5 Razões para comprar e não comprar o Xiaomi Mi A1

60 Comentários

O smartphone perfeito não existe… ainda. Por muita popularidade que determinado smartphone tenha, motivada pela sua boa relação qualidade/preço, isso não significa que tenha só pontos positivos.

O Xiaomi Mi A1 é, de facto, o Android One do momento e revelou-se uma excelente opção para a gama de preços onde se insere, com muitas razões favoráveis… mas também as tem menos favoráveis.


Reunimos 5 razões para comprar e 5 razões para não comprar o Xiaomi Mi A1. Nos vídeos abaixo poderá ficar a conhecer a nossa opinião.

 

Este smartphone continua a baixar de preço e encontra-se atualmente disponível por cerca de 200€, com envio a partir de Espanha.

Se já é o dono de um Xiaomi Mi A1 diga-nos se concorda, ou não, com a nossa opinião e diga-nos também outras razões.

Xiaomi Mi A1

Análise: Xiaomi Mi A1, o android one do momento

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo Marrafa
    Eduardo Marrafa

    Boas
    Eu gostava de participar a minha experiência de utilização com o meu Xiaomi Mi A1, mas, infelizmente, continuo pacientemente (ou não) à espera que ele chegue.
    Só desde 28/Nov/2017…

    Cumps

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      25/nov… chegou ontem

  2. Avatar de José
    José

    Possivelmente uns dos piores telefones do mercado a nível do SAR.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Comparado com o Oneplus?

  3. Avatar de joguirian
    joguirian

    Em relação às razões para não comprar, pelo que sei, com a atualização que vão fazer para oreo (que entretanto ao que parece foi iniciada e interrompida) as funcionalidades de carregamento rápido e rádio fm vão passar a funcionar.Sendo assim não vejo necessidade de ter uma bateria com mais capacidade já que com 30 min. de carga teremos bateria suficiente para o resto do dia. Quando à slot de cartões híbrida infelizmente isso não é exclusivo deste smartphone. Quase todos os topo de gama têm essa opção, realmente é um ponto negativo. A câmara claro também tem um desempenho abaixo do esperado em condições de pouca luminosidade mas mais uma vez comparando os preços dos seus “congéneres” até está muito bem.
    Neste momento continua a ser a melhor opção de gama média no mundo android e se fizerem a atualização com tudo o que dizem vai continuar no nº 1 por mais tempo…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Já experimentou o Redmi Note 4X? Com menos euros, tem (muito) mais e melhor do que este MI A1.

      1. Avatar de Jona
        Jona

        A gama redmi é inferior a gama mi….mas tu la sabes….para nao falar de android puro vs skin ultra pesada

        1. Avatar de Renato Nismo
          Renato Nismo

          ultra aonde ?
          os redmis com miui acompanham os iphones recentes
          https://www.youtube.com/watch?v=NME7d_DxMEE
          https://www.youtube.com/watch?v=UbPsRwshHq8

          depois o Mi Note 3 com miui bate o S8 em rapidez e gestão da ram
          https://www.youtube.com/watch?v=cSTgk6gyhPk

          é o toquezinho da xiaomi que deixa miui muito mais fluído que a google não sabe fazer com stock.

          1. Avatar de Jona
            Jona

            Lol o android mais fluido do mercado sao os pixel . Se percebes alguma coisa de programacao percebes ke qualquer codigo por cima do original so vai atrasar. No caso da xiaomi a skin é super alterada ao contrario de skins como a oneplus ou htc

          2. Avatar de ze
            ze

            “Renato Nismo”
            +1

        2. Avatar de PP
          PP

          Skin ultra pesada? A sério? Não noto nada no meu Note 4

        3. Avatar de Morcela
          Morcela

          Dizer que é inferior só porque sim…
          O Note 4X/Global tem o mesmo SoC que o A1, a versão de 4/64 é 50€ mais barata que o A1 4/32, a bateria do note 4 é um luxo em comparação com o A1 e quem gosta de Xiaomi gosta de MIUI (são muitos anos a aperfeiçoar aquele UI e muitos tweaks que o android vanilla não tem). A única coisa que efetivamente é melhor no A1 são as câmaras.

      2. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        Supostamente o mesmo hardware. a minha mulher tem um, e o meu cunhado tambem, nota-se ser mais lento, tanto a desbloquear atraves do sensor de impressoes digitais, como a abrir diferentes aplicações.

