Pagar pelo Office da Microsoft? Conheça 3 alternativas gratuitas

81 Comentários

Não há dúvidas de que o Office da gigante Microsoft é a melhor e a mais completa suite de produtividade. No entanto, para quem usa apenas o básico (e não só) deste tipo de plataformas, são várias as alternativas que estão disponíveis no mercado.

Hoje apresentamos 3 alternativas gratuitas, ao Office, de elevado nível.


A Microsoft tem vindo a abandonar o modelo de software standalone, passando para modelos de negócio baseados na cloud. O Office 365 é um exemplo disso e, por apenas 99 euros ao ano, é possível ter uma licença para cinco utilizadores e ainda 1TB na cloud.

Mas quem não precisar de uma suite de produtividade tão completa pode sempre experimentar uma das três sugestões gratuitas que deixamos hoje, apesar de existirem muitas outras no mercado.

O LibreOffice é, indiscutivelmente, uma das principais alternativas ao Office da Microsoft. Esta suite de produtividade está disponível para Windows, macOS e Linux.

Esta plataforma tem ganho muitas novas funcionalidades, e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio. O LibreOffice oferece ferramentas idênticas ao Word, Excel e PowerPoint. O Draw é uma ferramenta de diagramas semelhante ao Visio. Existem também o Math que é usado para criar fórmulas simples e complexas e o Base que é um estilo de Microsoft Access.

Tal como o Office 365, o LibreOffice também está disponível na cloud – ver aqui.

O Google Drive é a suite de produtividade Web da Google. Esta suite é muito completa em termos de funcionalidades e as ferramentas são variadas:

  • Google Docs – Estilo Word
  • Google Sheets – Estilo Excel
  • Google Slides – Estilo PowerPoint
  • Google Forms – para formulários
  • Google Drawings – para desenhos
  • Google My Maps – Mapas
  • Google Sites – para alojamento de sites
  • Drive Word Cloud – Para criar “arte” com palavras
  • Moqups – Para criação de Moqups

O Google Drive tem compatibilidade com o Windows, macOS, Linux (de forma não oficial), Android e iOS.

Esta é uma das alternativas que nunca abordámos no Pplware. Segundo o site do projeto, esta é a verdadeira alternativa à suite Office.

Tal como a plataforma da Microsoft, o FreeOffice vem também com um estilo de Word, Excel e PowerPoint. O FreeOffice tem compatibilidade com o Windows, macOS, Linux e Android.

Como referimos, atualmente são muitas as alternativas gratuitas ao Office da Microsoft. Certamente que teremos muitos leitores que usam outras plataformas e, nesse sentido, lançamos o desafio para que nos digam que plataformas usam atualmente.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    E OneDrive office online é gratuito! É muito aproximado do Office, é colaborativo e uma brutal concorrencia ao Google Docs

  2. Avatar de Rui Brito da Silva
    Rui Brito da Silva

    Peço desculpa pela critica negativa, mas voces nao fizeram o trabalho de casa todo.
    Ao criarem simplesmente uma conta Microsoft no Outlook.com, tem acesso ao office online, tal como a Google.
    Para aqueles que ja possuem uma conta ive.com ou hotmail, tambem tem acesso ao office.

    1. Avatar de Rui Brito da Silva
      Rui Brito da Silva

      E esqueceram-se do Apache Open Office, que tambem é gratuito.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        São outras alternativas. Como referimos no artigo, há muitas e boas.

