Projecto SELINA: consumos de energia em standby e desligado

55 Comentários

No passado dia 23 de Novembro, o ISR – Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra em parceria com a EDP – Energia de Portugal organizou um workshop com o tema “Consumos de energia nos modos standby e desligado”.

Este é um tema que, em grande parte da população, não é considerado de grande importância e desprezam-se os custos inerentes à energia consumida por diversos aparelhos no modo standby.

O estudo levado a cabo pelo Projecto SELINA, liderado por investigadores da FCTUC-ISR, revela que este tipo de consumo (em modo standby) representa cerca de 11% do consumo total numa habitação, algo que anualmente se situa entre 50€ e 100€.

O workshop teve como propósito a apresentação dos mais recentes e principais desenvolvimentos na redução dos consumos em standby e, em particular, divulgar os resultados do Projecto SELINA – Standby and Off-Mode Energy Losses in New Appliances Measured in Shops. Este projecto é apoiado pela Agência da Comissão Europeia para a Competitividade e Inovação (EACI), sob o programa Energia Inteligente para a Europa (EIE).

Em toda a União Europeia podem ser poupados, anualmente, cerca de um bilião de euros, se desligar a internet quando já não a está a usar. Uma poupança que equivale a 7.000 milhões de kWh e 3,5 milhões de toneladas de CO2.

No decorrer deste projecto, iniciado em 2008, realizaram-se várias campanhas de monitorização nos 12 países participantes (Portugal, Alemanha, França, Dinamarca, Letónia, Roménia, República Checa, Bélgica, Inglaterra, Áustria, Grécia, Itália) onde foram caracterizados os consumos, nos modos standby e desligado, em mais de 6000 equipamentos eléctricos e electrónicos (vendidos em lojas da especialidade).

Os vendedores e funcionários das lojas foram também inquiridos no sentido de avaliar a influência que têm sobre a escolha na compra de determinado produto por um cliente. Foi principal objectivo identificar políticas eficazes com vista à transformação do mercado e direccionadas a todos os intervenientes relevantes envolvidos no fabrico, distribuição, vendas, aquisição e operação de equipamentos com consumos nos modos standby e desligado.

No decorrer deste workshop foram apresentadas novas tecnologias e resultados de outras actividades relacionadas com a utilização eficiente de electricidade nos edifícios. Embora essas actividades não sejam especificamente relatadas neste artigo, poderão ser consultadas as suas apresentações nas ligações no final do artigo.

O utilizador pode, se assim o entender, adquirir um instrumento de medição (wattímetro) que permitirá saber o consumo exacto de determinado equipamento doméstico, nomeadamente no modo standby. Caso esse consumo seja excessivo, o custo do wattímetro pode ser facilmente recuperado com uma hipotética poupança de energia associada à alteração do modo de operação desse equipamento (de standby para desligado).

As rádios Antena 1 e Renascença noticiaram o evento. É possível ouvir essas peças, abaixo.

Antena 1: [audio:https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2010/12/Antena_SELINA.mp3|titles=Antena1_SELINA]
Renascença: [audio:https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2010/12/R._Renascenca_1_-_SELINA.mp3|titles=Renascenca_SELINA]

Documentação SELINA

Homepage: Projecto SELINA
Download: Livro com os principais resultados do Projecto SELINA
Download: Aprensentação SELINA no workshop

Apresentações Workshop 23/Nov – Coimbra

Download: InovCity Évora: para uma rede eléctrica mais inteligente
Download: Iniciativas para uma energia mais eficiente
Download: Consumos Standby em rede
Download: Caracterização dos Consumos no Sector Residencial
Download: O Projecto Promotion 3E

Guia EDP

Homepage: eco.edp
Download: Guia Prático Eficiência Energética

Partilhar:
Tags:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Agora a questão é: Quem é que vai preocupar em desligar a TV no botão, tirar o carregador do telemóvel da tomada etc, várias vezes ao dia, TODOS os dias, TODOS os meses e TODOS os anos… Por 50€
    Só pode ser piada… E antes que falem nas pessoas tão pobres que 50€ fazem diferença ao final do ano pensem primeiro que essas pessoas também não têm electrodomésticos que totalizem os 50€, ou seja iam estar a ter o trabalho por 5 ou 10€.

