Port Forwarding no router da MEO – Thomson TG787

128 Comentários

Nos últimos tempos temos trazido até vocês um conjunto de artigos com o objectivo de tirar o melhor partido do router Thomson TG787, normalmente distribuído com o serviço MEO.

Hoje, a pedido de alguns leitores, vou ensinar como configurar Port Forwarding de forma a que os serviços instalados numa máquina local estejam acessíveis a partir do exterior (ex. servidor Web, FTP, SSH, etc).

meo_05

Port Forwarding… o que é?

Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que na vossa máquina (ex. PC portátil) têm a correr um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível a partir de qualquer lugar da Internet. Uma vez que associado ao nosso serviço MEO temos um um IP público disponível , então só temos  que redireccionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para a porta 80, para a vossa máquina local.

meo_06

Para a explicação de como configurar Port Forwarding num router da Meo, vamos considerar que o PC Pedro possui um servidor Web (a funcionar na porta 80) e que os utilizadores externos à rede pretendem aceder ao mesmo.

Nesse sentido vamos redireccionar que todos os pedidos que chegam ao router MEO para a porta 80, de forma a serem encaminhados para o PC Pedro que possui um apache a correr.

Para proceder a essa configuração, abrirmos a página de administração do nosso router da MEO através do url: http://192.168.1.254 e usamos as seguintes credenciais:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Em seguida vamos ao menu Ferramentas –> Partilha de jogos e aplicações e em seguida escolhemos Atribuir jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local

Nota: Nesta página temos a possibilidade de usar um “perfil/serviço” já definido ou então Configurar novo jogo ou aplicação. Para este exemplo vamos considerar a primeira opção.meo_00Em seguida no campo Jogo ou Aplicação devem escolher HTTP Server (World Wide Web) e no Dispositivo devem indicar qual o máquina local que tem esse serviço a correr. Para finalizar carreguem em Adicionar.

meo_02 Depois de realizada a configuração anterior, deverá aparecer a referência da mesma conforma mostra a figura seguinte:

meo_04

Feito isto, só têm de saber qual o endereço público (endereço conhecido a partir de qualquer da Internet) associado ao vosso router Meo. Para saberem qual o vosso endereço do exterior podem visitar por exemplo a página: http://www.ip-adress.com/

ip_00

Para testarem basta introduzirem no vosso browser o endereço que foi fornecido pela página anterior e verificar se os pedidos estão a chegar a vossa máquina local ou seja, se conseguem ver por exemplo a página Web que está na máquina 192.168.1.3.

Com este tipo de serviço podem por exemplo fazer Remote Desktop a vossa máquina bastando para isso redireccionar os pedidos à porta 3389, ou VNC, SSH, Telnet, etc etc. Só têm de saber em que porta está a correr um determinado serviço e reencaminhar os pedidos para a máquina/porto que pretendam.

Espero que este tutorial seja útil.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

128

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Science
    Science

    É possivel usar esta abordagem para usar wake on lan em determinado pc?

  2. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    É possível fazer isto com o novo router da Zon, ou ainda não?

    1. Avatar de Ganhoto
      Ganhoto

      Ser possível é.. mas como não tenho acesso a nenhum não te consigo explicar como é feito :S

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Vivam,

        Sim é possível fazer tal configurações no serviço da ZON. Brevemente teremos novidades sobre como configuração

      2. Avatar de antonio
        antonio

        a a routers que não o “novo router da zon” ?

  3. Avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos

    Só uma pequena correcção:

    
    Port Forwarding no router da MEO – Thompson TG787

    “Thompson TG787” para “Thomson TG787”

    Bom Artigo ^^

  4. Avatar de Baron
    Baron

    Desculpa alertar mas o artigo está incompleto pois não explica como fazer novas aplicações e inserir portas costumizadas.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Baron
      Há comentários que podiam ser evitados !!!

      Tive o cuidado de referir isso no artigo para não se criarem especulações

      “Nota: Nesta página temos a possibilidade de usar um “perfil/serviço” já definido ou então Configurar novo jogo ou aplicação. Para este exemplo vamos considerar a primeira opção.”

      Num próximo artigo abordarei essa parte (mas tb não tem nada que saber)

      Abraço

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Bom artigo, que me levou a procurar a seguinte solução.
    Eu tenho um destes routers com o serviço meo fibra.

    Gostaria de abrir o meo sinal wi-fi, mas sem comprometer os meus dados, tanto nos pcs ligados por fio, como nos pcs sem fios.
    Isso é possível?

    Obrigado.

    1. Avatar de Miguel Luis

      Podes fazer isso criando uma rede doméstica e bloquear o acesso ao exterior da mesma, e basta retirares a password que tens no router. Podes também colocar validação do sinal wi-fi por Mac Adress…

      Cumprimentos, Miguel Luis.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Apenas uma chamada de atenção: A validação por Mac Address não garante grande segurança!

        1. Avatar de Miguel Costa

          Claro que não, é simples de verificar quais os Mac addresses que estão a ser utilizados na rede, e mais fácil ainda é de fazer spoofing dos mesmos..

    2. Avatar de Hélder Pinheiro

      Para isso terias de configurar 2ssids. O que não é possível neste caso…

  6. Avatar de Miguel Luis

    Se bem que toda a gente pronuncie “Thompson”, bem como Asus digam “Açus” em vez de “Azus”, mas bom artigo sim senhor, dá jeito para quem quer ter um servidorzinho de http caseiro ou mesmo teamspeak.