      3. Avatar de Diogo Reis
        Diogo Reis

        Já.
        Mandei vir para a minha sogra, e actualmente o mi a1 para o meu pai.
        Sem dúvida alguma que o mi a1 é melhor compra.
        – Tem melhores câmara principal e tem a câmara secundária.
        – Tem melhor aspecto geral e acabamentos, mais fino, mais elegante e o ecrã tb me parece ser melhor.
        – Android limpo e sem apps xinocas impossíveis de remover…

        Para um utilizador comum é sem dúvida o melhor equipamento até 200€ (O meu ficou com cupão envio Priority Line e seguro por menos de 170€)

        1. Avatar de Ana
          Ana

          Boa tarde!
          De onde mandou vir?

          1. Avatar de Diogo Reis
            Diogo Reis

            Olá Ana.

            Mandei vir daqui e até está em promoção com um preço bombástico!

            https://goo.gl/bcgCsg

            Tem em atenção que o envio tem que ser em Priority Line para não parar na alfândega.

            Se tiveres alguma dúvida manda MP no meu facebook
            https://www.facebook.com/ DREIS4

    2. Avatar de bs
      bs

      Considero o mi note 3 a melhor opção de gama média do momento

    3. Avatar de Arthur tofoli
      Arthur tofoli

      Eu comprei o meu no fim do ano passado já está na versão 8.0.0 do Android o celular carrega 100% com pouco menos de 2 horas e em uso médio dura em torno de 12 a 16 horas a câmera tem um bom resultado comparado com outros concorrentes do mesmo preço eu achei a melhor escolha entre os que eu vi e pelo que eu comparei ele é melhor que o moto g5s plus e teve um ótimo resultado em jogos .

  4. Avatar de Yves Máximo
    Yves Máximo

    Com a nova actualização do Android, o MI A1 supostamente passou a ser compatível com fast charge. A ser verdade só têm 4 razões para não comprar.

    1. Avatar de Jorge Rocha
  5. Avatar de segurado
    segurado

    Olá
    eu aprecio o facto de ter radio e é uma coisa importante, igualmente como os serviços de streaming.
    Obrigado

  6. Avatar de sacrefi
    sacrefi

    O mi A1 é o que eu esperava:
    – corre jogos “pesados”
    – a bateria não é nada de especial (para mim serve :p)
    – não tem carregamento rápido, mas era bem vindo
    – a câmara não tenho comentarios, porque alem de não perceber nada de fotografia, raramente a uso
    – gosto muito do exterior do telemovel, mas apos aplicar uma capa traseira que o cobre na totalidade e uma pelicula no vidro já nem parece o mesmo
    – Tenho a versão 64Gb, apos instalar praticamente tudo que preciso estou a usar 20 Gb, por isso ainda sobra muito espaço (isto é relacionado com o facto de não precisar de cartão de memória, logo poderia eventualmente utilizar o slot do mesmo para dual sim, o que tambem não é o meu caso)

    O verdadeiro defeito que eu vejo no télemovel é a velocidade a que ele “passa a informação pelas memorias” (barramentos?), caso isto fosse melhorado os tempos de Loading nas aplicações (muito principalmente em jogos) também melhoravam bastante.

    Outros defeitos, mas desta vez ligados ao SO/software:
    – A aplicação de mensagens que vem por defeito, não permite alterar o fundo, ou seja, alterar a cor do background para preto (em vez de branco)
    – É impossível remover a barra de pesquisas da Google

    1. Avatar de Tigas
      Tigas

      Instala outro launcher que a barra da google já sai 🙂 .

  7. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Se escolher o Spain stock o envio vem de Espanha? Não vão andar a envia da china e depois levar com alfandega.

    Qual o review desta loja?

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Sim, vem de espanha em 2 a 5 dias, sem alfândega. Isto claro, se for escolhido um modelo “ES Stock”. Há ainda o “IT Stock” para Itália e “DE Stock” para a Alemanha, no caso de indisponibilidade de uma cor pretendida.

      1. Avatar de carlitos
        carlitos

        Qual o site que vende por 200 euros. Obrigado.

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Está no botão azul, no final do artigo.

  8. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Possivelmente uns dos melhores telefones do mercado a nível do preço.

  9. Avatar de André
    André

    É seguro comprar nesse site que indicam? O tempo de entrega qual é?
    Obrigado

  10. Avatar de ZOA
    ZOA

    Este xiaomi Mi a1 ou o Elephone S8??
    Torna se difícil encontrar uma opção aos do hipermercado no meio de tantos telefones. Mais baratos e muito melhores debtro do mesmo preço qual o que realmente vale a pena além destes porque comprar telefones a preços pornográficos não compensa nem faz qualquer sentido com telefones tão acessíveis e competentes para o efeito…

    1. Avatar de Jona
      Jona

      Se nao das valor aos updates e qualidade do aparelho o elephone..se das…o xiaomi

      1. Avatar de ze
        ze

        Xiaomi!
        CPU Snapdragon vs Mediatek…

  11. Avatar de Costa
    Costa

    O SAR disto é criminoso!
    Para isto prefiro um Nokia 3310.

