5 apps para tirar mais partido da câmara do seu Windows Mobile

34 Comentários

Um dos aspetos nos quais os telemóveis da Microsoft e Nokia sempre se destacaram pela positiva é a qualidade das suas câmaras. As lentes Carl Zeiss, a tecnologia PureView da Nokia e o próprio tratamento da imagem por parte do Windows Mobile sempre foram referências no segmento.

Hoje apresentamos um top de 5 apps para tirar ainda mais partido da câmara do seu telemóvel Windows, conseguindo desta forma fotografias ainda mais vistosas e vídeos editados de forma muito simples.



Hyperlapse Mobile

Esta aplicação, desenvolvida pela Microsoft, permite criar vídeos em time-lapse de uma forma extremamente simples e rápida.

Equipada com uma interface limpa e intuitiva, a aplicação permite que o utilizador importe vídeos gravados anteriormente e os submeta ao processo de time-lapse.







anterior próxima

Permite também que estes vídeos sejam gravados na própria aplicação. Depois basta que o utilizador escolha a velocidade de edição (2x, 4x, 8x, 16x, 32x) e o vídeo em time-lapse estará pronto a guardar na memória do dispositivo e a partilhar nas redes sociais.

Homepage: Hyperlapse Mobile
Preço: Gratuito


Photo Shader

O Photo Shader é um dos melhores editores de imagem para Windows 10.

É uma aplicação extremamente bem concebida, com um design simples e inserido no padrão do sistema operativo, com uma performance bem satisfatória e com várias ferramentas de edição de imagem: filtros, redimensionamento de imagem, brilho, exposição, equilíbrio de cores, redutor de ruído, efeitos como “sketch” e “pop-art”.








anterior próxima

Tudo isto pode ser aplicado nas fotografias de forma simples e com a possibilidade de recuar nas alterações, através da capacidade histórico da aplicação.

Homepage: Photo Shader
Preço: Gratuito (compras na aplicação)


Adobe Photoshop Express

A Adobe tem no Photoshop Express a sua aposta no segmento dos editores de imagem para smartphones. Para quem já está ambientado com os serviços da Adobe, esta será sem dúvida a melhor opção para quando pretender fazer pequenas edições em fotografias capturadas com o seu telemóvel.








anterior próxima

A aplicação está também recheada com várias ferramentas de edição e todas acessíveis de forma bastante simples: mais de 20 filtros à disposição do utilizador, correção de olhos vermelhos, cortar, redimensionar, inverter, podemos ajustar o brilho das fotografia, correções no contraste, nitidez, exposição, vibração, sombra e temperatura. Podemos também aplicar uns efeitos moldura para dar o toque final às nossas fotografias.

Depois de finalizadas todas as edições, a aplicação tem um atalho que permite partilhar diretamente as fotografias nas redes sociais.

Homepage: Adobe Photoshop Express
Preço: Gratuito (compras na aplicação)


Sense the Color

Esta é uma aplicação com efeitos muito particulares: aplica um filtro a preto e branco nas fotografias e depois permite que selecionemos porções da imagem onde queremos voltar a aplicar as cores originais.

Repleta de simplicidade, a aplicação tem 3 modos: pincel, borracha e preenchimento. O pincel irá repor a cor original apenas nos locais onde o utilizador o deslize, havendo a possibilidade de escolher vários tamanhos.





anterior próxima

A borracha tem o efeito reverso do pincel. O preenchimento tem um modo de atuação idêntico ao do pincel, mas aplica a cor original em largas áreas, e não apenas nos locais onde se desliza.

Homepage: Sense the Color
Preço: Gratuito


Momentos de Filme

Momentos de filme é a melhor aplicação para gravar os seus clipes de vídeo disponível para Windows Mobile. Permite que o utilizador, em poucos passos, consiga ter um vídeo editado pronto a partilhar nas redes sociais ou pronto a armazenar na memória do dispositivo.

