5 coisas que não deve partilhar nas redes sociais

69 Comentários

Não é novidade para ninguém que praticamente todas as pessoas estão ligadas entre si, nomeadamente nas redes sociais. O Facebook é, em especial, a plataforma mais utilizada para as pessoas partilharem conteúdos, comunicarem, estarem informadas, etc.

Mas… há aqui um grande dilema… é fundamental sabermos utilizar estes meios e, dessa forma, deixamos 5 coisas que não deve partilhar nas redes sociais.




A facilidade com que hoje em dia se partilham coisas pelos contactos é tentadora. Muitas vezes podem ser mesmo informações sensíveis, sem que tenhamos consciência do perigo que pode advir.

Assim, e a zelar pela segurança de todos, selecionámos 5 coisas que não deve partilhar nas redes sociais:

#1 – Imagens ou vídeos a alta velocidade

Sim, sabemos que dá muita adrenalina andar a alta velocidade seja numa auto estrada ou noutra via… Mas, por lei, existe uma velocidade máxima para cada local específico.

Contudo, é comum vermos pessoas a partilhar imagens ou vídeos, captados, por elas mesmas, onde vemos o carro a alta velocidade em que, inclusivé, verificámos o velocímetro muitas vezes a marcar muito acima dos 120km/h, o máximo permitido em auto-estradas.

Ora, ao partilhar-se uma imagem deste género, que é interpretada por muitas pessoas como um “ato heróico” mas por outras como um “gabanço inconsciente”, quase que se está a pedir às autoridades uma detenção. É, como se costuma dizer, pôr o ouro nas mãos do ladrão.

Por um lado esta exibição da velocidade acima do permitido por lei, por outro está a utilização do telemóvel enquanto se conduz, o que também é punível e, organicamente, diminui a capacidade de atenção/concentração… sobretudo quando se vai a alta velocidade.

 

#2 – Dados pessoais

Esta é uma regra básica mas que, no meu entender, muitos ainda não se consciencializaram dela. Tudo o que seja dados pessoais, sensíveis e que possam ser utilizados, facilmente, por terceiros de modo pejorativo, deve evitar-se expor e publicar nas redes sociais.

Assim, deve evitar ao máximo partilhar informações como morada, contacto telefónico, número de cartão de cidadão, NIF, NISS, palavras passe, dados de familiares, informações sobre o local de trabalho, entre outros.

Neste ponto, alerta-se ainda para muitas publicações do género “Perdi todos os contactos do meu telemóvel…. mandem SMS a identificar-se para o número 9xxxxxxxx“.

À partida, parece uma publicação sem qualquer problema… e seria, não houvesse pessoas mal intencionadas que podem utilizar essa informação para fins maliciosos… até porque, nas lojas de aplicações, existem algumas duvidosas que, bastando colocar um número de telefone, recebemos no nosso telemóvel uma mensagem como se fosse aquele número a enviar. Sim, o mundo anda estranho.

 

#3 – Cartão de Crédito/Débito

Sim, esta também parece básica e nem devia ser, novamente, alertada. Mas ainda há quem não tenha perceção do problema que é, ou que pode vir a ser, partilhar imagens dos cartões de crédito e/ou de débito nas redes sociais.

Se os dados contidos no cartão de crédito/débito não fossem sensíveis, não tinhamos problema em os mostrar, presencialmente, a todas as pessoas. Mas são e daí o alerta para o cuidado a ter na exposição destes dados tão pessoais e que podem comprometer a nossa vida financeira.

Para além de imagens destes cartões, alertamos também para a não divulgação/partilha de dados referentes ao nosso banco como nome da entidade, NIB, IBAN, valores que temos na conta, condições da nossa conta, etc.

Devemos lembrar, antes de mais, que existem muitos ‘espertos’ sempre à espera que alguém falhe e publique algo que possa ser utilizado para seu benefício.

