Próximo antivírus da Microsoft usará inteligência artificial

29 Comentários

Os recentes casos de ataques a computadores com Windows, como o WannaCry ou o Petya vieram mostrar, mais uma vez, a necessidade de medidas de segurança fortes e que protejam os utilizadores.

Para além das óbvias atualizações, a Microsoft quer garantir que deteta antecipadamente estes ataques e consegue reagir antes dos problemas surgirem. Para isso está a preparar uma solução que vai recorrer à inteligência artificial e a informação recolhida dos milhares de PCs que correm o seu sistema operativo.

Microsoft AV

A ideia da Microsoft é simples, conforme explicou, e pretende eliminar de vez com os ataques à escala global que têm atingido os seus utilizadores. Recorrendo à recolha de informação sobre o comportamento de aplicações e serviços dentro do Windows, vai conseguir analisar, prever e mitigar ataques como os que foram feitos com o WannaCry ou o Petya.

Para isso conta colocar na próxima grande atualização do Windows 10, a Fall Creator Update, que chegará entre setembro e outubro deste ano, vários mecanismos para analisar o comportamento do Windows e conseguir prever estes ataques.

Em concreto, o Windows 10 passará a contar com elementos do Windows Defender Advanced Threat Protection, que vão ser alimentados com dados das aplicações da Microsoft, Azure e Endpoint. Ao todo a Microsoft passará a conseguir ter dados de mais de 400 mil computadores e irá conseguir analisá-los recorrendo a Inteligência Artificial para conseguir detetar ameaças.

Microsoft AV

Sempre que um comportamento anormal numa aplicação for detetado, este será enviado para a Microsoft analisar e avaliar. Claro que com toda a informação que for recolhida, em todos os computadores desta rede de dados, a Microsoft poderá avaliar e tomar medidas de proteção de forma mais rápida e segura.

Estas novidades vão-se estender também ao acesso à Internet e ao Edge, garantido assim mais um nível de proteção alargado.

Como é normal nestas situações, estas novidades vão estar primeiro disponíveis para os utilizadores empresariais. Espera-se que depois, num período rápido, seja alargada a todos os utilizadores do Windows, nas suas muitas versões.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex
    Alex

    Pois!!! …mas isto fez-me logo lembrar a velha frase: “foi pior a emenda que o soneto”!! Isto não seria o mesmo que dizer à polícia antes de ir de férias: “tem aqui a chave de minha casa, entrem lá de vez em quando a ver se me roubaram alguma coisa!!”

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Nada a haver. Isto é o principio de Big Data. Neste caso recolha de padrões/comportamentos a nível global que depois vão ser calculados automaticamente e associados ao respectivo threat. Basicamente é como se fosses associar sintomas a uma doença para que no futuro possamos detetar essa doença e prevenir antes que seja letal.

      1. Avatar de censo
        censo

        “Nada a ver”…desculpa, mas tem de ser.

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Nada contra, reconheço o meu erro hehehe

      2. Avatar de Alex
        Alex

        acredito que é com a melhor das intenções… é que pode ajudar a descobrir a cura da “doença”. Mas pelo caminho vai certamente muita informação, que na tendo a ver com a doença, não sabemos a que mãos vai parar. Só isso!!!

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          São inúmeras quantidades de dados e segundo posso entender do texto o processo será todo automatizado sem mão humana.
          Só temos razão de queixa caso os nossos dados ‘vazem’ dos servidores deles e aí serem utilizados para outros propósitos. Fora isso é exatamente igual a teres a tua ficha médica guardada num hospital qualquer.

        2. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Lol.. Nunca ninguém foi tão espiado e os seus dados utilizados para outros fins de monetização com tudo o que é da google e do facebook, no entanto ninguém parece preocupado, depois vêm com estas tretas nos SOs, em… TELEMETRIA.. MACHINE LEARNING.. lol.. Não perceber um boi de tecnologia dá para fazer comentários desses..

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ou seja segundo o ante penúltimo paragrafo a Microsoft vai saber o que eu tenho instalado na minha maquina….Que “giro”

    1. Avatar de Pedro Simões

      Em boa verdade até já o saberá hoje…

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Até a steam sabe nos reports (mensais?) que enviam para análises.

