Governo aprova regulamento que obriga registo e seguro de drones

42 Comentários

Recentemente, demos a conhecer o projeto de decreto-lei que a ANAC estava a preparar para regulamentação da atividade dos drones.

Após presente em conselho de ministros, este regulamento já foi aprovado pelo governo, embora a entrada em vigor não esteja prevista para já.

dji-phantom3-professional-drones

Com os recentes incidentes entre drones e aviões, disparou um alarme junto do governo e da sociedade civil sobre a necessidade de regular esta atividade. Embora já existisse um regulamento em vigor desde janeiro, a ANAC viu-se assim obrigada a desenvolver um novo projeto de decreto-lei cujo principal objetivo seria a obrigatoriedade do registo do drone, assim como um seguro de responsabilidade civil.

De forma a conhecer a opinião dos especialistas da área, este regulamento foi enviado a várias associações e clubes da área para que emitissem a sua opinião. Sem se saber o resultado desta consulta pública, o novo regulamento foi ontem a discussão no conselho de ministros, tendo sido aprovado por unanimidade.

Com esta aprovação inicia-se agora um novo período de consulta pública, que se deverá estender pelo mês de agosto, onde se esperam recolher alguns testemunhos dos profissionais da área de forma a que este regulamento seja melhorado.

drones

Paralelamente à realização da consulta pública, estará também já em desenvolvimento a nova plataforma para o registo dos drones. Segundo o ministro do planeamento, Pedro Marques, o registo dos drones deverá ser feito junto do vendedor, assim que é feita a compra de um drone, existindo também um processo secundário de registo para quem monta os drones em casa ou os compra online.

Foi ainda adiantado pelo ministro que o registo do drone irá ser obrigatório a partir das 250 gramas, embora o seguro de responsabilidade civil será obrigatório apenas a partir das 350 gramas. Será também implementada uma idade mínima de 16 anos para a pilotagem deste tipo de aeronaves, com exceção caso o menor se faça acompanhar por um adulto responsável.

drones

Este novo regulamento ainda não será válido por agora, tendo sido avançado pelo ministro que apenas se espera que entre em vigor no último trimestre do ano. Até lá, espera-se agora o resultado da consulta pública para conhecer as sugestões dos profissionais da área e as alterações propostas pelos mesmos.

Além disso, este período é também necessário para que as seguradoras se adaptem a esta nova realidade, tendo em conta que apenas duas seguradoras dispõem atualmente de uma oferta deste tipo, com ambas a apresentar cláusulas e valores irrealistas para esta atividade. Resumidamente, atualmente o seguro de um drone pode custar mais que um seguro de um automóvel.

Testes de radares de deteção remota de drones vão avançar

Além das novidades apresentadas sobre a legislação, o ministro do planeamento avançou também que durante o mês de agosto se iriam iniciar testes de segurança relativamente à implementação de radares de deteção remota de drones, especialmente em locais sensíveis como os aeroportos.

Com estes novos sistemas, o governo espera conseguir aumentar a segurança do tráfego aéreo e diminuir o risco de incidentes entre aviões e drones.

Via: Comunicado do Conselho de Ministros

Antes do novo regulamento, o que precisa para pilotar um drone?

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel Pires
    Samuel Pires

    Mas o que vai mudar? “Agora já tenho seguro, vou voar ao pe de um avião”… Além do mais os supostos avistamentos terminaram, curioso.

  2. Avatar de Joao Pestana
    Joao Pestana

    A serio !?!?!? É mais um imposto, ou melhor vários. Governo precisa de dinheiro e então vai buscar aos bolsos os contribuintes. Ja imaginaram um drone ao pé dum motor dum aviao ? O drone seria projector a km’s de distancia só com a vibração. Essa medida é só para encher os bolsos a certas pessoas.

    1. Avatar de Augusto
      Augusto

      Mais um imposto, etc etc? Concordo, apesar de ser uma maneira de inibir certa gente de usar drones em locais que sabem ser proibidos…
      Agora um drone não provoca danos num avião?? Simplesmente seria SUGADO pelo motor do avião, danificando tudo por onde passe…
      por exemplo: https://youtu.be/HtArLIXZXRI ,
      e por exemplo http://www.popularmechanics.com/flight/drones/a24467/drone-plane-collision/

      1. Avatar de Tangas
        Tangas

        Mais perigoso que isso é essa marca VW que deita fumo por todos os lados e nc foi proibida….