    1. Avatar de Jeba
      Jeba

      outra vez arroz?

    2. Avatar de ze
      ze

      Está dentro do limite permitido para dispositivos móveis na Europa de 2w/kg!
      é quase o mesmo nível que um Huawei mate 9 ou BlackBerry curve 9220..

    3. Avatar de Jona
      Jona

      Mas alguem usa o smartphone para telrfonar ainda?

  12. Avatar de André
    André

    Provavelmente um dos melhores smartphones nesta gama de preços. Incrivel qualidade/preço.
    Falam um pouco mal da camara, mas para mim serve perfeitamente, acho que está optima para o uso que lhe dou. Com pouca luz aí sim nota-se algum barulho.
    É super rápido, a bateria apesar de pequena dá-me na boa para mais de um dia e meio.
    Um cartão de memória acho dispensável com 64gb de ROM, tenho várias apps instaladas e ainda algumas músicas e tenho para aí 20gb livres.
    Acho que nenhum desses pontos negativos me impediria de o comprar.

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Amigo André, diz-se “ruido”, não barulho… Eheheh!

  13. Avatar de Jeba
    Jeba

    consigo viver bem com esses pontos negativos e é muito fácil activar o radio FM, por isso menos 1 ponto negativo.
    Por 200€ nao existe melhor neste momento

    1. Avatar de Mário Faria
      Mário Faria

      Como ativar o rádio e escolher a estação pretendida?

  14. Avatar de BC
    BC

    Tenho o Mi A1 desde Novembro, estou muito satisfeito e acho mesmo que qualidade/preço foi óptima escolha. No entanto, tenho a dizer que:
    1) a câmara é aceitável de dia, e muito fraca à noite, mas isso já sabia pelos reviews antes de comprar;
    2) bateria carrega em cerca de 1h15m, em utilização, para mim isso é carregamento rápido, não percebo os comentários, de que não funciona;
    3) o interface, embora tenha adquirido pelo android puro, aconselho a meterem o microsoft launcher (antigo Arrow) e mais nada, fica perfeito;
    4) efectivamente com uma capa protectora e vidro, nem se vê o acabamento, pena pois é bem bonito.

    Conclusão: Pelo preço, não há melhor, excelente para o dia a dia.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      2) O carregametno completo demora 2 horas, antes da suposta melhoria do Oreo:

  15. Avatar de Elkido
    Elkido

    Há sempre opções melhores da China….mais baratos e com as últimas specs e designs do mercado….o Doogee Mix 2 por exemplo…. tem mais RAM que um Note 8…o meu de 172€ até desbloqueia com a face…..

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Sabes que ter mais RAM não é necessariamente melhor certo?

      1. Avatar de ze
        ze

        outro mediatek..

    2. Avatar de Jona
      Jona

      O teu nasceu com o android 7.1 e vai morrer com o mesmo. Ja o mi a1 ja vai no oreo, ainda tem garantida mais uma actualizacao e mais dois de patches de seguranca…mas continua com o teu com mais memoria ke pelos vistos o markting funciona…

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tenho o telemóvel á bastante tempo e não tenho problemas.
    O Único ponto negativo a assinalar é só mesmo as fotos num ambiente mais escuro, e mesmo assim com uma app diferente da original já se consegue bons resultados.

    A quantidade de problemas que arranjaram com a saída do oreo deu-me vontade de rir.

    O arranjar problemas onde não existem…é tão fácil!!!!

    1. Avatar de André Brites
      André Brites

      Boas. Consegues-me dizer uma boa app para a camara?
      Obrigado

  17. Avatar de Jook1942
    Jook1942

    O update para o Oreo já foi reposto?
    Confirma-se?
    Ainda não recebi no meu.

  18. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    O meu recebeu o Oreo e ficou mais rápido e com mais duração de bateria. Só posso concordar com a fraca prestação da camara em ambientes com pouca luz. Nesta gama de preço não há melhor.

