VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa

294 Comentários

Chamadas gratuitas para toda a rede fixa nacional e 0,20€ para todas as redes móveis

VoIP, VoIP, VoIP… certamente que todos nós já ouvimos falar nesta tecnologia/termo. Esta semana um colega questionava-me como poderia colocar a tecnologia VoIP a funcionar no router da Meo (Thompson). Depois de uma breve explicação, aproveitei a embalagem e decidi escrever um artigo para todos os nossos leitores, de modo a que possam usufruir desta tecnologia.

Já que pagamos pelo serviço (e não é assim tão pouco), é hora de tirar partido de outras funcionalidades (gratuitas). Vamos então aprender como configurar facilmente a tecnologia VoIP no router Thomson da MEO.

meo_00

Antes de começar, quero deixar claro que todas estas alterações que vamos fazer, são totalmente legais e autorizadas pelo operador em causa.

Uma nota muito rápida: quero apenas referir que ao contrário daquilo que muitos pensam, VoIP não é sinonimo de chamadas gratuitas. O que normalmente acontece, é que os preços das chamadas são por norma inferiores e em algumas situações as chamadas são efectivamente gratuitas. Para o serviço que vamos configurar, avanço desde já que conseguimos chamadas gratuitas para toda a rede fixa e 0,20 para a rede móvel. É bom !!!

Material necessário para ter o VoIP a funcionar no router da MEO:

  • Router Thompson
  • Telefone analógico (pode ser um telefone antigo… desde que funcione)
  • Conta VoIP da Sapo (para este artigo, vamos usar o serviço da Sapo que é gratuito)

Devo confessar que o mais difícil neste processo foi mesmo criar a conta VoIP no serviço da Sapo, isto porque alguém se esqueceu (aquando da montagem do serviço) de deixar as credenciais de acesso.Tive de ligar para o serviço de apoio a clientes Meo, e o pessoal do Help Desk (que foi bastante simpático), consegui-me resolver o problema e disponibilizaram-me umas credenciais de acesso.

De modo a ser mais simples proceder a todas as configurações, vou colocar todos os procedimentos separados por passos para que ninguém se perca.

Passo 1 – Criação da conta VoIP da Sapo

Para proceder à criação de uma conta VoIP, vamos começar por aceder à área de clientes da Sapo aqui, introduzir as vossas credenciais de cliente Sapo (o utilizador começa por asxxxxx).

No menu do lado esquerdo devem escolher VoIP e depois Criar/Gerir VoIP. Nessa mesma página é-vos dada a possibilidade de subscreverem um número VoIP ou mesmo definir um,  e para finalizar têm de definir uma password. Devem guardar esse dados pois vão precisar dos mesmos mais a frente.

voip_000

Passo 2 – Ligação do Telefone ao router da MEO

Depois de muito procurar lá encontrei um telefone antigo para tirar umas fotos e para proceder aos testes. É um telefone normalíssimo (não precisa de suportar a tecnologia VoIP) sendo que o único requisito é que funcione e tenha um cabo telefónico normal (RJ11).

voip_01

A ligação do telefone ao router pode ser efectuada através da porta no router Meo identificada como Phone 1. Nessa porta devem ligar o cabo telefónico do telefone que vão usar.

Quanto a ligações é apenas e só isto.

voip_02

Passo 3 – Configuração do VoIP no router Meo

O próximo passo é proceder às configurações do serviço VoIP no router da Meo. Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede Meo, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma). É-vos solicitado as credenciais de acesso que são as seguintes:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Depois de entrarem na área de gestão do router MEO, vão ao menu do lado esquerdo e devem escolher Ferramentas –> Serviço de Voz. Em seguida, na parte superior direita da página devem escolher a opção Configurar.

voip_03

Depois de carregarem no botão configurar, é-vos solicitado para introduzirem os dados do serviço VoIP (criado no Passo 1).

Atenção: No campo SIP URI e Nome de utilizador devem incluir o prefixo +351 seguido do vosso número VoIP subscrito no passo 1. A password é a mesma definida também no ponto 1.

Os campos Display Name e Número abreviado fica ao gosto de cada um. Para finalizar, apenas confirmar que no campo Porta está definido telefone 1 (pois foi nessa porta que ligamos o telefone)

voip_04

Para verificar se está tudo correcto devem aceder ao item Configuração Avançada e verificar se os campos estão preenchidos de acordo com a seguinte informação:

Registar: voip.sapo.pt

Registar Port: 5060

Proxy: proxy.voip.sapo.pt

Proxy Port: 5070

Secondary Proxy: 0.0.0.0

Secondary Proxy Port: 5060

Expire Time: 36000

voip_05

E está feito. Como referi inicialmente, o processo é relativamente simples e esperamos que este artigo ajude utilizadores sem conhecimentos técnicos a proceder a esta configuração.

Uma das questões que certamente deverão aparecer nos comentários é:

Qual a vantagem de ter o VoIP activo no serviço da Meo?

Pois bem, o VoIP é um serviço que lhe permite fazer e receber chamadas dentro e fora de sua casa para todas as redes nacionais e internacionais.

  • Chamadas Grátis para a rede fixa nacional
  • Chamadas a €0,20 /min para rede móvel
  • Disponível em qualquer lugar do mundo
  • Até 5 números VOIP
  • Total controlo de custos

Para quem quiser consultar o tarifário completo pode fazê-lo aqui: Tarifário VoIP Sapo

Considerações Finais

A configuração do serviço VoIP traz algumas vantagens. Podemos realizar chamadas gratuitas para a rede fixa a qualquer hora do dia, ter mais do que um número de telefone (mediante as necessidades) e além disso podemos dar utilizada ao nosso telefone antigo. Esperamos que este artigo seja de muita utilidade para os muitos clientes Meo existentes no pais.

Para terminar apenas me resta dizer: ….Me liga vai !!!! Sorriso

Partilhar:
Tags:

Comentários

294

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Oliveira
    Fernando Oliveira

    Bom dia,

    Já tentou ligar um segundo telefone ao router?

    Tenho um telefone 2xxx, e qdo tentei adicionar um nr voip que registei,sem dificuldade no sapo +3513020xxxx, automaticamente o telefone 1 e o telefone 2 ficam com os mesmo nr.

    O serviço de apoio diz-me que o 2º nr não funciona no sapo (meo) fibra.

    Que estarei a fazer ?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Viva Fernando,

      Ora um segundo telefone, implica uma segunda activação no serviço da Sapo e também uma nova configuração desse segundo numero no router da Meo onde deve indicar que passa também a usar a porta Phone2.

      Quanto a questão do Meo Fibra, desconhecia essa limitação. Vou tentar obter alguma informação.

      PPinto

      1. Avatar de Jorge Nuno Silva
        Jorge Nuno Silva

        Viva Pedro. Sabes dizer-me se posso ligar o telefone analógico a uma porta rj45 do router da MEO ou a um switch nela ligado e não a uma das duas portas RJ11 dedicadas para esse efeito?
        Obrigado e 1abraço.

        1. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          Nessas portas só equipamento sobre IP.
          Existem telefones próprios.

    2. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      @ Fernando Oliveira:

      Só escrevo a mensagem aqui
      para que fique visível desde o início 🙂

      @ Todos:

      Não que tenha a ver com o artigo em específico,
      mas, tem com o Router.

      Aqui ficam os UserNames e PassWords do mesmo.
      Do nível mais elevado ao mais baixo:

      Username: microuser RootUser
      Password: !C0nf16,M30

      Username: sumeo SuperUser (Antigo)
      Password: m30acc355

      Username: Administrator Administrator
      Password: 3!play

      Username: meo Administrator
      Password: meo

      Testado com o FirmWare 8.4.2.Q

      Abraços

    3. Avatar de ruca
      ruca

      Não é verdade. vê mais abaixo.

    4. Avatar de daniel
      daniel

      impecável post. mais um. parabéns. a mim correu lindamente foi só seguir os passos com atenção e voilá. espectáculo. obrigado

    5. Avatar de ronny
      ronny

      OLA GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO CONFIGURAR UM NUMERO ESPECIFICO PARA APARECER NA BINA QUANDO LIGO PRA ALGUEM.. TIPO APARECER O NUMERO QUE EU QUERO. OBRIGADO

      1. Avatar de Anderson Gouveia
        Anderson Gouveia

        Ronny,

        Não é possível fazer, isso chama-se manipulação do CallerID é um pratica ilegal, portanto nenhum operador nacional permitirá isso.

    6. Avatar de Francisco Santana
      Francisco Santana

      O problema reside em que quando se configura 2 telefones voip (phone1-21XXXXXXX e phone2-3020XXXXX) não é possível ter sobre cada porta uma página de configuração do serviço.
      Logo, ao existir somente uma página de configuração para ambas as portas “obriga” a definir que a mesma se aplica a toda e qualquer porta apesar de lá estarem inscritos dois números distintos. Como os parâmetros são diferentes para cada numero, tem que se ter as portas phone1+phone2 para um número (21XXXXXXX) ou para o outro (3020XXXXX). Se não entram em conflito e deixam de funcionar ambos os números.
      Cumprimentos.

  2. Avatar de Pistas
    Pistas

    Alguem sabe me dizer se funciona na vodafone casa? os routers sao semelhantes se nao igual nao me recordo do modelo da Vodafone 😛

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Aguardamos respostas. Como não tenho Vodafone não consigo dar uma resposta 🙂

    2. Avatar de cheat2win
      cheat2win

      O modelo do router Vodafone que possuo é o TG585 v7. São de facto semelhantes, mas a principal diferença é a falta de portas para se ligar o telefone.

      E além do mais, tenho a certeza que a Vodafone proíbe o uso de VoIP, pois no fundo é uma concorrência directa à sua oferta de chamadas telefónicas pagas.

      É uma pena, pois sempre eram mais umas chamadas que fazia ou à borla ou mais baratas.

      1. Avatar de nervaise
        nervaise

        Viva!

        Por essa perspectiva também a MEO não permitia a activação do VoIP em clientes TV+Internet para “forçar” a malta a activar o telefone, coisa que não acontece. E se a Vodafone tem de facto essa politica… descerá muito na minha consideração

    3. Avatar de NF
      NF

      Tb gostava de saber. O meu router Vodafone tem uma porta para o telefone.

