Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (6)

52 Comentários

Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.

Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?



Tal como as últimas versões do Windows, o elementary OS tem também uma firewall e com várias funcionalidades. Ao contrário do que normalmente se pensa, a firewall presente no elementary OS oferece uma interface gráfica que facilita todo o tipo de configurações.

Como aceder à Firewall do elementary OS?

Para acederem à firewall do elementary OS basta abrir as Systems Settings do elementary OS e depois a opção Segurança e Privacidade.

Para criarem uma regra basta que carreguem no sinal ‘+’ e depois preencham os seguintes campos:

  • Ação: Permitir/Negar/Limitar/Recusar
  • Protocolo: TCP/UDP
  • Versão: IPv4/IPv6
  • Direção: Entrada/Saída
  • Portas

O utilizador pode criar vários tipos de regras, com base nos parâmetros possíveis. De referir que as regras devem ser aplicadas à entrada ou à saída da interface, ou seja, no tráfego que entra ou no tráfego que sai.

No geral esta interface disponível para usar o “complexo” iptables facilita bastante a configuração por parte do utilizador.

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de arc
    arc

    Na minha opinião, o Firewall Builder e o Firestarter, como ferramentas em modo GUI, permitem um nível bem mais avançado de configuração das várias directivas para uma Firewall.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, depois podes adicionar…até podes “mergulhar” no iptables 🙂

      1. Avatar de arc
        arc

        Pedro Pinto, tu és MAU! eheh

  2. Avatar de Pedro Borges
    Pedro Borges

    Acho que o Elementary não é tão bom assim não … Encontrei um tópico num fórum de um cara detonando essa distro. Olha que eu tava até pensando em dar uma chance ao Elementary =\
    https://www.vivaolinux.com.br/topico/Elementary-OS-1/Desabafo-Pior-distro-que-ja-testei-depois-do-TrueOS

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Opiniões. Eu acho que é uma distro que tem tudo aquilo que um utilizador normal precisa. Há distros mais completas!

    2. Avatar de Diogo Barros
      Diogo Barros

      Concordo a 100% com o Pedro Borges. Este post parece vindo de alguém que pouco utilizou esta distro. É muito instável, cheia de bugs, etc.

      1. Avatar de Dandan
        Dandan

        Diogo Barros, sua resposta não faz nenhum sentido, revise-a.

  3. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    ’tou á espera da nova versão Budgie sem gnome – wayland – o xorg está a dizer adeus – logo a maioria destes desktops vai começar a ter probleams no futuro.
    (https://wiki.archlinux.org/index.php/Xorg_(Portugu%C3%AAs))

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Ja eu não suporto mais o xorg, não vejo a hora que o wayland cresça e apareça e consiga substituí-lo.

      1. Avatar de Dandan
        Dandan

        Uma boa seria tu parares de postar a wiki do Arch como se todos fossem usuários de Arch aqui…

        1. Avatar de arc
          arc

          Meu caro @Dandan, você NÃO TEM COMPETÊNCIA ALGUMA, para me dizer (ou a qualquer visitante registado no Pplware) o que eu deva ou não comentar, da forma como comento e os propósitos pelos quais o faço!

          Continuando…

          Se no mínimo, você fosse um conhecedor básico/médio de Linux, saberia que uma das maiores e melhores fontes credíveis de documentação para qualquer utilizador de Linux, seja qual for a distribuição em causa, é PRECISAMENTE a wiki do Arch, mas você NÃO SABE, mas agora já ficou a saber.

          Mas se é um utilizador AVANÇADO de Linux e NÃO SABE, então o seu caso é GRAVE!

          Da mesma forma, que você NÃO SABE, que só as man pages são superiores em termos informativos à wiki do Arch, nem a documentação do Debian supera uma, outra ou ambas.

          A razão de eu ter colocado uma referência a essa wiki, foi simplesmente pelas informações úteis que ela transmite sobre o tema Wailand, o qual pelos vistos, VOCÊ NÃO LEU!

          E por último, quando vir comentários meus, saiba que eu vou sempre que possível, utilizar a wiki do Arch, desde que eu entenda que exista relevância para o tema em discussão.

          Fiquei com a sessão que você, sabe muito pouco (mas não é só de Linux), por isso, o meu desejo sincero é que a wiki da vida, lhe traga bons ensinamentos!

          Assim, coloque por obséquio, um IGNORE no meu nick (arc) se faz favor.

          Portanto,…descontraia, beba um refresco de uva…e RELAXE.

