no seu PC e quando se perguntava o porquê diziam que era necessário #sqn e mesmo na época existiam alternativas grátis a ele.

    1. Avatar de NS
      NS

      Alguém para para lhe medir a febre s.f.f!

      1. Avatar de Dandan
        Dandan

        Acorda amigo, não tem essa de febre, isso é a verdade. A verdade que ninguém que enxergar.

        1. Avatar de Tom
          Tom

          É a sua verdade, a qual não corresponde á realidade.
          Vc tem ódio da Microsoft.
          Aproveita e lê os termos da Google, podes começar pelo Gmail… kkkkkk.
          Loucura, só pode.

          1. Avatar de Dandan
            Dandan

            38 viram o screenshot e só 3 gatos pingados vieram dar pitaco usando ad hominem.
            Olha, eu não odeio a Microsoft, somente não gosto dos seus termos e condições, além do fato de ser proprietária e esconder o código fonte dos produtos. Fica um ar de mistério, não sabemos o que passa por dentro do sistema operacional. No Linux, e não só Linux não, sou mais fã do BSD que dele.
            Meu caro, perceba que o screenshot que postei nada mais é que retrato da realidade, eu tenho outros 5 se quiser posto aqui pra você ver como você domina seu sistema operacional #SQN
            O que tem a Google a ver com isso? Achas que não os engano também? Todos meus dados são anônimos e tudo que o Google “rouba” de mim são dados falsos, eles estão pegando dados errados e achando os sábios por isso. Tenho dó deles.
            Abraços!

        2. Avatar de Vitor
          Vitor

          Quer isso dizer que mais de 90% dos utilizadores que “passeiam” pela net não enxergam…são todos cegos e estúpidos! Bem aventurados os “inteligentes” … que falam do que não sabem ou conhecem!

          1. Avatar de Dandan
            Dandan

            Sabem tanto e continuam usando

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Fui instalar um antivírus propositadamente para fazer as actualizações, agora dizem que não é obrigatório. tss tss

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Para que foste instalar um antivirus se o Windows 10 tem um???
      http://ksassets.timeincuk.net/wp/uploads/sites/54/2017/05/windows-defender-w10-1.jpg

  8. Avatar de informado
    informado

    LOL .. A sério que obrigava a ter um anti-vírus instalado? Até a pŕopria Microsoft percebe que o Windowss não é seguro.. aahhahahahahaha Só rir….. E há tanta gente a usar o Windows… ahaha 🙂 Viva o Linux Fedora 🙂 Tão perfeito :)) Não temos vírus no Linux. Eu nunca vi nenhum !!! ahaha

      1. Avatar de Dandan
        Dandan

        Agora conte quantos existem pra Windows. A lista de links vai ser grande.

        1. Avatar de Tom
          Tom

          Cara vc não acerta uma, kkkkk.
          Microsoft tem 90% do mercado mundial de desktop.
          Quem vc acha que é o alvo ?
          Quem tem 90% do mercado, ou 5% ?
          Cai na real, e deixa de dizer tolice.

          1. Avatar de Dandan
            Dandan

            Linux tem muito mais que 90% do mercado em servidores e firmwares, como por exemplo da sua Smart Tv e do seu Android. Até o iOS tem um “q” do Unix. Nem adianta negar isso, você ver vírus adoidado em servidores Linux mesmo sendo super usado? Não? Porque é seguro de verdade. Quantidade de usuários não quer dizer qualidade de serviço. O Linux poderia ter a mesma quantidade de usuários do Windows e não seria essa confusão, pois o Linux tem um funcionamento totalmente diferente além de ser código aberto.
            Acorda! Mostrar um vírus como esse, que inclusive atacou o Mac e Windows (novidade) não faz nenhum sentido.
            Vírus de Windows não tem valor algum dentro do Linux. Eles não entendem o sistema e não fazem nada, o perigo é tentar usar Wine pra fazer o vírus reconhecer! Eu por exemplo só usaria antivírus no Linux se usasse Windows ou tivesse alguém que trabalhasse com Windows pra evitar de vírus deles sere passados de pendrive em pendrive e afetar os próprio usuários de Windows já que os vírus de Windows não fazem nada no Linux mas se estiverem num pendrive e forem colocados no Windows aí irão fazer algo ruim, por isso quem trabalha com Windows e usa Linux (não é meu caso) tem que ter o bom senso de utilizar um antivírus pra não ferra o amiguinho utilizador de Windows. Giro, não?

      2. Avatar de informado
        informado

        Isso tem a ver com servidores Linux e não com distribuições linuxs para computadores pessoais. E há que dizer que ao contrário do Windows o Linux é feito de milhares de distribuições diferentes. A probabilidade desse exploit atacar mais do que um linux é rara. Mas mesmo no caso de isso acontecer essa pessoa ou pessoas que o fizesse teria problemas com milhões de pessoas. Os vários milhares de linuxs não são propriedade de uma empresa como o Windows e isso é que faz com que seja virtualmente impossível atacar todas as distribuições de Linuxs.

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Mais um que acredita nos milagres do linux

      1. Avatar de Dandan
        Dandan

        Linux não faz milagre, mas salva bastante.

        1. Avatar de Hugo Gomes
          Hugo Gomes

          Assim como o ios e o windows

          1. Avatar de Dandan
            Dandan

            Só o ios

          2. Avatar de Alvaro Campos
            Alvaro Campos

            Porque para iOS (e macos para não deixar ninguém de fora) não há ataques?
            Fia-te na virgem e não corras….

          3. Avatar de Dandan
            Dandan

            iOS é basesdo em UNIX e UNIX é uma sobre do BSD.

      2. Avatar de informado
        informado

        Milagre? Não há milagres.. há sim segurança e código bem escrito.

  9. Avatar de Art.
    Art.

    Ando por todo o lado do piorio , anível de net , , mas como tenho um bom antivírus , nunca notei nada de anormal….agora que me estão sempre a tentar entrar no PC , lá isso é verdade…..

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Deves de ter muitos bons amigos deves