 

#4 – Matrícula do carro

Muitas vezes por descuido mas muitas outras por puro exibicionismo, muitas pessoas partilham fotografias dos seus veículos, ou de veículos de terceiros, nas redes sociais. É comum até vermos mesmo imagens de perfil ou fotos de capa em que são exibidos carros, motas, camiões, etc.

Mas, na grande maioria das vezes, as pessoas esquecem-se de rasurar/ocultar o número identificativo destes veículos, ou seja, a matrícula.

Parecendo que não, a matrícula dá acesso a um conjunto de informações que, talvez, não queira que seja do conhecimento de pessoas mal intencionadas.

Para além de indicar os dados do proprietário/da pessoa em que está registado o veículo, através da matrícula, facilmente na internet, se consegue saber a seguradora e o estado do seguro, as portagens a pagar e pórticos por onde se passou, etc.

Este alerta serve para veículos nossos mas também para imagens/vídeos em que se captem veículos de outras pessoas e, aqui, o problema pode ser um bocadinho mais complicado de resolver, uma vez que estamos a divulgar informações de terceiros, muitas vezes sem o consentimento destes.

 

#5 – Desabafos sobre o trabalho

A última coisa que hoje aqui deixamos refere-se à parte profisisonal. É extremanente comum vermos pessoas a publicarem, por exemplo, imagens onde se queixam sobre as segundas-feiras. Porquê? Porque, normalmente, é o início de uma semana de trabalho.

E porque se queixam? Muitas vezes é mesmo porque não gostam do seu trabalho e, essas publicações, dão azo a comentários em que se confirma isso mesmo.

Ora, esta realidade é mais comum em trabalhadores por conta de outrém e há que ter consciência que os responsáveis pela entidade empregadora, possivelmente, também têm uma conta nas redes sociais e facilmente têm acesso a estas publicações, o que pode trazer consequências para o trabalhador.

Obviamente que as pessoas são livres de publicarem o que querem mas, não nos podemos esquecer que há muitas pessoas no desemprego e, os empregadores, podem optar por descartar alguém que se queixa, publicamente, do local de trabalho ou das funções exercidas, até porque isso pode dar uma má imagem, muitas vezes injustificada, da entidade empregadora. Sugerimos que se tem algum problema com o seu trabalho, comunique diretamente à empresa/empregador.


E assim terminamos com estas 5 situações que, sugerimos que as pessoas devem ponderar a sua publicação/partilha nas redes sociais, tendo consciência das consequências que podem advir da exibição, muitas vezes pública, desses conteúdos.

Que outras situações acham que não devemos partilhar nas redes sociais?

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Micael Ribeiro
    Micael Ribeiro

    Muito boa tarde 🙂
    acho que a parte de publicar fotos sobre o momento exacto onde e quando estamos de férias também não é benéfico. (Pode significar em alguns casos que a casa onde vivemos está vazia).
    Concordam ?

    1. Avatar de Xis
      Xis

      Exactamente.
      E aliado a isso, e um pouco off-topic, não se deve ter a morada de casa no GPS do automóvel.
      Em caso de roubo da viatura, ficamos sempre sujeitos a que o destino do ladrão seja a nossa casa por entendimento de que, se o carro está no sítio onde foi roubado, é porque o dono não está em casa…

      1. Avatar de Ana
        Ana

        Isso é tudo muito bonito, mas qualquer pessoa pode saber a morada de um proprietário do carro, pela matrícula, e legalmente.. Portanto, isso ainda é bem menos grave que isto… E portanto não há como fugir a estas fugas de informações ditas legais.

    2. Avatar de Ana
      Ana

      A cena da matrícula, é que muita gente não sabe, pode-se pagar 10 EUR, e pela simples matrícula, saber o nome do proprietário e a morada em que está registado.. parece mentira mas é a mais pura das verdades… a partir de um site governamental, ou indo a um balcão específico também… E tudo completamente legal. É que muita gente nem tem de divulgar matrícula nenhuma, basta alguém ver alguém nesse carro e querer saber os dados do proprietário, que consegue facilmente… Saber nome e morada pelas matrículas, parece-me claramente um atentado à segurança pública, mas o governo não entende assim, enfim.

