WeChat, mais um que abandonou os smartphones Windows

26 Comentários

O WeChat é um serviço de mensagens instantâneas ao estilo do Skype, WhatsApp, Telegram e Messenger, extremamente popular na China. Com uma base de utilização superior a 700 milhões de utilizadores ativos mensalmente, o WeChat é um dos serviços mais importantes no país mais populoso do mundo.

A mais recente novidade provém da sua aplicação para smartphones Windows, indicando que está será descontinuada com efeitos imediatos.

WeChat

Num país tão particular como a China, a Internet não é um local tão ilimitado como é no nosso país. Na China são várias as redes sociais que são proibidas e isso leva a uma centralização em certos serviços, permitidos pelo governo, por falta de concorrência.

Um dos serviços mais usados no país é o WeChat, propriedade da Tencent, que não se limita a permitir enviar mensagens, mas permite também o fazer de reservas em restaurantes, o efetuar pagamentos via smartphone, funciona como rede social e muito mais. Isto faz com que seja utilizado por mais de 700 milhões de utilizadores mensalmente e a esmagadora maioria são utilizadores chineses.

WeChat

Tendo em conta toda esta polivalência, o WeChat tinha aplicações para quase todos os sistemas operativos móveis mas a sua aplicação para smartphones Windows será descontinuada. Foi num aviso destinado a todos os seus utilizadores nesta plataforma que a empresa deu a conhecer a sua decisão.

Agora, ao abrir a aplicação, os utilizadores são informados que a aplicação deixará de funcionar no seu telemóvel e que, para continuar a usar o WeChat, deverão optar pelas opções disponíveis no universo Android ou iOS.

WeChat

Contudo, a aplicação UWP do WeChat disponível para computadores e tablets Windows continuará funcional e a ser suportada pela empresa. Existe a possibilidade de esta aplicação ser adaptada para funcionar em smartphones Windows, mas tendo em consideração as críticas da Tencent às decisões da Microsoft no que toca ao segmento móvel, tal não será expectável.

Esta desistência é mais uma machadada na saúde frágil do Windows Mobile. Têm sido vários os abandonos nos últimos tempos e a solução para a situação aparenta estar apenas na hipotética restruturação da estratégia Mobile, introduzindo desta forma o Windows 10 on ARM na equação.

Analisando a influência e importância do WeChat no mercado chinês, a Microsoft vê desta forma a sua penetração ainda mais complicada naquele que é um dos mercados mais importantes do mundo.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Custa ver o melhor sistema operativo móvel do mundo ter estas desistências…

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      De facto…. é o melhor SO do mundo para o Ransomware…

      1. Avatar de Pedro Simões

        Por acaso não existe informação sobre casos de ransomware no Windows Mobile. Não se sabe se por falta de interesse ou por falta de dispositivos para atacar, mas a verdade é que tem passado imune a esse problema.

      2. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        Não há disso. Aliás a HP voltou a escolher o Windows como SO para os seus telefones devido ao facto de ser mais seguro…

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      «melhor sistema operativo móvel » Em que te baseias para dizer isso? Na tua opinião? Se sim faltou-te acrescentar “na minha opinião”. Para ti? Faltou-te acrescentar também.

      Oh espera, falta ainda uma coisa! É devido a quota do mercado onde WP esta presente? Não é? Espera! Também não, o Windows nem passa dos 10% de quota do mercado.

      Uma coisa é achares que é o melhor para ti, outra coisa é dizeres que é o melhor em termos “gerais” de e para tudo o mundo.

      A morte do Windows Mobile está mais que a vista, não só em termos de aplicações como de Update e actualizações pouco ou nada foi feito, então a nivel de novidades é só rumores. Ver é ZERO.

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        Nos telefones apenas tens updates nos iPhones e Pixel. Windows Mobile todos os modelos tem updates durante 2 anos embora existam aparelhos que tenham mais tempo que isso.

        No android 99% não recebe updates ou no máximo 1 update, ao qual se incluí tablets… Marcas como Lenovo ou Alcatel entre outras não dão updates aos seus equipamentos.

        A verdade é que o Windows é de facto muito superior e consegue fazer coisas nativamente que os restantes não fazem. Por exemplo, no android nem sequer um equalizador nativo o sistema tem; O Windows um telefone com 1gb de ram consegue aguentar centenas de apps sem se notar problemas de fluidez contraponto que no android ao fim de algum tempo já se começa a sentir problemas; A simplicidade de uso do Windows comparativamente ao Android é abismal, etc.

