Chrome no Windows vai bloquear software que causa problemas

24 Comentários

Sendo o browser mais usado em todos os sistemas operativos, o Chrome da Google tem de interagir com outros softwares presentes e esperar que estes se adaptem às necessidades dos utilizadores.

Isto traz, muitas vezes, problemas graves de desempenho e até falhas do próprio Chrome. A Google quer acabar com este comportamento e vai passar a bloquear essas aplicações no Windows.

Chrome

Segundo dados da Google, 2 em cada 3 utilizadores do Chrome no Windows tem aplicações instaladas que interagem com este browser. São, na sua maioria, antivírus ou aplicações de acessibilidade. Esta interação é na maior parte dos casos injeção de código nos próprios processos do Chrome, o que leva a que este falhe e que tenha problemas.

Para acabar com este comportamento, o Chrome no Windows vai passar a ter um comportamento diferente e impedir que este software injete código, protegendo-se assim destes problemas e dando uma muito melhor experiência de utilização.

Chrome

Os tempos de implementação desta medida do Chrome

A Google quer fazer esta alteração de forma faseada, para dar aos programadores tempo para se adaptarem. Em abril de 2018 o Chrome 66 vai começar a alertar os utilizadores em situações em que as falhas do Chrome sejam associadas a softwares de terceiros.

Mais tarde, em julho de 2018 e com o Chrome 68, o Chrome irá bloquear a injeção de código dessas aplicações. Caso isso impeça o Chrome de ser lançado o código irá ser aceite, mas com um alerta para o utilizador.

Por fim, e em janeiro de 2019 com o Chrome 72, o browser da Google simplesmente deixará de permitir a injeção de código, independentemente do resultado que isso tenha no browser e mas aplicações.

Chrome

As exceções que o Chrome vai permitir

Mas, e porque nem todo o software pode ser excluído, a Google resolveu permitir algumas exceções ao software que vai ser bloqueado. Segundo a Google, software que seja assinado pela Microsoft, software de acessibilidade ou software IME não vai ser afetado.

A Google recomenda também aos programadores que usem as versões de testes do Chrome para validarem a interação das suas aplicações.

Esta mudança vai trazer novamente ao Chrome medidas que o protegem de software externo e que por vezes causa problemas graves a este browser. É a forma da Google dar a imunidade necessária ao seu browser, sem tomar medidas de defesa.

Fonte

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Lol cada vez mais o computador é de quem faz o software e não de quem está na frente dele…

  2. Avatar de rgj
    rgj

    Um dos softwares que o Chrome deveria bloquear para não haver problemas era o próprio Chrome!! Spyware do Google autorizado pelos utilizadores…

  3. Avatar de Player xbox
    Player xbox

    Chrome a mandar no meu pc? NAO!
    Até prefiro que a M$ faça isso do que a google

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para mim tanto me faz… não uso mesmo….

  5. Avatar de Ricardo Pedroso
    Ricardo Pedroso

    Eu, pelo contrário bloqueio o CHROME. Para lixo, já basta aquele que ainda não conhecemos.

  6. Avatar de informado
    informado

    No Windows … ah okay …Ainda bem que uso Linux .. ahahahahahahahahaha

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Mais um com open source pensa que é imune a espiões quando o código fonte do s.o é de todos 😀

      1. Avatar de informado
        informado

        Vai lá vai… espiões?? Nunca vi nadinha nos meus portáteis…Linux Fedora.. Código fonte ? antivirus não … anti trojan .. não anti worms etc.. não .. mas pode ser que algum dia venham cá tocar .. aahahahha .. Fala-se de injecções de código.. Não vejo nennuma injecção,.ahahahah .. Lá no Windows do código esburacado ah isso deve ser injecções ao segundo.. Passar bem … lol

        1. Avatar de José
          José

          Pensa da seguinte forma, porque espiam os utilizadores de Windows? Porque é o sistema de longe mais usado! Não há vírus para linux porque “ninguém” usa, para quê se darem ao trabalho de criar um vírus quando a quantidade de pessoas que usa o sistema é baixa? Já pensaste porque há mais vírus para Android do que para iOS por exemplo? Android e iOS tem a mesma base de linux, logo não é impossível, mas tal acontece porque o Android tem mais utilizadores então afecta muito mais gente… Não tens problemas no linux porque ninguém ainda se deu ao trabalho, não é um sistema imune apenas é um sistema que não interessa atacar!

          1. Avatar de André Breda
            André Breda

            A maioria dos servidores correm Linux. Faz algum sentido atacar utilizadores individuais quando se pode ir buscar muito mais a um datacenter? Esse argumento é simplesmente inválido

          2. Avatar de Hugo Gomes
            Hugo Gomes

            Pois se os datacenters dependencem so do s.o, o resto é que protege as muralhas nao é o s.o e elas nem estao nele como deve ser

          3. Avatar de Hugo Gomes
            Hugo Gomes

            +1

          4. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            @José
            O Android não é totalmente Linux, é núcleo Linux. Ou seja apenas o kernel.
            O iOS não tem nada de Linux, é baseado no macOS, que por sua vez o macOS é baseado em Unix.
            Antes de escrever asneiras, pesquise antes.

            https://pt.m.wikipedia.org/wiki/IOS

  7. Avatar de Elypse
    Elypse

    Firefox e Edge são os meus eleitos. Espero que não adotem a mesma medida!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      +1. Se não fosse um artigo igual a este de vez em quando já nem me lembrava que o Chrome ainda existe…

  8. Avatar de pedro
    pedro

    a ser verdade, agora é que vou deixar de usar definitivamente o Chrome!!! a ultima versão do Opera (x64) está fantástica e o Edge após as ultimas actualizações também …….

  9. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Boa ideia para deixar os computadores mais lentos com conflitos de software . Continuem a usar o Chrome

  10. Avatar de Oco
    Oco

    Eu já abro o Chrome e deixo que ele abra o que quiser! Se me quiser mostrar notícias ou outra coisa qualquer, tudo bem, ele é que sabe. Menos uma coisa em que pensar.

    1. Avatar de mateus
      mateus

      Percebo porque o nick que usaste foi… Oco…

      1. Avatar de Oco
        Oco

        Boa, chegaste lá!

  11. Avatar de Fábio
    Fábio

    E desta que mudo dr browser

  12. Avatar de Alopes
    Alopes

    O Chrome nunca foi da minha simpatia nem nunca me habituei a usar, sempre que posso desinstalar não exito. Uso há muito tempo o Firefox e às vezes o Edge, são os melhores.

  13. Avatar de Francisco Luis
    Francisco Luis

    Eu gosto sim