  3. Avatar de FilipeOS
    FilipeOS

    Isto basicamente só vai servir para ninguém os comprar… Tirando isso tudo continua igual, é forma de evitar as pessoas comprarem drones

  4. Avatar de GONCALO SANTOS
    GONCALO SANTOS

    no outro dia, apareceu-me numa pesquisa no google, seguro para drone a partir de 12€…mês

    1. Avatar de Samuel Pires
      Samuel Pires

      A Fidelidade já tem um por 120€ ano… deve ser o mesmo

  5. Avatar de João
    João

    Só os profissionais é que podem dar a sua opinião?
    Claro que para eles quanto mais seguros e mais caros houver melhor, menos concorrência têm.

    O pessoal que voa só por Hobie sem infringir nenhuma regra não tem direito a opinar?

  6. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    É uma palhaçada, quer dizer além de ter que pagar taxa para o Drone ao ser verdade que um seguro pode custar ou ficar mais caro em comparação com um carro estou a ver muitas pessoas a encher o bolso, no meu ver um seguro para drone não devia ser mais que 40,00€ só em caso de acidente é que a seguradora devia aumentar o mesmo.

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    Completamente irrealista. Os prevaricadores, caso existam mesmo, vão continuar a existir. Já andam nesnte momento á margem da lei e não é por “renovarem” o regulamento que vão deixar de andar. Vejo nisto apenas mais uma forma de fazer dinheiro para o governo e para os amigos dos seguros

  8. Avatar de João Fernando
    João Fernando

    Alguém pode colocar o link para o seguro de drone da Fidelidade? Não estou a encontrar

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Entretanto pararam os incidentes com drones… curioso… já agora, alguém me explica porque é que para ilustrar este tipo de notícias, e principalmente as dos supostos incidentes, utilizam quase sempre imagens do Phantom? Seja aqui ou noutro site / jornal qualquer…

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Nesse ponto posso explicar. Infelizmente o principal objetivo do registo de drones é regulamentar aqueles drones mais comerciais. Os tais phantom e mavic

  10. Avatar de badanas
    badanas

    Espectáculo…sinceramente…este nosso país é mesmo uma republica das Bananas…12€ por mês…para uma pessoa voar um equipamento de vez em quando…uma coisa é certa, quem perde é o estado…porque as pessoas não os vão comprar…mais uma vez, medidas pensadas em cima do joelho…e com interesses há vista…o que mais me admira é o estado nunca ter obrigado o registo de bicicletas e obrigatoriedade de seguro nestas…

    1. Avatar de Helder Vaz
      Helder Vaz

      Não podemos comparar as coisas, uma coisa são bicicletas que não vão a lado nenhum sem o condutor e outra coisa são os drones ou qualquer modelo rádio comandado, que vai a qualquer lugar sem um condutor!!! E não venhas dizer que tem alguém a “conduzir”, tem sim a comandar mas remotamente…
      Aqui nas minhas bandas estão a servir de prato para os caçadores, e em breve também vão servir de alvo para os snipers da Polícia…
      Tem que existir regulamentação para este tipo de brinquedos, daqui a pouco vemos um RC 1/5 a circular na auto estrada e vamos dizer que é normal!!!

      1. Avatar de badanas
        badanas

        Regulamento já existia…agora necessidade de seguro…

      2. Avatar de Alex Mesquita
        Alex Mesquita

        Uma bike também pode sair a andar sozinha, basta a pessoa cair, a bike atrasavessar a rua na frente de um carro, e causar um acidente grave, e aí como faz?
        “Aqui nas minhas bandas estão a servir de prato para os caçadores” Abater drones é crime em vários países!

        1. Avatar de Helder Vaz
          Helder Vaz

          Já ouviste falar em fundo de garantia automóvel!!!??? Não compares as coisas que não têm comparação…

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Não des ideias…

  11. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Para quem já possui um drone!!! Será obrigatório o registro e o respectivo seguro?