    4. Avatar de chicosoft

      Pessoal, depois de algumas cabeçadas com o router Thomson da Vodafone, lá consegui hackar o mesmo e agora tenho permissões totais de root no router… Se alguém quiser posso dizer como cheguei lá, apenas não quero colocar aqui 🙂
      É possível com isto configurar uma segunda linha para um serviço Voip…

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Então e como poderemos falar sobre isso? Tenta deixar mensagem no meu messenger ou email. redinpais@yahoo.com

      2. Avatar de pedro antunes
        pedro antunes

        boas

        sera possivel indicar me como?queria por o router sapo a funcionar na sapo adsl para por voip..

        abraço e obriado

      3. Avatar de JMachado
        JMachado

        Boa tarde Chicosoft,

        Tenho Vodafone Net + Fone e tb gostaria de configurar um 2.ª linha para o serviço Voip.
        Caso não se importe de informar como fazer. Agradeço
        Abraço
        João Machado

      4. Avatar de Franz
        Franz

        Bom Dia

        Também tenho o mesmo problema

        Na porta 1 tenho 1 nro 2xxxxx
        Na Porta 2 tenho 1 nro 30xxxx

        no meofibra. Tenho linha mas ao marcar o sistema diz-me que o numero nomada não está permitido na home Gatway.

        Toda a Ajuda é bem Vinda
        Obrigado
        f_beirao@hotmail.com

      5. Avatar de Fernando
        Fernando

        Olá

        Como crackaste o router da vodafone?

        Dava cá um jeitaço…

        Desculpa a maçada
        Fernando

        Pessoal, depois de algumas cabeçadas com o router Thomson da Vodafone, lá consegui hackar o mesmo e agora tenho permissões totais de root no router… Se alguém quiser posso dizer como cheguei lá, apenas não quero colocar aqui
        É possível com isto configurar uma segunda linha para um serviço Voip…

      6. Avatar de Helder
        Helder

        Boas gostava se possivel saber como fizeste o hack para poder configurar a segunda linha de VOIP, imagino que tenha ficado configurado um numero nomada (302***) e um geografico (22***)certo?

        obrigado e abraço 😉

        heldervieira@hotmail.com

      7. Avatar de Duarte Almeida
        Duarte Almeida

        Boas
        Agradecia que me dissesses como conseguiste inserir a configuração para o segundo SIP do sapo.

        Obg, cumpts
        Duarte

      8. Avatar de sbatista
        sbatista

        chicosoft, como se faz isso, pois tentei por este método e não dá. liguei para a Meo para confirmar o porquê senão conseguir, e não consigo por ser fibra.

      9. Avatar de Tiagocastrovi
        Tiagocastrovi

        Envia me isso para o mail tiago.castro.viana@gmail.com

        Obrigado

      10. Avatar de jgaspar
        jgaspar

        boas eu estou com um problema router Meo posso ter 2 telefones mas nao consigo configurar o 2 telefone com a minha antiga conta do voipcheap podes me dar uma ajufda como possoter o acesso total ao router
        Obrigado…….Abraço…..jgaspar

        mail (jgsbrites@sapo.pt)

  3. Avatar de Tiago Moreira
    Tiago Moreira

    Boas,

    Eu já tinha configurado na minha conta um número VOIP. Mas agora necessitava de configurar outro número, mas dá-me sempre um erro: Não foi possivel realizar a operação pretendida.
    Foram detectados os seguintes problemas:

    Sapo adsl: Por favor contacte-nos para o nº de apoio a cliente 707 22 72 76

    Alguem consegue criar números neste momento?

    1. Avatar de Duarte Velho

      ola tudo bem?conseguiste resolver o teu problema?estou com o mesmo.

      1. Avatar de spyvspyaeon

        estou com o mesmo problema a criar uma conta voip no sapo :S

        1. Avatar de Duarte Velho

          ja consegui resolver o problema, ontem já tive acesso ao pedido. Não sei se foi coincidência mas criei-o na rede da meo (em casa) eu estava a tentar criar na faculdade.

          1. Avatar de spyvspyaeon

            eu ainda nem em 3g, wifi, em casa, fora de casa nem em lado nenhum 🙂 nem eles do 16209 conseguiram lol

  4. Avatar de Algarvio
    Algarvio

    Boas. é possivel receber e enviar fax com este sistema Voip?

    Abraço

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hum…boa questão.

      Alguém já experimentou?

    2. Avatar de ruca
      ruca

      Sim, é possível. Tenho dois números VOIP ligados ao router e um deles é para o fax. NOTA: TENHO MEO FIBRA e dá para ter fax, ao contrario do que foi dito pelos técnicos do MEO _ engenheiros-

      1. Avatar de Ivo Fernandes
        Ivo Fernandes

        E já agora, como é que configuras duas contas VOIP?

      2. Avatar de Nuno Mata
        Nuno Mata

        Agora fiquei intrigado.
        Se é possível ter fax, eu sou daqueles que está na onda do que disseram os “MEO _engenheiros”.
        Seria possível dares uma breve explicação de como proceder para ser possível o envio de faxes. É sem dúvida uma necessidade que possuo e tenho dois serviços PT activos em casa para poder ter num o meo fibra e no outro o fax da PT.
        Estam-me a comer a olhos vistos…

        1. Avatar de ruca
          ruca

          Antes de este post aparecer já havia um que segui à risca noutro forum e que está muito bem feito (SEM DESPRIMOR AO PEDRO PINTO)AQUI: http://solucoesmeo.omeuforum.net/solucoes-telefone-meoiptv-f4/configurar-router-thomson-para-voip-t11.htm

        2. Avatar de ruca
          ruca

          Convé também dizer que para quem tem em simultâneo, a factura electrónica e o débito directo activo, tem direito a dois números VOIP GRATIS.Depois é só configurar os dois no router e ligar às duas portas: fica um para linha telefónica e outra para fax – ou ambos para linhas telefone.

        3. Avatar de Unknown
          Unknown

          Respondendo á questão, sim, obviamente que é possivel ter fax ou mais concretamente FOIP (fax over IP),no entanto é necessário que esse fax seja compativel com a norma T38 e tens de telefonar para o serviço meo para desbloquearem a porta. Só funciona com meofibra e na plataforma IMS que é a mais avançada. espero ter sido útil

          1. Avatar de MEO MASTER
            MEO MASTER

            Isso não é verdade , o fax trabalha em todos os voips da meo.
            é preciso +e saber… uma dica

            MTel

      3. Avatar de João Marcos
        João Marcos

        cito: “…TENHO MEO FIBRA e dá para ter fax, ao contrario do que foi dito pelos técnicos do MEO _ engenheiros”

        Parabéns génio pena é não saberes o que porque o teu funciona e outros não… uma dica “T.38” agora googla e aprende

  5. Avatar de João Martins
    João Martins

    Muito bom, obrigado pela info.-

  6. Avatar de Nuno - Ofertas Emprego

    Eu tenho o MEO, já tenho chamadas gratuitas para rede fixa.
    É bom para fazer chamadas para outros países.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nuno, as chamadas gratuitas no serviço MEO não é só no período das 21h-9h?

      1. Avatar de Bruno R Santos
        Bruno R Santos

        No pacote 20+ e 100 é ilimitado.
        Não sei se nos pacotes mais simples estará limitado a um período horário.

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Nota n. 7 da http://www.meo.pt

      “Chamadas ilimitadas 24h por dia para redes fixas nacionais (números começados por 2) e chamadas internacionais para 30 países (das 21h às 09h). Oferta exclusiva para clientes residenciais.”

      Por acaso não faço muitas chamadas, tirando para um outro cliente da meo fibra…

      Vou testar esta solução apresentada pelo Pedro Pinto. Abraços e beijinhos

  7. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Essas chamadas gratuitas para a rede fixa nacional inclui os números começados por 3 da ZON?

    1. Avatar de José
      José

      Eu entendo rede fixa todos os nrs iniciados em 2 e 3.
      Tenho Zon com chamadas ilimitadas para rede fixa, e ainda para alguns países, 24 horas, grátis!

      Portantanto, o Voip não me acrescenta nada…

      1. Avatar de Pedro A.
        Pedro A.

        Na maioria dos operadores a rede fixa é apenas os números começados por 2, daí ter perguntado. A ZON tem obrigatoriamente de considerar os números começados por 3 como rede fixa porque foram eles que os andaram a instalar.

      2. Avatar de paulo
        paulo

        Acrecenta sim, chamadas muito mais baratas para paises que o meo nao ofereçe as chamadas….

  8. Avatar de M.Manuelito

    Muito bom post. Claro está que quem tem MEO tem chamadas gratuitas para a rede fixa, mas acho muito útil para quem precisa de fazer chamadas internacionais, assim fica mais em conta.

  9. Avatar de Vítor M.

    Excelente post. Quero ver como faço isso no meu Router da Zon… 😉

  10. Avatar de Tribuna
    Tribuna

    Olá bom dia,
    alguém envia faxes utilizando voip da sapo??

    Eu consigo receber os faxes pelo número voip, no entanto enviar está quieto….

    Faz a chamada para a outra máquina, no entanto a outra máquina não detecta que é um fax e continua a chamar eternamente.

    Cumprimentos,

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Eu queria mesmo era saber se isto é mais ou menos igual nos routers do SAPO????

    1. Avatar de Hugo Cura

      É, o método é o mesmo. A única diferença é na página de administração do router (marcas diferentes), mas ainda assim muito idêntico e simples.

      1. Avatar de nervaise
        nervaise

        Oi!

        Havias de configurar o VoIP num router 2WIRE e depois repetir o que aqui dizes. O meu conselho é o mesmo de sempre, rtfm (ou seja, leiam sempre o manual!)

  12. Avatar de Mika
    Mika

    Viva!

    Tendo em conta que o telefone fixo da ZON já trabalha com VOIP os routers da zon estão preparados para isto também?