    Cumprimentos, Miguel Luis.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh….”servidorzinho”…Este router já tem alguma capacidade 🙂

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Principalmente para não fixar regras para software.

        Escrevo isto por que apesar de ter o router tg784n o camurso (para não lhe chamar outra coisa) não me deixa atribuir uma configuração para o meu computador. Se calhar se levar uma martelada já admite as regras…

      2. Avatar de Wagner Viana Guedes
        Wagner Viana Guedes

        Na verdade quero configurar .eu roteador para que eu possa ter um acesso externo via 3G 4g ou de qualquerusar que eu estiver.
        Como faço? Algum tutorial

  7. Avatar de DrSantos
    DrSantos

    Boas! Será possivel fazer para consolas? PS3 e Xbox360.

  8. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    configurei isso por telnet 😛

  9. Avatar de Carlos Florêncio
    Carlos Florêncio

    Sabem como posso fazer para alojar um website ou ficheiros neste router?

  10. Avatar de acms
    acms

    Caros Srs.,

    Gostaria de saber se podem fazer um artigo sobre como configurar com este router uma impressora e um disco rigido em rede. Gostaria tambem de saber se é possivel liga-lo ao mesmo tempo a porta usb do router.

    Obrigado.

    1. Avatar de M.Manuelito

      Para ligar uma impressora ao router da MEO é só fazer assim:
      “Ligar uma impressora USB à HGW
      Abrir uma janela do DOS
      Executar o comando “telnet 192.168.1.254” (Login: Administrator) (Pass: 3!play)
      Executar o comando “printersharing LPD queue add name=TG787printer type=Raw default=yes”
      Executar o comando “printersharing LPD config state=enabled”
      Executar o comando “saveall”
      Abrir o painel de impressoras e faxes
      Clicar em adicionar uma impressora
      Seleccionar impressora local ligada a este computador e clicar em seguinte
      Seleccionar “criar nova porta” do tipo “standard TCP/IP port” e clicar em seguinte
      Clicar em seguinte na primeira janela da aplicação para configuração do porto TCP/IP para ligação à impressora
      Colocar no endereço IP “192.168.1.253” e clicar em seguinte
      Seleccionar personalizado e clicar em definições
      Seleccionar o protocolo LPR, colocar “TG787printer” no nome da fila de impressão e clicar em OK
      Clicar em seguinte
      Clicar em concluir
      Depois instalar os controladores da respectiva impressora”
      (Informação retirada da net)

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Atenção que para os equipamentos “Multi-funções” irão apenas conseguir o funcionamento da impressora. O scanner e outras utilidades vão ser perdidos.

        Se eu estiver errado, gostaria de uma explicação porque não consegui aproveitar na totalidade a minha Multi-funções da Epson e tive de desistir voltando novamente a necessidade de ter que usar um PC ligado para partilhar a impressora e tudo o resto.

      2. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Boas…
        Configuro sem problemas mas depois quando acesso de fora pede o utilizador e password que entretanto configurei no router mas não consigo aceder á pasta.
        Dá um erro de permições
        Alguma dica

    2. Avatar de Rechau
      Rechau

      Sim principalmente o da impressora, eu tenho uma brother DCP-385C e cria partilhar o seu funcionamento para toda a casa, mas de forma a que as funções continuassem todas a funcionar. Tenho o windows 7 no meu pc e quero partilhá-la com windows 7, vista e xp…é muito díficil?

  11. Avatar de Paulo Vieira
    Paulo Vieira

    Este tutorial teria poupado umas quantas tentativas que fiz até conseguir configurar o acesso a uma IP CAM que tenho, neste caso abri a porta 90 para o acesso.Depois de perceber a mecânica da coisa é muito fácil.

    Com o Dynip do sapo configurado é muito fácil ter acesso à câmara sempre sem ter que saber o IP cada vez que muda, basta digitar pauloxxxx.dynip.sapo.pt:90 e voilá aparece logo a pagina de Login da Câmara.podem fazê-lo para outros aparelhos como é aqui dito no tutorial.

    No entanto não estou a conseguir fazer é o WOL(Wake on Lan), já abri a porta 9 direccionada ao PC que quero ligar mas não deu, mas se usar um outro Pc na rede domestica consigo Ligar o PC na boa. Alguma sugestão seria bem vinda.

    1. Avatar de Paulo Vieira
      Paulo Vieira

      Só para complementar o meu comentário que acho ficou pouco explicito, consigo ligar usando WOL um Pc na rede caseira(mesmo IP), se usar outro PC ex: trabalho (outro ip) não consigo ligar através de WOL.

      1. Avatar de António Quaresma
        António Quaresma

        Olá!
        Pois eu ando há semanas a tentar configurar uma IP Cam e nada… Tenho uma TP Link e só consigo ver em casa. Será que poderia dizer “mais devagar” como conseguiu instalar a sua câmara?

        Desde já lhe agradeço!

        1. Avatar de Paulo Vieira
          Paulo Vieira

          Caro António Quaresma

          É difícil explicar, por isso fiz um pequeno filme que pode ver neste link ” http://dl.dropbox.com/u/3789780/abrir%20portas%20no%20Thomson%20TG784.avi “, como faço para abrir as portas para qualquer dispositivo ligado no router Thomson TG784.