      2. Avatar de Nicholas Carlos de Mattos
        Nicholas Carlos de Mattos

        Tem um muito bom, simples e bonito – OnlyOffice

    2. Avatar de Vítor M.

      Já fizemos isso lá atrás, esse artigo já foi mostrado. Mas além de ser alternativas gratuitas são alternativas ao próprio Office da Microsoft. A suite online é da Microsoft, não seria uma alternativa. 😉

      1. Avatar de Luis feliciano
        Luis feliciano

        Como não?? Repara “Pagar pelo Office da Microsoft? Conheça 3 alternativas gratuitas”

        Vamos ver o que diz o titulo do post, “Pagar pelo Office da Microsoft? ” O office online da Microsoft encaixa aqui, Pode ser usado de forma gratuita embora mais limitada serve para a maioria dos utilizadores domésticos.
        Não percebo o porque não pode ser uma alternativa ao produto pago da microsoft…

        pplware voçes já foram bem melhores, não levem a mal o comentário mas o meu sentimento é esse. sei que não e fácil agradar a todos. Mas o conteúdo apresentado ha 6 ou 7 anos era melhor, mais informativo. Fica a dica

        1. Avatar de Pedro Pinto

          @Luis Feliciano
          Volto a repetir o que está no texto. Há muitas alternativas…hoje sugerimos estas 3. No passado já sugerimos outras. Se nos sugeriste mais uma, obrigado.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Vá lá, assuma a tendência, assuma que a primeira alternativa gratuita a ser relatada seria o Microsoft office on-line.
            Custa assim tanto…

          2. Avatar de Vítor M.

            Eu não acho, a da Google seria já que é a alternativa aos produtos da Microsoft. Se a ideia é ser alternativo, então que o seja totalmente. O Pedro certamente pensará diferente, ou não, pese o facto de sermos ambos utilizadores da suite da Microsoft até no macOS. A versão para Mac está fantástica e a Microsoft fez um trabalho muito bom no Office 2016 para macOS. Agora, se são alternativas… aqui estão elas meu caro 😉 custa assim tanto?

        2. Avatar de Vítor M.

          Luis feliciano mas se não percebe… a culpa não é nossa. A ideia é haver alternativas ao Office da MS e sabemos que o online é gratuito mas é Office da MS. Fortemente dependente do produto MS. Se a ideia é mostrar alternativas, então estão mostradas.

          Estranho não ter percebido, até porque está num português simples.

          Há 7 anos atrás o mundo estava muito diferente caro Luís 😉 evoluiu, deu conta? Olhe que está.

          tanto é que muitos visitantes, sim os que estão de facto atentos, sim Luís, os atentos, até sugeriram outras soluções que não estavam no texto, por isso vê que a sua crítica não faz qualquer sentido. Fica a dica 😉 seja mais útil, partilhe conhecimento.

          1. Avatar de Osório Rios
            Osório Rios

            Óh Vítor esquece isso, o Luis e tantos outros só sabem dizer mal. Se tivesse a imaculada Microsoft e não tivesse o santíssimo Google docs eram outros a dizer mais besteira.

            Assim para equilibrar a balança digo que estão melhores agora que á 6 ou 7 anos porque agora mostram mais alternativas. Lume em cima e siga para mais dicas boas.

          2. Avatar de Vítor M.

            Tudo tem o seu valor, depois temos é de avaliar. Por exemplo, muitos utilizadores, e bem, deram boas dicas que podem ser usadas para fabricar um artigo bem mais alargado.

            – Apache Open Office
            – WPS Office
            – Dropbox Paper
            – iWork
            – Quip
            – ONLYOFFICE
            – SoftMaker FreeOffice
            – Polaris Office

            Mas há mais 😉 muitas mais. Muitas já demos a conhecer, quase a totalidade, outras são novidade que em breve iremos compilar num artigo certamente. Obrigado a quem teve a amabilidade de enviar por mail, via facebook… comentários, etc.

  3. Avatar de Tiago Costa
    Tiago Costa

    OneDrie versão gratuito tb tem apps no browser que funcionam bem para coisas básicas.

  4. Avatar de António
    António

    Uma boa alternativa gratuita também é o Kingsoft Office, em: https://www.wps.com/
    Dispõe de versões para: Windows, Linux, iOS e Android.

    1. Avatar de António
      António

      Acrescento ainda que o WPS Office vem com nativa na Linux Deepin 15.4

    2. Avatar de Umx
      Umx

      Utilizo e recomendo

    3. Avatar de ALERTA ! Trojan no WPS ...
      ALERTA ! Trojan no WPS …

      Alerto que o WPS tem trojan que grava todo o que teclar … pasta temp … verifiquem !

