Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

12 Comentários

Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:

imagem_consultorio_pplware03

Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.

Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!


Que bom telefone compro a um preço justo?

Boa noite,

Sou um seguidor da vossa página e aprecio bastante os vossos artigos. Como especialistas que são, será que podem dar uma ajuda?

Vou oferecer um telemóvel à minha mulher no natal. Sem nenhum tipo de restrições, o que aconselham, tendo em conta que valoriza as fotografias? Claro que não posso ir para um Samsung S8, P10, nem sequer para um MI6.

Obrigado

Pedro Silva

Resposta:

Pedro,

O Xiaomi Mi A1 está a ter um grande sucesso e, dado o preço que tem, é uma das melhores escolhas tendo em conta a fotografia. O comportamento do efeito de fundo desfocado da câmara dupla é bom e o desempenho em geral aliado à autonomia é também acima da média, nessa gama de preços.

Para valores mais baixos é difícil encontrar algo melhor. Apenas os smartphones LeEco apresentam preços mais baixos e com características eventualmente superiores, no entanto tudo indica que o suporte está terminado e não receberão mais atualizações. Analisámos o LeEco Le Pro3 Elite recentemente e superou as expectativas. Poderá conhecê-lo mais detalhadamente na nossa análise:

Também destacámos uma boa oportunidade para o LeEco Le 2:

No mercado nacional, por esse preço, encontrará qualidade muito inferior.

[Respondido por Hugo Cura]


Tenho o XP mas os browsers não funcionam, que fazer?

Boa tarde pplware,

Tenho um computador com windows xp e queria um navegador para ele, visto que o internet explorer 8 não suporta youtube, assim como outros sites.
Será que me poderiam ajudar?

Continuem com um excelente trabalho,

Ricardo Cruz

Resposta:

Ricardo,

Infelizmente é hora de abandonar o Windows XP, tal como a maioria das empresas que desenvolvem browsers já o fizeram.

A quase totalidade dos browsers já perdeu o suporte para o Windows XP e os que ainda não o fizeram estão prestes a sair.

A alternativa que lhe propomos não obriga a gastar qualquer valor monetário e até poderá dar uma nova vida à sua máquina. Falamos de instalar o Linux, que tem suporte para todas as tecnologias atualmente no mercado e que permitem uma experiência de utilização tão boa ou até melhor que o Windows XP.

Pondere esta migração, recorrendo aos guias que temos publicado e certamente que não se vai arrepender.

[Respondido por Pedro Simões]


Apaguei os SMS do iPhone, como os recupero?

Boa tarde!

Hoje acidentalmente apaguei uma conversa nas minhas mensagens no iphone!

Existe algum software grátis para poder recuperar?

Atento à vossa resposta.

Cumprimentos

Tiago Maradeia

Resposta:

Tiago,

Sim. Pelo que parece, ao apagar uma conversa, não é definitivamente apagada, e existem ferramentas para tentar recuperar esse conteúdo.

Temos um artigo onde abordamos isso mesmo. O PhoneRescue é uma ferramenta capaz de recuperar diversos tipos de conteúdo, incluindo diretamente a partir do dispositivo:

Boa sorte 😉

[Respondido por Hugo Cura]


Como consigo mudar o layout do teclado do meu portátil?

Bom dia, antes de mais agradeço e reconheço o vosso trabalho, é site que acompanho diariamente.

Gostava de comprar um Laptop de baixo custo (até 250 euros) através do Gearbest, a minha duvida é se é possível fazer a compra de laptop com teclado em Português, e caso não seja possível qual a solução mais viável, troca de teclado se houver á venda, aplicar autocolantes no teclado de origem ou outra?

Agradeço a vossa opinião e pelo vosso bom trabalho.

Hugo Albuquerque

Resposta:

Hugo,

A Gearbest e grande parte das lojas semelhantes só vendem computadores com layout americano (US). Apenas muito excecionalmente são vendidos outros layouts, mas sinceramente nunca apanhei com layout em PT-PT.

Há quem prefira layout US e eu diria que tudo é uma questão de hábito.

Pessoalmente, na maior parte das vezes, utilizo o layout PT que sei praticamente de cor, mas sempre que tenho de utilizar o layout US não me causa problemas: continuo a utilizar o layout PT sobre o teclado US, estando portanto a obter resultados que não correspondem ao símbolo de algumas teclas.

Se, por exemplo, não encontrar determinado caracter, mudo rapidamente o esquema do teclado (atalho Alt+Shift) e passo a estar com o layout US.

Há apenas uma tecla que fica em falta para quem usa o layout PT sobre US: “<” “>”, ao lado esquerdo do Z. Neste caso é mesmo necessário alterar o esquema do teclado, mesmo que tivesse autocolantes.

Com isto quero dizer que não considero sequer um problema, pois é muito simples lidar com isso. A solução dos autocolantes é boa, se preferir, mas a minha sugestão é experimentar primeiro sem os colocar.

