Questão semanal: Qual é o melhor serviço de email atualmente?

72 Comentários

Semanalmente iremos colocar uma questão sobre um tema pertinente, onde esperamos que os leitores colaborem, para que consigamos ter uma noção mais fiel do público que nos acompanha, mas também a opinião e tendências mais evidentes no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

A questão da nossa sondagem desta semana é: Qual é, para si, o melhor serviço de email atualmente?


Qual é, para si, o melhor serviço de email atualmente?

  • Gmail (63%)
  • Outlook (18%)
  • Hotmail (7%)
  • Sapo (5%)
  • Outro (4%)
  • Apple (2%)
  • Yahoo (1%)
  • iol (0%)
  • Live (0%)
  • Aol (0%)

Total Votos: 7.164

Loading ... Loading …

Nota: Na divulgação dos resultados, iremos contabilizar os votos referentes à opção Outlook, Hotmail e Live em conjunto, considerando-os como um só.

Obrigado pela vossa participação!

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de duvidoso
    duvidoso

    Para mim:
    Cliente de mail = programa offline tipo Outlook, Thunderbird, etc
    Webmail = página web tipo Gmail, Hotmail (atualmente Outlook), etc…..

    1. Avatar de No One
      No One

      Hotmail = Live = Outlook
      O melhor serviço de e-mail é correr o seu próprio servidor de e-mail com o seu próprio dominio.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Ou tens capacidade economica para ter no minimo dos minimos maquinas em 2 DC’s diferentes ou entao tens demasiados riscos inerentes.

      2. Avatar de Nuno Oliveira
        Nuno Oliveira

        Quais são as vantagens? Ou que desvantagens deixariam de existir com servidores próprios?

        1. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          A maior desvantagem é que os teus IPs não têm reputação nenhuma por isso o mais certo é que qualquer e-mail que mandes, nem que seja a dizer olá caia em SPAM. Depois se não soubers configurar SPF e DKIM records nem tentes.
          Se não tiveres up IP fixo nem tentes.

          1. Avatar de Nuno Oliveira
            Nuno Oliveira

            Eu queria saber eram as vantagens… Foi isso que perguntei.

          2. Avatar de John Doe
            John Doe

            Eu já corri um um CentOS com Postfix e Dovecot numa ligação de rede doméstica 24h/7/365 sem qualquer problema. Basta configurar os SPF e retirar o IP da blacklist (por ser um IP doméstico) (https://www.spamhaus.org/lookup/) e voilá.

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      O Gmail é um cliente de e-mail online. Podes configurar qualquer conta lá. Deixei de usar Outlook (offline) há mais de 10 anos. Com Gmail podes aceder em todo o lado e no telefone além de que a capacidade de busca está a anos luz. No Outlook (offline) se tiveres gigas de mail e fizeres uma busca aquilo emperra tudo, no Gmail é instantâneo.

  2. Avatar de Nope.avi
    Nope.avi

    Pois nao percebo porque o hotmail esta como uma opcao separada

    1. Avatar de Marisa Pinto

      No resultado final serão contabilizados como um só. Deixamos essa nota no final 🙂

  3. Avatar de PowerVerde
    PowerVerde

    O Hotmail já nem existe…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Está integrado com o Outlook, porém ainda existem alguns emails hotmail ativos, é apenas para orientar os utilizadores menos informados.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Serio alias do Outlook. Eu tenho um hotmail, mas é um alias e não em domínio

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não digas disparates…

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não são disparates, é verdade. O dominio até pode existir mas o serviço em si é o outlook.

    3. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Creio que os domains Hotmail, Outlook, live e msn devem pertencer todos ao mesmo serviço.

  4. Avatar de Redin
    Redin

    Penso que se deverá desmistificar a lista apresentada.
    O outlook não é, a não ser que se esteja a falar do Exchange.
    Para o Apple só mesmo o Apple Mail.
    De resto, pode-se dizer que são plataformas webmail.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Outlook.com da MS que integra agora o hotmail + live, daí a nota no final da sondagem

      Nota: Na divulgação dos resultados, iremos contabilizar os votos referentes à opção Outlook, Hotmail e Live em conjunto, considerando-os como um só.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      outlook pode ser duas coisas, o serviço de email ou o cliente pesado de email. Exchange é o mail server. São coisas completamente diferentes.

