IPBRICK OS: A plataforma de comunicações unificadas que precisa

17 Comentários

Já pensou como seria fantástico concentrar todas as comunicações da sua empresa numa só plataforma? A plataforma que sugerimos hoje chama-se IPBRICK OS e tem como base o Linux Debian.

Esta é uma solução de alta performance e bastante robusta. Vamos conhecer melhor o IPBRICK OS.


O IPBRICK OS é um Sistema Operativo Linux que foi desenvolvido pela empresa nacional IPBRICK, SA, tendo como base o popular e poderoso Debian. Esta plataforma, faz uso do mais recente software Open Source para gestão de:

  • Comunicações Unificadas
  • Gestão Documental e de Processos
  • Email e Ferramentas Colaborativas
  • Rede Social Corporativa

Além disso, de base, o Sistema Operativo IPBRICK OS é servidor de Domínio e Serviços de Suporte à Rede, Servidor de Ficheiros, Servidor de Impressoras e Servidor de Base de Dados. Para garantir a segurança das comunicações, dispõe de um conjunto de serviços de Mail Relay, Proxy, Firewall, VPN Server, IDS, anti-virus e anti-spam pré-instalados.

O IPBRICK OS está neste momento disponível em vários Cloud Providers e em cerca de 20 minutos, temos uma solução IPBRICK totalmente configurada e pronta a usar. Num próximo artigo vamos ver como é fácil instalar o IPBRICK OS.

IPBrick

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Crow-
    Crow-

    Seria importante referir no artigo, que apesar de ser baseado em Debian e usarem praticamente só software open source não deixa de ser uma solução comercial, embora o seu custo seja bastante reduzido.

    1. Avatar de António Gomes
      António Gomes

      Não diria que é reduzido, pois os custos de actualizações e licenciamento chegam quase a 60€/user por ano.

      1. Avatar de Patrícia Fresco
        Patrícia Fresco

        O custo da chave de ativação da interface web do IPBRICK OS, só poderá custar 60€/user por ano, para instalações onde só existam 10 utilizadores. Mas isso seria no primeiro ano, porque nos anos seguintes, e admitindo que quereria manter o IPBRICK OS atualizado, isso custaria para os mesmos 10 utilizadores, o valor da renovação que é de 20%, o que daria agora 12€/user por ano. Portanto, e a 36 meses, os custos totais por utilizador, para 10 utilizadores, nunca será superior a 28€.
        Nas soluções on-premises, e para soluções para poucos utilizadores esta e qualquer outra solução será sempre um pouco onerosa, desde logo, porque será preciso um servidor para 10 utilizadores. Para aliviar estes custos mais elevados para as empresas mais pequenas, a IPBRICK vai lançar um IPBRICK OS multi-tenant, onde os parceiros vão poder alojar numa mesma VM, e com a mesma chave de activação do IPBRICK OS, múltiplos clientes.

      2. Avatar de Luís Mendes
        Luís Mendes

        Isso é falso, a licença da IPBrick não é por utilizador.

        1. Avatar de Patrícia Fresco
          Patrícia Fresco

          Sim, a chave de ativação do IPBRICK OS tem um custo por servidor. Nós só usámos um exemplo de 10 utilizadores, para mostrar que era impossível o custo por utilizador acabar por ser de 60€/ano.
          Também é importante explicar porque é que o custo é por servidor e não por utilizador. Porque o nosso trabalho não depende do número de utilizadores que um cliente, ou um parceiro, vai configurar no IPBRICK OS. O nosso trabalho mede-se na facilidade com que permitimos a um administrador de sistemas configurar um servidor baseado em Linux Debian, para desempenhar qualquer uma das funcionalidades oferecidas pelo IPBRICK OS, de forma profissional.
          O nosso objetivo é levar o Linux a todas as empresas que queiram fazer um uso profissional do mesmo (em Portugal são hoje mais de 4000 empresas). O IPBRICK OS resulta da nossa escolha dos pacotes de software adequados às funcionalidades oferecidas, do desenvolvimento de uma interface de gestão web o mais intuitiva possível, e comum a todas as funcionalidades, e da dedicação de uma equipa de suporte aos clientes, que usam o IPBRICK OS no seu dia a dia.