    Obrigado

    Cumprimentos

  13. Avatar de jucks
    jucks

    Para a Vdafone não se arranja nada? 🙂

    Muito bom este artigo… 😉

  14. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Aproveita-se e põe-se também VOIP das empresas da Betamax, para ter telemóvel a 0.04€. O senão é que aparece como anónimo.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Qual Betamax é que te dá esse preço?

  15. Avatar de afrsa
    afrsa

    Excelente post! Muito bom mesmo!

    Isto quer dizer que podemos optar por um tarifário mais barato da MEO (sem telefone) e configurar um telefone VOIP à parte pela Sapo? Se sim, é excelente e é mais uma razão para mudar para MEO Fibra!

    Parabéns pelo post! 😉

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Este pensamento é correcto?

      É possível fazer isto que o “afrsa” diz?

    2. Avatar de Unknown
      Unknown

      a unica desvantagem dos nºs VOIP para os da rede cobre é que se faltar a energia ou não tiverem ligados á net nao bomba… Eu sou da opinião que sim sr, a fibra é mto bonito mas teriam de deixar as linhas de cobre activas nas casas dos clientes. o VOIP era apenas um acrescimo.

  16. Avatar de Marcelo Fares
    Marcelo Fares

    Ola pessoal , uma duvida, esse serviço funciona para o Brasil . Eu preciso desse equipamento da cisco para funcionar . Aonde posso comprar .
    Obrigado .

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Marcelo,

      Os serviços VoIP podem ser usados de qualquer lado do mundo. Num próximo artigo estou a pensar usar um outro serviço que não o da Sapo para verem a versatilidade que o router Meo nos disponibiliza.

  17. Avatar de Ivo Fernandes
    Ivo Fernandes

    Bom dia,

    A questão que se coloca é como fazer isto (que para mim teria muito interesse, evitando ter mais um equipamento ligado ao router – Linksys PAP 2, quando já se tem a conta VOIP correspondente ao serviço telefónico MEO configurada no router. Claro que o router suporta duas contas (senão, não teria duas portas), mas penso que a PT faz qualquer alteração ao firmware que limita a criação de contas adicionais.

    Obrigado

  18. Avatar de José
    José

    As chamadas são gratuitas só para a rede fixa PT ou para todas?

    Cumprimentos

    1. Avatar de ruca
      ruca

      para todas as redes.fixas

  19. Avatar de GeoAir
    GeoAir

    Falta-me um telefone velho…

  20. Avatar de vitor ribeiro
    vitor ribeiro

    Viva,

    Comprei um modem desses para usufuir dessa particular função.

    Recebo chamadas do voip e não voip e faço chamadas pelo voip e não voip embora não seja cliente meo …

    Uso a cerca de um ano sempre sem problemas

  21. Avatar de Marcelo Fares
    Marcelo Fares

    Aonde eu consigo um router desses , qual o modelo dele …

  22. Avatar de Marcelo Fares
    Marcelo Fares

    Pessoal alguém pode me dar um site que vende esse router ,pois aqui no brasil esta bem difícil de achar .
    Obrigado .

  23. Avatar de The STK
    The STK

    Já uso há muito tempo, chamadas para rede fixa a qualquer hora do dia de borla, mas não abuso, se toda a gente fizer assim isto pode ser que continue a durar.
    Não uso o telefone no router mas uso o Zoiper no PC com kit Bluetooth.
    Dá para receber as chamadas em qualquer sítio e posso estar ligado em vários equipamentos que eles tocam ao mesmo tempo e posso receber a chamada onde quiser. Já usei o Ekiga mas não funciona lá muito bem no MEO…Algum softphone porreiro para além destes que recomendem?
    Ah, e tenho configurado no meu Nokia 5800 com Fring… voip on the move via wireless dá muito jeito 🙂

  24. Avatar de Marcelo Fares
    Marcelo Fares

    Pessoal os router que achei aqui no BRASIL não vem com voip , entrada RJ11 e sim apenas adsl e wi-fi , alguém tem como me passar um site bom para importar esse router .
    Obrigado a todos .

  25. Avatar de Francisco Guerra
    Francisco Guerra

    Eu gostaria era de saber como posso por o voip a funcionar, para tirar partido dele a partir do PC, pois o meu tarifário já tem chamadas grátis para telefones :\

    1. Avatar de Ivo Fernandes
      Ivo Fernandes

      Se for cliente MEO, basta fazer o download do SAPO Messenger…

  26. Avatar de Miguel
    Miguel

    Há bastante tempo que uso o VoIP com o Meo.

    Como o meu serviço é só TV+Net, injectei o sinal VoIP na ligação telefónica de casa e assim tenho telefone grátis em todas as divisões.

    1. Avatar de Diogo O.
      Diogo O.

      Será que poderia explicar como o fez?

  27. Avatar de PM2004

    Pessoal, desculpem o out of topic, mas, porque dizem “…a Meo”? Não deveria ser “…o Meo”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Penso que é indiferente: podes dizer que é um serviço MEO… o MEO portanto ou é uma rede de serviço MEO, a MEO portanto.

      Desde que saibamos o que é 😉

      1. Avatar de PM2004

        Mas mesmos sabendo o que é devemos tentar escrever certo…se não escreviamos as coias mal, desde que se soubesse o que era…lol 😉

  28. Avatar de ódio
    ódio

    e no Brasil? Alguém sabe se temos algo semelhante?

  29. Avatar de Elisiario Couto

    Boa Tarde,

    Respondendo a algumas perguntas relacionados com Fax, acho que a tecnologia do Fax não funciona em VoIP. Pelo menos foi o que me disseram quando liguei para o Apoio ao Cliente.

    Se alguém souber de alguma maneira, que diga que estou interessado.

    1. Avatar de nervaise
      nervaise

      Viva!

      Normalmente os faxes não funcionam com VoIP, a menos que estejam equipados com a norma T.38

      Se o vosso fax suporta essa norma, então à partida ele funcionará 😉

      1. Avatar de ruca
        ruca

        Já disse em cima que funciona o fax no MEO fibra na perfeição- E sim, o aparelho tem de estar equipado com a norma T.38 – é o caso da multifunções HP, da SAmsung etc..

  30. Avatar de Soka
    Soka

    Viva,

    Já agr alguem sabe como utilizar o serviço de partilha de conteudo que o router meo tras fora da rede interna? Mesmo depois de dar premissões no firewall do router não consegui..Alguem pode ajudar?

    Obrigado,
    Cumprimentos,

  31. Avatar de Peter
    Peter

    Tenho uma dúvida, que pode ser muito estúpida, ou não..

    Isto funciona para quem tem Meo (NET) ou Meo (NET+TV), quem tem Meo (NET+TV+Telefone) não necessita disto, né?

    É que eu tenho Meo (Net+TV) e queria saber se isto funciona para mim, com os custos acima apresentados.

    Obrigado. 🙂

    1. Avatar de Mestre
      Mestre

      Pois tambem gostava de saber isso. Eu tenho meo (net+tv+telefone). Caso isso funcione so com net e tv entao vou aderir a esse tarifário e coloco voip, pago menos e tenho o mesmo serviço.

      Agradeço a resposta.

      ps: no meu caso que tenho net+tv+telefone, nao tenho melhorias em aderir ao sistema voip certo? (a nao ser chamadas gratis para redes fixas internacionais a qualquer hora, coisa que nao utilizo).

      1. Avatar de O_Vigilante
        O_Vigilante

        Eu tenho o serviço net+tv e tenho VoIP a funcionar nas maiores…
        Se tens serviço net+tv+telefone, o ao configurares o VoIP, podes chamadas fixas 24h no teu smartphone, table, portátil, pc (vulgo windows, linux ou mac)…
        Para isso, basta apenas configurar os dispositivos para o efeito… =)
        O senão, é que o teu telefone fixo (incorporado no pacote que tens da meo), não podes aceder da mesma forma…

        Concluindo, retira as tuas conclusões e boa sorte! =)

    2. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      Sim, funciona, eu tenho Net + Tv (+ 2 VoIP) heheheh

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Como cosegues ter 2 numeros voip só com o serviço Net + TV ? Esse é o serviço que eu tb tenho mas não tenho numeros voip. Se me poderes explicar… ?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Só precisas de os criar/activar na área de cliente.

          1. Avatar de Vitor
            Vitor

            Mas para isso tens que ter uma conta com telefone sapo/meo ?

  32. Avatar de Fernando Oliveira
    Fernando Oliveira

    @Pedro Pinto

    Obrigado pela resposta.

    Estou a aguardar um modo que existe para colocar 2º numero (voip) no meo (sapo) fibra.

    O serviço fax ( com nr voip), funciona no sapo adsl.

    Cumprimentos

  33. Avatar de Bil Gates
    Bil Gates

    Pois é, publicidade a quanto obrigas. Vá lá, faz um topic para a zon, vodafone, zon-açores, bragatel, cabovisão. Isso sim é serviço publico, sem segundas intenções, ou pelo menos supostas intenções.Obrigado

    1. Avatar de Francisco Guerra
      Francisco Guerra

      Bragatel já era tambem lol..

    2. Avatar de CR
      CR

      Não sei se será propriamente uma questão de publicidade. Acho que foi mesmo por o Pedro Pinto ter MEO.

      E acho que fazer um artigo para todos os operadores possíveis não é muito prático.

      Mas isto é só a minha opinião claro.

  34. Avatar de Samuel
    Samuel

    Mais logo, vou tentar fazer isto no meu router. Tenho vodafone.

    Abraço

  35. Avatar de Antonio
    Antonio

    Sendo cliente meo temos credenciais de cliente Sapo? Se sim onde obtenho esse asxxxxx?

    1. Avatar de bruno
      bruno

      na altura da instalação deveria ter sido entregue esses dados, se não foi é só ligar para o apoio ao cliente para saber o username, a password dá para recuperar na área de clientes.

    2. Avatar de Mestre
      Mestre

      sim. basta ires à interface do router (192.168.1.254) e carregares no link “Internet” na secção “Ligação de Banda Larga”.

      espero ter ajudado.

      cumps

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        thanks mestre

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          a questão é como ver a pass pois so mostra ******

  36. Avatar de zbrix
    zbrix

    Bom post, mas eu preferi comprar uma coisinha destas (http://cgi.ebay.com/Linksys-Sipura-SPA2100-VoIP-Phone-Adapter-/130456971576?pt=LH_DefaultDomain_2&hash=item1e5fd76938) e utilizar o voipraider, que para além de grátis para a rede fixa, para os telemóveis não há mais barato – 0,055€! E já com IVA.

