Chegou o VLC 3.0, com suporte para Chromecast, 8K e HDR

48 Comentários

Todos reconhecem no VLC um lugar de destaque no que toca a conteúdos multimédia. Este é aclamado como o melhor player que podemos ter e o que em mais plataformas pode ser usado.

Depois de vários meses a ser desenvolvida, chega agora a versão 3.0, que traz consigo muitas novidades. Vamos conhecê-las e mostrar que o VLC continua a ser a melhor aposta.

VLC 3.0

O VLC é um dos melhores players que podemos encontrar. Para além da sua simplicidade de utilização, tem suporte para quase todos os formatos que podemos ter acesso. A nova versão 3.0 “Vetinari” traz muitas novidades, que depois de meses em testes estão finalmente disponíveis.

Esta nova versão tem alguns pontos chave que vão agradar a todos os utilizadores. Falamos do suporte para Chromecast, que assim pode reproduzir vídeos para os quais não tem suporte e o suporte para vídeos 4K e 8K, acelerados por hardware nativamente, o que os coloca agora disponíveis para smartphones e outros dispositivos.

A demora na chegada do suporte para o Chromecast deveu-se à natureza do VLC e ao facto de ser 100% open-source. Por isso, e porque a SDK do Chromecast não é totalmente aberta, a equipa que desenvolve o VLC resolveu criar de raiz o suporte para este dispositivo.

A somar a estas novidades, encontramos também agora o suporte para vídeos de 360º e HDR. Claro que existe também pequenas melhorias na interface e as habituais correções de bugs (mais de 1500). Todas as novidades do VLC 3.0 podem ser conhecidas aqui.

O VLC 3.0. estreia também uma novidade na sua base. Esta é a primeira versão em que o código e o número é comum a todas as diferentes plataformas onde corre. De agora em diante este sincronismo deverá ser mantido.

Se são utilizadores do VLC podem atualizar já para a esta nova versão. Disponível para tantas plataformas, pode ser descarregada para Android, iOS e todas as restantes versões.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Carlos Martins
    João Carlos Martins

    pena que ainda não exista para webos (o S.O. das TV’s LG).
    o Player da tv não reproduz h.265
    ja actualizado para mac os

    1. Avatar de asd
      asd

      e tipo… mas não há conversores de video aí nesses lados, só aqui? custa menos ir chorar aos devs do VLC ou o que for por suporte a X e Y do que simplesmente perder 20 minutos e converter um filme de H.265 no teu caso para AVI ou MP4? ta bem que a qualidade é diferente e especialmente o tamanho vai aumentar, mas pelo menos nao se anda por aí a chorar pelos cantos enquanto há e não há um anjo do céu com suporte ao MPEGH2…

      é pá desculpa lá se isto soa agressivo, mas é que ainda no outro dia tava lá um grupo no bar a falar do mesmo motivo e de como as suas smart tv não o conseguiam reproduzir porque um gajo comprou um filme ou video em MPEGH2 supostamente, expliquei-lhes que o formato é muito avançado para a TV, que mesmo que a TV reproduzi-se MPEGH2 o ecrã não tinha qualidade que chegasse para o formato de video e mesmo assim continuaram a chorar pelos cantos de como as smart tv não o suportam…

      no entanto, duvido que o VLC vá ter suporte ao formato tão cedo, o MPEGH2 não é open, é proprietário, eles têm de conseguir a licença primeiro, o que envolve esforço, trabalho e sobretudo dinheiro, que provavelmente a VideoLan não tem.

      1. Avatar de João Rodrigues
        João Rodrigues

        tenho uma LG OLED 65E6V, se este ecrã não tem qualidade, então não sei qual terá, mas enfim…

        1. Avatar de XYZ
          XYZ

          Ficarias surpreso com a quantidade de tv por aí com muito melhor qualidade que a LG Oled…
          Acredites ou nao a mim nao me diz respeito, mas já se custuma dizer: a ferrari, Porsche, AC cars, etc nao os ves a fazer anuncios na TV e nas ruas porque quem os pode comprar nao gasta tempo a ver TV e a ler jornais… Pensas que sao só as fabricantes automoveis que seguem esse modelo?