    Parece-me que temos de nos preocupar mais com os sítios onde gastamos uma grande quantidade de energia e não com estes pormenores. Energias renováveis também!

    “Grão a grão enche a galinha o papo”, mas neste caso acho que a galinha passaria fome!

    P.s.: “O utilizador pode, se assim o entender, adquirir um instrumento de medição (wattímetro) que permitirá saber o consumo exacto de determinado equipamento doméstico, nomeadamente no modo standby”

    Se todas as pessoas comprassem um equipamento destes poluímos mais o mundo do que os stanby’s durante 1 década ou mais… enfim…

    1. Avatar de Kunami21

      concorco com @Nuno.
      Mesmo assim existe algumas dicas que as pessoas podem fazer que pode significar algumas poupanças sem ter que estar a se preocupar com o standby, como por exemplo:

      1- revisão do contracto com a EDP, ou seja, analisar se a potência contratada lá em casa está de acordo com o os equipamentos que se tem e o uso dos mesmos em simultâneo!
      Um exemplo mais concreto: no meu caso, tinha uma potência contratada de 6,9 kVA e alterei para 3,45 kVA, passando de 9,8€/mês (6,9 kVA) para 5,26€/mês (3,45 kVA), logo poupança anual de ~55€.

      Nota: e pergunta-se, telefonei para a EDP e dizem-me que o mínimo que posso ter lá em casa é de 6,9 kVA.
      Isto advém devido ao facto de a EDP Serviço Universal e a edp5D. Diferenças?

      *edp5D tem mínimo de 6,9kVA de potência contratada, a edpsu (edp Serviço Universal) tem mínimo de 1,15kVA
      *edp5D temos seguro que podemos usar até 3 vezes ao ano para avarias de equipamentos e outras promoções (sinceramente, tive durante 2 anos e nunca as utilizei)

      2- O desvio de consumos para horários mais baratos.
      Isto é, a adesão para a tarifa tri-horária (compensa mais que a bi-horária), sendo que temos a escolha do ciclo diário e ciclo semanal (depois se perguntarem eu explico melhor 🙂 )
      Basicamente com este tipo de tarifa temos horas no dia em que a electricidade é nos vendida mais barata, na ordem de metade do preço da nas horas “normais”.
      Tri-horária:
      Horas de vazio : 0,0742€/kWh
      Horas de cheias: 0,1332€/kWh

      novamente, no meu caso, apenas desviando o uso da máquina de lavar po Domingo (todas as horas são de vazio – tarifa mais baixa)
      passei de 25€/ano para 14€/ano. (4 máquinas de lavar por Domingoj

      3- Compra de equipamentos mais eficientes, ou substituição dos mais velhos.

      Admito que o standby é um problema, quer se queira, quer se não, grau a grau enche mesmo (e até pelos valores em cima referenciados, é muito kWh sem “fazer nada”), mas preocuparmos compulsivamente não faz parte da solução primária!
      Mesmo assim, já existem uma solução para o standby e que não envolve a nossa preocupação diária das pessoas que passo a citar:

      “As multi-tomadas inteligentes, equipadas com um sensor que detecta e desliga os equipamentos eléctricos e electrónicos em stand-by (modo de espera ou suspensão)..”

      Tomadas que já fazem isso e assim ninguém tem que se preocupar, que já foram distribuídas pela EDP.

      Peço desculpa pelo tópico demasiado extenso mas axo que disse coisas que a maioria das pessoas desconhece e que a EDP talvez nao queira fazer publicidades para as divulgar…

      Cumprimentos!

      1. Avatar de Hugo Cura

        Sem dúvida que todos os pontos que referiste são importantíssimos a juntar aos outros factos. Obrigado pelo teu contributo.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Se não estás de acordo tens bom remédio: pagas a factura e “ponto final”.

      Eu, pessoalmente, também não sou bom exemplo e não tenho tanto cuidado quanto devia… mas é bom que haja consciência do que realmente se passa nos equipamentos que usamos.