Obrigado pela preferência.

[Respondido por Hugo Cura]


Posso mudar de router do operador e manter o serviço?

Boassss….

Ando com vontade de comprar um router para ser meu ( pessoal ) sou ADSL (MEO ) e disseram me que se comprar um router deixará tudo de funcionar …

É verdade ?

Cumps …

Rui Mestre

Resposta:

Rui,

Não, não é verdade.

Primeiro que tudo note que existem routers com modem ADSL, que é o que acontece com o router do operador, e existem routers sem modem. Se quiser dispensar totalmente o router do operador, terá de optar por um router com modem.

Caso tenho IPTV, a questão da prioridade de largura de banda para a box (QoS) não irá funcionar, pelo que numa situação de total ocupação da rede por outros dispositivos, a box irá ter quebras frequentes.

Se quiser optar por um router sem modem, poderá continuar a utilizar o modem do router do operador, apenas para fornecer Internet, e o novo router poderá gerir depois toda a rede.

Deve agora ponderar qual o cenário que mais o beneficia.

[Respondido por Hugo Cura]


Como devo fazer um upgrade ao meu computador?

Boa tarde,

Tenho um computador portátil (Asus X555LJ) o qual, após o início de sessão, se torna muito lento. No entanto, ao abrir as aplicações de arranque no Gestor de Tarefas, apenas tenho 4 ativas (Dropbox, Flux, NVIDIA Backend e Classic Start Menu). Esta lentidão torna-se muito enervante pois, o tempo que o computador demora a estabilizar, por vezes, chega aos 10minutos.

Estava a pensar em fazer um upgrade à RAM ou então, substituir o leitor de discos por um caddy com SSD. Qual destes dois iriam ter mais impacto a fim de tentar resolver este problema?

Ah, e mais uma coisa. Pelo que li, o processo NVIDIA Backend é “mais” necessário para gamers. Visto que apenas utilizo o pc para jogos poucs vezes, seria recomendado desativar este processo do arranque e iniciá-lo apenas quando fosse jogar?

Cumprimentos,

João Costa

Resposta:

João,

Começando pelo final, não parece que esse processo seja relevante, porque o problema tem claramente outra origem.

No que diz respeito ao Dropbox, sempre que o Windows inicia é feita uma indexação integral à pasta do Dropbox para verificar se existiram alterações desde que o Dropbox foi anteriormente fechado.

É legítimo e necessário que tal aconteça, mas com isto quero apenas sugerir que (não conhecendo realmente o hábito de utilização) o computador não seja encerrado, ou a sessão terminada, se não for realmente necessário fazê-lo. Existe a possibilidade de suspender ou hibernar (para não haver qualquer gasto energético) e devem ser essa a prática… poupa tempo, poupa disco e poupa stress.

Indo agora ao verdadeiro problema, é evidente que a origem é o disco mecânico. Recomendo, tal como utilizo, a passagem do disco mecânico para uma caddy bay e a colocação da Drive SSD no local do disco, a correr o sistema (que pode ser clonado a partir do disco antigo).

Recomendo a troca de disco por, geralmente, a porta da drive ótica estar definida como tal, o que por vezes pode ser “mal encarado” pelo computador como estando a correr o sistema dessa porta SATA. Também pode haver a possibilidade de as portas SATA terem largura de banda diferente. Resumindo, é recomendável a Drive SSD na porta SATA principal.

Quanto à RAM, só no fim poderá ser avaliado. Com a Drive SSD há a vantagem de o ficheiro de paginação (que atua como uma extensão da RAM) estar numa drive rápida, que nos casos de pouca memória, sempre existe uma gestão mais rápida e eficiente quando utilizado um SSD.

[Respondido por Hugo Cura]


O Windows 10 não gosta do meu monitor, o que fazer?

Olá,boa noite!Como estão?

Tenho uma dúvida que é a seguinte: Uso 2 browser´s para ir à net(Google Chrome e Windows 10-Microsoft Edge)e o problema que tenho refere-se ao Windows 10(Versão 1511-Compilação do SO 10586.1176).

Quando atualizo Windows 10,a imagem não preenche a totalidade do ecrã do meu monitor LCD HDMI da Asus(1920×1080).Antes da atualização e agora(estou sempre a reverter as várias atualizações…já “ando nisto”desde o dia 09/10/17!!!)a imagem apresenta-se correta!

Acho que algumas atualizações-KB´S 4021572,4040724 e 4041676-são responsáveis por este problema,se calhar até há mais KB´S que originam este problema.Já expus este problema a moderadores da Microsoft mas ainda não me conseguiram ajudar!

É possível ajudarem-me SFF?!?!Muito Obrigado pela atenção e bom trabalho,

Cumprimentos.

Pedro Miguel Esteves

PS: Estou sempre desde o dia 09/10/17 a receber actualizações e escolho a opção MAIS INFORMAÇÕES(para não actualizar) que aparece no ecrã e não consigo chegar a conclusão alguma!!!

