WINPHONE 5.0: há um novo smartphone Windows Mobile a chegar

30 Comentários

O Windows Phone e Windows Mobile nunca tiveram grande adesão por parte das OEM. Samsung, Huawei e HTC chegaram a lançar alguns modelos com Windows Phone, mas o domínio da gama Lumia era tal que levou a que abandonassem a plataforma.

Contudo, depois do abandono no desenvolvimento de novos smartphones com Windows 10 Mobile pela Microsoft, a TREKSTOR, uma fabricante alemã, veio a público realizar uma campanha para financiar a produção do seu Winphone 5.0 que poderá chegar ao mercado nos primeiros meses de 2018.

WINPHONE 5.0

Apesar de o Windows Mobile ter uma quota de mercado irrisória, continua a ser um sistema operativo que suscita muitas discussões entre utilizadores. Os que utilizam smartphone Windows defendem o sistema operativo e todo o potencial que este tem devido ao seu núcleo, à sua interface e às suas capacidades nativas.

Os utilizadores de smartphones Android e iOS habitualmente argumentam com o défice de aplicações que está bem presente no Windows 10 Mobile. Ambos têm razão: o Windows 10 Mobile tem uma carência ao nível de aplicações mas por outro lado tem um sistema operativo bastante simplista e intuitivo com uma otimização que leva a uma vantagem na performance.

Posto isto, o Windows 10 Mobile enquadra-se bem num certo padrão de utilizadores e no mercado empresarial/corporativo, que tem um nível de exigência e requisitos diferente do mercado destinado aos consumidores comuns.

Porém, atualmente é bastante difícil encontrar um smartphone Windows à venda pois a Microsoft deixou de produzir a gama Lumia e são poucos as OEM a fabricar smartphones com o sistema operativo móvel da Microsoft. Essa tarefa está entregue a pequenas fabricantes como a TREKSTOR e a Wileyfox que têm sido as mais recentes OEM a desenvolver dispositivos com Windows Mobile.

WINPHONE 5.0

Tendo plena noção desta realidade, a TREKSTOR apresentou o Winphone 5.0 juntamente com uma campanha de crowdfunding para poder dar início à produção em massa do modelo. Com um Qualcomm Snapdragon 617 octa-core e 3GB de RAM, este modelo promete uma performance bem satisfatória, tendo até capacidade para executar o Continuum.

Construído com um chassi em alumínio e com uma traseira em vidro, o Winphone 5.0 tem um aspeto premium e bastante simples. Tem um ecrã de 5 polegadas com resolução HD e Corning Gorilla Glass 3, juntamente com câmaras traseira e frontal de 13 e 5MP, respetivamente. Quanto ao armazenamento interno, consta um armazenamento de 32GB e suporte para cartões SD. A bateria de 2250mAh deverá garantir autonomia para, pelo menos, um dia de utilização.

O preço estipulado pela TREKSTOR para este modelo fixa-se em 249€ e a campanha de crowdfunding espera atingir uma meta de 500 000€ até final do mês de dezembro, sendo que já conseguiram 7% do capital necessário para a produção avançar. Caso tal marco não seja atingido, o modelo não será produzido.

Este equipamento poderá ser particularmente interessante para os fãs e entusiastas do Windows Mobile que precisem de um sucessor para os dispositivos que têm atualmente. Caso estejam interessados em contribuir para o sucesso deste projeto, poderão fazê-lo aqui.

Campanha Indiegogo

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Com 32 gigas de memo interna muito bom 3 de ram não é mau so peca pela bateria uma de 3000mah ou 3500 era bom.

    1. Avatar de Vituku
      Vituku

      Sim, tens razao, mas o W10M esta muito melhor na gestao de recursos que uma bateria destas devera ser o suficiente para um dia inteiro de utilizacao. O meu Lumia 950 tem autonomia para um dia inteiro mesmo ouvindo musica durante umas 2/3 horas, sempre com a localizacao, bluetooth e os dados moveis ligados. Usando-o apenas como telemovel, sem dados moveis, sem localizacao, e sem Bluetooth ligados, com o sistema de poupanca noturno ligados, da pelo menos para 2 dias na boa.

    2. Avatar de Vituku
      Vituku

      Sim, tens razao, mas o W10M esta muito melhor na gestao de recursos que uma bateria destas devera ser o suficiente para um dia inteiro de utilizacao. O meu Lumia 950 tem autonomia para um dia inteiro mesmo ouvindo musica durante umas 2/3 horas, sempre com a localizacao, bluetooth e os dados moveis ligados. Usando-o apenas como telemovel, sem dados moveis, sem localizacao, e sem Bluetooth ligados, com o sistema de poupanca noturno ligados, da pelo menos para 2 dias na boa.

    3. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Pedem 250€ por um terminal com SD 6**, 2200 de bateria, ecrã 720p de 5″. Andam a fumar algo …

      Basta compararem com um Huawei P8 lite 2017 e já nem é preciso dizer mais nada.

      1. Avatar de Migael
        Migael

        Mas esse Huawei tem android… já nem é preciso dizer mais nada.

