China começou a bloquear o WhatsApp

25 Comentários

A relação da China com a Internet é, há muitos anos, complicada e alvo de bloqueios constantes. Não são raros os casos de bloqueio de sites e de serviços que acontecem, sempre de modo a impedir as comunicações com o mundo ocidental.

O mais recente caso aconteceu hoje e atingiu o WhatsApp. Há algumas horas que este serviço de mensagens não está a funcionar dentro do território chinês.

WhatsApp China

As notícias ainda não são claras e a informação é um pouco escassa, mas tudo indica que a China estará a bloquear o acesso ao WhatsApp. Esta será mais uma medida que pretende impedir as comunicações de e para a China, inibindo a comunicação dos seus cidadãos.

Os relatos existentes revelam que a grande maioria dos utilizadores está a ter problemas ao enviar imagens e vídeos neste serviço, dento do território chinês. Outros utilizadores relatam que, esses problemas, atingem também a troca de mensagens, ficando assim o serviço completamente inutilizado.

Este caso sucede depois de outros bem conhecidos, em que os serviços da maior rede social da Internet não funcionam dentro da China. O WhatsApp era o único que estaria a funcionar e, mesmo esse, está agora a ser barrado.

WhatsApp China

Esta medida do governo chinês parece seguir a linha de outros bloqueios, impedindo a utilização de serviços de comunicação e o acesso a sites estrangeiros.

As novas regras do governo chinês obrigam a que os dados dos seus utilizadores estejam localizados dentro da China, e quem não cumpra essa regra sofrerá as consequências agora aplicadas. A Apple viu-se obrigada a construir um centro de dados local para garantir a continuidade da sua operação no país.

Mesmo não sendo o serviço de mensagens mais usado na China, lugar que pertence ao WeChat, este bloqueio revela bem a posição da China no que toca à filtragem de conteúdos e à censura que, ativamente, aplica aos seus cidadãos.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Victor
    Victor

    Boa noite.
    Perdoem estar a colocar uma mensagewm off topic.
    Precisava de uma ajuda, pelo facto de ser um pouco leigo no que diz respeito a smartphones.
    O meu anterior foi á vida…RIP. Dentro do mercado actualizado de inumeras marcas, qual me aconselham, com o valor entre os 350 e 450 euros?

    Agradecido

    1. Avatar de Lisbon lover
      Lisbon lover

      Huawei P10 Lite, bom em termos de imagem.
      Ou então um Alcatel Pop C4, ou o modelo Pixi 3.

      Pesquisa na Fnac ou na PhoneHouse, vale a pena dar uma espreitadela. 🙂

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Obrigado, vou pesquisar.

    2. Avatar de moonnn
      moonnn

      xiaomi mi6

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Obrigado, vou pesquisar.

    3. Avatar de Heber Nobre
      Heber Nobre

      OnePlus 3T. Estou muito satisfeito com ele. E carrega a bateria completa em meia hora

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Obrigado, vou pesquisar.

    4. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Honor 9. (Tenho o 8 e recomendo vivamente).

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Obrigado, vou pesquisar.

    5. Avatar de int3
      int3

      Samsung A5 2017.
      Melhor de sempre em termos preço/qualidade.
      já tenho há praticamente meio ano sem lags nem nada, encriptado, pastas com aplicações encriptadas isoladas do sistema normal, epa tanta coisa que isto tem.
      Comprei por 350€ na RP com a promoção dos 23% de IVA.

      1. Avatar de Victor
        Victor

        obrigado…de facto apos varias pesquisas, estou inclinado em comprar esse.

  2. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Não me digam que o Winnie-the-Pooh também já chegou ao WhatsApp na China?
    Lol

  3. Avatar de sakura
    sakura

    sim o WhatsApp tal como a apple claudica em frente a china………..

    privacidade == zero time to move to ………..

  4. Avatar de Jorge Teixeira
    Jorge Teixeira

    Vivo na China onde trabalho e ontem deixei de conseguir ver imagens e vídeos enviados através do WhatsApp. A troca de mensagens de texto não foi afetada. Achei que era um problema com o meu telemóvel mas mais tarde confirmei que outros colegas expatriados tinham o mesmo problema e já havia notícias de bloqueio desta App.
    Mais tarde confirmei que com VPN esta tal como outras Apps funciona.
    É de facto verdade que o WeChat é a plataforma de comunicação usada pelos chineses. Substitui o Facebook e serve de plataforma de comunicação por texto e voz para o povo chinês.

    1. Avatar de David
      David

      Qual é a VPN que utilizas?

  5. Avatar de Adamastor
    Adamastor

    Estou na China e confirmo esta notícia.

  6. Avatar de Ora ora
    Ora ora

    Já viram alguma ditadura a durar para sempre? Continuem a tentar…

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Qualquer dia estamos assim, alguém que fale mal de assuntos bandeira como ciganos, homossexualidade ou “imposição de género”, também sofrerá consequências!

    Não é preciso bloquearem meios de comunicação para perder liberdade de expressão…

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Ou seja, o que estás a dizer é que tu podes criticar e falar mal dos homossexuais, ciganos,… mas a tua opinião deve de ser livre de crítica, porque isto viola a tua liberdade de expressão? Com cada comentário mais idiótico.

  8. Avatar de diogo
    diogo

    Existem ditaduras muito longas com por exemplo Coreia do Norte, china, Israel, Estado Unidos.
    Israel? sim o que estes gajos fazem aos cidadãos da palestina é muito grave e ninguém fala.
    Estados Unidos? Sim estes ainda são piores que os outros, só os milhões de inocentes que já mataram.
    Liberdade, liberdade de expressão não existe. Se calhar na europa e na america do norte há menos liberdade do que nesses países.

  9. Avatar de Marcos
    Marcos

    Vocês portugueses também estão sofrendo com “O lado vermelho” da política? Kkk

  10. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    Se for para o bem do povo chinês, estão de parabéns, mas deviam dar chance aqueles que lá estão de visita

  11. Avatar de Alvega
    Alvega

    Lei da Rolha, expliquem lá o que torna diferentes os Chinos, Russos, Venezuelanos, alguns Árabes, e Africanos, de nós os Portugueses ?

    Assim de repente, apenas o numero e o tamanho do pais, pois quanto a censura e lei da rolha…basta ver a recente “orientação” da “exemplar”, protecção civil…para meu bem evidentemente, pois é sempre a desculpa de todos eles.

  12. Avatar de A F A
    A F A

    Para os que dizem mal dos EUA e Israel, porque não fazem o favor de ir viver na China ou na Rússia? Nos EUA e Israel podiam colocar os comentários à vontade, mas tentem fazer o mesmo na Rússia e na China. Gozam da liberdade e das tecnologias graças aos EUA e Israel e ainda cospem no prato onde comem. Tristeza!