          No caso da câmara TP-Link costuma ser a porta 80, por isso fiz o exemplo com essa porta,no entanto serve para qualquer outra porta.

          http://dl.dropbox.com/u/3789780/abrir%20portas%20no%20Thomson%20TG784.avi

          1. Avatar de António Quaresma
            António Quaresma

            Fantástico!! Muito obrigado Paulo. E agora? Qual o endereço que, de fora, devo usar para ver a webcam? Tenho que abrir uma conta num daqueles serviços dns?

            Obrigado pela imensa ajuda.

          2. Avatar de Paulo Vieira
            Paulo Vieira

            Quem tiver uma conta do sapo, pode na pagina de cliente configurar um dynip do sapo, que é gratuito, se não abre uma conta no no-ip ou dyndns

          3. Avatar de Paulo Vieira
            Paulo Vieira

            faltou colocar isto caos seja o do dynip do sapo, exemplo digitar pauloxxxx.dynip.sapo.pt:80

          4. Avatar de António Quaresma
            António Quaresma

            Paulo, não sei como agradecer. Já está a funcionar perfeitamente. Muito obrigado. Se não fossem estes fóruns e as pessoas abnegadas que por aqui andam…

          5. Avatar de Pedro
            Pedro

            tenho uma simples webcam, como posso aceder no browser à trasnmissão das imagens?

      2. Avatar de Tiago S.
        Tiago S.

        Boas Paulo, já batalhei muito no wol, com diferentes routers e nunca o consegui com sucesso, dentro da rede de casa consigo ligar o computador a qualquer altura, fora da rede de casa só consigo ligar o pc uns minutos depois de o ter desligado, se passar algum tempo já não dá.

        Depois de muitas pesquisas descobri que isso tem haver com o router, com umas certas tabelas ARP que como não sou expert não percebo. O que acontece é que o router deixa de saber como gerar a frame ethernet da rede local
        (o protocolo ARP deixa de conseguir obter o MacAddress associado
        ao endereço IP da máquina). A solução é criar uma entrada estática na tabela ARP do router mas não sei como o fazer.

    2. Avatar de Senio rodrigues
      Senio rodrigues

      Boas gostaria que alguem me ajuda-se se fosse possivel.
      Tenho uma camara ip apexis apm-j011-ws e não consigo ligar por wirelless.
      se algume me pode-se ajudar agradecia imenso.
      Obrigado

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Boas, comprei uma apexis e não estou a conseguir aceder através da net. No thomson no campo da aplicação escolhi http server e atribuí ao ip da cam, depois criei as portas para a cam. Criei uma conta no-ip que o router actualiza se o ip mudar…se estiver em rede funciona tudo bem… se tento aceder do exterior não tenho acesso

        1. Avatar de André
          André

          Viva! Alguma novidade em ter acesso do exterior a uma camara IP ligada por wireless?

  12. Avatar de PES 2011

    E para jogar FIFA 11 neste router? É uma dor de cabeça!!!
    Pesquisem na net, FIFA 10 ou FIFA 11 router MEO, e vão ver a quantidade de tópicos a falar disso…

    1. Avatar de Peter
      Peter

      Ámen!

      Uma explicação para isso era de valor, já desisti de inventar.

      Cumps

  13. Avatar de rodasp
    rodasp

    Estava mesmo a precisar disto para o usar o meu disco multimédia como FTP.

    Obrigado

    1. Avatar de Ivo Fernandes
      Ivo Fernandes

      Já agora, tenho um disco ligado à porta USB do router, já consegui aceder remotamente, mas agora surge um erro a indicar que não tenho permissões para aceder à pasta. Será que se pode usar o sistema de redireccionamento para aceder remotamente ao disco ligado por USB? Se sim, como?
      Obrigado

      1. Avatar de rodasp
        rodasp

        o meu disco multimédia está por wireless…

        por USB eu já consegui ligar e tenho uma vaga ideia de que surgiu-me esse problema, não tenho a certeza mas acho que tens que ir à configuração do router… (amanhã eu vejo, diz alguma coisa se estás interessado).

        Lembro-me que o router só suporta FAT32. E o disco era de 320Gb… tive que por o live CD do ubuntu para converter aquilo de NTFS->FAT32, visto que o Windows não deixa passar para FAT32 quando o disco é superior a 30gb +/-

        1. Avatar de Ivo Fernandes
          Ivo Fernandes

          Sim, se me pudesses ajudar…

          1. Avatar de rodasp
            rodasp

            tens que ir à Caixa de ferramentas -> Partilha de Conteúdos

            Depois deve aparecer no fim da página o teu disco externo… Carregas em configurar (no topo da página)

            Preenches a secção Servidor de ficheiros de rede (Windows Networking)
            Guarda as definições…

            Depois na “Rede” do Windows 7 deve aparecer lá o disco…

            Eu acho que foi assim que eu fiz as coisas, já não me lembro bem… (desculpa só hoje responder)

            qualquer coisa pergunta…

        2. Avatar de Finas
          Finas

          Boas como é que conseguist por o teu disco multimédia como servidor FTP? eu já lhe adicionei no router o serviço FTP server mas agora o que é preciso para lhe aceder através do browser? Será que podias por os passos que fizest?

          1. Avatar de rodasp
            rodasp

            eu consegui porque o disco tem a opção de colocar com servidor http://FTP...

          2. Avatar de rodasp
            rodasp

            procura nas opções do teu disco… se não encontrares, procura actualizar a firmware (foi o que fiz..)