      “Se todas as pessoas comprassem um equipamento destes poluímos mais o mundo do que os stanby’s durante 1 década ou mais… enfim…”

      Essa frase não podia ser mais descabida… se leste o artigo, claramente não te apercebeste das conclusões deste estudo. Tenho também a certeza de que se medisses os consumos em standby de alguns aparelhos que tens ficavas admirado e surpreso.

      Mas não é essencial a compra de um equipamento deste tipo para o fazer: pode ser feito com um amperímetro AC, caso tenhas (já que sabes que a tensão é ~230V e P=VI) ou simplesmente com recurso ao contador da EDP. Esta última solução dá algum trabalho pois é necessário desligar todos os equipamentos (ou recorrendo a disjuntores de diferentes zonas da casa) mas a conclusão final pode ser valiosa.

    3. Avatar de Lokier
      Lokier

      Acho que se anda a combater o “mal” com as armas erradas. Acredito que o caminho passa por duas frentes, e numa delas é esta.

      1. Criar equipamentos que consumam o mínimo possível.

      2. Investir na investigação e produção massiva de energia renovável e novos métodos que recolher energia, porque ela está em todo o lado, é só uma questão de evolução tecnológica e cientifica.

      Agora esperar que as pessoas do mundo diminuam o consumo ? lol

      Claro que a população também pode ser educada ao longo dos tempo (ou não) mas mesmo que isso aconteça provavelmente gasta tanto o stand-by do meu país (milhões de pessoas) como o de uma única casa de uma bem abastada pessoa. E essa? Acham mesmo que vai desligar o stand-by. etc etc

      Percebo que o intuito do artigo não é bem este, mas se pensarmos bem, o problema não está na falta de energia (ou está?). Claro que se quisermos poupar uns tais euros por ano é uma boa dica.

      Cumprimentos

    4. Avatar de Regis
      Regis

      Presumo portanto que se a EDP te aumentar a factura mensal em 11% não te importas,é isso?
      Que se poluísses menos 11%, isso também te era indiferente?
      Que deixas sempre acesas TODAS as luzes lá de casa?
      Também fazes o mesmo com TODAS as torneiras da água?
      E as portas e fechaduras …TODAS sempre abertas?
      Era só para saber?

  2. Avatar de sérgio
    sérgio

    enquanto lia o post pensei no mesmo que tu.. não é assim tão caro os standby mas tambem devemos pensar que se todos fizessemos o mesmo e desligar tudo o k que se pode ajudariamos e muito o meio ambiente!!

    eu por acaso desligo o carregador quase sempre e a tomada onde estão ligados o pc routers modems etc!

    não devemos pensar como uma redução de 50 euros mas sim uma enorme redução de CO2 lançado para o ambiente

  3. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Destes 10% as caixas da MEO da ZON devem ter mais de metade da culpa, coisas feitas à pressa sem o pensar como desligar mesmo a cx e de ve3z em qt ligar para receber as actualizações da programação e ligar só qd for pra gravar. Não sei se sabem mas estas caoxas na realaida NUNCA desligam, apenas deixam de transmitir a imagem de resto estão SEMPRE LIGADAS.

    1. Avatar de .
      .

      O box dá MEO tem um interruptor na traseira.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Sem dúvida, os próprios fornecedores de serviços de TV sugerem ao cliente que mantenha o seu equipamento ligado 24h/dia para que os mesmos processem todas as actualizações que lhes são enviadas.

  4. Avatar de Algarvio
    Algarvio

    Boas,

    Desde que comprei um instrumento de medição do consumo de energia que passei a ter outro comportamento com os equipamentos.

    Para os que nunca usaram um, aqui vai um exemplo:

    Tipo o computador de bordo no carro no consumo instantâneo.
    Decerto que todos, não usamos tanto o acelerador quando temos a noção de quanto está a sair da carteira.

    Foi desta forma que a minha consciência me formatou para usar certos equipamentos na hora de vazio e desligar outros quando não estão a ser usados.