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Que tal 0.045€? 😀

      1. Avatar de zbrix
        zbrix

        pois… deves estar a falar do 12voip, não?
        o problema é que no 12voip pagas uma taxa de ligação de 0,039€ em todas as chamadas. no voipraider não. é só fazer contas. eu tb já utilizei o 12 voip.
        se não for diz qual é pf.

  37. Avatar de A Chaves
    A Chaves

    Não é possivel aproveitar o VOIP para enviar sms utilizando uma base de dados existente no pc?
    É claro que aqui teriamos de ver as melhores opções de preços de outros serviçõs voip.

  38. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    Boas.

    Alguém sabe configurar para um D-Link DVA-G3170i da sapo? Estive a tentar mas não consigo, se alguém souber de um tutorial para estes router agradecia. Provavelmente tenho algo mal configurado, também já consultei o manual do router e continua sem dar.

    Cumps

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Ninguém tem ideia de como se configura?

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Nope mesma situação, também não fui capaz..

      1. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        Já está a funcionar. Fui erro meu escrevi mal o indicativo em vez de 351 tinha 315. 🙂
        Só reparei quando rectifiquei.

        Cumps.

  39. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já está a funcionar!!!

    Impecável!!! 😀

  40. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Boas
    Sou cliente Meo por iptv e tenho chamadas gratuitas das 21 às 9 da manhã.
    Será que com este sistema tenho chamadas gratuitas todo dia utilizando este número?
    Thank’s

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, esse é um dos objectivos

  41. Avatar de diogo serafim
    diogo serafim

    e ligar um alarme ao voip?

    será que funciona!

    abraços

    1. Avatar de ruca
      ruca

      O meu alarme tem um SIM próprio, pois é do tipo GSM. Logo não dará para ligar.

  42. Avatar de Amadorjp
    Amadorjp

    Para mim não será muito útil pois tenho telefone gratuito todo o dia para rede fixa, mas vou tratar disso para os meus pais… é que esperar pelas 21 para me ligarem já é chato, mas sendo eu um residente nos Açores, ainda muda mais, pois 21 daqui são 22 daí!

  43. Avatar de Nuno
    Nuno

    É possível configurar com outra conta voip que não seja da sapo. Eu tenho conta da Smartvoip.

    1. Avatar de Diogo O
      Diogo O

      Sim, é possível.
      Para o teu serviço tens aqui as intruções
      Cumps

      1. Avatar de Diogo O
        Diogo O

        esqueci-me do link no post acima, aqui está ele: http://www.smartvoip.com/en/sip.html

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Obrigado pela ajuda,vai-me dar bastante jeito

        2. Avatar de Rafa

          Como fico com um numero de tlm para receber chamadas no smartvoip?
          Ja tenho esse serviço configurado… mas so csg fazer chamadas anonimas… 🙁

          1. Avatar de Diogo O
            Diogo O

            Em relação a isso já não te consigo ajudar, vê se eles têm forum ou assistência ao cliente.
            Cumps

  44. Avatar de Diogo O
    Diogo O

    Alguém sabe como injectar o sinal voip na rede telefónica?
    Tenho Meo TV+Net, logo esta solução interessava-me bastante.
    Cumps

  45. Avatar de Fábio Oliveira
    Fábio Oliveira

    Alguém sabe se dá para colocar VoIP no HUB da ZON?

  46. Avatar de Duarte
    Duarte

    Bom dia

    Será que dá pra fazer a mesma coisa com o modem/conta da clix, tenho o pack xl se não me engano é exactamente igual ao mostrado.

  47. Avatar de Rafa

    Bom Dia, Excelente Artigo 😉

    Já agora, a conta MEO é uma conta Sapo? o utilizador e Passwword são os mesmos?

    Já agora, sou cliente meo ADSL e IPTV e eles é que instalaram tudo, nunca cheguei a saber o meu utilizador e pass… não tenho nenhum papel com isso 🙁
    Será que posso exigir que me mandem?

    Obrigado 🙂

    Noticias Do mundo Automóvel
    http://www.200ahora.com

    1. Avatar de Finas
      Finas

      Pois eu tambem gostava de saber se a conta meo se pode usar como conta sapo ou se são coisas diferentes

  48. Avatar de ódio
    ódio

    precisamos de um tutorial pra NET!

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Ah? Não percebi. lol

      1. Avatar de ódio
        ódio

        usando o Roteador da Net

  49. Avatar de Luis
    Luis

    Olá Boa Tarde,

    Este serviço não vem já configurado de raiz, com o serviço Meo Fibra?

    Eu digo isto porque, não pago nada para números fixos e para telemóveis também tenho custos baixos e esse tarifário ficou disponível com a instalação do serviço Meo Fibra.

    Obrigado e parabéns pelo vosso trabalho

  50. Avatar de Pykakonas
    Pykakonas

    Há dias que ando às aranhas para ligar um PC XP sp3 à internet com um pen wireless SMCwusb-G e ainda não consegui perceber onde está o problema. Já esteve ligado, antes da reinstalação, por isso não será problema de hardware. Tenho que usar o software da pen e aquela porra cria um ip diferente do do router (xxx.xxx.xx.xxx enquanto do router é xxx.xxx.x.xx) e a gateway fica em brando, quando acedo ao router, a partir de outro PC (vista) vejo o XP com o ip 0.0.0.0!!!!
    Agradecia imenso uma ajudinha.

    1. Avatar de Diogo Silva
      Diogo Silva

      Coloca o windows a gerir a ligação e desactiva o programa da SMC do msconfig no menu iniciar,como tens o sp3 mesmo k tenhas WPA ou WPA2 é compativel não necessitas do softwere da pen.

      No menu iniciar » Executar
      digita
      services.msc
      na opção configuração zero sem fios
      altera para iniciado e automatico

      menu iniciar » executar
      msconfig
      separador arranque
      desactiva retirando o visto do soft da pen

      no menu ligação sem fio ja tens 3 separadores agora e falta então colocar o visto em colocar o windows a configurar as defeniçoes de rede sem fios.

      para explicar melhor fiz uma busca no nosso amigo google e encontrei este muito bom.

      Segue isto e ten o teu problema resolvido.

      http://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/10/15/windowscolocar-o-windows-a-gerir-redes-wireless/

      Abraço.

  51. Avatar de Redin
    Redin

    Tantas configurações para num azar que bata à porta teremos de voltar a meter os valores todos à mão outra vez. É que os ISPs que estão a disponibilizar estes equipamentos, barraram as gravações das configurações e não poderemos guardar as mesmas.
    Já alguém descobriu a forma de podermos fazer backup das configurações?
    E o pessoal que não conhece o método do “Save all” que se ponha a “pau” porque numa falha de energia bem que perde tudo o que fez até agora.
    Cumprimentos.

    1. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      @ Redin

      Boas.
      Já escrevi lá em cima mas não acreditam…

      Aqui ficam os UserNames e PassWords do mesmo.
      Do nível mais elevado ao mais baixo:

      Username: microuser RootUser
      Password: !C0nf16,M30

      Username: sumeo SuperUser (Antigo)
      Password: m30acc355

      Username: Administrator Administrator
      Password: 3!play

      Username: meo Administrator
      Password: meo

      Entras como microuser e só mesmo como microuser e clicas em:

      Thomson Gateway ->
      Configuração ->
      Gravar ou restaurar configuração ->
      e aí escolhes o que queres! 🙂

      Testado em 3 Routers (2 MEO + 1 SAPO)
      Thomson TG784 Firmware 8.4.2.Q

      Depois apita se conseguires.

      Abraço

      1. Avatar de Miguel Ferreira
        Miguel Ferreira

        PS: O WordPress tirou-me os espaços.

        Username: microuser ————> RootUser
        Password: !C0nf16,M30

        À esquerda é o UserName e mais à direita, o nível.

        Abraço

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Eu não me fiz entender. Peço desculpa pelo meu erro mas eu estava a referir-me aos utilizadores que não são do MEO. Essas pass não me servem pois sou da Vodafone e como tal não poderei usufruir dessa finalidade. Obrigado na mesma.

          1. Avatar de Miguel Ferreira
            Miguel Ferreira

            @ Redin

            Experimenta isto:

            User (por baixo)
            upgrade

            [Minúsculas]

            Pass (por baixo)
            Th0ms0n!

            [Tê maiúsculo, agá, zero,
            éme, ésse, zero, éne,
            ponto de exclamação]

            Experimentei em Junho 2010 num TG784 Vodafone, MAS, não sei se consegues aceder ao backup…

            Tirando isto, não sei mesmo mais.

            Abraço

  52. Avatar de Marco
    Marco

    Boa Noite,

    No caso de eu ter mais de 2 telefones e querer utilizar o mesmo número. Com este router é possivel?

    Se sim como?

    Obrigado e Continuem com o excelente trabalho.

  53. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Muito bom post, sem dúvida ;).

    Então e como funciona em relação ao número de telefone? Ficamos com o mesmo?

  54. Avatar de abairos
    abairos

    Pode-se usar um telefone sem fios?

  55. Avatar de abairos
    abairos

    Pode-se usar um telefone sem fios?

    1. Avatar de Diogo O
      Diogo O

      tenho um e não tenho tido qualquer tipo de problema

  56. Avatar de pml
    pml

    Boas.
    vi à pouco este post e fikei bastante interessado. tenho três telefones em casa todos eles com o mesmo numero. A razão desta configuração dos telefones é para ter por perto onde possa atender as xamadas.
    pelo que li no post o cabo rj11 do telefone tem de estar ligado ao router.
    a minha questão é a seguinte segundo a minha configuração de telefones poderei apenas ligar um telefone (o que está mais próximo do router) e os outros 2 funcionam a partir desse (pois teoricamente os 3 funcionam com um único) ou terei obrigatoriamente de ligar os 3 telefones ao router?