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Sinceramente, desconhecia essas “facilidades”. De qualquer modo, o meu GPS tem, como morada, a esquedra da PSP da área.

      2. Avatar de pedro
        pedro

        Por enquanto… Até Maio…

      3. Avatar de Pedro Lopes
        Pedro Lopes

        Quando andava à procura de carro para comprar, fui ver um de um tipo ucraniano que estava a viver em Portugal. O carro parecia impecável, tinha poucos anos e estava a um preço apelativo. Através da matricula fui pedir o registo e histórico de proprietários. Descobri que tinha pertencido a uma empresa/garagem de salvados conhecida, ou seja, provavelmente o tipo tinha juntado a parte da frente e a parte de trás de dois carros espatifados e estava a vender como novo. Se alguma vez eu tivesse um acidente com aquele carro, iria partir-se em dois no primeiro embate. Neste caso, esse documento ajudou-me a tomar a melhor decisão e não ser enganado. O problema é que toda a gente anda a tentar enganar toda a gente…

  2. Avatar de Diogo Lavareda
    Diogo Lavareda

    A moda de tirar foto aos bilhetes, quer de concertos quer do ainda mais graves boarding pases. Etc.

  3. Avatar de xdr
    xdr

    assim como o pplware no seu facebook tem logo pplware e como capa de um iphone? uma empresa a fazer publicidade a um produto da outra empresa?

    1. Avatar de Vítor M.

      Todos os novos equipamentos chegam e têm destaque no Facebook, Twitter e Google Plus. Sugeria que fosses às imagens de capa, sff, e desses uma olhadela. Consegues adivinhar o que estava antes dessa? Ora faz lá esse exercício.

      PS: é um sintoma crónico, tudo o que seja Apple atrai aos olhos e promove comentários como o deste utilizador 😛

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Outra coisa que, a meu ver, não deve de ser partilhado é ausências, por exemplo, quando alguém vai de férias para fora. Pode indicar que a casa está vazia, mais susceptível a assaltos.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Isso é treta.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Porquê? Quais os teus argumentos?

  5. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Ainda há pouco tempo, uma colega da minha mulher faltou ao serviço, alegadamente por problemas digestivos. Eis senão quando, manda para o Facebook uma fotografia de uma “francesinha”, que estava a comer. Convenhamos que para problemas digestivos, era um remédio espectacular.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      A este ponto é simplesmente selecção natural…

      1. Avatar de DrFrankenDerpen
  6. Avatar de Zeze
    Zeze

    Nudes, não partilhem nudes no facebook.

  7. Avatar de Jony
    Jony

    Há ainda os comentários evitáveis sobre assuntos óbvios que irão levar a discordâncias mais ou menos acessas!
    Especialmente quando nesses comentários estão “estranhos”…
    Entre eles:
    Opiniões sobre religião, politica, cores clubisticas…. para falar só sobre os principais.
    No fundo, se estão a comentar algo em que já existem opinões divergentes de 3os não V/ ‘amigos facebookinaos’ estão a pedir confusão!

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      A opinião de que não se deve falar abertamente sobre qualquer assunto numa rede social parece-me, não vejo outra forma de a classificar, estúpida. A não ser que estejamos a falar de um país com um regime repressivo. O que não é o caso.

  8. Avatar de Toni
    Toni

    Tenho uma questão sobre o ponto 1.
    As imagens ou vídeos publicados no Facebook (ou outra rede social) pode ser utilizado pela polícia / sistema judicial para atribuir coimas ou detenções?

    1. Avatar de Ana
      Ana

      há notícias de que aconteceu, mas com uma boa defesa duvido… porque provar que era certa pessoa que ia ao volante, é deveras difícil.