            PS: no comentário anterior o “FTP” ficou com link automáticamente, não fui eu que o fiz…

          3. Avatar de Finas
            Finas

            Já agora se não for indiscrição, qual é a marca e o modelo do teu disco?

            Obrigado pela resposta
            Abraço

          4. Avatar de rodasp
            rodasp

            Emtec S800H 1Tb

            http://www.youtube.com/watch?v=U-QuOm–4Ss

            http://www.emtec-international.com/en-eu/S800H_Movie_Cube

            Comprei-o na semana passada… e para as minhas necessidades funciona muito bem, tirando a TDT, o sinal não é dos melhores, mas deve ser da antena do prédio.

            É pena não existirem muitas reviews sobre este disco (mas já me passou pela cabeça fazer uma)

            existe um forum, lol (é melhor do que nada)

            como te tinha dito actualizei a firmware e fiquei com a opção de FTP e mais algumas cenas bacanas…

            Qualquer coisa diz, abraço

  14. Avatar de Pedro Lamas

    Alguém já conseguiu colocar o DMZ neste router a funcionar em modos?
    Sempre que activo o DMZ, ele coloca o IP externo num equipamento interno (certo), mas também a gateway externa (ERRADO!!) em vez do IP interno do Thomson…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Pedro,

      É sempre um prazer ter-te por aqui pelo PPLWARE 🙂
      Pelo que percebi, quando activas a opção DMZ ficas com um IP público associado ao PC e também o respectivo gateway (Publico).

      Se for isto que eu estou a dizer, parece-me correcto pois o equipamento adquire todas as confs “públicas”…não faz sentido ele ter um IP Público associado ao IP e um IP privado à gateway.

      Agora o que me parece que pretendes, é que esse computador continue a comunicar na rede interna e que esteja acessível a partir do exterior, algo como um mapeamento de endereço, é isso?

      1. Avatar de Pedro Lamas

        Ora bem, segundo o pouco que sei do que é uma DMZ, é praticamente o mesmo que colocar todas as portas a redireccionar para um único IP, e é exactamente isto que eu pretendo! 🙂
        Eu queria apenas que ele redireccionasse tudo para a minha Fonera 2.0N e que esta tratasse do resto, no entanto, quando activo a DMZ para a Fonera, deixo de ter net…
        O que me parece (e aqui admito que posso estar enganado!) é que a Gateway que deveria ser aplicada à Fonera deveria ser a do Thompson, e não a pública como está a acontecer… que te parece, Pedro?

        (eu não perco uma oportunidade por ler os vossos posts, p.f. continuem com o bom trabalho 😉 )

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Pedro,
          Obrigado pelo teu comentário.

          Então é assim, aquilo que está a acontecer parece-me o correcto IP publico e gateway publico respectivo.
          Quanto ao cenário deixa-me ver se percebi: Tens o router MEO, que por sua vez liga a uma Fonera que passa a funcionar como um equipamento Interno. Nesta situação, se aplicas a configuração da DMZ para a fonera, parece-me correcto o que está a acontecer.

          Uma solução para o teu problema (e até é mais seguro) é fazeres o PortForwarding. Assim apenas tens as portas abertas que pretendes acessíveis do exterior e a fonera passa a funcionar como um equipamento interno normal. É também possível configurar um range de portas de uma só vez. No queres de pretenderes que seja a Fonera a dar as confs de rede, deves ter em atenção que deves desligar as mesmas funcionalidades no router da Meo (ex. DHCP) para não existirem conflitos.

          Espero que tenha ajudado, alguma coisa é só dizeres.

          Abraço

          1. Avatar de Rui Barbosa

            Boas,

            Li atentamente o vosso post e alguns dos comentários e, depois de experimentar tudo isto, tenho a seguinte situação:

            Tal como o Pedro, tenho uma Fonera 2.0N ligada ao Thomson TG784. A Fonera está configurada para atualizar o serviço DynDNS e fá-lo na perfeição. O que pretendo é ter acesso pela Internet à área de gestão de torrents da Fonera. Internamente está área está localizada em http://192.168.10.1:9091/. Assim sendo, no Thomson configurei “Intervalo de portas” para 80 (TCP/UDP) e “Converter em…” para 9091, sendo o serviço devidamente associado ao IP da Fonera.

            Tendo em conta o que percebo do assunto, tudo deveria estar certo, mas ao aceder a http://USERNAME.dyndns.org/ só tenho acesso à área de gestão do Thomson.

            Alguém consegue perceber porque raio o direcionamento não acontece como deveria?

            Obrigado!

        2. Avatar de Joao Ferreira
          Joao Ferreira

          Segundo os conhecimentos de informática uma DMZ não é redireccionar todas as portas para um IP, é teres uma parte da tua rede, um IP, uma gama de IP’s, ou até uma vlan, com todos os portos abertos, ou seja, sem qualquer protecção da firewall. Estes normalmente estão protegidos por firewalls próprias. Esta situação impõe-se quando tens equipamentos que utilizam portos dinâmicos para enviar e receber informações do exterior, nomeadamente: torrents, streamers de video, voip servers, etc…

          Pelo que percebi tu activas-te a opção do router meo que atribui o ip publico a um equipamento interno, e nesse caso só esse equipamento terá rede, e acesso á Internet.

          Corrijam-me se estiver errado, mas os routers da meo, não têm uma opção de DMZ pura nativamente, só abrindo os portos um a um, através da atribuição, ou se o equipamento suportar a tecnologia UPnP, o que nem sempre acontece.

