Vídeo do iPhone X tornou-se viral e Apple despediu engenheiro

58 Comentários

O iPhone X tem sido o foco de todas as atenções nos últimos tempos. Há um interesse grande no que este novo smartphone da Apple vai trazer e do que vai ser capaz de oferecer aos utilizadores.

Este interesse é de tal forma grande que todos os vídeos que têm surgido na Internet estão a tornar-se virais e são visto por milhões. Um desses vídeos acabou por sair caro a um engenheiro da Apple, que foi despedido porque a sua filha o mostrou na Internet.

iPhone X

A Apple é muito controladora no que toca à apresentação dos seus produtos e trata de forma firme todas as fugas de informação dos equipamentos que ainda não tem no mercado.

Foi precisamente isso que aconteceu recentemente, depois da YouTuber Brooke Amelia Peterson disponibilizar online um vídeo onde mostrava a sua visita ao campus da Apple, onde estava com o seu pai, engenheiro da Apple.

Este vídeo acabou por se tornar viral e levou ao despedimento do seu pai, por ter dado acesso a este equipamento e por ter permitido que este fosse filmado dentro do campus da Apple, onde é proibido capturar imagens para prevenir situações destas.

Como se pode ver no video acima, nada demais foi apresentado e existem vários vídeos na Internet onde muito mais do iPhone X é mostrado. Brooke Amelia Peterson limitou-se a mostrar algumas das funcionalidades básicas do novo iPhone, que também já tinham sido vistas na Keynote de apresentação.

Depois deste acontecimento o vídeo foi retirado por Brooke Amelia Peterson, mas era tarde demais. A Apple tinha já ativado os seus mecanismos internos para punir estas situações, tendo o engenheiro sido dispensado.

No vídeo apresentado, na parte final Brooke Amelia Peterson, ela fala desta situação e apresenta a sua versão dos factos e o que realmente aconteceu.

Segundo as suas palavras, ela não fazia ideia de que o vídeo iria ter o sucesso que teve e lamenta a posição inflexível da Apple, onde não existe tolerância quando alguém erra.

Esta é uma prova das medidas intransigentes da Apple no que toca às fugas de informação e como trata os seus funcionários que não cumprem as suas regras, mesmo que isto aconteça de forma inocente e sem qualquer ideia de prejudicar a empresa.


Blogs do Ano

O Pplware está nomeado para os Blogs do Ano, na categoria “Inovação e Tecnologia”. Contamos com o seu voto diário!

Aceda aqui para votar: Blogs do Ano – Inovação e Tecnologia

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 1904_3526
    1904_3526

    Só demonstra o nível baixo que a empresa trata as pessoas.
    Se já não bastava cobrar mais de 1000€ por um telefone que custa 200, agora despede um funcionário que provavelmente não tem culpa que a filha tenha feito um vídeo nas suas costas.

    1. Avatar de AMartins
      AMartins

      Peço desculpa, mas ele viu que ela estava a filmar… Podia era não saber que ela ia publicar, mas de qualquer das formas ele não devia ter permitido que ela filmasse

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Nesse caso a Microsoft também 🙂

      Em 2005 ou parecido “correu” com um empregado por causa da Xbox

      Abc

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Já assinaste um contrato de trabalho na vida? Não cumpras as clausulas que lá estão, depois diz que a empresa trata mal as pessoas…

    4. Avatar de Armindo
      Armindo

      o teu QI claramente não dá para mais

    5. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      O teu comentário devia ser retirado também, o teu argumento é completamente descabido..

    6. Avatar de int64
      int64

      Só demonstra é a tua falta de conhecimento acerca do assunto e a falha grave do funcionário que não cumpriu as suas obrigações, isso sim. Eu tenho NDA’s assinados com 6 empresas, não posso mostrar nada nem a amigos, nem a familia. E se por acaso, alguem vê e tira uma fotografia de algo em que trabalho e publica online eu sigo o mesmo destino que esse funcionário da Apple porque não cumpri com as minhas obrigações e porque não respeitei as clausulas do contrato que assinei.

    7. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Todas as empresas do ramo tecnológico têm clausulas de contrato idênticas, dao formação nessa area, e bastante enfase as consequências de incumprimento das mesmas. Ja trabalhei em varias multinacionais do ramo e já vi gente a ir para a rua por muito menos, e este senhor poderia ainda levar com um processo em tribunal e com certeza iria perder.

    8. Avatar de PTO
      PTO

      Valha-me Deus, tanta ignorância e falta de inteligência em apenas duas frases. Incrível!

  2. Avatar de QuimRoscas
    QuimRoscas

    O pai errou, mas espero que a apple reconsidere.

    Bem sabemos que estas empresas quando despedem com justa causa as pessoas ficam sem direito a reforma!