          1. Avatar de Joao Rodrigues
            Joao Rodrigues

            Podes começar a enumera-las, por isso é que os outros fabricantes (sony, lowe, philips e panasonic) lhes compram os ecrãs,
            todos os sites da especialidade falam bem da tecnologia OLED, como sendo superior a LCD.
            Podes sempre dizer o que anda aí a venda melhor.
            btw, eu não disse que era a melhor, disse que o ecrã tinha qualidade, mas ha quem prefira QLED

    2. Avatar de JR
      JR

      a minha LG reproduz h.265 sem problemas. não suporta é Dolby Atmos

  2. Avatar de Nelito
    Nelito

    SMPlayer é melhor, ao menos reproduz efectivamente ficheiros .ts………….

    1. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      “melhor”, mas só existe para duas plataformas

      1. Avatar de arc
        arc

        A sério mesmo? Penso que não…Windows, Mac OSx, Linux, Android e iOS!

      2. Avatar de arc
        arc

        Ops…o SMPlayer sim. As minhas desculpas João Rodrigues.

    2. Avatar de arc
      arc

      Eu não afirmaria assim. É melhor ler a documentação do VLC, nesse particular e pode ter uma agradável surpresa.

  3. Avatar de arc
    arc

    Sem margem para dúvidas, uma das melhores ferramentas Open Source, destinada a Áudio/Vídeo, com uma quantidade de enorme de características, as quais infelizmente, podem passar despercebidas a muitos utilizadores.

    Bem que merecia, por parte do Pplware, uns artigos descrevendo as suas mais importantes opções em detalhe. Certamente não será tarefa fácil, mas valeria a pena.

    Pedro Simões, obrigado pelo artigo.

      1. Avatar de arc
        arc

        Vamos esperar…

  4. Avatar de Joaquim Fernandes
    Joaquim Fernandes

    O ” melhor player que podemos ter”…é verdade!
    O velhinho VLC é um bom player, fácil de usar, é o meu player de recurso., para desktop.
    Mas para HTPC nada bate o potplayer+madvr
    Bom Carnaval para quem for o caso.

  5. Avatar de navyseal
    navyseal

    como colocam o vlsub a funcionar?

    1. Avatar de arc
      arc

      Simples…
      VLC -> Ferramentas -> Complementos e Extensões e na caixa de Pesquisa, digitar VLSub e depois → Instalar.
      Novamente no VLC ->, clicar em Exibir e seleccionar -> Download Subtitle, etc., bastando somente alterar o idioma para o Português ou outro qualquer.
      Caso deseje, ainda pode fazer streaming desse vídeo, ficando assim o VLC como servidor de áudio/vídeo, para que outros computadores na rede, possam assim serem ligados a esse mesmo stream que está a ser difundido.

      1. Avatar de navyseal
        navyseal

        O que tem disponível por esse método é muito antigo, já há a versão 0.10.2

        1. Avatar de arc
          arc

          Se for ver no GitHub (https://github.com/exebetche/vlsub/blob/master/README.md), a versão que lá existe, é a mais moderna, o changelog para a versão 0.10.2 é de 2017.01.20

        2. Avatar de arc
          arc

          Pois sendo “muito antigo”, resolve ou não a situação? É que a versão 0.10.2 é muito antiga e ao mesmo tempo é a mais recente!

  6. Avatar de B
    B

    Este VLC para Android também tem suporte para m3u e transmissão para chromecast?

    1. Avatar de arc
      arc

      Desde a versão 2.9 do VLC, existe suporte de transmissão para Chromecast. O VLC já se encontra na versão 3.0 e quanto ao .m3u, nunca esteve tão bem!