      1. Avatar de duvidoso
    3. Avatar de Joao
      Joao

      E para Apple tens N clientes de email, não só o Apple Mail.

      1. Avatar de Nuno Oliveira
        Nuno Oliveira

        Não se fala de clientes mas sim de serviços…

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Precisamente! Apple mail é um cliente, não um serviço…Foi isto que foi referido no comentário do Redin

  5. Avatar de Antonio Mendes
    Antonio Mendes

    Hotmail, live e Outlook penso que é tudo parte do mesmo: Microsoft que para mim é o melhor. O Gmail para além da interface um pouco antiquada não tem funções (varrer caixa de entrada automaticamente, pedir recibo de leitura e entrega, etc.) que o Outlook tem. O único senão para mim parece-me a falta de integração entre os serviços baseado no conteúdo do e-mail mas é algo mínimo pois o universo Google é muito maior que o Bing e a Cortana…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sim, a nota final refere isso em relação a esses 3 webmails

  6. Avatar de Bruno Dinis
    Bruno Dinis

    e o inbox da Google, que põe o Gmail no bolso?

    1. Avatar de Tiago Pereira
      Tiago Pereira

      Uso e aprovo!

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Também uso, mas tem um pormenor irritante, a data das mensagens só é visível se a abrirmos e a única separação que existe na listagem é mensal

    3. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      Adoro!

  7. Avatar de Sérgio Silva
    Sérgio Silva

    Cliente de e-mail? A lista é de serviços de e-mail com o gestor incorporado ou com app para gerir o mail associado. Cliente puro talvez coisas tipo Thunderbird seria mais óbvio, podem gerir todos os serviços listados acima

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Mudado para serviço para melhor clareza 🙂

    2. Avatar de duvidoso
      duvidoso

      Ora nem mais, foi precisamente isso que quis transmitir no meu primeiro post…..

  8. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Protonmail

  9. Avatar de Myself_PT
    Myself_PT

    Embora use Sapo e Outlook prefiro mesmo é o mail.com

  10. Avatar de Sérgio Silva
    Sérgio Silva

    Yandex

  11. Avatar de Sérgio Silva
    Sérgio Silva

    Outlook sem dúvida com o Thunderbird a ajudar

  12. Avatar de Marco
    Marco

    e o outlook programa desktop? vão juntar com o hotmail (Web)? se sim não faz sentido.

    1. Avatar de Marisa Pinto
    2. Avatar de Joao
      Joao

      Uma coisa é o Outlook email client. Um cliente de email que é compativel com todos os protocolos email (exchange, POP, imap..) e que instalas num PC, smartphone etc., outra coisa completamente diferente é o Outlook enquanto serviço de email. Ambos são da microsoft e esta decidiu dar-lhes o mesmo nome, mas são coisas distintas. Fazendo uma analogia um pouco tonta, é como se a Vodafone fabricasse um telemovel chamado Vodafone, por um lado tens o serviço de telecomunicações, por outro tens o dispositivo que te permite utilizar esse mesmo serviço. Ambos têm o mesmo nome mas por uma quesão comercial

      1. Avatar de duvidoso
        duvidoso

        A questão levantada na sondagem estava a induzir em erro mas a Marisa Pinto já corrigiu para melhor entendimento

  13. Avatar de Rui Unas
    Rui Unas

    Airmail em MacOS e iPhone. Apple Mail + Gmail = No Push for You.

  14. Avatar de Privacidade
    Privacidade

    Era interessante ver aí alguns serviços como o ProtonMail. Para mim o melhor.

  15. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Seria o Gmail se eles não lessem os nossos e-mails à busca de pistas para publicidade.

  16. Avatar de DB
    DB

    Esta sondagem começa com um erro…Outlook..Hotmail…Live sáo todos o mesmo servidor Microsoft.. portanto os valores da amostra estão todos errados.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Protonmail fora da lista ?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      “outros”

      Numa próxima será considerado 🙂

  18. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Pessoal: Outlook.pt
    Profissional: Gmail.com

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Para mim precisamente o contrário. O outlook parece-me muito mais simples e eficiente e a compatibilidade com o Outlook cliente é absoluta. O gmail irrita-me com todos os seus automatismos e “brincadeiras” e não tem algo que para mim é fundamental, regras.