    2. Avatar de DrFrankenDerpen
      DrFrankenDerpen

      Não tem qualquer valor judicial

    3. Avatar de pedro
      pedro

      Terá valor judicional futuro se publicares a foto de alguém sem autorização expressa do titular desse dado. Valor judicial para ele usar contra ti, claro

  9. Avatar de Ana
    Ana

    A cena da matrícula, é que muita gente não sabe, pode-se pagar 10 EUR, e pela simples matrícula, saber o nome do proprietário e a morada em que está registado.. parece mentira mas é a mais pura das verdades… a partir de um site governamental, ou indo a um balcão específico também… E tudo completamente legal. É que muita gente nem tem de divulgar matrícula nenhuma, basta alguém ver alguém nesse carro e querer saber os dados do proprietário, que consegue facilmente… Saber nome e morada pelas matrículas, parece-me claramente um atentado à segurança pública, mas o governo não entende assim, enfim.

  10. Avatar de fla
    fla

    Essa das matrículas não faz muito sentido. Se quiserem partilhar a minha estão à vontade!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Concordo! Até porque as nossas matrículas estão expostas de qualquer das formas, não podemos andar sem elas… Mas concordo com a parte do exibicionismo …

  11. Avatar de rodrigojds
    rodrigojds

    Isso de esconder a matrticula ‘e um mito. Se uma pessoa quiser ter a tua matricula basta ver o teu carro ao vivo e ja esta. Nao ha nada que uma pessoa com o numero de matricula pode fazer de mal contra alguem.

    1. Avatar de lour
      lour

      na verdade nao pode, mas com a matricula pode-se saber a morada do proprietario… a partir do site automovel online, site governamental… e sabendo a morada…

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Na web facilmente consegues ver a seguradora, podes também instalar a ap CTT, basta inserir a matricula e consegues saber as portagens que a pessoa tem para pagar… para além de outras informações.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Ainda bem então. Se algum dia alguém me bater e fugir saberei se o gajo paga seguro e mais importante, onde mora. Quanto às portagens, qual é o mal de as pessoas saberem quanto devo em SCUTS? Se quiserem até as podem pagar 😀

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Não tem mal para ti, tem mal para outras pessoas. Simplesmente há quem preze estas informações e, estando a colocar a matrícula, não têm consciência de que outros podem aceder a essa info.

  12. Avatar de caipirita_do_tripe
    caipirita_do_tripe

    a mim dá-me raiva casais que partilham a sua vida amorosa e que querem que o mundo saiba disso e também a malta das comidas que acha que todos queremos ver a francesinha à moda do Porto… Mas ainda pior é o: se não partilhares vais ter azar durante os próximos 7 anos…

    1. Avatar de pedro
      pedro

      É a seleção natural de quem precisa da atenção digital dos outros, o narcisista digital.

    2. Avatar de BC
      BC

      A mim dá-me raiva que outras pessoas tenham raiva de outras pessoas publicarem o que bem entenderem. Mas eu dou uma ajuda:
      Como Deixar de Seguir um Perfil
      https://www.facebook.com/help/276458109035418?helpref=faq_content

      Vês? Assim a irritação já acalma!

      1. Avatar de GM
        GM

        Mais um/a agarrado/a.
        Eu já tive “perfil” no FB. Nunca partilhei fotos, nem comentários. Irritou-me o conceito. Sempre que alterava qualquer informação no meu “perfil”, de imediato era divulgada para todos os meus “amigos”. Cheguei á conclusão, ou melhor, confirmei o conceito que já tinha: Hem quiser falar comigo, tem o n. telefone, tem o email.Não precisa de FB para me contactar. Quem quiser saber da minha vida, saber como estou, por onde ando, o que faço, como estou de saúde, de emprego, enfim da vida, contacta-me pelos meios adequados. Não pelo FB. Plataforma deprimente.