    1. Avatar de Joao
      1. Avatar de R
        R

        acho que quis dizer indeminizacao…

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        LOL, sem carro e sem casa tambem

      3. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        O nome quimroscas diz tudo 😀

        1. Avatar de QuimRoscas
          QuimRoscas

          A ignorância as vezes pode ser lixada…

      4. Avatar de QuimRoscas
        QuimRoscas

        Sim, sabia que os americanos não tem reforma, nem acesso a cuidados de saude gratuitos?
        Mas sim um fundo de pensões/seguro saude que pode ser gerido pela empresa empregadora?
        E sim se for despedido com justa causa pode perder o seu fundo de pensão se assim tiver mencionado no contrato.

        São milhares de empresas e fundos Americanos que vão a falência e as pessoas ficam sem qualquer tipo de reforma, por isso encontramos pessoas com 70 anos e 80 anos na america ainda a trabalhar porque não tem fundo de pensão.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          E tu que pagas impostos todos os meses, tens direito a reforma e saúde 100% gratuita?

          1. Avatar de QuimRoscas
            QuimRoscas

            Deves ser mesmo Louro ou não queres compreender.

            Sim eu em Portugal tenho direito a minha reforma mesmo que seja despedido por justa causa, já na América podes perder todos os anos de desconto se fores despedido por justa causa.

            E sim em Portugal tenho acesso a saúde Universal, se não souber identificar o termo procure, pois só para ter uma ideia uma mulher na América para ter um filho paga em média cerca de $30.000, resumindo se não tiver seguro de saúde não pode ter o filho.

        2. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Assim está mais claro, nao se trata de reforma, mas uma pensão, tipo PPR, o que é diferente daquilo que entendemos como reforma em Portugal.

      5. Avatar de Cfpinto
        Cfpinto

        Sim, reforma. Apesar de o mais correto ser pensão. Nos Estados Unidos, ao contrário dos países europeus, se queres uma reforma decente tens que a fazer tu porque a do estado não da para sobreviver. Muitas empresas pagam esse complemento para um tipo especial de seguro chamado work place pension como benefício mas se fores despedido com justa causa perdes os anos todos de descontos. Ou seja ficas sem reforma se n atingires o mínimo de anos

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Reconsidere?

      Ele sabia bem o que acontecia! Ele assinou um documento simples quando entrou para lá que sabe que não pode fazer isso.

      Toda a gente lá sabe que não pode fazer isso!

      Toda a gente de outras empresas do ramo próximas, sabem que não podem fazer isso.

      Sempre se soube que não podiam fazer isto.

      Até pessoas de fora sabemos que não se pode fazer isso!

      Mas “papã, podemos ir ao teu trabalho, e já agora podes mostrar o teu iPhone X para a câmara? É que não tenho visualizações nenhumas e isso ajudava-me”

      É bem feito, ele bem sabia que se ia lixar, ele foi na mesma!

  3. Avatar de Golden
    Golden

    Afinal parece que o Steve Jobs ainda está bem vivo no seio da Apple!

  4. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    Crianças parvas com desejos de fama internética e um pai demasiado imbecil para infringir as políticas internas da empresa. Pela positiva, certamente arranjará emprego rápido e mais bem pago.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Tudo dito em poucas palavras.

  5. Avatar de LG
    LG

    Do meu ponto de vista foi algo muito inocente. Tudo o que se viu do iPhone X já se viu nos keynotes e “hands-on”, mas pronto, regras são regras.

    Tenho pena do pai… Só queria passar um bom dia com a filha que fez com que fosse despedido e a filha ainda faz um outro vídeo a falar dela, da vida de youtuber que a a Apple é uma empresa ESPETACULAR!!!

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Ainda que inocente, de certo há regras muito estritas sobre trazer produtos para casa antes do lançamento desde os casos de esquecimentos nos bares. Em todo o caso o produto já é conhecido e uma simples repreensão e penalização com 1 ou 2 meses de salário seria suficente.

      Como a Apple está com baixa nos lucros sempre é uma boa razão para poupar e despedir com justa causa. Até tiveram sorte lol

      A reação da Apple é desmedida e demonstra o stress que vai lá dentro …

      1. Avatar de Vítor M.

        Pode ser, mas que tipo de chatice os poderá por stressados?

        Quanto ao despedimento. Bom, regras são regras e todas as empresas as têm e estas gigantes que dependem de fatores de privacidade avassaladores mais rigorosas são estas tais regras. Claro que é apenas um iPhone e que já tinha sido mostrado e não será novidade para ninguém em saber que há funcionários já andam há meses com eles. Se houve algo que não deveria ter sido revelado tem mais a ver com alguma informação que a miúda tivesse mostrado de relance, fora isso…

      2. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Nao gosto da Apple mas claramente aqui vou ter de a defender, pois claramente nunca trabalhaste no ramo e muito menos em empresas desta envergadura, por isso não entendes o que sao contratos de confidencialidade, nao entendes a gravidade da situação, e isso nao é de criticar, mas é criticavel que alguém que nao tem o mínimo de conhecimento queira fazer afirmações tao aberrantes. Se nao sabes, pergunta, tenta aprender antes de opinar, ninguém te ataca por queres aprender, no entanto já a coisa se torna diferente quando se diz o que se não sabe.