  19. Avatar de Filipe
    Filipe

    gmx – gmx.com

    o melhor de todos e não está aí

  20. Avatar de AR
    AR

    O resultado da sondagem dá algo mais parecido a “Qual dos seguintes serviços de email usa?”. Isto porque teríamos de os experimentar todos para ter uma opinião formada, coisa que dificilmente acontecerá.

    Dessa lista tenho gmail e hotmail, já usei sapo e iol, mas uso mais o gmail muito a conta do Android. O Gmail ja foi melhor na página web, ficou demasiado super simplificado para o meu gosto. Na app detesto a vista de conversa, quando ha muitos email por vezes nem percebo o último. O Outlook parece me superior ao gmail, embora lhe dê pouco uso.

    Mas como normalmente quando um serviço é de borla a mercadoria somos nós, tenho um domínio pago e um servidor alugado (ainda não investi tempo a montar o servidor na synology). Uso o Outlook e Thunderbird nos pcs e k9 mail no telemóvel.
    Não me posso queixar, estou bem servido com esta última configuração e não é cara, mesmo pagando o servidor.

    1. Avatar de duvidoso
      duvidoso

      A vista de conversa atrapalha bastante!
      O gmail começou com isso na app deles. O Outlook via webmail também tem. Já perdi de vista imensos emails no meio das conversas.
      O método que acho mais fácil para dar a volta é desativar a vista de conversa quando possível. Quando não, o melhor é usar aplicações de email offline (Office Outlook, Thunderbird, etc)

  21. Avatar de Luis Parallax
    Luis Parallax

    falta ai o aeiou.pt e o terravista 😉

    1. Avatar de duvidoso
      duvidoso

      E ainda o Portugalmail! 😀
      Sem falar nos “clientes de Webmail” que vem nos Cpanel…..Squirrel, Roundcube, Horde

  22. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Office 365…. anos luz de diferença.

  23. Avatar de Louro
    Louro

    Nao tens nenhum servico sequer similar ao que o Office365 oferece.

  24. Avatar de Semogj
    Semogj

    Tens alguns próximos.
    E para quem está a começar uma empresa e não tem muito orçamento eu recomendo a suite de produtividade zoho como uma opção viável.

  25. Avatar de pintor
  26. Avatar de cK
    cK

    E já agora Marisa Pinto? Qual o gestor de e-mails que utiliza?

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Eh,eh,boa pergunta,”cK”.Também gostava de saber.Se ela nos respondesse era fixe. 🙂

      1. Avatar de R
        R

        Tenho a certeza que vai responder

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Olá

      Uso 6 contas de email, mas abro tudo directo no Gmail porque uso bastante o Gdrive + Calendar 🙂

      1. Avatar de Myself_PT
        Myself_PT

        Grande mulher. Sempre a bombar…

  27. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu uso bastante o Gmail. É prático e sempre à mão.
    Apenas lhe aponto um defeito. Não permite o pedido de recibos de leitura.
    Tirando isso para mim é o mais simples e prático.

  28. Avatar de R
    R

    O Gmail funciona muito bem com uma excepção para a app: deveria dar para desactivar as “conversas”/agrupamento de mensagens. Não me consigo entender – há mensagens que parecem desaparecer.

  29. Avatar de ARod
    ARod

    Protonmail.
    Para o telemóvel tem uma App que funciona mt bem.
    Para o desktop uso com thunderbird + Bridge que eles fornecem mt simples, seguro e privado em todas as instâncias.
    Gmails, Hotmails, junkmails enfim tudo o resto que ainda possa estar a usar por causa de ter tele Android e assim (este por exemplo) fazem todos message fowarding e auto erase para o Protonmail.
    Admira me como hoje em dia ainda se permitem a ser espiados e escrutinados por esses nossos “amigos”.

    1. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      Seguro?
      A segurança não é uma característica. É uma unidade de medida…
      O protonmail é seguro em quê?

  30. Avatar de eusebio
    eusebio

    que tal o português Sapo ou o Outlook?

    1. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      A sério que alguém acha que o sapo é o melhor serviço de mail da actualidade???