    1. Avatar de Diogo O
      Diogo O

      Ou ligas os 3 telefones ao router com recurso a splitters ou então injectas o sinal na linha telefónica. Para injectar na linha, liga-se o cabo que vem da central directamente ao router e um cabo rj11 do router a uma ficha telefonica da casa. Para este último procedimento, a linha analógica da casa deverá estar desocupada, para não haver conflitos e danos no equipamento.
      Cumps

  57. Avatar de Andre
    Andre

    o telefone só recebe chamadas ou também da para efectuar a partir dele?

    1. Avatar de pml
      pml

      os 3 telefones podem receber e fazer chamadas mas não em simultâneo funcionando com o mesmo numero. Por exemplo se receber uma chamada esta pode ser atendida por kalker um dos telefones. Por exemplo se atender no telefone 1 que está no 3 ou no 2 pode escutar a falar também mas nesse momento não pode fazer nenhuma chamada pork a linha está ocupada

      1. Avatar de Unknown
        Unknown

        Peço desculpa mas não é verdade, com o serviço VOIP consegues fazer 3 ligações em simultaneo porque funciona como se fossem acessos separados… estás por certo a fazer confusão com o cobre.

  58. Avatar de Fábio Sousa
    Fábio Sousa

    Boa Tarde, adorei este tópico parabéns, mas queria saber se alguém conhece uma APP para o iphone que possa utilizar o serviço voip da meo
    Obrigado

    1. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Olá.

      Eu instalei no meu iphone várias app para experimentar e a que gostei mais foi a 3CXPhone.

      Cumprimentos,
      Miguel.

  59. Avatar de Fábio Sousa
    Fábio Sousa

    Boa Tarde, adorei este tópico parabéns, mas queria saber se alguém conhece uma APP para o iphone que possa utilizar o serviço voip da meo
    Obrigado.

    1. Avatar de pml
      pml

      Os 3 telefones podem receber e fazer chamadas mas não em simultâneo funcionando com o mesmo numero. Por exemplo se receber uma chamada esta pode ser atendida por kalker um dos telefones. Por exemplo se atender no telefone 1 que está no 3 ou no 2 pode escutar a falar também mas nesse momento não pode fazer nenhuma chamada pork a linha está ocupada.

  60. Avatar de Nis
    Nis

    Boas Tardes,
    Sou cliente ZON poderei fazer o mesmo num router NETGEAR WIRELESS da ZON?

    Obrigada

  61. Avatar de luis
    luis

    E no clix funciona? è que não encontro

  62. Avatar de Filipe
    Filipe

    Boas, Sem querer tar a bater no ceguinho.. 🙂 :
    Tenho neste momento TV+Net+Voz com uma mensalidade de 46€. Se passar para o pacote TV+Net e assim passar a beneficiar de uma tarifa mais baixa poderei entao usar a conta Voip Sapo e manter o mesmo numero?

    A unica vantagem seria a de passar a pagar menos na mensalidade, visto que ja possuo chamadas gratuitas 24h para fixos e das 21h as 09h para internacionais.

  63. Avatar de CarlosTC
    CarlosTC

    Estou a tentar entrar na pagina do router com o Nome de Utilizador e password dadas,mas não funciona,diz-O nome de utilizador e a password que inseriu está incorrecta. Por favor verifique e tente de novo.Podem me dizer se a mudaram ou se haverá outra para inserir ?
    Obrigado.

  64. Avatar de André
    André

    Alterei todas a passwords do meu router do meo e por azar(e estupidez) não me lembro onde as guardei. Presumo que se fizer reset ao router consigo resolver esta situação. O que eu quero saber é se fazendo o tal reset corro o risco de perder eventuais configurações da TV e do telefone.

    Obrigado

    1. Avatar de nervaise
      nervaise

      Viva!
      A tv não perde as configurações, ficas é sem internet (até voltares a configurar o acesso com o teu username e password), se tiveres algum telefone VoIP configurado também perdes essas definições (logo o telefone também não funcionará [caso seja VoIP]), eventuais portas que possas ter aberto no router para permitir entrada/saída de dados também serão eliminadas, e se tiveres alterado o canal wireless do router, também se vai essa definição.

  65. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Boas
    So hoje consegui arranjar um telefone analogico.
    Fiz todas as configurações conforme o indicado e dá-me sempre um sinal de bip bip bip bip
    Configurei todos os passos descritos na porta 1 com o nº. voip da conta Sapo ADSL e activei o serviço
    O que estará mal?
    Alguém me sabe informar?
    Obrigado

    1. Avatar de Jose Silva
      Jose Silva

      Só mais uma questão
      No router no serviço de voz aparece o estado com um V e o registado com um X
      Será por causa disto.
      Eu fiz o activar serviço de voz e registar

      1. Avatar de Trancelin
        Trancelin

        Estou com o mesmo problem.
        E ainda não vi luz ao fundo do tunel!
        Ajuda…

        1. Avatar de abairos
          abairos

          Tambem andei as voltas com este problema. ficou resolvido quando no campo Password pus a password do serviço sapo, e nao uma a nossa escolha.

        2. Avatar de abairos
          abairos

          e o seguinte: proxy.meo.sapo.pt

  66. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quem nos telefona para o número Voip, é taxado como se fosse um número da rede fixa?

  67. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É possível associar o nosso número de rede fixa ao serviço VoIp?

  68. Avatar de nuno
    nuno

    tenho a meo ja configurei o router ja consigo fazer chamadas pelo o voip sapo eu pergunto tambem dá para receber chamadas pelo o numero que a sapo dá se sim como

    obrigado

    1. Avatar de paulo
      paulo

      sim da para receber chamadas, ao aderir ao voip ficou um numero associado que começa por 3******* que da para efectuar chamadas e receber

  69. Avatar de victor
    victor

    Viva. Já alguém activo o voip sem ser cliente meo? pois eu tenho um router da sapo adsl Pirelli que admite voip mas estou com problemazitos em activar…..
    cumps

  70. Avatar de Quaker
    Quaker

    Tenho Meo Total 50 que já traz linha de telefone.
    Um dia destes estava a ler o artigo: https://pplware.sitedev.pt/windows/software/voip-chamadas-gratuitas-a-partir-do-pc/ e lembrei-me que o telefone está também instalado através duma conta VOIP e configurei o X-Lite para poder efectuar chamadas a partir do computador.
    Tá muito fixe… posso receber e efectuar chamadas a partir do meu computador utilizando o número fixo.
    Obrigado.

  71. Avatar de César Martins
    César Martins

    Obrigado pela partilha do conteúdo do Post.

    Após ter efectuado todos os passos com sucesso há 1 semana, consigo receber chamadas mas não efectuar.

    Alguem me pode dar alguma dica do que possa estar incorrecto?

    Muito Obrigado.

  72. Avatar de rui
    rui

    Como fazer isto no zon Hub?
    Obrigado

  73. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Boa tarde,

    Caso alguém da rede fixa (PT) me ligue para o número VOIP vai pagar o mesmo valor que pagaria para outro número da rede PT (zero cêntimos)?

  74. Avatar de Ruben
    Ruben

    Bom dia, eu tenho o mesmo modem , mas nao consigo entar com estes dados

    Nome de utilizador: Administrador

    Password: 3!play

    alguem me pode ajudar e dizer o que estou a fazer mal

    1. Avatar de spyvspyaeon

      Usa.

      user: meo
      pass: meo

    2. Avatar de André
      André

      É Administrator e não Administrador.

      Já agora alguém consegue partilhar por ftp o conteúdo de um disco ligado à porta USB, mas sem ter que se utilizar aqueles utilizadores do router(Administrator, sumeo, microuser)?

  75. Avatar de Nuno
    Nuno

    Bom dia.

    Ao reiniciar o modem ou quando a ligação MEO vai abaixo, verifiquei que as configurações desaparecem. Existe alguma forma de as manter guardadas?

    Obrigado.

    1. Avatar de Unknown
      Unknown

      é, faz um reset e reconfigura tudo de novo mas á partida o router ardeu…

  76. Avatar de Marcos
    Marcos

    Boa tarde.

    Eu procurei mais nao achei de forma alguma esse site de voces é de portugal ou é do brasil?
    Se for de portugal que é o que ta me parecendo voces ja viram alguem do brasil fazer isso e dar certo?
    valeuuu

    1. Avatar de spyvspyaeon

      Conta voip do Sapo/meo é só para clientes, em Portugal

  77. Avatar de João Pedrosa

    eu quando fui a Configuração Avançada na proxy aparece isto
    proxy.meo.iptv.telecom.pt e não como no vosso post proxy.voip.sapo.pt.
    deixo estar ou altero?

  78. Avatar de spyvspyaeon

    proxy.meo.iptv.telecom.pt para meo ADSL

    proxy.ims.iptv.telecom.pt para meo fibra (estes foram migrados para a plataforma Ims)

    1. Avatar de Rui CArdoso
      Rui CArdoso

      Tenho MEO fibra e sempre tive esta configuracao:
      voip.sapo.pt
      proxy.voip.sapo.pt
      Esta semana ja por duas vezes que a configuracao do telefone no router e alterada remotamente para:
      sip.sapo.pt
      proxy.ims.iptv.telecom.pt

      O problema e que com esta ultima, o telefone nao se consegue registar. Ja pedi assistencia a pt.

      Num outro assunto…alguem conseguiu configurar 2 servicos voip diferente? ex:sapo/meo e voipcheap.

      Obrigado

      1. Avatar de Rui Bessa
        Rui Bessa

        Tenho o mesmo problema, alguem tem solução ?

        obrigado

  79. Avatar de camacho
    camacho

    boas sera possivel configurar o sistema de voip para o de outra empresa? por ex. skype, voip raider, voipbuster em vez do voipsapo?
    cumprimentos

    1. Avatar de Rui CArdoso
      Rui CArdoso

      No router do MEO é possivel.

      1. Avatar de camacho
        camacho

        E é legal?

  80. Avatar de Paulo Reis
    Paulo Reis

    Alô,

    Quando se fala em ligar o fax à porta 2 do router Meo, estamos a falar dum fax “normal” ou dum fax que suporte o protocolo T38?