          Se alguém souber como activar uma pura DMZ nos routers da meo avise, que bem preciso.

          Abraço

  15. Avatar de Yuy
    Yuy

    Já tentei a modos que meter aparelhos (webcams) a aceder por esse modem da MEO, e simplesmente nunca deu, e fiz assim como está no artigo… vá-se lá perceber.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Yuy

      Aconselho-te a fazeres duas coisas:
      1) teste a partir da rede interna a ver se funciona
      2) confirma o range de portos

      1. Avatar de Yuy
        Yuy

        Dentro da rede sem problemas, passar para fora é que se torna simplesmente impossível, e nem com reset’s ao aparelho vai lá.

  16. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Bom artigo!!

    Seria possível, explicarem-me mais em pormenor a ultima parte, ou seja, como configurar um determinado PC, para remote desktop?!
    Existe alguma maneira de passar dados através disso?! ou seja, estou a aceder remotamente a uma maquina e consigo passar para lá dados?!

    Desde já muito obrigado pela atenção

    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, prometo que segunda-feira tenho esse artigo cá fora. Mas basicamente tens de fazer o port forwarding da porta: 3389 para a máquina interna que pretendes…e claro, ter o Remote Desktop activo nessa máquina

      1. Avatar de Miguel Pereira
        Miguel Pereira

        Pedro e se tiveres 2 maquinas em casa como se faz para aceder remotamente? Se no router abrir a porta 3389 para o PC X ao colocar o ip no remote desktop ele vai logo para o PC X e se quiser colocar no PC Y que porta tenho que abrir para o PC Y?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tens de definir uma outra porta para o remote desktop do PCY. Podes faze-lo atraves do regedit.

          (Enviado do meu smartphone)

      2. Avatar de JAQAS
        JAQAS

        Boas ppl. Excelente artigo Pedro
        Que programa é que posso usar, e que funcione bem, para saber quais as portas que um determinado programa/serviço está a usar ?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas JAQAS

          Tens no link abaixo uma boa “cábula” relativamente às portas definidas:
          https://pplware.sitedev.pt/networking/quais-as-portas-abertas-no-meu-computador/

          1. Avatar de JAQAS
            JAQAS

            Obrigado Pedro !! Vou estudar esse post. Grato.

  17. Avatar de Ivo Fernandes
    Ivo Fernandes

    OFF TOPIC:

    Já agora, aproveitava para perguntar o seguinte:
    Desde que instalei o MEO Fibra, que tenho vindo a ter um problema, que se traduz no facto do router se reiniciar muitas vezes. Já é, seguramente, o 4º router que me instalam.
    o engraçado é que, tenho alturas em que na página do router verifico que a ligação à Internet já está estabelecida há, por exemplo 4 dias, e noutras alturas, nem um dia se mantêm.
    Gostaria que me dissessem, em média, quantos dias é que as vossas ligações permanecem sem se reiniciar… e se a alguém também acontece esta situação do reiniciar constante do router.
    Obrigado.

    1. Avatar de David Silva
      David Silva

      Boas a todos,

      Sei que esta pergunta já tem bastante tempo mas reparei que ninguém respondeu.
      Estou exactamente com o mesmo problema e não o consigo resolver.

      Alguém sabe a solução?
      Obrigado

  18. Avatar de Fernando
    Fernando

    Boas!

    É possível saber quantos/quais os computadores que se encontram ligados ao meu router thomson em dado momento? Ou melhor ainda, consultar um arquivo de log onde fiquem registadas todas as ligações efectuadas?
    Obrigado.

  19. Avatar de JMCS
    JMCS

    Em Julho configurei um router MEO para abrir os serviços ssh e openVPN e estiveram a funcionar correctamente durante uns tempos.
    Agora parece que o ISP(MEO) corta os acessos, pelo menos a certos serviços… Eles podem fazer o que lhes apetece.

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    O IP do router meo é fixo?
    Se o router reiniciar não é atribuído um novo IP?

    1. Avatar de Luis_AAlexandre
      Luis_AAlexandre

      É fixo. Mesmo quando reinicias o router, o que acontece é o reset do username e password da internet e wireless. De resto todas as configurações mantêm-se.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Afinal acabei de comprovar que o router meo não tem IP fixo ao contrário do que disse p Luis.

        Desliguei o router e voltei a ligar e o IP do router deixou de ser o anterior tomando outro IP.

  21. Avatar de António
    António

    Bom, bom, era um tutorial para fazer o forwarding em equipamento cisco…

  22. Avatar de filiep
    filiep

    bom dia pessoal, a minha pergunta é o seguinte:
    tem algum local onde eu possa buscar firmware do TG787 sem ser em alemão?
    abraços a todos e feliz natal

  23. Avatar de Paulo
    Paulo

    Alguem me sabe dizer como colocar a PS3 numa DMZ com o router do meo, eu já segui as indicações dadas em alguns foruns mas na drop list não aparece a PS3, apenas as BOXs e o PC.

    Agradecia tambem a explicação de como fazer port fowarding, ou seja quando tenho determinadas portas que preciso abrir qual é a forma correcta. Já fiz algumas experiências mas fico sempre na dúvida se estou a fazer bem.

    Obrigado

  24. Avatar de Submit_RnM
    Submit_RnM

    Boas.

    No meu n da…quando ponho o IP do router em vez de aparecer a pagina que tenho no wamp aparece-me:

    “Forbidden

    You don’t have permission to access / on this server.”

    1. Avatar de Submit_RnM
      Submit_RnM

      ja da.