  13. Avatar de GM
    GM

    Eu, por estas e por outras razões, simplesmente não tenho redes “sociais”. As aspas são propositadas. E recuso utilizar o termo “partilha”. Será mais correcto dizer, “publicação”. Partilha, no meu entender tem outro entendimento.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Deduzo que só gosta de “conversar” via telefone 😛

      1. Avatar de GM
        GM

        Não, também o faço via SKYPE. Por vezes dá mais jeito, bem como utilizar o écran de trabalho com o outro interlocutor.

  14. Avatar de lour
    lour

    Cá está, 10 EUR e sabem o nome e morada do proprietário, portanto… tudo legal e site governamental.

    http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/FrontOfficeController

    1. Avatar de Jony
      Jony

      Esse serviço tem obviamente razão para existir.
      No caso de estares a adquirir um veiculo em 2a mão sabes se realmente o proprietário è quem te esta a vender a viatura, mas mais importante sabes se o vendedor/proprietário não tem já por exemplo uma penhora sobre o veiculo

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Exactamente!

    2. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Ou então em segurança: https://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/

      Segundo o portal do cidadão são 5 euros para o proprietário actual, e 7 euros para anteriores proprietários… pela net é que se calhar é mais. (in.: https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/matricula-automovel-informacao )

      1. Avatar de lour
        lour

        sim pela net são 10 eur e nem precisas de dar a cara…

    3. Avatar de albino negro
      albino negro

      Se quiseres “fugir” a que descubram a morada pela matricula faz renting ou aluguer de longa duração… aparece a morada do banco.

  15. Avatar de GM
    GM

    No meu comentário anterior quiz escrever significado.

  16. Avatar de Joãozito
    Joãozito

    Nada melhor como não ter conta em nenhuma rede social. Ninguém precisa de saber o que quer que seja da minha vida.

    1. Avatar de GM
      GM

      Corroboro! Até porque o que se faz com as redes “sociais”, faz-se, ainda que seja mais arcaico, moroso e não tão imediato, com os meios de comunicação existentes no imediatamente antes das redes “sociais”. E não necessitamos de sair da “ferramenta” física. É exactamente a mesma.

  17. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Como não partilho nada no face, nao tenho estes problemas

  18. Avatar de Zé

    Penso que não devemos partilhar vaidades nas redes sociais. Só estamos a mostrar que somos explorados pela vaidade, pela glória, pelo despeito, pela inveja ou pelo impossível.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      O que pensa é que *você* não deve partilhar, e está no seu direito. Agora, achar que os outros não devem partilhar o que quiserem parece-me um desejo de um ditadorzinho.

      1. Avatar de GM
        GM

        Como referi num outro comentário acima, não se trata de partilhar. O termo “partilha” designa algo bem diferente. Diga antes divulgar, publicar….para ter a atenção e os comentários, e os gostos e os “likes”, dos “amigos”. Tal como referi noutro comentário, é uma plataforma deprimente.

  19. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Outro truque é ter a rede social toda fechada e só deixar entrar quem conhece bem e de quem é amigo pessoalmente, e somente depois de confirmar pessoalmente ou por telefone de que se trata mesmo da tal pessoa.
    Só isso já evita uma imensidão de problemas.

    Outro truque é confirmar que todas as redes sociais estão fechadas só para os amigos e conhecidos próximos de confiança… porque não raramente o pessoal restringe o facebook e o instagram aos amigos e conhecidos próximos mas descreve toda a sua vida e coloca montes de fotos no twitter… que deixam aberto para qualquer um ver…

    Ah! E a foto de perfil e de capa tende a estar visível a todos! Poderão querer colocar imagens genéricas ou pelo menos disfarçarem muito bem para não serem facilmente reconhecidos por quem não vos conhece já.