  5. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Subscrevi o pacote familiar de 5 licenças do office 365, tenho uma disponível para vender, se alguém estiver interessado pode entrar em contacto comigo para o meu email p.m.almeida@gmail.com valor muito inferior ao da subscrição individual mas com os mesmos produtos, principalmente licença office e 1 tb no OneDrive

  6. Avatar de AJMS
    AJMS

    Eu uso o WPS, para o que faço serve na perfeição https://www.wps.com/office-free

    1. Avatar de Osório Rios
      Osório Rios

      Usei durante muito tempo numa máquina de trabalho e servia-me bem. Mas esta muito bom está.

  7. Avatar de Mario
    Mario

    Off topic: Poderiam indicar editor de vídeo gratuito para Windows?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Se procuras um editor mais avançado (tipo vegas, after effects ou premier) o HitFilm é uma boa alternativa gratuita.

    2. Avatar de João
        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas dicas para fazermos um top de ferramentas.

          1. Avatar de João
            João

            Kdenlive em Linux e também 5 estrelas. Ao nível dos melhores profissionais. Infelizmente julgo que para Windows não é estavel o suficiente

  8. Avatar de Samuel
    Samuel

    Comprei uma licença há uns tempos do Office 2016 por 3€. E no scdkeys encontram-se a 30€, penso que vale a pena para quem tem de usar obrigatoriamente o office ou não quer mudar por estar habituado.

    1. Avatar de Sandra
      Sandra

      Onde comprou a licença do office 2016 por 3€?

        1. Avatar de filipe
          filipe

          Ricardo, sabe se dá para comprar a licença sem se ter o software para instalar? ou seja, se dá para comprar a licença e usá-la no site da microsoft para fazer o dowload do software. obrigado

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Sim, completamente. É precisamente pelo site da Microsoft que faz o download com a chave que recebe.

  9. Avatar de P
    P

    OnlyOffice.

    Experimentem

  10. Avatar de z/OS
    z/OS

    Teoricamente isto tudo é muito bonito, mas se a criação dos ficheiros for feita de origem num destes produtos. Experimentem criar algo complexo no office da Microsoft e depois abrir o mesmo ficheiro num destes produtos. O resultado final poderá ser uma surpresa desagradável. Eu já as tive e com o office a 30 € nāo faz sentido, pelo menos para mim, utilizar estes sucedâneos.

    1. Avatar de ruca
      ruca

      +1 já aconteceu-me com ficheiros word simples

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Não abras no word 😀

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Olá a Todos
    Eu gostava era de uma alternativa completa (suite) ao office com Outlook incluido, pois nas empresas maioritáriamente para além do Excel e Word utiliza-se mais o Outlook.
    Todas as alternativas aqui apresentadas têm o seu mérito e valor mas falham na questão do Outlook e não estou a ver uma empresa ter uma opção destas sem incluir uma alternativa ao Outlook.

    1. Avatar de João
      João

      Ha o mozilla Thunderbird, embora nao seja exactamente a mesma coisa.
      para uma coisa mais “perfeita” implicaria mudar para linux onde o KDE tem o Kontact que e uma solução 5 estrelas para alternativa ao outlook. Note que ha versões beta (se nao me falha a memoria) para windows

      1. Avatar de Eunice dos Santos
        Eunice dos Santos

        Uso o Mozilla Thunderbird e gosto mais do que o Outlook…. achei mais amigável…

  12. Avatar de Arkan
    Arkan

    Pplware,vcs noticiaram o caso da chinesa com n iphones, olha o que aconteceu aqui no Brasil

    http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/motorista-e-preso-com-125-iphones-escondidos-no-estepe-do-carro.ghtml

  13. Avatar de Manuel
    Manuel

    Todos os produtos são muito bons e completos, mas esquecem sempre o principal. Troca de docs com outras pessoas que usam msoffice. Se tiverem alguma complexidade, raramente o resultado é bom. Muitos dirão que funciona, a minha experiência é o contrário. Nunca tive bons resultados. Estas ferramentas são muito completas e chegam para uma esmagadora maioria das pessoas, eu incluído.