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Sim. Supostamente são 30 dias depois da entrada em vigor para registo

      1. Avatar de Helder Vaz
        Helder Vaz

        Tal como acontece com as máquinas agrícolas, posso operar um drone dentro do espaço aéreo correspondente à minha propriedade, sem que para isso necessite de um registro ou seguro?

        1. Avatar de Daniel Jesus

          Não. O registo tem de ser feito. Não podemos comparar isto a um carro, que só tem de ter seguro para andar. Tens de comparar a uma licença de porte de arma. Só para teres, tens de registar.

  12. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Enquanto isso metade do país ardeu ou está a arder. Prioridades.

  13. Avatar de badanas
    badanas

    O mais interessante é que os turistas não precisam nada disso..podem andar na boa!!!

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Os turistas têm de fazer registo temporário durante o tempo que cá estiverem segundo a nova legislação

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vamos pôr uma matricula no “bicho”? como raio vai ser identificado??

    E criar um tipo “brevet” para pilotagem destes equipamentos? tipo carta de condução…
    Tenho a certeza que isto iria reduzir em muito o seguro. Até porque concordo, mas não nestes valores!

    Assim, sempre que um “drone” está no ar. Deverá estar a a ser pilotado por alguém com conhecimentos e perícia para tal, habilitado, e consciente para não colocar nada ou alguém em perigo.

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Vai ter mesmo uma pequena matrícula 😀

  15. Avatar de Pedro Barbosa
    Pedro Barbosa

    E assim de repente os avistamentos desapareceram por completo… desde que sae começou a falar em taxas registos e seguros, anda muita a gente a mamar a custa do portugues…

  16. Avatar de Mario Marcos Ventura
    Mario Marcos Ventura

    Então quer dizer , o registo e seguro de porte de arma é muito mais barato que o do drone hummm compriendi …

  17. Avatar de Freitas
    Freitas

    Já estou a registar e a fazer seguro… ou não!

    1. Avatar de Freitas
      Freitas

      Já me esquecia, finalmente as seguradoras têm o que queriam…

  18. Avatar de Ilidio
    Ilidio

    Faço esta pergunta é por estar registado e ter seguro que nao vai haver mais casos nos aeroportos tudo isto depende da consiencia de cada pessoa é mais um imposto para favorecer os lobis do nosso país peço auturizaçoes para voar nunca chegam a tempo por falta de pessoal parece que querem que andemos elegais amigos é o pais que temos .

    1. Avatar de Helder Vaz
      Helder Vaz

      Se o teu drone registado for abatido a infringir as regras, já pode identificar o proprietário!!! Pensa lá um bocadinho…

  19. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Lá para Setembro de 2025 teremos a lei aprovada.

  20. Avatar de Olegario Augusto da Costa Rocha
    Olegario Augusto da Costa Rocha

    Senhores governantes e mais alguns parasitas das pessoas que fazem disto uma forma de passar a vida a sorrir um pouco. O problema está no aeroportos, então façam como em Fátima da visita do Papa. Acaba o problema dos drones nos aeroportos. Mas claro o problema não é esse é sim mais uma forma de ganharem dinheiro. PARASITAS DA SOCIADADE. Não é isso que vai parar que usa o drones para as asneira, se for por maldade nada os pára. DEIXEM DE SER PARASITAS.

  21. Avatar de Tangas
    Tangas

    Entretanto ia comprar um Drone mas ja nao vou…. sei la se vou ter de pagar Seguro… nesse caso nao compro

    1. Avatar de badanas
      badanas

      Estado é que perde…o tiro vai-lhes sair pela culatra…

    2. Avatar de Helder Vaz
      Helder Vaz

      Muitas pessoas pagam seguros para cobrir danos dos seu smartphones, mas estão contra seguro de drones!!! E se esse seguro também proteger o drone!!???

      1. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        mas isso cabe a cada um decidir. agora ser obrigatório…
        compras um drone com 500g por 100€ e pagas 120€ por seguro…

        1. Avatar de Helder Vaz
          Helder Vaz

          Drone de 500g por 100 euros não necessitam de seguro!!! Por esse preço não levantam do chão!!!

          1. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Não levantam? Já ouviste falar em DIY? Tenho 2 drones, um deles está em cerca de 600€ (f450) e outro cerca de 100€ (racer)… E levanta bem do chão…
            Aqui é só entendidos…