  20. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    A matrícula não é algo “privado” , é uma informação exposta a público sempre que o carro anda na rua. Pelo nome ou pelo NIF também é possível saber tudo e mais alguma coisa, não é por isso que deixamos de o fornecer publicamente a qualquer um.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Mas vao ter de dizer para o que querem. O Nif na fatura é no teu interesse e dás autorização tácita para essa recolha quando o pedem para fatura.

  21. Avatar de Luis
    Luis

    Como conseguem saber a morada pela matricula?
    E porque não se pode publicar vídeos a mais de 120km/h? Posso ir para um autódromo andar à velocidade que quiser ou numa outra qualquer propriedade privada.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Podes, mas se fores numa auto-estrada ou noutra via pública não. Pensei que não era necessário indicar esse pormenor no artigo 🙂

    2. Avatar de lour
      lour

      http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/

      Aqui, onde diz pedido de certidão permanente do registo automóvel, em baixo…

      Basta por a matrícula, pagar os 10 euritos, e voilá, nome e morada completos do proprietário…

      Há muito stalker que deve usar isso ehehe…

      Mas como é 100 % legal, e ainda ajudam o governo, tasse bem 🙂

      Se for só para conhecer a rapariga do carro, que se lixe,, desde que seja usado só para coisas boas eehehe

      Além claro do propósito para que serve, saber se a viatura é roubada, se quem está a vender é msm o proprietário, etc…

  22. Avatar de Joãozito
    Joãozito

    Um colega de trabalho teve que ir para a baixa médica devido a uma dor numa perna. Poucos dias depois, publicou no Facebook uma foto com uma medalha ao peito de terceiro lugar numa maratona em que participou. Valeu-lhe um “honroso” processo disciplinar e dois dias de suspensão. Portanto, nada melhor do que viver no anonimato.

    1. Avatar de censo
      censo

      …ou ser menos palerma …!

  23. Avatar de Laurus
    Laurus

    Uma boa política é publicar apenas o que não me importaria de gritar da janela de minha casa, tendo consciência das consequências desse acto

  24. Avatar de João Terra
    João Terra

    Uma das coisas que reparo são as fotos que as pessoas publicam diariamente no facebook, onde estão, com quem estavam, o local etc… Essas pessoas que publicam tudo e mais algumas coisas. No fundo estão a mostrar a privacidade deles e do local onde estão

  25. Avatar de JHGouveia
    JHGouveia

    somente compartilho fotos de paisagem, nem fotos dos amigos eu compartilho.

  26. Avatar de Hugo dos Santos
    Hugo dos Santos

    E qu tal nada sobre a vossa vida pessoal?

  27. Avatar de José Amaral
    José Amaral

    E deixar legislação que corrobore a questão da matrícula?
    A ser assim, as televisões não poderiam mostrar reportagens que aparecessem veículos nas ruas e estradas.

  28. Avatar de Daniel Tribe
    Daniel Tribe

    de outras pessoas e, aqui, o problema pode ser um bocadinho mais complicado de resolver, uma vez que estamos a divulgar informações de terceiros, muitas vezes sem o consentimento destes.
    ———————————–
    Não existe qualquer tipo de problema a partilha de imagem ou vídeo de objectos, um carro é um objecto, a lei não se aplica a objectos. Por essa razão é possivel partilhar imagens de carros com a matrícula de terceiros sem qualquer consequência desde que terceiros não apareçam na imagem ou possam ser identificados.

    Digo isto porque partilho muito carros mal estacionados e outras informações e sempre com matrícula, já ouvi mundos e fundos e ainda estou à espera..

    1. Avatar de Pedro Amaral Couto
      Pedro Amaral Couto

      Daniel Tribe: “a lei não se aplica a objectos”

      Lei: “Quem, sem consentimento e com intenção de devassar a vida privada das pessoas (…) Captar, fotografar, filmar, registar ou divulgar imagem (…) de objectos (…)”

      Segundo diz, podemos publicar imagens de dados de autenticação que permitem aceder contas por não serem pessoas.