      Não é possivel ao inserirmos o IP do router em vez de ir para a pagina de configuração do Wamp ir directamente para a nossa pagina?

  25. Avatar de JQ
    JQ

    Estou a tentar configurar router e dá o erro “A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir” estive a confirmar no pc e o www está na port-80 open

  26. Avatar de NR
    NR

    Seré que conseguem uma solução para abrir portas no router MEO TG784 para que se possa jogar FIFA 11 e outros jogos na PS3 sem problemas?

  27. Avatar de ANCM
    ANCM

    A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir. Como posso resolver isto?

    1. Avatar de jvlino
      jvlino

      Tenho o mesmo problema. como resolveste?

  28. Avatar de João Rossa
    João Rossa

    Boas! Alguem sabe como fazer forwarding para outro router na rede? Basicamente tenho:

    1-Router Meo normal – 192.168.1.254
    2-Router da Asus a correr firmware dd-wrt com Optware instalado a fazer de repetidor wireless do router da Meo com o ip 192.168.1.120

    O que queria fazer era aceder ao router da Asus na porta 9091 onde posso aceder ao cliente torrent transmission: http://192.168.1.120:9091 vai dar ao gui desta app.

    cumprimentos,

  29. Avatar de Miguel
    Miguel

    A porta que está a configurar está em conflicto. Não é possivél atribuir”

    como resolver???

    agradecia resposta

  30. Avatar de manuel
    manuel

    eu quero crio um servidor de um jogo e na minha rede encontramos o ip mas em redes diferentes nao encontram o meu ip? como faço isso??
    bgd

  31. Avatar de Luis
    Luis

    Olá!

    O meu router da Meo é o Thomson TG784n e pretendo acrescentar portas para aplicações. Consigo aceder ao menu inicial mas, ao clicar nas opções, estas não respondem. Será erro temporário ou o acesso às configurações do router deixaram de ser permitidas?

    Obrigado!

  32. Avatar de antonio
    antonio

    como consigo aceder a ip cam axis remotamente quando a mesma esta ligada ao router do meo.

  33. Avatar de marco
    marco

    Queria saber como comfigurar no ruter da meo um host criado no dyndns para uma dvr( Gravador de cameras ). Obrigado

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tenho a mesma duvida que o amigo Marco?
      É possivel configurar um Dyndns? Ou basta pelo IP pra ver as cameras?

      Já agora, neste router fazendo o procedimento do tutorial consegue-se sempre aceder?
      É que em minha casa tenho um ZyXel e é muito complicado, tem a porta 80 reservada a Administração e pelo que me disseram só fazendo o reencaminhamente da porta 80 para outra porta… Mas ainda não consegui.
      Se alguém puder ajudar nestas questões, agradeço.

      Marco se já tiveres descoberto a solução e puderes partilhar comigo, agradeço 🙂
      paulo.tec.lx@gmail.com

      Cumps

  34. Avatar de Garc
    Garc

    Gostaria que alguém me disse-se como faço para ftp, pois quando atribuo portas o router diz que elas estão em conflito…
    Gostava que alguém me disse-se como se fazzzzzzz….

    Obrigado

  35. Avatar de hugo barbosa
    hugo barbosa

    Boas eu fiz tudo isso, e depois coloco o IP (que da naquele site) no meu browser e nada :X
    qual o problem?

  36. Avatar de Rui
    Rui

    Não consigo fazer port forwarding no router! Aparece sempre Bearshare e diz que algo está em conflito. Desesperoooooooooooooooooo! Alguém dá uma ajuda. Como sou um nabo nisto…

  37. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Como faço para criar um VPN neste router?
    À parte do VPN, tenho 4 cameras e um outro dispositico e queria ter acesso a cada um deles independentemente, mas sempre que digito o endereço criado no no-ip vai sempre parar ao dispositivo…não estou a perceber…help

  38. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    estou cansado do router da meo não consigo jogar como deve de ser online, principalmente quando quero iniciar o servidor de algum jogo, pago uma fortuna ao fim do mes para ter este serviço precario. vou desistir desta treta toda. A meo é a maior me***… nao aconselho.

    1. Avatar de Daniel Santos
      Daniel Santos

      É porque não estás a desbloquear correctamente as portas que precisas. Eu tenho este router da MEO também, e muito sinceramente, não gosto dele pelo simples fato de ser muito lento, mas não tenho problema algum em desbloquear e jogar perfeitamente na net.

  39. Avatar de Joao
    Joao

    Eu tentei fazer um server minecraft para os meus colegas mas diz-me :Perhaps a server is runing alredy in that port?
    Pff ajudem-me

  40. Avatar de Joana Órfão
    Joana Órfão

    Oi Pedro. Para jogar online tive de criar uma aplicação e abrir as portas respectivas no router, tendo seguido os tutoriais. Simplesmente, quando chego ao passo final em que tenho de associar a aplicação ao meu computador, selecciono a aplicacao e a máquina correspondente, clicko em adicionar, e a lista aparece vazia e os presets da lista de aplicações e computadores voltam ao inicial. Ou seja, o router não me está a gravar a config. Porque será?

  41. Avatar de Miguel
    Miguel

    De certeza que alguém testou isto ?

    Tenho a dizer que estes routers da meo são a pior porcaria acima do planeta.

    Comigo ao fazer port forwarding através da página do router nunca faz absolutamente nada. Tal como diz a Joana no post acima.