    2. Avatar de Patrícia Fresco
      Patrícia Fresco

      O IPBRICK OS, como diz, é totalmente baseado em tecnologia Open Source e, o que a IPBRICK cobra pela chave de ativação corresponde unicamente à utilização da interface de administração Web, após 30 dias. Portanto, se pretender instalar um servidor Open Source, com os pacotes e integrações propostos pela IPBRICK, configurar o setup inicial do servidor e depois nunca mais aceder à interface web do IPBRICK OS, isso não terá qualquer custo.
      Caso pretenda continuar a usar a interface de administração Web do IPBRICK OS, aí sim terá um custo. Um custo por servidor instalado, independentemente do número de utilizadores, telefones, SIP trunks ou qualquer outro recurso que se pretenda configurar. O valor da chave da activação para aceder à interface de administração Web é de facto baixo, como diz, e é de 600€ até 19 utilizadores, e 1200€ para um numero ilimitado de utilizadores em cada servidor.

  2. Avatar de Nelson Nunes
    Nelson Nunes

    fizemos um teste onde trabalho com o ipbrick mail e para uma solução paga tem muitos bugs e não só, uma das falhas que encontramos é muito grave, se um utilizador através do webmail for aos contactos e se apagar o contacto apaga o utilizador da ad… o ipbrick para poder funcionar com ad necessita que seja configurado um utilizador com previlegios de domain admin para importar utilizadores entre outros e a solução da ipbrick era remover os previlegios de domain admin e adicionar cada vez que fosse para fazer atualizações.. numa organização onde temos mais de 3000utilizadores ativos e todos os dias há atualizações e uma óptima solução ao problema!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vamos reportar aos responsáveis.

    2. Avatar de Patrícia Fresco
      Patrícia Fresco

      O problema que refere surgiu devido a uma configuração errada do groupware (webmail) que se evidenciou pelo facto de a IPBRICK OS estar configurado no tipo de autenticação AD domain member, isto na antiga versão 6.1.0 do IPBRICK OS. Em Agosto de 2015 foi detetado esse problema e em apenas dois dias foi lançado um update de segurança que o corrigiu.
      Atualmente, estamos na v6.2.5 do IPBRICK OS e o mecanismo de integração com o Active Directory é muito mais sofisticado (AD Passthrough) pelo que esse problema nem sequer se revelaria. Primeiro porque, atualmente, não é necessária qualquer alteração à estrutura do AD, e a IPBBRICK já não necessita de permissões de escrita no AD, pois basta conseguir consultar a lista de utilizadores e redirecionar as autenticações nos serviços da IPBRICK para o Active Directory.

  3. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Pessoalmente prefiro pagar o que é pedido pelo call manager e nunca ter problemas nem ter uma equipa de suporte tão grande, aquilo que despendo em gestão de equipa e ordenados de pessoal e dores de cabeça pagam o licenciamento e hardware para CM.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Está a referir-se ao call manger da Cisco?

  4. Avatar de Bruno melo
    Bruno melo

    Eu trabalho com a IPBRICK a nivél de comunicações e a gestão da mesma é 5*.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também me parece que é uma ferramenta/plataforma fantástica. E ainda não tive muito tempo para explorar todas as funcionalidades.

  5. Avatar de BB
    BB

    Conheço bem demais para não recomendar.
    O SO é fraco, não é nada barato comparado com outras soluçoes e muito pouco user/admin friendly.
    O unico ponto forte que forte que tenho que reconhecer são as pessoas do suporte que são competentes.

  6. Avatar de Finas
    Finas

    Boa noite, para além desta ferramenta, alguém tem alguma sugestão de uma ferramenta, paga ou não, de gestão documental e processos e que permita criação de formulários e workflows?

  7. Avatar de IT Manager
    IT Manager

    Relativamente à componente de Gestão Documental, processos e social networking nada a dizer. Já quanto a comunicações unificadas, entenda-se VOIP, firewaling, LDAP, mailing eu diria que um administrador de sistemas decente num ambiente SMB (percentualmente, o que mais há no nosso país) deveria ser capaz, caso a politica da empresa seja a poupança de dinheiro, ser capaz de instalar estes serviços sem necessitar de recorrer a software pago. Se não quiser fazer à unha tem excelentes distros para muitos dos casos. Voip: Issabel, Firewall: PFSense, Samba4: Zentyal / Nethserver, etc etc. A questão do suporte poderá ser importante mas num ambiente controlado e com bons métodos de trabalho a necessidade de suporte em QUALQUER solução (comercial ou não) desce drasticamente.

    Ainda assim, o meu reconhecimento dado que a IPBRICK é uma empresa nacional a enveredar por alguns caminhos onde não há muitas cá no burgo.

  8. Avatar de Bruno Pereira
    Bruno Pereira

    Podemos instalar um servidor com todos os pacotes que a IPBrick oferece isso é certo mas também é necessário especificar que o que a IPBrick oferece para além da compilação de uma série de serviços é a interligação dos mesmos. Fazer isto a “unha” requer muito esforço e atenção o que pode levar a enganos por parte do administrador de sistemas.