    Cumprimentos,

    Paulo

  81. Avatar de rui
    rui

    Boas!
    Tenho algumas duvidas acerca deste serviço.
    Sou cliente zon com tv+net+telefone, o meu nº é um 2qqcoisa. Vou mudar para meo no próximo mês, e não sei se mudo para tv+net ou tv+net+phone.
    Ao ter o voip sapo, qual o nº de telefone que vou ter para me ligarem pra casa?
    As minhas chamadas são gratuitas para todos os nº começados por 2 e por 3?
    Obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      “Ao ter o voip sapo, qual o nº de telefone que vou ter para me ligarem pra casa?”

      Começa por 30. Quem te liga é tarifado ao preço de nº fixo normal.

      “As minhas chamadas são gratuitas para todos os nº começados por 2 e por 3?”

      Precisamente.

    2. Avatar de spyvspyaeon

      Rui, depende de que pacote aderires, se for meo com telefone podes ter um número geografico ou seja começado por 2, mas só o primário, números adicionais são começados por 3.

      Se o teu pacote for sem telefone, sempre podes criar um voip (começado por 3) e configurar em qualquer dispositivo, router, pda etc.

      PS: podes pedir a portabilidade do teu número que tens na Zon. Vantagem mantens o número independentemente da operadora. (presumo que a portabilidade é gratuita)

  82. Avatar de paulo
    paulo

    pessoal alguem me sabe dizer se e possivel fazer chamadas gratis para o brasil tenho la familia e gasto uma fortuna a ligar para lá tenho serv meo

    1. Avatar de Hugo Cura

      A betamax tem uma vasta rede de provedores de voip.
      Vai a este link e vê o que te fica mais em conta para o que pretendes.
      Depois é só ires ao site do provedor correspondente, registar, e para telefonar basta usar a aplicação do PC ou configurar a conta SIP no router voip.

      No geral, a qualidade é bastante boa.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        Obrigado Hugo Cura ja consegui fiz o registo no justvoip e fiz um pagamento de 12.60 no qual so me é divitado 5 centimos por ligaçao para o brasil e 120 dias de utilizaçao estou muito contente mas no entanto estou curioso com o ex apresentado em cima no qual tenho algumas duvidas ligando o telefone ao router e abrindo uma conta no sapo sera que terei de pagar o mesmo valor ou ficara ainda mais barato.

  83. Avatar de Scizor
    Scizor

    Obrigado pelo tutorial.

  84. Avatar de Ganso78

    Link de comparativo de Tarifarios

    De resto é só config. o router de forma correta.

    Fritz da http://www.avm.de são os melhores mas dos mais caros.

    Fritz 7390 é de arromba

  85. Avatar de Andre1234

    Ola… queria que me ajudassem numa coisa…
    Tenho o serviço sapo adsl (claro e obvio tenho voip :D), tenho um desses modems thomson tg784 que mandei vir da PT so que não consigo activar varias funçoes pois tao desactivadas, utilizo o user : Administrator e a pass era em branco mas ja alterei… gostava de saber se alguem sabe os users deste pq ja tentem com todos os q tao aqui e nao da… obrigado, espero uma resposta de alguem 🙂 😀

    1. Avatar de Andre1234

      ahh o tutorial ta mt bom 😉

  86. Avatar de zebedeu
    zebedeu

    Já segui os passos todos mas no registado aparece sempre o X, alguem me sabe dizer o porque?

    Tenho meo adsl, na parte da configuração avançada já tentei o proxy por defeito e o proxy que vocês colocam no tutorial e mesmo assim nada.

    1. Avatar de abairos
      abairos

      Tens MEO? Tenta por proxy.meo.sapo.pt e a password do serviço MEO

      1. Avatar de zebedeu
        zebedeu

        tenho meo por iptv

        ja tentei esse proxy e nada, o status fica ok mas o registrado nao fica. mais alguma soluçao?

        1. Avatar de Estrunfe

          zebedeu, que número estás a tentar conf. é um geográfico (começado por 21, 22 etc) ou é um número nómada? (voip começado por 3).

          Eu tenho fibra, consigo conf. o nómada no meu router, autentica, mas não me permite fazer ou receber chamadas, seja o teu um 787 ou o 784 ou mesmo o 784n (update de firmware feito pela MEO Versão do Software: 8.4.2.Q) não permite. Ao tentar fazer uma chamada sou encaminhado para uma gravação da PT a indicar que HGW não pode usar contas voip nomadas. Se te der umas pistas para o problema que estás a ter. Possivelmente um downgrade do FW resolve (ligando para o meo), mas isso não te irá beneficiar, poderás eventualmente conseguir usar o voip mas o stream da TV pode dar problemas, dado que este update de FW foi feito para corrigir pacotes descartados no stream da(s) meoboxes. Desconheço porque bloquearam o voip.

          A minha solução passou por usar o voip no PC (para não ter de comprar um tel voip) e ou uso o voip no sapo messenger ou em qualquer programa voip.

          ps: aceder à area de clientes sapo e verifica o estado e PW da tua conta voip. actualiza se necessário.
          cmps

          1. Avatar de Estrunfe

            PS: zebedeu se fores configurar o voip no sapo messenger, para poderes editar os campos da para registo voip tens de correr o messenger como administrador. Estranhamente levei um ano para descobrir isso quando os serv. sapo nunca me conseguiram explicar esse “problema” no WINDOWS 7. cmps

          2. Avatar de zebedeu
            zebedeu

            Depois de varias tentativas na configuraçao lá consegui. O problema está no router, ele nao activa sempre a porta do phone 1, ás vezes tenho de reeniciar varias vezes para acender o led do phone 1.

            O voip funciona perfeitamente no thomson 7 qualquer coisa, nao sou reencaminhado para nenhuma gravaçao…

  87. Avatar de António Antunes
    António Antunes

    Configurei o VOIP no Meo e está a funcionar normalmente. Muito bem é o caso. Pretendia utilizar este serviço e nº no meu portátil onde tenho instalado o Ubuntu 10.04, Já batalhei a tentar configurar o Ekiga mas não consegui. Alguém me indica a configuração a seguir ou outra forma de utulizar este nº no portátil?

    1. Avatar de Antonio Antunes
      Antonio Antunes

      Está configurado o Ekiga. Fui por tentativas..Muito obrigado

  88. Avatar de Rui Carrapiço
    Rui Carrapiço

    Boas,

    já alguém tentou usar um destes numeros VOIP com um telefone VOIP da CISCO?
    Tenho um configurado com uma conta voipbuster, mas como o equipamento suporta 2 linhas, dava jeito configurar a segunda linha com este numero.
    Obrigado a todos.

  89. Avatar de Thiago ferreira
    Thiago ferreira

    Boas, excelente artigo. Eu tenho vodafoncasa+fibra e quero usar o meu Thompson tg784 para “instalar” uma segunda linha para usar o voipBuster (http://www.voipbuster.com/pt/hardware.html) pois faço muitas chamadas para o estrangeiro. porem a vodafone bloqueou no router a função de add uma linha, pois a linha1 e da vodafone, portanto aproveito para perguntar ao colega do post se ele tem os comandos telnet para fazer esta configuração, ja agora, alguem que tem esta funcionalidade desbloqueada ja tentou fazer algo semelhante?

  90. Avatar de Dárcio Gonçalves
    Dárcio Gonçalves

    Boas!
    Desculp mas quando a esmola é grande o santo desconfia… não sei bem o que é isso de VOIP, actualmente da MEO, tenho apenas TV e Net, seguindo as indicações, vou msm ter acesso a chamadas gratuitas para rede fixa nacional?!

    Outra questão… algum tipo de “discurso” para que eles(MEO) me trocquem o actual router (Thomson TG784), por um norma “N” (Thomson TG784n)?

    O meu pai já lhes falou disso aqui à tempos quando teve problemas na box, mas não se mostraram mt acessiveis!

    Muito obrigado

    1. Avatar de estrunfe

      Que tal ires consultar os tarifários? http://net.sapo.pt/extras/voip/

      Trocas de equipamentos está dependente de validação técnica. Não se troca de router só porque se quer……..

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        LOL eu troco equipamentos sempre que quero, basta dizer olhe eu quero trocar (na loja) e trocam nem perguntam nada

        1. Avatar de estrunfe

          então diz ao dárcio qual é o teu bate coro 😛 em regra nem se troca de router do MEO na loja, mas se dizes que sim…..

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            chama-se forum picoas central 😀 a PT troca na maior, nem sei se é loja ou é central mas pronto :S

  91. Avatar de Dárcio Gonçalves
    Dárcio Gonçalves

    Yap, já vi o tarifário! No entanto estou com problemas na criação da conta voip! Como já alguém se queixou!

    “Sapo adsl: Por favor contacte-nos para o nº de apoio a cliente 707 22 72 76”

    Alguma sugestão?!

    Sim, sei que está, mas moro num apartamento não muito grande e a rede não tem alcance em todas as divisões! Assim como a velocidade cia wireless é bastante inferior ao aceitavel, perante o tarifário que tenho!

    1. Avatar de estrunfe

      Estás a tentar criar na nova área de cliente (www.ptcliente.pt) ou na antiga área de cliente sapo?. Genericamente poderá ser problema de portal, em ultimo caso 16200 eles criam um número nómada sem problemas (leva 24 horas a autenticar).

      Relativamente à wireless, a pt garante serv. até a residencia, existem milhares de razões para estares sem rede, paredes (estrutura), distancia(?), interferentes, perfis redes wireless, canal wireless etc. Norma N não te vai resolver o problema.

      Limpa perfis (redes preferidas) e fixa um canal wireless.

  92. Avatar de Dárcio Gonçalves
    Dárcio Gonçalves

    Foi através do link do tutorial (http://pkgadmin.sapo.pt/pca/MainLogin.html)!

    Só voltar a tentar mais tarde, logo à noite ou coisa parecida! De qualquer maneira já lhes enviei mail!

