Anarchy – Um Arch Linux todo artilhado para totós

20 Comentários

O Arch Linux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objetivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior número de decisões possíveis quanto à sua configuração. No entanto, esta variante do Linux não é a mais indicada para utilizadores menos experientes, isto porque a instalação tradicional requer já alguns conhecimentos do mundo Linux… mas há solução!

Depois de apresentarmos o Arch Anywhere, o Antergos, Cinnarch, BBQLinux, entre outros, hoje vamos conhecer o Anarchy.


O Anarchy é uma distribuição para quem ama o Linux. Esta distribuição pode ser experimentada, na sua totalidade, em modo live e traz como ambiente gráfico de trabalho o leve, mas bonito, XFCE4.

Outra das características interessantes desta distribuição é o seu instalador que facilita a configuração do sistema, particionamento do disco, criação de utilizadores, etc. Destaque ainda para o facto desta distribuição vir com o Z Shell ou zsh.

O Anarchy traz como browser o Chromium, o Libreoffice como suite de produtividade, o VLC como reprodutor multimédia e muitas outras ferramentas. Para quem quiser experimentar o Anarchy, basta fazer download no link seguinte.

Anarchy – Linux

Leia também…

TOP 5 – Distribuições GNU/Linux baseadas no Arch Linux

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D!s0rd3r
    D!s0rd3r

    Para Totós ou para quem não tem paciência para instalar o Arch à unha :DDD mas uma coisa é certa, instalar o Arch à unha deixa qualquer um com outra forma de ver o Linux o que na verdade se pode tornar viciante para quem gosta de experimentar distros.

    1. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      Instalei á unha…e podes crer, aprendes bastante…o k é k faz e serve para o k…dominas o sistema operativo, e sabes identificar nas updates qual o impacto no sistema…dá um trabalhão, mas no final ficas satizfeito com o trabalho que conseguiste alcançar…e com o que aprendeste.

    2. Avatar de Tecnical
      Tecnical

      Se o objetivo for realmente aprender ( e entender) como tudo funciona, recomendo-te o Linux From Scratch. Muito basicamente constróis o sistema operativo do zero.

  2. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    Fixe! Antes também havia o Evo/Lution para instalar o Arch “puro”.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Não é um Linux todo artilhado para totós, é o próprio Linux que é para totós!

    1. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      O comentário típico do totó, que para além de ignorante é formatado…tipo de pessoa com quem não se aprende nada…you don`t belong here…aqui discute-se tecnologia…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Não ligues, ele está todo contente no seu SO totalmente gráfico, onde não precisa de escrever nada, só tem de apontar e clicar.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Marco, eu também uso uma coisa dessas com interface totalmente gráfico. Chama-se Ubuntu com Unity.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            hahahahaha, bem visto. Eu falei mas também uso: Antergos com Gnome

            Aliás, num PC pessoal quase de certeza que será um SO com interface gráfico.

  4. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Anarchy Linux, é o distro conhecido como “Arch-Anywhere Linux” que teve de mudar de nome.
    – Arch é uma rolling distro o que quer dizer que estes instaladores fácilmente ficam fora de prazo dando origem a problemas. O bom archbang nunca falhava!

  5. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Basicamente Manjaro…

  6. Avatar de arc
    arc

    O P Pinto, agora virou nerd? (eheh)
    Vamos lá dar o meu simples contributo para a a coluna dos nerds!!!

    1. Arch Linux

    A minha main distro.
    A distro que que faz todos os dias eu acordar com um sorriso, porque tenho sempre novidades como RRealese, estável, à prova de balas, etc., etc.
    Nada aconselhável a new users. New users não gostam de estudar!!
    NOTA: excluindo Gentoo ( porque o tempo de compilação de um pacote, pode ser bem demorado), com Arch quem manda é o user, instala da forma que eu mando, o que eu quero, sem perfumarias ou com.

    E ainda tem a melhor documentação para Linux ao redor do planeta.

    2. Antergos

    Reflecte a opinião de alguém cá em casa que usa Antergos.

    Para além do seu instalador gráfico (Cnchi), a única diferença, é que o repositório do Antergos,
    serve unicamente para os ícones Numix e para outros assuntos relacionados com a aparência do sistema e nada mais.
    Depois Antergos, pode ser unicamente instalado, somente com o DE e nada mais.
    Ficando para depois com a ajuda do Pacman, Yaourt ou Pamac, a instalação de tudo o mais que se deseje.
    Até a wiki do Antergos, é a própria wiki do Arch.

    3. Manjaro

    Para além de utilizar os repositórios do Arch, tem os seus próprios repositórios e as actualizaçoes demoram mais tempo a serem disponibilizados aos utilizadores.
    Não utiliza a wiki do Arch, tendo ela mesma a sua wiki.

    4. Anarchy

    Depois de ler o artigo, gostei de ver a inclusão da shell zsh, que pode funcionar em conjunto com o “Oh My zsh”, melhorando o worklow de desenvolvimento.

    1. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      Arch, sem dúvida. E parabéns pelo comentário, construtivo e bem esclarecedor. Eu já testei várias distros e ambientes de trabalho…mas arch com xfce é o mau SO e DE de eleição.

      1. Avatar de SoulReaver
        SoulReaver

        *meu… 🙂 Ia para corrigir mas já não fui a tempo, já tinha submetido o comment, lol

      2. Avatar de arc
        arc

        Obrigado.

        Sim o Arch com XFCE é altamente responsivo ao utilizador, permite ser embelezado de “trocentas” formas e ainda por cima, em termos de recursos, é bastante leve, se comparado com outros DEs mais modernos.
        E podem nem ser necessários, Conky, Plank, Dock, para dar uma aparência esteticamente apelativa. Os paneis são altamente configuráveis, bastando para tal um pouco de conhecimento e algum tempo extra.
        Então se pensarmos que é possível a inclusão de scripts no próprio Thunar, para quase tudo, é impossível não gostar.
        Podem dizer, mas o XFCE, está meio “adormecido no tempo”?
        Está muito bem assim, em termos de estabilidade, é tipo Debian, pode não ter as versões mais recentes de software, mas tem a ESTABILIDADE e SEGURANÇA, que é reconhecido por todos os Linuxers.
        Depois, alguns menos conhecedores, podem dizer: “O XFCE com DE é feio”?
        É pois, da forma como ele é ou foi apresentado em muitas distros, as quais davam o XFCE em modo bruto e pouco mais.
        Agora isso mudou completamente para melhor.
        Não faltam conjuntos de ícones e temas, para os mais diversos gostos.
        Vejam por exemplo, o Manjaro onde o XFCE é o padrão como DE, e tem uma aparência bastante agradável ao utilizador.
        Vejam a distro Archmerge (https://archmerge.com/) e reparem no trabalho gráfico realizado no XFCE.
        Certamente, alguns utilizadores menos conhecedores, com menos tempo para se dedicarem a embelezar os seus desktops, possam achar meio feio ainda, mas nada que não seja alterável, ficando ao gosto pessoal.
        Não gostam da aparência, basta escolher um novo conjunto de ícones e temas, e tudo fica alterado. Ou então, pesquisarem na Internet e instalarem novos temas e ícones.

        A preguiça, é um mau caminho!

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Muito bom!

      Antergos (sim, confesso: é mesmo preguiça de Arch “à la pata”) mas depois tb tenho o trabalho/ prazer de o por como quero.

  7. Avatar de arc
    arc

    Só depois de enviar a minha opinião, o quanto eu não me lembrei de criar um nickname…arcnerd!!