  7. Avatar de Joaquim Fernandes
    Joaquim Fernandes

    navyseal o VLSUB só funciona nas versões; vlc 2.0 e 2.2…

  8. Avatar de arc
    arc

    Joaquim Fernandes, comigo funciona perfeitamente o download das legendas via VLSub (https://imgur.com/a/E3SgT).

  9. Avatar de Jito
    Jito

    A mim ainda não atualizou

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Também não tenho a atualização ainda.

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Mais de 1500bugs… ??? Xiça…

    vou esperar pela actualização para ver o que sai dali!!!

    1. Avatar de arc
      arc

      falcaobranco, ao fim de aproximadamente 3 anos de desenvolvimento para uma versão estável, da inclusão de novas funcionalidades, as quais são descritas no artigo (https://www.videolan.org/vlc/releases/3.0.0.html) e em que todas as plataformas passam a partilhar o mesmo código, forçosamente todo o core do VLC teve de sofrer mudanças drásticas.

      Não se esqueça, que os bugs, são reportados de vários tipos de SOs e arquitecturas, implementações previamente disponíveis e ainda o VLC no seu todo é uma ferramenta bastante complexa.

      Por tudo isto, no meu entendimento, os 1500 bugs não devem ser considerados um número “alarmante”, quando estamos perante um período de tempo de 3 anos entre a anterior versão estável e esta.

      …e a versão 4 já está em testes!

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Não digo o contrário e se os bugs existem têm que ser corrigidos, mas de repente vermos um numero desta envergadura, não é de ficar assustado mas ficarmos a pensar um pouco…

        E deste lado apenas está na versão 2.2.6 já com actualização feita…

  11. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Para sistemas GNU/Linux podem descarregar do seguinte link a appimage desta nova versão do VLC
    https://bintray.com/probono/AppImages/download_file?file_path=VLC-3.0.0.gitfeb851a.glibc2.17-x86-64.AppImage

    mais informações sobre appimages no seguinte link
    https://appimage.org/
    para quem tiver duvidas a forma de tornar executável uma appimagem , veja o seguinte vídeo
    https://www.youtube.com/watch?v=XudiIKIN3Q8

    1. Avatar de arc
      arc

      CMatomic, nem mais.

  12. Avatar de Joaquim Fernandes
    Joaquim Fernandes

    Oops!
    Arc, obrigado pela correção.
    Embora, não o uso, essa info está no Github

    1. Avatar de arc
      arc

      De nada Joaquim Fernandes, eu percebi.

  13. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Se não é o melhor vídeo player é seguramente um dos melhores competindo até com o software pago.
    É também um excelente e dos mais completos reprodutores de audio.
    E como se isto não bastasse é igualmente um bom reprodutor de streams.
    Conta com vários “forks” que lhe acrescentam ainda mais potencialidades

    Mas para dele obter o melhor convirá artilhar com as melhores definições e há muito por onde melhorar e tirar partido das suas potencialidades.
    Para tal, deixo algumas dicas :

    Para forçar um determinado aspect ratio e de maneira a ficar guardado para a próxima utilização :
    Tools -> Preferences -> Video -> force aspect ratio ( p.e. 16:10 )

    Para configurar no audio a equalização e o compressor de forma a ficarem guardados para a próxima utilização :

    1 Tools -> Effects and Filters abrir o tab do equalizador gráfico , check Enable, check “Save changes to config” e definir conforme o gosto pessoal ( em equalizaer pode também escolher o preset “headphones e afinar este ) ;
    2 Tools -> Effects and Filters e abrir o tab do compressor, check Enable, check “Save changes to config” e definir conforme o gosto pessoal ;
    3-Tools > Preferences → o que faz abrir a janela Preferences . No canto inferior esquerdo , selectionar , o que faz mudar a vista da janela Preferences ;
    4- Na banda esquerda, seleccionar Audio -> Filters ( não expandir ainda) e check “Equalizer with 10 bands” e “Dynamic Range Compressor”:
    5- Expandir agora Filters clicando nele, seleccionar Equalizer seguido de “Save”:
    6-Expandir Filters clicando nele e seleccionar “Compressor” seguido de “Save”:
    7- Tais definições ficarão gravadas para futura utilização