    Quanto ao router, a questão seria apenas para ter um melhor, mais rápido! Antes de ter o serviço da MEO já tinha outro router aqui em casa, e nesse coloquei o dd-wrt e configurei para servir de repetidor!
    Resolveu-se mas pronto

  93. Avatar de Andre
    Andre

    Ola… queria que me ajudassem numa coisa…
    Tenho o serviço sapo adsl (claro e obvio tenho voip ), tenho um desses modems thomson tg784 que mandei vir da PT so que não consigo activar varias funçoes pois tao desactivadas, utilizo o user : Administrator e a pass era em branco mas ja alterei… gostava de saber se alguem sabe os users deste pq ja tentem com todos os q tao aqui e nao da… obrigado, espero uma resposta de alguem 😉

  94. Avatar de Dárcio Gonçalves
    Dárcio Gonçalves

    User: Administrator
    Pass: 3!play

    Username: sumeo
    Password: m30acc355

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Eu sei esses, o problema é que não dão, nem com o ip 192.168.1.254 nem com http://dsldevice.lan/ e nem com a linha de comandos (cmd) , nem com cmd me aparece outras opçoes… já fiz reset uma série de vezes e nada… agradecia q me ajudassem, e pa n dizerem q é do internet explorer -.-‘ , experimentei no firefox e no chrome e no opera, o modem é o tg784

  95. Avatar de Dárcio Gonçalves
    Dárcio Gonçalves

    e meo meo, como user e pass?!
    estranho sendo o msm router, dps de fazer reset deveriam ser esses os cdg de login!

    1. Avatar de Andre
      Andre

      É assim, eu tenho Sapo ADSL só que pedi este Modem/router o thomson tg784, deram-mo na boa e tou a utilizalo em ADSL (e recomendo pois o D-LINK DVA-G3170I tinha 8 de linha agora tá mais estável com 14 😀 … mas queria aceder ás opções avançadas do modem… e n consigo 🙁 … alguém tem alguma ideia?

      1. Avatar de Hugo Cura

        Onde fizeste o pedido? Quais foram os motivos que indicaste para querer fazer a troca?

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Fiz na loja pt.
          Não tive nenhum motivo, basta trocar, apenas disse que queria um melhor, alguem aqui faz a mesma coisa que eu, chega-se a uma loja qualquer (que tenha modems) e trocam, a mim se não trocarem levam logo uma reclamação 😛 … mas alguem me ajuda com um firmware ou qualquer coisa? tentei pelo ip, pelo dslan ou qualquer coisa assim, tentei por cmd, os users que estão aqui não funcionam e agora quando activo o contolo de restriçoes para menores o modem não para de reiniciar, tenho que fazer reset, deve ser um bug e queria actualizar ja andei a procura na net mas não encontro nada… ajudem-me please…

      2. Avatar de Pedro Pinto

        Boas André, então acedendo a http://192.168.1.254 não chegas a página de configuração do router?

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Sim chego mas não tenho opçoes avançadas e por exemplo se activo a firewall do modem e ouo contolo de restriçoes para menores ele não para de reiniciar, eu quero activar as restriçoes porque ja apanhei o meu primo a aceder a umas cenas pela psp -.-‘ ele so tem 10 anos e uma criança. LOL … mas peço ajuda ja que liguei para o apoio tecnico e dizem para trocar mas ja troquei pelo mesmo modelo varias vezes e os problemas sempre aparecem

  96. Avatar de Pedro Inácio
    Pedro Inácio

    Existe serviço semelhante na Vodafone?

    Obrigado.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      Na vodafone não existe este serviço.é pena…

  97. Avatar de Miguel
    Miguel

    é possivel enviar um Fax com o router meo na lexmark x5150

    1. Avatar de paulo
      paulo

      sim é mas na linha telefonica da pt ,na linha do voip não dá fax.

  98. Avatar de Francisco
    Francisco

    Este router é o mesmo do fornecido pela clix. também podemos usar esse serviço na clix?

  99. Avatar de Lucas
    Lucas

    Quando eu fizer ligação tenho como mascaras ou escolher os números de telefone que as outras pessoas irão ver quando eu originar as chamadas?

  100. Avatar de Jorge
    Jorge

    Boas, excelente artigo! Sou cliente meo satelite e sapo adsl 8mb. Alguém me saberá dizer se com este router também é possível configurar voip? Obrigado desde já!

    1. Avatar de paulo
      paulo

      sim, tambem é possivel eu tenho o sapo adsl e tenho esse serviço, muito bom

  101. Avatar de Jorge
    Jorge

    Desculpem pessoal, só para dizer que o router é um Zixel! Cumps

  102. Avatar de André Cabral
    André Cabral

    Bem a minha situação é um bocado complicada é assim:

    Eu e o meu sogro, partilhamos o mesmo serviço MEO.
    A casa do meu sogro tem o Telefone e um BOX MEO;
    Eu tenho o Router MEO e uma BOX e a Internet;

    O tlf do meu sogro não está ligado ao router mas sim directamente à rede telefónica.

    Posso configurar um numero VOIP gratuitamente independente do telefone do meu sogro?

    abraço

  103. Avatar de luis
    luis

    as indicações que indica na pagina do sapo ja nao se apresenta assim.mas de maneira diferente,sera que ja nao deixam criar o voip no sapo?pois a pagina já nao é a mesma.

  104. Avatar de Miguel
    Miguel

    Olá , eu fui perguntar no facebook da meo se activasse o VOIP se ia mesmo ter chamadas grátis para redes fixas nacionais e responderam me que para ter serviço de voz activo tinha de subscrever um pacote com o mesmo serviço incluído … será que não perceberam ? obrigado

  105. Avatar de fabio
    fabio

    gostava de saber esta passe ptmeo-cd6 obrigado

  106. Avatar de lipex
    lipex

    Este tutorial, vai ter que ser actualizado, visto agora o site de acesso estar modificado.
    http://ptcliente.pt

  107. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas, já à algum tempo que uso voip mas com uma aplicação android no telemóvel para fazer chamadas internacionais, eu pretendo agora usar um telefone antigo fixo e ligar ao router da meo mas quero usar outro voip não o da sapo é possível?? eu uso o voipgain tenho uma conta e gostava de saber como posso associar essa conta como vocês fazem com o voip da sapo que dados preciso??

  108. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boas,

    Alguém sabe se existe uma aplicação para Iphone do SAPO/MEO que permita fazer e também receber chamadas gratuitamente usando o meu número fixo tal como a ZON já disponibiliza?

    1. Avatar de André
      André

      Olá tudo bem contigo?
      Sim deve existir!
      De facto eu já utilizava esta tecnologia há muito tempo, desde 2009 quando um técnico da sapo me disse, a zon anda a copiar muito a PT, podes procurar no google por exemplo voip para iphone, eu utilizo no meu android e nem pago trafego de rede porque a pt nem sabe quando utilizo 3G 😛 …

      Pergunta interessante off topic: Voçes não acham estranho a zon com pacote de fibra !NAO TER FIBRA!, em casa eu ter apenas 1 mega (teste com vários router’s e pc’s e SO’s), e com a PT por sapo adsl pacote 8 megas, chega-me 24 megas? (começem a escolher a pt, já tenho isto assim à mais de 2 anos)

      cumps…

    2. Avatar de Spvspyaeon
      Spvspyaeon

      Qualquer programa na apple store com sip, ver ajuda sapo para configuracao conta sip

    3. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Olá.

      Eu tenho sapo e no meu iphone instalei algumas app. A que mais gostei foi a 3CXPhone.

      Cumprimentos,
      Miguel.

  109. Avatar de kevo
    kevo

    Galera parem de sofrer e usem ASTERISKKKKKKKKKKK e o melhor em tecnologia voip…….. kkkkkk

  110. Avatar de 2ndGeneration
    2ndGeneration

    Boas, não sei se alguém já perguntou, mas (…)
    E se for no router do “My Hub Zon”?
    Está preparado para VOIP? E relativamente a conta sapo, já não nos é fornecida?
    Agradeço desde já a qualquer resposta! 🙂

    1. Avatar de spyvspyaeon

      post errado, “My Hub Zon” desconheço. VOIP sapo é voip sapo, tens de ser cliente consulta do site do sapo.

  111. Avatar de Cleaner
    Cleaner

    Boas, alguem sabe se eu com um router Thomson Tg787 que é o qual a meo fornece posso usufruir do serviço VOIP?, por exemplo, uso a net da ZON mas uso o router MEO para Gerir o serviço de voz e depois usando uma conta na sapo.

  112. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Olá.

    Tenho D-Link DVA-G3170i com SAPO e já configurei o meu nº VOIP. Tentei ligar um 2º telefone sem fios, isto é, ligando a base ao router, mas no entanto aparece como base 2 do nº fixo.

    Qual será o problema para ele não ficar com o nº VOIP? Só funciona com telefone “antigos” ou tipo voip?

    Cumprimentos,
    Miguel.

  113. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Bom dia,

    Liguei para o meo de modo a perguntar quais as credenciais e eles disseram-me que é possível criar um numero voip através do contacto telefónico com eles.

    Qual a vantagem em faze-lo através do processo descrito neste site?

    Obrigado,

    Miguel

  114. Avatar de albukekas
    albukekas

    não consigo entrar na àrea de clientes do Sapo. Qd carrego no link manda-me sempre para a àrea da PT :S

  115. Avatar de Tripeiro
    Tripeiro

    Alguém me sabe explicar se é possivel pôr o router a fazer chamadas Voip através doutra conta que não o Sapo. Eu tenho uma conta Voip e usava um router da Fritz, agora instalei fibra, mudaram-me o router mas queria poder continuar a fazer chamadas através do meu fornecedor Voip.Uma coisa estranha é que a linha telefónica só funciona se o router estiver ligado apesar de continuar com a linha de cobre antiga.

    Cumps

  116. Avatar de João

    Aderir ao VoIP na nova área PT Cliente:

    1. Aceda à Área de Cliente PT;
    2. Selecione Produtos e Serviços e clique em Consultar produtos e serviços associados;
    3. Selecione o seu serviço de Internet MEO, clicando em Gerir;
    4. No painel de opções do serviço, procure o VoIP e clique em Gerir.

    https://www.ptcliente.pt/

  117. Avatar de Joaquim Pedrosa

    Boa noite amigo Pedro Pinto, gostava de saber se sabe se é possível ter o sistema voipwise instalado no router da MEO sem adaptador de Voip, e se pode explicar como configurar

  118. Avatar de Vitor
    Vitor

    Já alguem configurou um telefone voip para ligar no router ? Tenho um telefone digital e gostaria de o ligar ao router da meo. Gostava de saber quais as configuraçoes que devo fazer no meu telefone.