          1. Avatar de Dandan
            Dandan

            E por favor, parem de usar meu nick! >.<

    2. Avatar de arc
      arc

      E o X.org, está bem vivo e recomenda-se!

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Estas a dizer basicamente que ter SIDA é bom e recomenda-se!

        1. Avatar de arc
          arc

          Quando o Wayland estiver “redondo”, a gente fala Sr Mário.

          1. Avatar de Dandan
            Dandan

            Uma vergonha o linux só ter o Xorg desenvolvido. O linux tem tantas opções de distros, de gestores, de interfaces gráficas mas não tem nenhuma alternativa de alto padrão ao Xorg? Quer dizer, só tem o Wayland e olhe lá? Cade umas 20, 30 alternativas? Vergonha viu…

  4. Avatar de Dandan
    Dandan

    Uma boa distro pra usuários novos no Linux é o Zorin OS. Muitos falam do Zorin OS Core mas eu acho ele bem bugado pelo fato de ser um GNOME supermodificado. Eu indico o Zorin OS Lite que é baseado no Xfce. Estou utilizando ela e sinceramente… Não perde em nada pro Linux Mint, Deepin e Ubuntu.
    O bom é que vem só como o essencial assim como o Elementary OS. Certas distros, como o Kubuntu entopem o usuário de tanta coisa inútil que é complicado saber lidar.

      1. Avatar de Pedro Borges
        Pedro Borges

        Zorin é muito boa mesmo, mas nunca tinha escutado falar da versão lite.

        1. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          A versão Lite baseada em LXDE era fantástica. Fazia P4 de 512 RAM parecerem “maquinões”. A partir da 12, basearam em XFCE e é para esquecer, super pesada!

          1. Avatar de Dandan
            Dandan

            Upa com pouco mais de 300 mb, achas pesado? Então basta usar só o terminal! Tem o TTY que pesa uns 40 mb e tem gente que ainda acha pesado.
            Ao menos o tema é consistente. Abres o navegador, o libreoffice, o gestor de ficheiros e tudo mais e o tema preenche o sistema. E consegue trazer um tema giro e moderno para uma interface simples como o Xfce…

  5. Avatar de arc
    arc

    Pessoas, não tem mesmo que reclamar, existe distribuição de Linux, até mesmo para gente feia!

  6. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Aquela barra à MacOS é um killer para mim. Não vou testar 🙂

    1. Avatar de Mario
      Mario

      A vantagem do Linux em relação ao Windows e ao MacOS é que podes facilmente customizar ao teu gosto!

    2. Avatar de Darwin
      Darwin

      Essa “barra” creio que você estava se referindo ao dock, nem ao menos é nativa, é só o Plank um programa que pode ser desinstalado facilmente e dá pra colocar um menu “iniciar” na barra superior e deixar tudo mais Windows Like.

  7. Avatar de www
    www

    Experimentem o HaikuOS. O boot é quase instantâneo e o sistema é muito, mas mesmo muito simples.

  8. Avatar de Woot!
    Woot!

    Sinceramente, não sei porque é que ainda há gente a perder tempo a fazer distribuições linux .

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Tu podes não usar nem ver interesse no Linux mas muita gente usa incluindo eu.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Não sou só eu. Eu e mais quantos? 95% da população?
        Há mais pessoas com interesse em unicórnios do que no Linux.

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        E mais, se usas, deves usar porque és obrigado (trabalho) ou porque és obrigado (usas um daqueles ultrabooks com linux) ou porque és obrigado (developer) ou porque és obrigado (fazes artigos de blogs tipo este).

        Caso contrário estarias num windows ou num mac. Porque digas o que disseres não tens tanta produtividade/compatibilidade/jogos/aplicações/usabilidade/etc em linux como tens num mac ou num windows.

        E não me venhas dizer que Android é Linux 🙂

        1. Avatar de Pedro Camoes
          Pedro Camoes

          Eu uso porque gosto, uso porque prefiro, uso porque o desempenho é melhor, uso porque tenho mais controle e liberdade. Qual o seu argumento agora? Ou achas que sabes mais do que eu, o motivo pelo qual eu utilizo determinada coisa?

          Por fim, você só usa algo se outros usarem também? Eu só posso usar um sistema se tiver um enorme número de gente a usar? Quer dizer que você só usa cueca dos outros, porque a nova nunca foi usada?

          Jovem, essa briga já encheu o saco, você pode não gostar, mas tem muita gente que gosta e usa. 3 a 5% pode ser pouco para você, mas de uma população mundial é um número que muita gente gostaria de ter em seu produto ou serviço, além disso, como lhe disse, tem que ser muito tolo para usar apenas o que a massa usa, ou não tem miolos ou não o usa.