    1. Avatar de Hugo Cura

      É mesmo esse “click” que aqui se tenta fazer passar. Pessoalmente (e com pena minha), eu próprio sou descuidado… mas vou-me esforçar para me corrigir. Afinal, já tenho um wattímetro ^^

      Já agora, aproveito para dizer os consumos instantâneos em standby de alguns aparelhos que usamos diariamente:
      – carregador do telemóvel (Nokia e Huawei): 0.1 W
      – carregador netbook (Asus): 0.3 W
      – *computador secretária (fonte LC-Power): 5 W
      – *monitor TFT (Samsung): 1.5 W (desligado) / 1.9 W (standby)
      – *colunas 6.1 (Creative): 7.4 W
      – *multifunções (Brother): 1.5 W
      – TV CRT 37cm: 7 W

      Os aparelhos identificados com *, no meu caso, encontram-se na mesma extensão de 6 tomadas com interruptor. Isto significa que, se me dignar a desligar o interruptor, poupo 15.4 W!!
      Portanto, dado isto, a solução ideal (mais simples) pode passar por adoptar tomadas com interruptor onde estão ligados vários aparelhos (já para não falar nas tomadas “inteligentes” referidas acima pelo leitor “Kunami21”.

      1. Avatar de Filipe Lourenço

        Sem dúvida que 15W já é qualquer coisinha, é como deixar uma lâmpada acesa todo o dia (das economizadoras).
        Fixe fixe era haverem extensões que pudessem ser programadas para quando o consumo total for inferior a X, se desligarem. 🙂 Assim evitava de me abaixar por baixo da mesa para desligar a extensão! (Coisa que não faço! 😛 Prefiro poupar as costas do que 15W) 😀

        1. Avatar de Hugo Cura

          Isso já existe, já vi algures. No entanto só poupam o trabalho de desligar porque depois é preciso accionar manualmente o interruptor para ligar.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Já agora, aproveito para dizer que os equipamentos novos são bastante mais eficientes no que ao standby diz respeito.
      Refiro-me, por exemplo, aos equipamentos LG analisados na última review que fiz: os consumos em standby nem fizeram mexer, sequer, a informação dada pelo wattímetro. Obviamente que consomem, mas o meu wattímetro não foi sensível a esse consumo.

      As tabelas que elaborei estão aqui e aqui.

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    Onde podemos efectivamente poupar é na iluminação, frigorífico, máquina de lavar, forno. Ou seja os aparelhos eléctricos convencionais representam mais de 70% de uma habitação. Portanto o maior peso nas poupanças estará nesta classe de equipamentos.
    Depois estes estudos são muito falaciosos. Senão vejamos. A média de um tipo de equipamento cifrou-se, por exemplo, numa poupança de 6€, Depois vemos que o melhor equipamento tinha uma poupança de apenas 1€. OU SEJA, estamos a avaliar equipamentos de classes completamente distintas.
    Há ainda algo mais demagógico, que é o consumo no arranque ser muitas vezes superior ao consumo normal. Ou seja, o que poupamos em ter desligado, vai muitos vezes ser atenuado com o acto de ligar. Já para não falar que em muitos equipamentos o tempo de vida se encurta com o ligar/desligar.

    Mas, sim podemos poupar nem que seja um 1€, Mas também devemos saber medir se esse euro(s) que estaremos a poupar nos estará a cortar na comodidade e no nosso estilo de vida. Obviamente devemos saber encontrar o ponto Q.

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Estás a fazer várias confusões a começar por essa do arranque um mito muito propagado e que não leves a mal qualquer pessoa com 2 neurónios percebe que é falso, basta perceber que para consumir em 2-3 segundos o que se poupou em estar desligado, teríamos de gastar nesses 2-3 segundos vários milhares de Kwh que não é possível pelas nissas instalações eléctricas.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Para já não kWh que tens de compensar. Depois depende quantas vezes ligas e desligas. É tipico ver pessoas a desligar flurescentes para 1 minuto depois voltar a entrar. E como eu disse na mesma frase existe o tempo de vida, que nem imaginas o desgaste que provocas. Como disse é tudo uma questão de contrabalanço. Apenas quero alertar para não meter tudo no mesmo saco, porque não é assim tão linear

      2. Avatar de Vestel
        Vestel

        Por outro lado, eu não poderia estar mais em Desacordo contigo.