    Para conseguir fazer port forwarding neste router tive que criar um user novo via putty (com o user administrator) e só depois conseguem aceder via telnet ao router.

    No fim, tive de andar a por comandos especiais para configurar a firewall e a nat. Podem dar mil e quatrocentas voltas que só na página web do router não conseguem, não fuciona. configuram o nat sim, mas não é feita a configuração da regra na firewall para suportar o forwarding da nat. verificam isso se desactivarem a firewall e começar a dar.

    PIOR: o router passa-se e passado algum tempo a firewall confunde-se e deixa de encaminhar o tráfego correctamente. Via telnet ou página web começa a ficar cada vez pior o acesso e n conseguem configurar. solução: restart para poder configurar.

    nojo..

  42. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já faz algum tempo que não consigo resolver este problema/situação.

    Tenho uma máquina com o xampp instalado, com os serviços apache e filezilla ligados. Internamente/localmente tudo funciona lindamente. O problema está em aceder externamente. Ou seja, eu tenho o router da meo (Thomson TG787) e já configurei o Port Forwarding para a porta 80, como descrito neste artigo e sem problema. Mas queria ter também acesso externamente ao FTP e para isso procedi do mesmo modo mas desta vez para a port 21, mas não consigo ter acesso externamente. Já experimentei com os ports 20, 2121, 8221.
    Tenho as firewall todas desactivadas, quer das máquinas quer do router, inclusive desactivei os anti-virus também.

    Alguém faz ideia do que se posso estar a passar e que me ajude?

    1. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      Configuras-te a porta 80… e com essa porta consegues aceder remotamente á gestão via web?
      Disses-te que abris-te a porta 21 conseguis-te faze-lo via gestão web? eu tnh o meu a funcionar mas tive que configurar por telnet…. Agora estou com um problema estranho….
      O router tem configurada a porta 21 para o ip 127.0.0.1, ou seja, para ele proprio. Até aqui tudo bem… removi essa porta via telnet e adicionei a porta 21 para o ip pretendido, porreiro o ftp está a funcionar externamente, só que agora, volta e meia tnh que aceder ao router por telnet e eliminar o direcionamento para a porta 21 para ele proprio, ele cria sozinho o encaminhamento, apesar de eu fazer saveall ao sair… alguem ja teve este problema?

  43. Avatar de André Lopes
    André Lopes

    Boa noite alguém sabe os comandos para abrir portas no router por telnet?

    1. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      nat mapadd intf=Internet type=napt inside_addr=xxx.xxx.xxx.xxx protocol=tcp outside_port=xxx inside_port=21 weight=100

      Os x´s são o ip no primeiro caso e no segundo a porta, caso queiras abrir para o protocolo udp é so alterar.
      cumps.

      1. Avatar de Filipe Santos
        Filipe Santos

        no inside_port tnh la o 21 por lapso… colocas a porta pretendida

  44. Avatar de Gomes
    Gomes

    bem é o seguinte gente eu tenho estado a ter um problema na minha ps3,eu consigo conectar me a jogos online mas n consigo com que outros s conectem a mim alguem m pode ajudar :S ?

  45. Avatar de Ondore
    Ondore

    Boa Tarde.
    Eu estou com problemas em connectar em certas partes do jogo, Monster Hunter Tri para a Wii, e a solução dada pela Wii é fazer port-fowarding para a mesma abrindo as portas de 1 a 65535…mas na criação deste port-foward recebo um aviso de que o limite máximo das portas é muito elevado. Tenho forma de saber qual a porta máxima para utilizar?

    1. Avatar de Ondore
      Ondore

      desculpem, mas esqueci-me de deixar o link da solução por parte da Nintendo (e na Wii como referi por engano anteriormente).
      http://www.nintendo.com/consumer/systems/wii/en_na/ht_internet.jsp?menu=connect&submenu=rvl-ht-int-connect-wireless

      1. Avatar de Ondore
        Ondore

        depois é só escolher em “Get Connected!” no menu à esquerda “How to Set up Port Forwarding for the Wii Console”

        1. Avatar de SSilva
          SSilva

          Já tenho esse problema a imenso tempo e pelo que vim a descobrir mesmo fazendo todo o tipo de portforwarding vai sempre dar erro, e pelo que me disseram tem a ver com o router. Já tive um linksys antes deste thompson e nunca deu problema. Se

  46. Avatar de Lucio
    Lucio

    quero acessar meu servidor de cameras pelo ip fixo do modem mais da erro no carregar da pagina preciso liberar alguma porta especifica ? no equipamento configurei xxx.xxx.xxx.xxx:13000 modem thonson 510 v6!!! Grato

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Viva Lucio,

      É so abrir esse porto no Router/Modem. Se é uma página web não é preciso fazer mais nada.

  47. Avatar de gamer06
    gamer06

    boas. estava aqui a ler, e até achei engraçado. mas a minha questão era, só da para este tipo de routers?
    comprei um a dias, um 3G/4G da tp-link. que e para partilhar com uma pen banda larga(usb). e gostava se saber se consigo fazer isto do WoL?
    cumprimentos

  48. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas, camaradas.
    A minha dúvida é a seguinte:
    Tenho o sharecenter, DNS-320 (D-Link), configurado numa determinada porta. até aqui tudo bem.
    O problema é que não consigo ligar o MyBookLive.
    Já pesquisei e segundo apurei, o MyBookLive tem de ter ip dinâmico, mas não consigo atribuir ip dinâmico ao MyBookLive…
    Alguém me safa?
    Obrigadão.
    Abraços, camaradas.