          Por fim, Linux é um Kernel e sua presença é massiva em muitos outros lugares além de sistemas operacionais para usuários finais, ele está presente em muitos lugares que a Microsoft não conseguiu, como IOT, dispositivos moveis, servidores, super computadores e assim por diante. Deixa de birra e fique com sua preferência, sem tentar impor aos demais.

    2. Avatar de eu
      eu

      Possívelmente até existem mais distribuições do que utilizadores !
      Ao rídiculo que já chegamos.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Quase que aposto que já há.

  9. Avatar de pedro
    pedro

    esta distro até é boa …. mas a partir do momento em que não tem o Microsoft Office … sejamos realistas, não substitui o wiondows nem o Mac OS …..

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Para algumas pessoas não mas para outras que não tem necessidade de usar o Microsoft Office ou usam alternativas substitui.

    2. Avatar de zé

      essa foi feia , muito feia mesmo

      Libreoffice , openoffice e demais , a não ser que vc seja empregado da micrsoft portugal , aí já entendo a coisa

    3. Avatar de Dandan
      Dandan

      O que diabos o Microsoft Office faz que o LibreOffice não faria?
      Pra mim está tua desculpa, de: Aiin, num tem o Office, logo não presta! parece mais uma desculpa esfarrapada pra não aprender a mexer no novo.

  10. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Estes titulos dão cabo de mim. Quer queiramos ou não um dos maiores usos dos pc’s caseiros é gamming. E enquanto as maiores distibuidoras mantiverem os engines dos jogos suportados por DirectX, Linux (infelizmente) não vai a lado nenhum.

    1. Avatar de nocode
      nocode

      Claro…vai dizer isso à steam…

      1. Avatar de Vitor Correia
        Vitor Correia

        Sim … onde só 20% dos jogos correm em linux … mas tudo bem, é melhor que nada

    2. Avatar de Monkeyd
      Monkeyd

      Vulcan…está para detonar o directX…google it…

      1. Avatar de Vitor Correia
        Vitor Correia

        Isso não interessa rigorosamente nada. OpenGl durante anos sempre foi superior a DirectX em termos de performance mas Directx foi sempre favorecido.

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Para migrar por completo para linux, era só existir um ableton ou uma daw semelhante para linux.

  12. Avatar de Darwin
    Darwin

    Tem alguém patrocinando essa matéria? Tantas distros melhores do que essa no mercado como o Deepin, Mint e o próprio Ubuntu e vocês resolvem falar desse fork piorado do Ubuntu?

    Particularmente não vejo vantagem nenhuma que justifique tantos posts sobre esse sistema, é um Ubuntu com uma interface diferente e nada alem disso, não dá nem pra dizer que capricharam no design já que criaram pouquíssimos elementos novos, quem quiser usar que use porem não existem recursos inovadores nem nada.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Deve ser o elementaryOS 😀

    2. Avatar de Dandan
      Dandan

      Tem gente que acha o elementary lindo só porque copia a Apple. Sinceramente acho o design deles bem feio, inclusive ficou antiquado e parado no tempo em comparação com o design novo do mac.

  13. Avatar de David
    David

    Bunsenlabs? 🙂

  14. Avatar de treta
    treta

    DX12 e executa .exe, ótimo, vou me mudar pro lixus, ops, perra…

  15. Avatar de don orelhone
    don orelhone

    uma PARODIA de mau gosto esse elementary OS

  16. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Tendo em conta o tema “firewall”, existem distros cuja “unified firewall” vem com centenas de “rules” de firewall (ufw) pré-definidas, referidas a pacotes e ligações, prontas para usar.

    De entre as centenas de “rules” pré-definidas, saliento, só a título de exemplo, as referentes a SSH, FTP, TELNET, SAMBA, DNLA, Bonjour, nomes de pacotes, nomes de jogos etc, as quais podem ser configuradas para bloquear o respectivo tráfico nos modos IN, OUT, ou ambos ( para não falar nas iptables).

    O accionamento destas rules e outras em modo de bloqueio “both” combinado com o modo geral “public” (o nível mais elevado ) pode dar uma segurança extra ao Linux .

    Não sei se o Pplware alguma vez abordou estas centenas de “rules” pré-definidas da unified firewall. Um artigo sobre sugestões de rules a activar seria interessante.

  17. Avatar de linux_Lixo
    linux_Lixo

    linux LIXO nem office tem .-.