        Basta ver que quando falas no arranque deves estar a referir-te a um equipamento indutivo e não resistivo. Não me adianto mais,devido á explicação ser um pouco técnica e fora do objectivo do forum..

      3. Avatar de Tiago Dias

        Os arranques não são um mito, é verdade. As lâmpadas fluorescentes são um exemplo muito bom disso, têm um consumo muito alto nos arranques, já para não falar no desgaste do liga-desliga, o que faz com que não seja uma boa prática desligar a luz da cozinha para a ligar 2 minutos a seguir.

        Normalmente as cabines dos elevadores são iluminadas com iluminação fluorescente. Antigamente utilizava-se o sistema de as luzes acenderem com o abrir da porta. Isto fazia com que, em elevadores com muito movimento, os custos energéticos e na substituição das lâmpadas fossem elevados. Actualmente as luzes dos elevadores estão, na maior parte dos casos, constantemente ligadas, o que faz poupar qualquer coisa em energia e no desgaste dos equipamentos. Claro que a melhor solução seria usar um relógio para manter as luzes sempre ligadas durante o dia (ou horas mais movimentadas) e desligar durante a noite, ficando o sistema de ligar quando a porta abre.

        Quanto ás nossas instalações eléctricas, o que dizes é errado. As instalações eléctricas de um

      4. Avatar de Tiago Dias

        Os arranques não são um mito, é verdade. As lâmpadas fluorescentes são um exemplo muito bom disso, têm um consumo muito alto nos arranques, já para não falar no desgaste do liga-desliga, o que faz com que não seja uma boa prática desligar a luz da cozinha para a ligar 2 minutos a seguir.

        Normalmente as cabines dos elevadores são iluminadas com iluminação fluorescente. Antigamente utilizava-se o sistema de as luzes acenderem com o abrir da porta. Isto fazia com que, em elevadores com muito movimento, os custos energéticos e na substituição das lâmpadas fossem elevados. Actualmente as luzes dos elevadores estão, na maior parte dos casos, constantemente ligadas, o que faz poupar qualquer coisa em energia e no desgaste dos equipamentos. Claro que a melhor solução seria usar um relógio para manter as luzes sempre ligadas durante o dia (ou horas mais movimentadas) e desligar durante a noite, ficando o sistema de ligar quando a porta abre.

        Quanto ás nossas instalações eléctricas, o que dizes é errado. Também falando em elevadores, o arranque dos motores dos elevadores tem normalmente uma corrente (corrente de arranque) muito superior á corrente de serviço, podendo ser até 6 vezes superior. É claro que a instalação eléctrica não é dimensionada para estar a funcionar constantemente nesse regime, pois apenas tem esse valor de corrente durante uns segundos, o que não quer dizer que a instalação não aguente o arranque. Aliás, é por isso que nas instalações que alimentam motores são utilizadas protecções diferentes das usadas para proteger instalações domésticas (disjuntores de curvas diferentes).

        “…qualquer pessoa com 2 neurónios percebe que é falso…” 😉

        1. Avatar de Kunami21

          Atenção, isso das fluorescentes do arranque é mentira…elas têm um pico inicial mas não muito elevado e de nem sequer 1segundo…compra um medidor e hás de ver!!
          Já agora, é importante referir na substituição de balastros nas lâmpadas fluorescentes tubulares..o balastro electrónico custa entre 5-10€ mas elimina o consumo que os balastros ferromagnéticos têm, bem como aquele efeito de piscar, para alem de um arranque mais rápido!

        2. Avatar de Nuno José
          Nuno José

          Por instalação eléctrica queria dizer Amperes que o disjuntor necessita e se um segundo gastasse o mesmo que alguns minutos de uma lâmpada, o disjuntor disparava tão simples quanto isso. O gasto do arranque de QUALQUER aparelho eléctrico é marginal. O desgaste é outro assunto.

    2. Avatar de João Cavaleiro

      Não podia estar mais de acordo consigo.