    Para exportar as definições para futuras ou outras instalações ::
    em Linux : fazer copy-paste de /home//.config/.vlc/
    em Windows : Run %appdata%\vlc\vlcrc

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      @George Orwell.
      Boas dicas. Vou experimentar em Windows e Debian, a ver se funciona.
      Para macOS não me sabes dizer como exportar essas definições para futuras instalações?
      Ou não é necessário?
      Abraço.
      😉

  14. Avatar de asd
    asd

    prefiro mil vezes o k-light mega codec pack e meter o WMP a reproduzir tudo (no meu caso o Zune – ya, uso o programa descontinuado da MS) do que instalar o VLC, no K-LCP basta instalar todos os codecs e por meia duzia de megabytes meto o WMP a reproduzir tudo e mais alguma coisa.
    legendas não preciso, sou fluente em inglês, mas mesmo que precisa-se existe um programinha de 4 ou 5MB que o faz, lembro-me dele à alguns anos, é bastante bom e ainda dá para mudar o tipo de fonte, tamanho do texto, posição, cor, etc, não me lembro do nome mas com uma pesquisa deve-se encontrar.

    por isso, com uns 10MB de espaço meto o WMP a funfar tipo o VLC, com uma interface – embora má – melhor que a *a la W98* do VLC, e não me venham com o bitaite “ah e tal VLC é muito mais que Legendas e reprodução de formatos desconhecidos”, porque quando se pensa em VLC, pensa-se em reproduzir conteudo que outros não conseguem e rodar legendas, e isso é facto, pois a esmagadora maioria dos seus utilizadores é por esta razao que usam VLC.

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Utilizo o vlc,mas como informar nao custa megendas, vao ver o bs player, é bastante completo

    2. Avatar de João Nunes
      João Nunes

      Eu tb prefiro o WMP em OSX, Android e iOS para ver na TV com o Chromecast…

  15. Avatar de Bruno Abade
    Bruno Abade

    Na aplicação para Windows também é possível transmitir para o Chromecast? Não estou a encontrar a opção.

    1. Avatar de Bruno Abade
      Bruno Abade

      Se for a Reprodução -> Render o Chromecast deve aparecer nas opções. Mas ainda não consegui obter uma transmissão completa. Se calhar por causa do firewall. .

  16. Avatar de KIKOfhm
    KIKOfhm

    Na minha opinião admiro o VLC por ser o verdadeiro canivete suíço dos codecs mas continuo a optar pelo estilo das legendas do MPHomeCinema, a nitidez delas e a posição delas nunca consegui definir o vlc ao ponto ficar igual ao HomeCinema

  17. Avatar de Elkido
    Elkido

    Uso o Xplayer…. é brutal

  18. Avatar de Carlos Barros
    Carlos Barros

    Via Android, nao estou a ver como é q faz cast de legendas para o chromecast. Faz cast de som e imagem mas por algum motivo a legenda não aparece. O mesmo não se passa se vir o filme directamente no tlm. Estranho.

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Preciso da vossa ajuda. Tenho 1 lista IPTV com vod e no android consigo reproduzir 1 filme via VLC com.chromecast na TV . O problema é que não consigo ver as legendas. No tablet com o mesmo VLC vejo com legendas. Como faço para enviar também as legendas a TV?

  20. Avatar de Tony
    Tony

    Boas,
    Já alguém utilizou a TVdoMel?
    Funciona bem?

    1. Avatar de luis
      luis

      Não… dá som mas não dá imagem…