O primeiro passo que a aplicação propõe ao utilizador é a captura e posteriores momentos de corte do vídeo. O segundo é a adição de legendas, que serão apresentadas num dado momento do vídeo, selecionado pelo utilizador.







anterior próxima

O terceiro passo é a opcional adição de música, podendo ser uma música armazenada no telemóvel ou proveniente da própria aplicação. O quarto passo é o óbvio “guardar e partilhar”, onde poderemos também ver a reprodução final do vídeo gravado anteriormente.

Homepage: Momentos de Filme
Preço: Gratuito


Esperamos que estas sugestões o ajudem a tirar ainda mais partido das excelentes câmaras do telemóveis equipados com Windows Mobile, especialmente nesta época de férias, em que a captura de fotografias e a captura de vídeo aumenta bastante.

Se for amante de fotografia não se esqueça de passar pelo nosso grupo dedicado à partilha de imagens, Pplware@Fotografia, contamos ver lá as suas melhores fotografias!

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    ainda bem que nao tem. A força do so é de vez enquando é quando a micro da rebuçados. Ha muito ainda a ser feito neste caminho não sao so fotos que a malta quer hoje em dia.

    1. Avatar de alb
      alb

      Mais vale parares de sonhar eu já parei de o fazer, tenho WM e adoro mas a verdade é que isto já não vai dar em nada, eu sei e tu também lá no fundo o sabes.
      E para que saibas mpx não é tudo numa camara…

  2. Avatar de André
    André

    Já um fã de WP/W10M (e pegando na tua frase) “morre de inveja pois n tem apps”.

  3. Avatar de vitor
    vitor

    Parabens pedro pinto por um trabalho em relação ao SO que milhões de pessoas adoram

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Então e o Eduardo Mota que escreveu o artigo e o Pedro Simões que o publicou?

  4. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    E o Fantasia? Até tem stamp tool e liquify…

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Alguém foi à Viagem Medieval de Santa Maria da Feira! 😀

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Eu não fui à “Feira Medieval de Santa Maria da Feira”…mas fui à de “S.Domingos de Rana” e sabes com que “aparelho” fiz umas filmagens e tirei umas fotos por lá? Com um “velhinho” Nokia Lumia 625…e vou te garantir uma coisa! Esses vídeos e fotos metem num “chinelo” as que foram feitas no mesmo local por um profissional de captura de imagens que utilizou um iPhone 7…ao ponto de me ter pedido para lhe emprestar as imagens para publicitar eventos idênticos em outras localidades. E reafirmo…ele é um profissional e eu um mero amador de fotografia! Certamente a “diferença” só pode ter sido a “ferramente” utilizada…

      1. Avatar de barf
        barf

        “Profissional de captura de imagens” Aparece cada um. Ahahah
        Deve ser profissional só no preço. Se fosse mesmo profissional levava material a condizer e não ia ser o teu 625 que ia dar baile.
        Eu também gosto do W10m mas por favor haja algum discernimento nas afirmações.

      2. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        Fotografo “profissional” com um iphone 7?E o seu 625 filma\fotografa melhor ?
        DIga lá ,o que contou aconteceu antes de acordar não foi?

  6. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Sou fan do W10M, tenho W10M e ja nao quero outro SO, mas acho que o teu comentario e infundado, ha muitas apps como estas para as plataformas concorrentes. Agora, se falares na integracao de dispositivos, de conta, qualidade da camera, qualidade de fotos noturnas e de baixa luminosidade, ai tens razao. Nos so estamos atras dos outros no mercado das apps, de resto, e tirando alguns bugs pontuais, o W10M e mais forte que a concorrencia. Claro que os fans de outras plataformas vao soltar o caes no meu comentario, mas eu falo com conhecimento, tenho Android ainda em varios dispositivos (TV box, SmartTV Android, dois tablets, outro smartphone Android), ja tive iPhone, lido com iPhones quase diariamente, e nada se compara ao potencial do W10M, issoe inegavel.