  6. Avatar de PES 2011

    Por regra em minha casa, à noite só ficam ligados os aparelhos da cozinha, tudo o resto é desligado. O meu despertador é o telemóvel, não tenho daqueles despertadores que ficam ligados à corrente.
    Obviamente que a redução é muito pouca, mas imaginem se 2.000.000 de Portugueses o fizessem…seriam uma poupança anual de 100.000.000€ /ano!!! Nem imagino quanto seria a redução em termos ambientais…de reflectir!

  7. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    O que eu queria estudar é qual o efeito de ser desligado sobre a longevidade do aparelho.

    Por exemplo eu tinha uma televisão na casa rural que herdei dos meus antepassados.

    Deixo sempre em stand-bye pois receio que a humidade, que é razoavelmente elevada quando a casa não está habitada, daria cabo dos circuitos.

    Em stand bye a energia consumida é transformada em calor e mantêm, segundo os meus cálculos, a televisão mais seca.

    Por outro lado não tiro nenhum aparelho da tomada excepto se no manual aconselhar tal procedimento regularmente.

  8. Avatar de Nuno_p

    Alguém me sabe dizer onde posso comprar um wattimetro? De preferência barato.

    Obrigado

    1. Avatar de Algarvio
      Algarvio

      No Lidl aparece as vezes por 9€

      1. Avatar de Nuno_p

        O problema é que é raro encontrar isso no lidl, quando há desaparece num instante.

        1. Avatar de Algarvio
          Algarvio

          Encontrei este site.
          Preço acessivel 17.50€

          http://www.alfaelektor.com/produto.asp?id=7495

          1. Avatar de Hugo Cura

            Esse preço é sem IVA. Com IVA fica 21.52€ + portes.

          2. Avatar de Algarvio
            Algarvio

            Se comprares em 2011 com iva a 23% LOL 🙂

          3. Avatar de Hugo Cura

            Isso… 35cent diferença.

            Portanto:
            – 17.50
            – 5% desconto novo cliente
            – 21% IVA
            – portes 4.9€
            – 21% IVA portes

            Total: 26.045 €

            No ebay, igual ao meu, arranja-se por ~14.35€.

          4. Avatar de Kunami21

            Tens no Bricomarché por volta dos 10€…

          5. Avatar de Kunami21

            Há no Bricomarché por volta dos 10€

    2. Avatar de Hugo Cura

      Existem excelentes soluções no ebay. O meu, que já tenho há uns 2 anos, é igual a este.

      No entanto, a partir deste link, existem bastantes outros produtos.

      1. Avatar de Tiago Dias

        Hugo, já pensei algumas vezes mandar vir um multimetro do eBay, mas duvido um bocado da precisão.. Aconselhas a comprar lá? Comparaste com algum “fiável”? 😛

        1. Avatar de Kunami21

          Tens no Bricomarché por volta dos 10€…

        2. Avatar de Hugo Cura

          Ao aconselhar não tenho nenhum fundamento. O meu tem desenrascado. Podes ver as funcionalidades e características técnicas aqui.

        3. Avatar de Hugo Cura

          Ah, e não comparei com nenhum “fiável” de 500€ 😀

    3. Avatar de Algarvio
      Algarvio

      Se sabes onde encontrar e mais barato porque é que não dizes logo e ajudas o Nuno_p?

        1. Avatar de Algarvio
          Algarvio

          Apenas estou a contribuir para que os comentários sejam mais positivos.

  9. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Muito curioso, apenas os gráficos não estão devidamente legendados, o que efectivamente os torna inválidos! O que é o 1, 2, 3, etc?
    Subwoofer – 7 frangos assados??!?!

    1. Avatar de Hugo Cura

      A legenda está lá: é €/ano.
      Essa dos “frangos assados” é para os menos entendidos compreenderes a quantidade de energia dissipada que, como comparação, é suficiente (e podia ser aproveitada) para outras tarefas.

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Ao contrário do que já aqui comentado, não é necessário desligar manualmente o equipamento para que este não fique a consumir em standby.
    Já aqui foram referidas as tomadas inteligentes, embora tenham um custo elevado relativamente à poupança que se vai verificar ao longo dum ano.
    Existem outras soluções como módulos de domótica, ou a mais barata de todas, a tomada com relógio programável, bastante útil para desligar os equipamentos nas horas em que o seu uso é pouco provável.