  119. Avatar de TM
    TM

    Podiam actualizar isto?

    Obrigado

    1. Avatar de Paulo Varela

      A única coisa que está desactualizada já foi referida pelo João:

      Aderir ao VoIP na nova área PT Cliente:
      1. Aceda à Área de Cliente PT;
      2. Selecione Produtos e Serviços e clique em Consultar produtos e serviços associados;
      3. Selecione o seu serviço de Internet MEO, clicando em Gerir;
      4. No painel de opções do serviço, procure o VoIP e clique em Gerir.
      https://www.ptcliente.pt/

  120. Avatar de Rafa
    Rafa

    Estes animais da MEO, passado uns 2 ou 3 dias de configurar o meu router entram nele com um USER qualquer de baixo nivel e apagam-me a configurações todas…

    Mesmo que troque o equipamento ou mude o firmware não sei os dados de marcação.. e não me indicam quais são…

  121. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pessoal como é que faço a mesma configuração mas para utilizar uma conta Skype. Alguém sabe?

    1. Avatar de Pkantilal
      Pkantilal

      Isso é uma grande questão, tambem gostaria de saber se é possível

  122. Avatar de Ricardo Santos

    Caros amigos, acabei de configurar a minha conta VoIP no MEO e configurar o meu router. Agora, em vez de ligar um telefone ao router confuígurei o SIP no meu Nokia E71 que está a funcionar muito bem.
    Só tenho uma duvida, quando tento ligar para o meu numero SIP o meu telemovel não recebe a chamada mas dá-me a informação de que estão a tentar ligar de um determinado numero, alguém sabe porque?

  123. Avatar de Hemerson
    Hemerson

    Ola seria possivel partilhar somente a internet com modem 3g ligado a usb? ja nao sou assinante, mas tenho este modem, e tenho 3G queria so conectar e usar a 3G sem fios em todos os aparelhos!
    OBrigado

  124. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boas, eu activei agora o serviço voip da PT mas como não tenho router MEO, queria instalar num voip software, alguma recomendação e explicação de como?! sff

    Eu estou num Mac e já tentei a app “Telephone” disponível na AppStore, mas não sei como configurá-la, ajuda sff :S

    Cumps,
    Diogo

  125. Avatar de José
    José

    Olá pessoal! Eu gostaria de saber se existe algum tipo de ‘filtro’que permite ligar o telefone da MEO-FIBRA numa porta RJ45 de outro router diferente dos que são oferecidos pela MEO? Isto é, no router da MEO tenho ligado outro router (dlink)que leva Internet até outra divisão da casa, mas eu queria ter um telefone neste local ligado ao router dlink (este router só tem portas RJ45).

    Obrigada

    1. Avatar de Sandro Oliveira
      Sandro Oliveira

      Não. Precisas mesmos de ligar o telefone analógico a uma porta analógica, que só tens no router da MEO/Sapo tal como no modelo apresentado acima. Para usar ligado a uma porta RJ45 (Ethernet) terias de usar um telefone SIP e não analógico, e em vez de configurar a conta VoIP no router configuras no telefone (SIP).

      Para além disto podes ter um ATA onde tens as duas coisas, sip + porta analógica que faz basicamente o mesmo que o router da MEO faz em termos de VoIP.

      1. Avatar de José
        José

        O telefone veio juntamento com o router da MEO, é dos telefones sem fios, mas que tem uma estação base que deve ser ligada a uma das portas do referido router. A minha questão é: este telefone dá para fazer esta configuração (SIP) que referiu e usa-lo não ligado diretamente ao router da MEO, mas em outro router qualquer?
        Obrigada pela atenção!

        1. Avatar de Sandro Oliveira
          Sandro Oliveira

          Desde que esse outro router tenha porta analógica e suporte voip. Mas acho que aquilo que realmente pretende é um telefone SIP sem fios tal como o Gigaset C610IP, um que tanto dá para ligar a linha analógica como ligar a rede para configurar SIP directamente na base do telefone sem ser necessário routers especificos, apenas necessita de ligação à net.

  126. Avatar de Sandro Oliveira
    Sandro Oliveira

    Já alguem conseguiu colocar uma conta (MEO/Sapo) com número geográfico num equipamento que não o router do ISP, ou softphone? Foi necessário algum registrar/proxy diferente? Ou autenticação? NAT talvez?

  127. Avatar de Nuno
    Nuno

    sempre tive o vopi do sapo a funcionar com as configurações aqui dadas, desde ontem não tenho voip as luzes do ruter estão desligadas, já configurei e tudo na mesma

  128. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não estou a conseguir criar um nº… Quando vou ao site http://voip.sapo.pt/ diz que para aderir é preciso ir há área de cliente PT http://www.ptcliente.pt/ mas quando vou no menu VOIP começo o processo, escolho o número, a palavra-passe mas no final clico “criar número VOIP” mas dá erro e aparece asim “Sapo adsl: Por favor contacte-nos para o nº de apoio a cliente 16200”. Não me apetecia estar a ligar por isso me ajudei aqui pf!

  129. Avatar de Duarte Bandeira
    Duarte Bandeira

    Olá,
    Tentei criar um numero de VOIP, mas depois de já ter escolhido o numero, inserido a minha password, aceite os termos e inserido os caracteres que vi na imagem, ele aparece-me com a seguinte mensagem: “Para criar um número VoiP deverá aceder á área de cliente através da mesma linha de acesso associada ao asxxxxxx para o qual pretende criar o VoiP.”
    Atenção que a area cliente PT alterou, e também eu sou um cliente MEO Fibra, com Internet, telefone e televisão.
    Agradecia que me explicassem o que tenho de fazer.

  130. Avatar de Manuel Alcides
    Manuel Alcides

    Sr, Duarte Bandeira,
    Tive o mesmo problema, ao fim de algum tempo e já no desespero, decidi ligar o 16200 (grátis da rede PTC) e ao fim de 30 minutos tinha o VOIP a funcionar.
    De salientar a colaboração e empenho do apoio técnico na resolução do problema!

    1. Avatar de Duarte Bandeira
      Duarte Bandeira

      ok, muito obrigado, também pensei em ligar para lá mas como não tinha mt tempo não liguei.

  131. Avatar de Joaquim

    Olá amigo parabéns pelo seu blog, vejo que tem bastante conhecimento em configuração de redes… eu utilizo o software voip telexfree no computador, será que também dá para configurar neste router?
    o software é este https://www.telexfree.com/software/sobre#download

  132. Avatar de carlos arieira
    carlos arieira

    Isto é mesmo gratuito? não tem custos mais tarde ? Vindo da meo nunca se sabe 🙂

  133. Avatar de Pedro Leitão
    Pedro Leitão

    Pretendo ter em casa dois números de telefone fixo diferentes. Por exemplo quando ligam lá para casa é o +351252xxx e quando o telefone que tenho no quarto seria o +351252yyy.
    Vi os comentário postados, e fiquei com algumas duvidas se realmente é assim tão simples ter outro numero. ahah e se não virá trazer custos adicionais à mensalidade, e em relação às configurações dos telefones.Se bem que o que não pretendo nenhuma configuração complexa (basicamente manter o que está e só adicionar um novo telefone com um novo numero).
    Será que alguém me poderia esclarecer se é possível aplicar este serviço ao que pretendo.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Só é suposto isso ser possível com 2 linhas telefónicas independentes.
      Se tiveres um router com suporte para VoIP, poderias ter o 2º número no VoIP… mas teria que ser obrigatoriamente um número nómada (no caso da PT, começa em +35130****).
      Eventualmente, com um pedido especial, pode ser que façam um reencaminhamento de determinado número VoIP para um número residencial normal.
      É um questão de questionares o teu operador.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Hugo;

        Sabes se é possivel usar um telefone Voip da cisco com o router da meo?
        Uma outra questao so podemos usar o voip da meo ou caso tenhamos um voip por exemplo da empresa podemo usar?

  134. Avatar de Rui Santis
    Rui Santis

    Isto dará para utilizar neste router da MEO … Router Wireless ADB 4000N?

    Onde se faz agora a criação do numero voip na area de cliente da MEO

  135. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boas tardes!

    Há algum modo de em vez de ligar o telefone ao router, ligar ao portátil? O meu portátil tem entrada para isso.

    Existe algum modo de o fazer? Cumprimentos

  136. Avatar de RURU
    RURU

    Boas,
    tenho um router Dlink em casa com voip já a funcionar o problema é que de vez em quando ele toca atendo e não é ninguem isto a qualquer hora do dia, e não é ninguem a telefonar porque ainda nao forneci o numero a ninguem ? alguem sabe o porque? net de 12mb
    Obrigado
    Cumprimentos
    RURU

  137. Avatar de Hildelberto Santos
    Hildelberto Santos

    Pode ser programado voip nómada na 2ª porta do router MEO Technicolor, e como fazer?
    o router já tem um voip geográfico com nº 2xxxx na primeira porta FX.
    Antecipadamente grato
    Hildelberto Santos

  138. Avatar de Fabio Martins

    Amigos, a sapo virou meo e o site da meo esta fora do ar, vocÊs poderiam me ajudar dizendo onde consigo um voip gratuito como estes hoje? Abraço e $ucesso para todos deste blog!

    1. Avatar de Machado
      Machado

      Também estou sem voip da sapo desde final do ano 2014. Cntatei a equipa tecnica e pouco me souberam esclarecer. Agradecia que me informasse , caso saiba o que está a acontecer.

    2. Avatar de Machado
      Machado

      Também estou sem voip da sapo desde final do ano 2014. Cntatei a equipa tecnica e pouco me souberam esclarecer. Agradecia que me informasse , caso saiba o que está a acontecer.

      Obrigado

  139. Avatar de r barros
    r barros

    Alguém sabe como configurar isto na Vodafone TV NET VOZ?

  140. Avatar de jose
    jose

    A Sapo deixou de disponibilizar http://voip.sapo.pt?