  19. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Tenho o Mi A1 e para o uso que lhe dou… serve me perfeitamente! (venho de um Huawei P8 lite 2015)
    • Tenho update para Oreo;
    • Boa capacidade de bateria (carregava 2/3x ao dia, agora dia e meio quase, mesmo uso);
    • Android Puro – Demorou um bocado a habituar pois estava habituado a certas specs q nao vem em Android puro;
    • Tamanho, ainda nao me ajeitei bem, mas para lá caminho;
    • Gosto do design, muito iPhone 6. Porem sem capa escorrega muito da mao, mas só uso tlm com capa e pelicula de vidro temperado desde q sai da caixa;
    • Já tem fast charger com o Oreo, tb coloco-o sempre à carga em casa e/ou trabalho, e tenho powerbank, por isso era me indiferente…
    • Apesar de te um SD 625 dá boas cartas em termos de desempenho – raramente jogo
    • Fotos.. é raro usar, mas tb com os efeitos q depois se mete em cima de Instagrams e afins… tb vai roubar “qualidade”, raramente é foto para imprimir, ou ver em PC, ai é q poderia “reclamar” mas tb para qualidade/preço arranjam melhor?

    Em suma.. estou satisfeito… apesar da quantidade de pessoas picuinhas, que querem barato e melhor que os topos de gama, ou querem android puro mas depois dizem q falta isto e aquilo, que é o q faz a ROM da marca

    Para nao falar que um Topo de Gama dura uns 2 anos… e que este… tambem dura dois anos.. é fazer as contas

  20. Avatar de Adao
    Adao

    Alguém consegue partilhar a rede 4G para o PC??

  21. Avatar de André Dias
    André Dias

    Acabei de mandar vir o meu xIaomi MiA1 32Gb xD!!

  22. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Boa tarde, vim de IOS para android, vou no 2.º dia de uso, até agora quase sem queixas. Apenas a opção de personalização que nos é transmitida pelos devices android, e quando tento remover a barra de pesquisa da google, pum, não é possível…ou eu não sei?

    1. Avatar de Jona
      Jona

      Depende do android. Cada fabricante faz o que bem entende por cima do android puro. No meu htc u11 com android 8 basta pressionar a barra durante um segundo e arrastar para um caixote do lixo que aparece. Para customizar basta pressionar numa zona vazia durante 1 segundo e escolher temas..dentro dos temas tens literalmente milhares de formas de alterar o visual e sons do aparelho so escolhendo os temss gratuitos disloniveis. Eu mudo quase todos os meses..

  23. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    Que pack é que devo escolher ?
    Felizmente estou cheio de trabalho e ainda não consegui pesquisar muito sobre as diferenças entre os packs da página https://pt.geekbuying.com/item/Global-Version-Xiaomi-Mi-A1-5-5-Inch-4GB-64GB-Smartphone-Black-387904.html?utm_source=pplware.sapo.pt&utm_medium=referral&utm_campaign=lily&utm_term=XiaomiMiA1es , queria o pack com 64gb + capa + vidro mas não percebo nada de versões chinesesas ou globais. Que pack é que me recomendam comprar?
    Já agora a bateria é amovível ?
    Muito obrigado

  24. Avatar de Elkido
    Elkido

    Esse Xiaomi ainda tem o design à antiga com a proporção de 16 por 9 e bezels enormes….A Xiaomi já tem Smarts com écran infinito e proporção de 18 por 9 baratos exceptuando o Xiaomi Mi mix 2….mas se vocês gostam vocês é que sabem….eu já dei o salto para écran infinito de 6 polegadas de 18 por 9 quase sem bezels e 4 câmeras e 6 Gigas de RAM e 64 Gigas de ROM e cartão de 256 Gigas por 100 e tal euros apenas…nos testes reais o Samsung Galaxy Note 8 de 1000€ é ligeiramente mais rápido que o meu Doogee Mix 2….. Mas em termos de design acho o meu Doogee Mix 2 mais sofisticado que o Note 8

  25. Avatar de Jorge Soares
    Jorge Soares

    Acabadinho de chegar, optei por comprar em loja fisica pois com a dedução do IVA o preço fica sensivelmente aos valores praticados no site referenciado. Vamos ver como se porta a máquina 🙂

  26. Avatar de Lidia
    Lidia

    Boa tarde tenho um Xiaomi mi A1 foi me dado e tive que fazer reebot agora não me deixa entrar com conta de e-mail e pede o anterior que não sei como passar esse passo para utilizar o telemóvel.

  27. Avatar de Djair Rodrigues
    Djair Rodrigues

    Bom dia pessoal! Comprei um pelo mercado livre e na caixa, assim como no anúncio, diz que tem 4GB de ram. No entanto, quando olhei nas configurações internas, vi que tem 3,5 GB de ram. Alguém sabe se é normal isso? Afinal são 4 ou 3,5 GB?