  14. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Não gosto de fazer publicidade mas….ao preço que o Office custa na scdkey….é abdicar de um jantar fora e obtém logo um Office atual que ainda vai aguentar uns anitos..

  15. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Eu elejo o WPS Office, mas vou testar esse FreeOffice, que não conhecia!

  16. Avatar de irlm
    irlm

    alternativeto.net/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      pois, tem la muitas alternativas.

  17. Avatar de hummer
    hummer

    conheço todas as alternativas ao Microsoft Office, existem há anos, mas como foi dito em coisas mais complexas estão a milhas de distancia do Microsoft Office, por isso continuo a usar Microsoft Office tanto no trabalho como em casa…

      1. Avatar de João
        João

        Eu não!

        Uso LibreOffice em casa e no trabalho em trabalhos avançados e não tenho razão de queixa.

        Se disserem que há algumas coisas nas quais o MS Office é melhor e outras nas quais o melhor é o LibreOffice, ai concordo.

        Dizerem só que o ms office e melhor e pronto já não. Até porque isso depende muito da forma como cada um usa o office.

        Um exemplo: necessito várias vezes de editar ficheiros em CSV. De origem o ms office tenta “adivinhar” o tipo de dados das células. E, no meu caso erra sempre. O LibreOffice, por sua vez, de origem, deixa-me indicar o tipo de dados.

        1. Avatar de z/OS
          z/OS

          Reconheço que o Libreoffice tem ferramentas excepcionais. Uma delas é a importação de dados através do copy/paste para inserção de linhas no “Excel”. O que sei é que o verdadeiro problema é quando se criam os ficheiros no Office da Microsoft e se tentam ler no libreoffice. Aqui é que está o problema.

          1. Avatar de João
            João

            ?! Faço isso diariamente… Não entendo qual é o problema. Perde-se alguns detalhes em termos de aparencia (por causa das C-fonts e mais uma ou outra formatação, mas nada que não se recupere em poucos segundos)…

  18. Avatar de Joaozinho
    Joaozinho

    Isto da dependência de formatos proprietários da Microsoft já chateia. O MS Office abre bem os seus ficheiros…OBRIGADO!!! Já se tentou lutar contra esta dependência aprovando legislação que obriga a administração pública a usar formatos de ficheiros abertos, mas parece que não é cumprida. Para vergar a Microsoft são necessárias medidas mais radicais e práticas, além de ter a coragem política para suportar eventuais problemas de curto prazo. Aqui fica uma sugestão:

    1.º criar um pacote de ficheiros exemplo, de formatação complexa, criados com as normas abertas, sempre atualizados;

    2.º obrigar a que as suites Office adquiridas/utilizadas na administração pública respeitem os formatos abertos, abrindo corretamente todos os ficheiros exemplo;

    3.º Criar uma inspeção para fiscalização do software utilizado na administração pública cumpre a Lei e se são utilizados formatos de ficheiros abertos;

    4.º Usar obrigatoriamente formatos de ficheiros abertos no interior da administração pública e entre a administração pública e o público.

    1. Avatar de João
      João

      Concordo e acrescento que:

      É engraçado que toda a gente diz que o LibreOffice danifica/estraga a aparência dos ficheiros criados no MS Office, mas nunca ninguém diz o porquê disso, nem nunca ninguém diz que isso é culpa apenas da Microsoft e, por exemplo, das suas C-Fonts…

      Mas eu não me chateia o que a MS faz, porque estão a defender o negócio deles, chateia-me é a ignorante-arrogância das pessoas que apontam logo o dedo sem pensarem um pouco. É que nem sequer entendem que com determinado software só perdem e só aumentam a sua dependência…

      Mas pronto… Cada um sabe de si…

  19. Avatar de Nuno Reis
    Nuno Reis

    Eu tenho o Windowa 10, versao 1703, instalado, e uso o APACHE OPEN OFICCE, GRATUITO, E NAO DIFERE MUITO DO OFICE DA MICROSOFT.