  49. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
    Filipe Nunes Rodrigues

    Sabem-me dizer como faço para ter dois ou mais web-server ligados ao router meo?

  50. Avatar de Fábio Cabral
    Fábio Cabral

    Boas eu já coloquei o meu router em DMZ para um unico PC mas quando vou verificar se as portas estão abertas não está não sei porque já vi no forum no MEO que têm problemas sobre as portas deste router(TG784n) dizem que se fizerem um update do firmware isto resolve ou então encontrar a resposta aqui agradecia

  51. Avatar de Manuel António
    Manuel António

    Viva, este router dá para fazer wifi repeater? ou WDS ?

    Obrigado.

  52. Avatar de Marco
    Marco

    Olá. Como fazer para que possa através de um DDNS consiga fazer um foward para um ip de um NAS e por outra por para o IP do router?

    atualmente com DDNS ativo chego ao router, mas queria ter a possibilidade de aceder a dois ips diferentes dentro da rede mediante a porta.

    Configurei o HTTP para o NAS e para chegar à pagina do router? Como devo fazer?

    obrigado,
    Marco

  53. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Olá!
    Fiz tudo como no tutorial, mas quando adiciono o meu Jogo/Aplicação, a página faz “Refresh” e diz que:

    “Não existem jogos ou aplicações atribuídos”.

    Por Favor ajudem :C

  54. Avatar de Fábio Morgado
    Fábio Morgado

    Boa tarde,

    Gostaria de propor um artigo acerca do router da optimus wow (alcatel y800z)

    Estou a tentar fazer um simples port fowarding mas neste router é bem mais que isto 🙂

    Sempre que se altera o ficheiro backup do router (.bin) aparece um [M] e os dispositivos nunca mais se conseguem ligar.

    Obrigado pela atenção e continuem com o excelente trabalho que tem vindo a fazer.

  55. Avatar de Zé Carlos
    Zé Carlos

    eu também estou com o mesmo problema. Queria fazer portforward neste router (Alcatel y800z da WoW), mas dá o mesmo erro. a porta que quero abrir é a 25565, do minecraft

  56. Avatar de Ro301
    Ro301

    Fantástico. Já estou à 1 hora a ver estes artigos… São fabulosos! 🙂

  57. Avatar de Álvaro Gomes
    Álvaro Gomes

    Boa tarde.

    Já segui todos os passos e até acabei por fazer um registo no no-ip.com para ter um ip fixo. Associei o endereço IP ao router meo e parece que está! Mas não está?!?!?!
    Agora não sei como aceder a esse endereço. Como agora posso ver as imagens (neste meu caso, as transmitidas pelas câmaras da minha casa) a partir de qualquer PC fora de casa, nomeadamente no trabalho, ou através de uma aplicação no telemóvel????

    Obrigado pela ajuda

  58. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Boas tarde…

    Tenho um Tg784n com a versão 10.2.1.d e não consigo entrar por telnet com rootuser… alguém me pode indicar os respectivos user e pass para poder alterar o ip do PC a fazer WOL para estático?

    Obrigado, abc

  59. Avatar de Sergio Magalhaes
    Sergio Magalhaes

    Olá viva.
    Estou a tentar faz tempo o seguinte.
    Tenho um router meo technicolor TG784n, e tenho duas câmaras foscam IP que queria aceder de fora da rede, ou seja do exterior.
    Consigo aceder a uma, mas a outra é um problema e tem a ver com a porta 80. Só consigo chegar de fora pela porta 80, mas isso só dá para uma das câmaras, pois quando tento outra porta, não dá. Já tentei colocar uma porta externa e encaminhar para a 80, mas não dá (Não sei se fiz bem, mas já tentei de várias formas). Não sei que fazer mais. Obrigado a todos.

  60. Avatar de Roberto
    Roberto

    Boas noites,
    Tenho uma Ds215j à relativamente pouco tempo e uma coisa que me tá a chatear é o facto de a quando de não utilização da NAS tenho configurada para hibernar após 10 minutos de inactividade e aquando de hibernada os discos acordam precisamente a cada 30 minutos (tenho os logs de hibernação ativos).
    Tenho o Plex Media Server Instalado poderá ser disso ou será que pelo facto de ter o DHCP no router (isp meo) ativado e não ter um ip estático configurado que o router poderá tar a comunicar com a NAS de 30 em 30 minutos?

  61. Avatar de Miguel
    Miguel

    Secalhar não é o melhor sitio para expor o meu prblema mas aqui vai:
    Estou a tentar fazer port forwarding no meu router Thomson TG784, no entanto quando executo o programa fora da rede não consigo estabelecer a conexão. Abri a porta 9000 com os protocolos UDP e TCP, e redireccionei a conexão para a minha máquina, tenho UnPn ativo, adicionei uma nova regra de entrada na firewall do windows, mas nada. Estranho porque à uns meses atrás tudo funcionava bem. Não percebo, já fiz reset para definições de fábrica e nada também. Alguém me pode ajudar…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Também ja fiz um scan com o NMAP quando o programa estáa executar e não deteta a porta 9000 aberta, n existe nenhum serviço a ser executado nessa porta, isto está a dar comigo em doido..

  62. […] este exemplo usamos o mecanismo de Port Forwarding, redireccionando todos os pedidos que chegam ao router para a porta 80 (HTTP) para o nosso […]