  7. Avatar de rudua
    rudua

    Uma app que abuso e recomendo é a Lumia Cinemagraph.
    https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/lumia-cinemagraph/9wzdncrfhx4d
    Aqui vão alguns exemplos criados pela app
    https://www.youtube.com/watch?v=pD6LjKuC_fI

    1. Avatar de Soraia
      Soraia

      Não é para o Win 10 Mobile, só para anteriores 🙁

      1. Avatar de rudua
        rudua

        Eu tenho windows 10 mobile, ultima build oficial

  8. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    o menos serve para tirar fotos de resto nao serve para mais nada

    1. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Realmente tem razão ,alem do meu 950xl ,tenho de andar com um android daqueles baratitos para fazer chamas,ver emails e mandar sms´s.
      era tão bom que certas pessoas pensassem um pouco antes de escrever m…a.

  9. Avatar de Rogério
    Rogério

    Vejo muito boa gente a gabar a fluidez, o nunca encravar dos wm que são isto e aquilo. Só o meu 950 xl DS é que se passa? Encrava quando desbloqueio o ecrã, quando recebo chamadas…. A ponto de quando recebo chamadas fica a fazer um barulho ensurdecedor e para o desbloquear ter que ficar a pressionar o botão de power durante não sei quanto tempo. Recebo uma chamada, vou ao histórico para guardar o número e não está lá. Depois parece que a própria microsoft desistiu dos telemóveis. Não é de admirar que que desenvolve as app’s também não queira saber deste SO. Mandei-o para compor e estou a fazer figas para que o dêem como sem reparação ou que demore mais que os 30 dias a compor para me devolverem o guito e comprar um android em condições (não apple porque não tem nada dual sim)

    1. Avatar de Jose Pinto
      Jose Pinto

      Lumia 950 e um tlm excelente sem falhas, e o sonho de qq consumidor

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Menos o meu. Se ele volta para as minhas mãos uma das primeiras coisas que vou fazer com ele é por o bicho á venda

      2. Avatar de André
        André

        “o sonho de qq consumidor”
        Ahahahahahahahahahahahahahahah!

    2. Avatar de Ed
      Ed

      O meu 640 também é só problemas

    3. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Nunca experimentou fazer um hard reset ao telemovel sem reposição ,e fazer as atualizações como deve ser ?
      È que muitos problemas que os users t~em é por más confugurações do aparelho (não quer dizer que seja o caso).È que os WM10 recebem atualizações 2 e 3 vezes por mês,e pelo menos 1 ou 2 vezes por ano ,um hard reset não é mal pensado ,embora eu ainda não tenha feito nenhum.
      È que tenho um 950xl ,e ando nas versões insider quase desde o inicio ,e só tive um problema ou 2 que foram corrigidos nas atualizações seguintes ,de resto sempre a bombar .

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Sim, fiz um hard reset, deixei andar alguns dias só com app’s básicas instaladas não fosse mal de alguma app, continuou na mesma. O mal foi não ter feito seguro dele… já tinha voado a alta velocidade contra uma parede de betão armado…..

  10. Avatar de f2
    f2

    Se havia coisa em que os Nokia com Windows eram bons, era realmente na camera.

  11. Avatar de vitor
    vitor

    Rogério, realmente estas com muito azar. Ca em casa temos 3 W10m e tirando eu que tenho Insider (raramente tenho bugs), nao a nenhuma queixa de bugs.

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Bom artigo, já algum tempo que procurava opiniões sobre isto

  13. Avatar de Simão
    Simão

    Bom Artigo
    Conheço e uso alguns desses aplicativos.
    Lumia 930 sempre a rolar, sem falhas e com updates automáticos, mesmo estando fora da lista de actualizações dada pela Microsoft.

  14. Avatar de barf
    barf

    Se ainda comparasses topo com topo. lol Tira as palas. Mentiroso sou eu e não minto tanto xD

    P.S. Também tive um e adorei, mas não perdi o bom senso.

  15. Avatar de Helfrei
    Helfrei

    Fantasia Painter !
    Realmente faz muita comichão, a muitos utilizadores de maçãs, quando aqui afirmamos, que os Lumia funcionam e funcionam bem, e então a câmara ….

  16. Avatar de João Costa
    João Costa

    Windows Mobile, o sistema que mataram e enterraram, e mesmo assim continua a provocar comichão em fanboys android e apple.

  17. Avatar de LuisSCP
    LuisSCP

    Symbian é que é bom….