    Qualquer loja na área da electrónica tem medidor de consumos.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Infelizmente esse tipo de medidores, em Portugal, têm um preço bastante elevado (tirando promoções do lidl e afins). Mas sim, existem.

  11. Avatar de okapi
    okapi

    Mesmo podendo pagar e sem afectar o orçamento sempre desde pequeno ouvi falar em poupar energia. Além dos electrodomesticos A ou A+ , as tomadas da casa têm todas interruptores, lampadas de baixo consumo e algumas zonas LED que gastam 1W , os ultimos investimentos e que caso possam aconselho vivamente é um intellipanel. Além disso ter em atenção aos isolamentos para se poupar com o aquecimento.
    O Intellipanel penso que ainda não está a ser fabricado para sistema PT, mas devem existir outros semelhantes é uma questão de procurar.

    Desktop > http://goo.gl/XgV24
    TV > http://goo.gl/OqbGx
    Site : http://www.oneclickpower.com/store/

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      De facto é uma excelente ideia. É pena não haver ainda para PT. Para além da poupança que proporciona é cómodo, ou seja, evita a preguiça de desligarmos os equipamentos.

      No entanto, aproveitando estas linhas, queria ainda acrescentar que estive a ler o artigo com atenção e só confirmou as minhas certezas acerca da matéria.

      Ainda este ano comprei, pela segunda vez, um novo televisor e mais uma vez ele não têm nenhum botão para desligar completamente o equipamento. Ora aqui os governos podiam efectivamente intervir e proibir a venda de equipamentos sem a respectiva funcionalidade. Isto se os governos tiverem algum interesse na matéria, o que eu suspeito que não tenham…

      1. Avatar de Hugo Cura

        Isso acontece porque está previsto nas normas europeias. De certeza que o consumo desse standby é abaixo de 1 W e, dessa forma, é extremamente eficiente. No entanto, dou-te razão, essa funcionalidade devia existir… mas repara: para tal, teria de ser um botão físico e esses botões descaracterizam o design dos novos aparelhos.

        O meu monitor, por exemplo, tem um botão on/off com um click agradável e moderno. Mas mesmo desligado, continua a consumir (no caso, 1.5 W). É on/off mas o sistema está constantemente à espera de receber o sinal proveniente dele, o que impossibilita de o consumo ser nulo.

  12. Avatar de Kunami21

    E ainda existe a parte da eficiência térmica das casas que é péssimo e que leva a consumos excessivos com a introdução de aquecedores, ar condicionado, etc…mesmo assim, é prioritário (na minha opinião) instruir e incentivar as pessoas acerca dos seus consumos, como melhora-los sem comprometer o seu bem-estar, e assim ninguem diz que é chato tar sempre a desligar e nao sei o que…

    Medidores de energia comprrei um destes :
    http://www.sonigate.com/?pt#!/3/14319/Medidor-de-consumo-de-energia-electrica/, mas na Bricomarché tem igual e por volta dos 9€.

    ########
    Off-Topic
    Tenho feito sempre esta pergunta mas ainda nao ma responderam…Que é feito do Folding PPLWARE??

  13. Avatar de mane
    mane

    Passem a usar lâmpadas de leds em iluninação que não exija grande luminosidade, como iluninação exterior, corredores, luzes de presença 10 a 16€ de 1 a 2 W. Sei que ainda e inexplicavelmente são demasiado caras, aquelas que usam leds tipo normal. Quando os chineses começarem a vender aquilo passa para 1/3 do preço. Duram muitos anos. Também começam a aparecer com maior luminosidade mas tb mais caras, mas deve ser o futuro. As de baixo consumo parecem ser, muitas uma falácia, não duram as horas indicadas, são muito poluentes (mercúrio) não passam de lamapdas fluorescentes.

  14. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    As multi-tomadas inteligentes, equipadas com um sensor que detecta e desliga os equipamentos eléctricos e electrónicos em stand-by (modo de espera ou suspensão)..

    Onde se podem encontrar estas tomadas??????

  15. Avatar de José Crispim
    José Crispim

    Este povo anda cheio de dinheiro para não querer poupar 100€/ano.

    Preguiçosos todos os dias…