  6. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    acho muito bem

  7. Avatar de Raquel
    Raquel

    Marketing puro.

  8. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Como se diz os erros saem caro e no fim chora se. Quem o nunca fez mande a 1 pedra

  9. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Na Coreia do Norte e na Apple só se erra uma vez…

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Tá boa! Eheheheh…

  10. Avatar de pedro
    pedro

    Tenho pena do pai por ter uma filha tão irresponsável que só queria ter visibilidade!!! enfim … mas regras são regras e existem por alguma razão!!! As grandes empresas não se podem dar ao “luxo” destas falhas, pois estão em causa estratégias de mercado e de marketing que podem custar milhões ….

    1. Avatar de LG
      LG

      1 – Não era a obrigação da filha saber as regras internas da empresa – era do pai
      2 – Ela claramente andava com uma câmera grande a mostra… Até o homem na cantina (ao pagar) perguntou se ela consegiu captar bem aquilo…

      Eu não sou de acreditar que uma pessoa seja despedido por causa disto. Não se filmou escritórios ou outras áreas onde o secretismo é importante. Foi filmado uma cantina e um iPhone X…

      Mas sim, fiquei escandalizado a saber que os próprios trabalhadores têm de pagar as refeições na própria empresa bilionária onde trabalham… ;D

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        EUA é um país capitalista, (quase) tudo gira à volta de dinheiro e sucesso/insucesso, em todo o caso os salários são altíssimos, os almoços não fazem comichão.

      2. Avatar de Helder
        Helder

        estavas à espera de comunismo na Apple? XD

        1. Avatar de Toni da adega
          Toni da adega

          Nas grandes empresas é normal ter cantina com almoço pago pela empresa.
          Já tive em várias em que até as máquinas de vending eram a borla ou a “preço de custo”.

  11. Avatar de Zé Manel
    Zé Manel

    Lol, o erro dela foi ter filmado com o pai

  12. Avatar de JP
    JP

    Os Putos desta geração pensam que o limite é o céu não seguem regras e depois batem com os cornos na parede !

    1. Avatar de Helder
      Helder

      O pai não é puto…

      1. Avatar de NC
        NC

        Não, mas como tanto pai e mãe, acha que a criança pode fazer o que lhe der na veneta.

  13. Avatar de Rui Gonçalves
    Rui Gonçalves

    serei so eu que vi que o pai também estava no video, creio que a camara era grande digo eu.
    ele sabia as regras, e foram quebradas.

  14. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    ….pergunto-me o que será que essa rapariga vai receber este natal?!

    1. Avatar de GM
      GM

      Um iphone X, talvez???????? Era bem….

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Uma camara mais pequena e discreta!!!
      Assim já pode gravar sem dar tanto nas vistas 🙂
      Ahhhhh e o Pai arranja emprego na concorrência, a receber mais.

    3. Avatar de Godlike
      Godlike

      Essa coisa de qualquer um ser “Dj” já passou à história, a nova moda agora é ser youtuber.

      Não tens jeito para nada, és mimado e/ou sem nada que fazer da vida?
      Junta-te a nós!
      No YouTube apenas tens que dar a cara e fazer figuras de atrasado mental e vais ver que num instante estarás a ganhar mais que o pessoal que anda aí a esfolar-se 45 horas por semana ou mais!!

  15. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    Penso que o pai deveria ser responsabilizado pela fraca venda dos Iphones. Graças á filha dele todos ficamos a saber que não fale a pena “investir” 1000€ num tlm

  16. Avatar de joguirian
    joguirian

    Ainda ficam, chocados quando o grande camarada amigo Kim manda executar uns quantos… Pelo menos a Apple não os mata mas se calhar vontade não lhes faltava…

  17. Avatar de spark
    spark

    São as regras de qualquer empresa… Perguntem aos vossos patrões se podem filmar o vosso local de trabalho sem autorização.

  18. Avatar de Roberto Rodrigues
    Roberto Rodrigues

    O mal foi terem filmado a porcaria de pizza que lá fazem.

    1. Avatar de Vítor M.

      Acho mesmo que foi isso… aquilo é alguma pizza? Despediram foi o tipo errado.

  19. Avatar de xdr
    xdr

    é quase para dizer adeus vida boa…….. será??

  20. Avatar de Valter
    Valter

    Muito radical isso de demitir o engenheiro, será que a Apple não poderia pensar algo “isso vai ajudar nas vendas!”, que empresa que não sabe negociar hein, chamasse o engenheiro e conversasse primeiro.

  21. Avatar de censo
    censo

    Lá arranjaram um pretexto para despedir o pobre senhor. Se o dito engenheiro fosse crucial para a Apple, queria ver se o mandavam embora …

  22. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tanta “gente perfeita” aqui a comentar, parecem mais “Droids” que humanos….lol sem mto lol

  23. Avatar de NC
    NC

    Temos pena. As regras são para todos. É uma pena que não seja assim em toda a parte