  20. Avatar de Marcos
    Marcos

    Aqui open office

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Tenham atenção que o desenvolvimento do OpenOffice está quase parado, a última actualização foi a 12 Outubro de 2016. Sugiro que mude para LibreOffice, principalmente por questões de segurança.

  21. Avatar de Daniel
    Daniel

    Para as pessoas que usam mac e não têm necessidade de opções avançadas de Excel: Pages, Numbers e Keynote. Nativo, rápido, interface fácil de utilizar e que não cria distracções. Acaba por ser melhor que o office em muitos aspectos

    1. Avatar de Pedro Pinto
  22. Avatar de Osório Rios
    Osório Rios

    Venham mais dicas destas e se for sem o dedo dos gigantes, como a Microsoft (e lá vão alguns aziar) melhor. Esses querem é saber o que não nos interessa que saibam.

    Obrigado pela partilha.

  23. Avatar de Alex
    Alex

    Eu pago o Office 365 anual e sou feliz com o pagamento, além da suite sempre atualizada ter 1tb de Onedrive, Skype, etc… é um plus e tanto.

  24. Avatar de Gilberto Schiavinatto
    Gilberto Schiavinatto

    Uso o LibreOffice desde quando se chamava StarOffice 5.2 (1998) nada contra.

  25. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Um reparo…porque não chamar o nome às real às coisas, dos programas constituintes de um “Office”:
    – Processador de texto
    – Folha de cálculo
    – Apresentações Electrónicas
    – Base de Dados
    – Desenho Vectorial (e editor de pdf’s)
    – Fórmulas Matemáticas
    … no caso do LibreOffice.

  26. Avatar de 111111a
    111111a

    volta e meia, la vêm este topico outra vez 😀

  27. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    E eu não vi uma vez uma versão gratuita do Microsoft Office para estudantes?! Não me lembro bem, mas cheguei a instalá-la.

  28. Avatar de Paulo
    Paulo

    Não existe o FreeOffice para o macOS… Apenas para Windows e Linux.

  29. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Eu também uso o Apache OpenOffice.Penso que é a melhor alternativa ao Office da Microsoft.Infelizmente não tenho 70 euros para pagar 1 licença anual(atenção,anual !!),do Office 365 Pessoal(o produto mais barato).Infelizmente há quem possa pagar e quem não possa…. 🙂

  30. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    £5 no eBay uma chave para o Office Professional Plus 2016

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      O “R!cardo” tem toda a razão.Já estive a ver no eBay.Basta pagar(por Paypal),e consegue-se uma licença genuína/chave digital.Nem dá para acreditar,fogo.Até por 3 euros e 22 cêntimos se consegue(http://www.ebay.es/itm/ORIGINAL-OFFICE-PROFESSIONAL-PLUS-2016-32-64BIT-LICENSE-KEY-SCRAP-PC/182677220637?_trksid=p2047675.c100011.m1850&_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIM.MBE%26ao%3D1%26asc%3D20140620074313%26meid%3Defc5cdbb7ebc4f189dc3177a431dfdf4%26pid%3D100011%26rk%3D1%26rkt%3D12%26mehot%3Dpp%26sd%3D192083297250) 🙂

      1. Avatar de Zé Pimentel
        Zé Pimentel

        Duas perguntas :
        1. Versão portuguesa incluída?
        2. Actualizável?
        (Galinha gorda por pouco dinheiro).
        Obrigado.

  31. Avatar de Filipe Certal
    Filipe Certal

    E não é que funciona… uma chave do office por 3,22 €?!?!?!?!

  32. Avatar de Chauke Stephan Filho
    Chauke Stephan Filho

    Uso o LibreOffice e me sinto satisfeito e… livre. Não me agradaria mandar dinheiro do Brasil para Bill Gates.

  33. Avatar de João da Silva
    João da Silva

    Rapaz você esqueceu de um que é melhor que o da Microsoft disparado o Polaris Office mas né…