        1. Avatar de Hugo Freitas
          Hugo Freitas

          Pois n… -_-

      2. Avatar de iSheepNot
        iSheepNot

        Em termos de specs, numa visão macro, os iPhones sempre foram inferiores aos flagships Android. No entanto, os iPhones têm uma performance, em geral, igual ou superior ao dos Androids.

        Quer isto dizer que, não é o facto de ter um Snapdragon 6XX que o smartphone é mau. Primeiro tem de ser visto como um todo (qualidade de construção, qualidade do software, durabilidade, performance, funcionalidades, qualidade das funcionalides).

      3. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Se for um p8 lite de 2018 ainda é mais barato. Se acabou de sair queres ele a 100€ nao

      4. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        O ecra ta bom consegues distinguir a diferença dos 4k ou 2k ou 1080 num ecra com dimensões mais pequenas. Num ecra de grandes polegadas vale a pena num pequeno é parvoíce. Os únicos que vejo diferença é com ips e mesmo assim a diferença é pouca so com amoled e e

      5. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Comparas uma huawei que ja ta ca aos anos com esta marca que acabou de fazer o 1

  2. Avatar de Francisco Ivan
    Francisco Ivan

    Ai sim já que a Microsoft não quer mais produzir seus próprios aparelhos outra empresa produz,se chegar aqui no Brasil eu compro e pode fazer mais outros aparelhos desses aí.

  3. Avatar de Indigente
    Indigente

    Tenho um lumia e seria bom que mais fabricantes desenvolvessem smartphones windows, já que a Microsoft acabou a sua produção. Mesmo que este smartphone não chegue a ser produzido, penso que o windows mobile ainda pode ter futuro, mesmo que para um nicho muito reduzido de clientes.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Desenvolver um modelo custa muitos milhares de euros, mais o suporte de software para ele. Fazer um terminal para “meia dúzia” de pessoas e que o vão querer baratinho não tem lógica.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Mas não há nada a desenvolver, já foi tudo inventado (neste caso) apenas se trata de uma empresa que está a ver algum nicho de mercado e tenta lucrar com isso.
        Há por ai muitos utilizadores que preferem o SO Windows Mobile, e neste momento são poucas as alternativas.
        Sendo o Win 10 Mobile o SO mais seguro da actualidade já lhe traz reputação.

  4. Avatar de manito
    manito

    Aquele frame em aço lembra me o iphone 4… então deve ser bom 🙂

    1. Avatar de Acelock
      Acelock

      Essa lógica não tem o minimo de sentido. se eu cortasse uma batata, e metesse um frame de aço à volta, então tmb deve ser bom.

    2. Avatar de DrKein
      DrKein

      Isso deve ser porque só conheces iphone 😉

    3. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Lembra-me efetivamente o meu Iphone 4S…

  5. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Com este preço, tem poucas hipóteses!

    1. Avatar de Sharp o verdadeiro
      Sharp o verdadeiro

      Sim , claro os tugas são todos ricos, só querem iPhonas, H10 Pro já os Alemãs ede outros países são todos uns pobretanas.

  6. Avatar de Andy
    Andy

    “Born dead”….

  7. Avatar de Nandeco
    Nandeco

    É pouco provável que alguem dê nos tempos que correm 250€ por um windows phones quando se encontram Lumias 950 abaixo disso usados e o HP já aparece em algumas lojas a 299.
    MicroUSB nos temos que correm é completamente desajustado.

    Boa tentativa mas sem a Microsoft a apoiar o SO não vai ser facil.

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Muito caro para o que oferece.

  9. Avatar de JJ
    JJ

    Uma aposta interessante, mas tinha de esperar muito tempo para saber se iam ou não fazer…

  10. Avatar de Sérgio E.
    Sérgio E.

    Bom telemóvel e bem giro. A questão é: quem é que vai comprar um telemóvel com um SO que morreu ? Não vai haver novos lançamentos de novas Apps, a não ser esporadicamente… se enquanto o win10 mobile ainda mexia era o que era…

  11. Avatar de Hugo Freitas
    Hugo Freitas

    Fui confirmar no calendário se hoje era 1 de Abril, mas não era mesmo. Ainda há quem se lembre que o WM existe(iu)?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Acordo com o Win 10 Mobile (950XL DS) todos os dias, e confirmo que também recebe actualizações regularmente, como tal “presumo” que existe.
      E cada vez há mais apps na Microsoft Store.

  12. Avatar de Joaquim Rodrigues
    Joaquim Rodrigues

    O meu Lumia 532 ainda recebeu hoje 13/12/2017 atualizações de SO: 10.0.14393.1944 V 1607.
    Só o meu Lumia (Nokia 920) é que não recebe atualização do SO.
    Windows 10 Mobile, sim !!!!

  13. Avatar de Cristian Luis
    Cristian Luis

    Parabéns pela iniciativa da empresa, sou fã do w10m.

    1. Avatar de Joaquim Rodrigues
      Joaquim Rodrigues

      Boas,
      Afinal o telefone não foi lançado e o W10M está mesmo a desaparecer 🙁