Serei eu o único a ter 1 pc desktop com monitor HDMI!!! Acho que não.

Resposta:

Pedro,

Creio que o problema nesse caso nada tem a ver com o monitor mas sim com a placa gráfica e os respetivos drivers.

É verdade que a última grande atualização tem criado alguns problemas, eu próprio detetei alguns, e nesse caso em específico estará a ser atualizado algo que interfere com os drivers da placa gráfica.

A recomendação habitual, mesmo que não tenha problemas, é que utilize os drivers do fabricante da placa gráfica, que são frequentemente atualizados. Dessa forma garante compatibilidade não só com a versão mais recente do sistema operativo como também de todo o software que recorra à placa gráfica.

[Respondido por Hugo Cura]


Como usar uma pen usb num iPad?

Olá pplware!

Andei a pesquisar o vosso site mas não encontrei exatamente a informação que pretendia.

Sabem como usar uma pen usb com um iPad?

Ou se existe alguma pen compatível sem ser a preços absurdos?

Obrigada

Eva Fernandes

Resposta:

Eva,

O iPad não tem capacidade de ler informação a partir de Pen Drives. Por não ter OTG, ou seja, capacidade de alimentar um dispositivo a partir da porta Lightning, não há forma de alimentar a Pen Drive para que possa ser lida.

Existe, sim, a possibilidade de, com um adaptador USB, poder ler fotos ou vídeos diretamente a partir de uma máquina fotográfica, onde o sistema faz a pesquisa automática por conteúdos na pasta DCIM.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.

Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve

Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    “Como consigo mudar o layout do teclado do meu portátil?”

    Eu comprei um desses equipamentos e resolvi o problema apenas com 2 euros.
    Comprei um destes autocolantes e apenas foi preciso modificar menos de 10 teclas.
    Vê aqui: https://www.olx.pt/tecnologia-e-informatica/computadores-informatica/q-autocolantes-teclados/

  2. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Resposta ao Ricardo Cruz: Pergunta “Tenho o XP mas os browsers não funcionam, que fazer?”
    Utiliza o Firefox. É o melhor browser atualmente. É funcional em tudo. No meu caso apenas lhe faço duas ou três personalizações: Botão home do lado esquerdo (por defeito vem do lado direito), para isso clicar em “Abrir menu” (icon com 3 tracinhos no lado direito do browser) –> Personalizar–> arrastar o botão Home para o lado esquerdo; Mostrar a Barra de marcadores –> botão lado direito do rato na parte de cima do browser (onde está vazio) e marcar esta opção; Altero a home page –> entrar no site pretendido e arrastar o icon com o ponto de exclamação (lado esquerdo da barra de endereços) para cima do icon Home; Em Ferramentas–> Opções–> altero também o o local das descargas e marco a opção “Perguntar sempre onde guardar ficheiros”

    1. Avatar de ricas
      ricas

      Mas o problema do firefox é que já não suporta windows xp

  3. Avatar de ricas
    ricas

    Tenho o XP mas os browsers não funcionam, que fazer?
    O meu computador tem 350 mb de ram e ao mudar para linux dá erro, eu fui ver a net e dizia que não tinha ram suficiente .

    1. Avatar de jAugusto
      jAugusto

      350 mb ram!! Isso não é um computador…

      1. Avatar de grep
        grep

        se tal ajudares em vez de mandar postas de pesca?

      2. Avatar de ricas
        ricas

        na altura era um excelente computador

    2. Avatar de grep
      grep

      existe linux pra o teu caso mas não são todos deixo aqui 3 opções pra ti que funcionam no teu pc

      pupy linux

      tiny core linux

      antiX

    3. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Há distros Linux que funcionam com essa RAM.
      Vê estas.

      https://pplware.sitedev.pt/linux/6-mini-distribuicoes-linux-para-o-seu-pc-antigo/

      Abraço.

    4. Avatar de jm
      jm

      Experimenta Linux Mint 10 LXDE:
      https://www.linuxmint.com/edition.php?id=78

      Requisitos minimos: x86 processor, 256 MB RAM, 3 GB of disk space, Graphics card capable of 800×600 resolution, CD-ROM drive or USB port

      Tem a versão ‘Live’ que permite arrancar do cd/dvd/pen (depois de alterar na bios o drive de arranque, se necessario) e testar, não alterando nada no disco rigido.

  4. Avatar de Tonho Zé
    Tonho Zé

    Acede á pagina da Comodo e procura por browsers:
    Comodo Ice Dragon (baseado no Firefox) ou Comodo Dragon (baseado no Chrome), ambos têm tradução em Português e durante a instalação podes activar o DNS da Comodo, caso queiras.

    1. Avatar de ricas
      ricas

      Muito obrigado pela sua opção, já dá para andar na internet à vontade 😀