        Não é uma opinião, é um facto! Mas nem sempre os factos convencem os consumidores.

        1. Avatar de transcendez
          transcendez

          não quero entrar em “guerra” mas tenho um bq e já devo ter recebido meia dúzia de updates. supostamente tb irei receber o Android 7. Não irei receber o 8 mas a marca tem feito updates para além do upgrade das versões. Nem todos os Android são iguais.

        2. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          O window$ phone é tão superior ao Android que o próprio Bill Gates migrou para Android… Está tudo dito!.

    3. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Se a malta toda ta a fugir do s.o melhor do mundo u
      Imagina se nao tivesse, eu com o meu 630 tambem ja fugi

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        O Lumia 630 quando saiu o Windows 10 Mobile era um telefone com 2 anos.

        Não foi actualizado, para além disso os 512mb de ram era curto (embora funcionasse como insider).

  2. Avatar de Migo
    Migo

    Quando o surfacephone chegar no final deste ano e virmos a cota de mercado a ultrapassar o android já em 2018 o que me vou rir por ter um fabuloso lumia 550 e já usei iPhone 7 e galaxy s8

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Eu adoro Windows 10 Mobile mas nem eu me acredito nisso…

    2. Avatar de Jose
      Jose

      lol para o ano é que é ! coitado de quem é triste

  3. Avatar de Paulo Brinca
    Paulo Brinca

    Bom dia.

    Mais alguém está a ter problemas no acesso ao Facebook?

    Estava a publicar conteúdos e de repente fiquei sem acesso, sendo apresentada uma mensagem de erro.

    http://oi66.tinypic.com/2mfc190.jpg

    1. Avatar de Vítor M.

      Parece que há muita gente assim, deve ser um soluço dos serviços.

      1. Avatar de Paulo Brinca
        Paulo Brinca

        Agora já tenho acesso, mas não consigo carregar qualquer tipo de conteúdo multimédia.

        Parece que vou ter que esperar algum tempo para ver se resolvem esta questão.

        Obrigado pela resposta.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ainda está meio estranho, mas deve regularizar em breve.

          1. Avatar de Paulo Brinca
            Paulo Brinca

            Pois, voltou a piorar, estou novamente se acesso.

            Deve ser resolvido em breve, resta aguardar.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      É normal. Por vezes o trashbook nao está disponível. É a hora de recolha do trash

  4. Avatar de jorge jesus
    jorge jesus

    o ultimo a sair que feche a porta

  5. Avatar de Jose
    Jose

    para o ano é que é !!!

  6. Avatar de xor3
    xor3

    Este serviço é tão bom, que só agora ouvi falar dele….

  7. Avatar de Jose
    Jose

    nunca mais chega o meu xiaomi mi a1 para deixar o 535..vai custar deixar o SO mas não ha mais nada a fazer. Nao venham para aqui dizer que o windows mobile é isto e aquilo. Toda a gente sabe que o Windows Mobile é o sistema mais fluido mas nao chega para os dias de hoje, qualquer produto que se compra com app disponivel nunca vem para WM.

  8. Avatar de transcendez
    transcendez

    O wechat partilha dados com o governo chinês. A minha vida não tem nada de “anormal” mas gosto de pensar que tudo o que faço/escrevo em um messenger não seja escrutinado por um governo.

  9. Avatar de Antônio Vasco
    Antônio Vasco

    A Microsoft meteu-se num beco sem saída quando resolveu forçar um Windows 10 a correr em telemóveis que forçosamente são menos poderosos que um computador, pelo menos a nível de refrigeração. Os problemas de aquecimento que apareceram nos Lumia 950 são exemplo disso, e parece que a MS simplesmente desistiu . É triste possuírem um sistema tão bom, simples mas tão poderoso, e desistirem assim. Se eu pudesse bem trocava o Windows nos meus computadores, mas é impossível fugir à MS.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Hoje em dia, migrar do window$ para linux é simplesmente normal e uma questão de sair da zona de conforto…. A verdadeira questão é se a segurança, privacidade e interoperabilidade são pontos importantes para ti. Caso não sejam, continua com o window$, manda o resto para o alto e sempre que hajam problemas logo se vê!