    3. Avatar de Altair
      Altair

      relaxa, isso a Microsoft já sabe faz tempo

    4. Avatar de Mateus
      Mateus

      Imagina o que o Android da Google anda a fazer nos nos smartphones , lol
      E vejo mta gente a dizer i love google, hehe.

    5. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Provavelmente já sabe.. Então se for da Store, sabe de certeza, e então? Outras plataformas também o sabem..
      A via verde também sabe a velocidade média da tua viagem e nunca viste chegar uma multa a casa..

      1. Avatar de korrigan
        korrigan

        Por enquanto 😀

        1. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Já o fazem há mais de 10 anos com plataforma de BI, até recentemente nem sequer haviam radares fixos nas AE, não me parece que isso alguma vez venha a acontecer, perdiam muitos clientes.

          1. Avatar de Gonçalo Oliveira
            Gonçalo Oliveira

            Sem uma alteração na lei de protecção de dados, e as próximas alterações vão no sentido oposto, a Via Verde não pode ceder os dados às autoridades para passarem as multas. E a Via Verde não é, ela própria, uma entidade com autoridade para tal. Relaxem que dificilmente receberão uma multa em casa por terem passado na Via Verde a 240km/h.

  3. Avatar de Joana
    Joana

    Adeus privacidade. Bem vindo os Sistemas Operativos alternativos aos dos da Microsoft…

    1. Avatar de Jarbas
      Jarbas

      A Microsoft tem provavelmente a política de privacidade mais transparente do mercado, pode ser consultada aqui.
      https://privacy.microsoft.com/en-us/privacystatement

    2. Avatar de Mateus
      Mateus

      Bem, parece-me que acordas-te tarde para a realidade, mais vale tarde que nunca.
      Deves ter um smartphone com Android, o que achas que a Google anda a fazer no teu smartphone ?
      Qualquer utilizador Android atento, chega á conclusão que ao aderir aos serviços da google, privacidade já era.
      Dá uma volta pela Internet. E quem diz Android tb diz iphone.
      Mas ao contrário de outros, a Microsoft está a colaborar com a Comissão Europeia para alterar algumas questões relativas a privacidade em relação aos seus produtos.

      1. Avatar de Nitroglycerine
        Nitroglycerine

        Sim, sim. E os franceses estabeleceram um prazo para alterarem a recolha de informação sobre os internautas, que atinge valores escandalosos com o S10. Aguardo atualização acerca deste assunto.

    3. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Vais ter de arranjar alternativos aos ja existentes, todos fazem recolha de dados, mas o que muita gente julga é que são dados pessoais, mas não são, são dados relativos à utilização dos equipamentos e/ou softwares. Nao falem do que nao sabem, ou então informem-se em fontes fidedignas. Já chega de querem ser espertos com tanta falta de inteligência para irem em busca de conhecimento para poderem falar verdades.
      Quanto a celebre conversa sobre a privacidade, crido que a nossa privacidade somos nós que a controlamos, qualquer software que instalemos tem os termos de uso, onde as empresas sao obrigadas a informar que tipo de permissões necessitam, que dados irao precisar, se irao partilhar o email com outras empresas, etc, etc. Mas toda a gente carrega no botão que esta por baixo, nem se dao a trabalho de ler os termos, depois queixam-se que nao sabiam disto ou daquilo, esta tudo explicado la.

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tens toda a razão, porque o sistema operativo é o único ponto onde a privacidade importa.
      Falando nisso, estás a ver aquele botão do Facebook lá em cima, o para “gostar” do artigo? Pois é, o Facebook sabe que tu leste este artigo.
      Ah, mas dizes tu, “eu não tenho uma conta no Facebook!”.
      Pois, mas mesmo assim, o Facebook sabe quem tu és e que leste este artigo.

  4. Avatar de Assssssertivo
    Assssssertivo

    O Cylance e o sophos x intercept ja usam AI….

  5. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    We are all doomed!!

  6. Avatar de João Santos
    João Santos

    A Microsoft devia de alargar essa atualização a outras versões tipo 8.1 e o 7. Uso o 8.1 e não sou obrigado a atualizar.

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Se quiseres ter acesso a estas atualizações/novas funcionalidades o mais certo é teres de mudar…

    2. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Não és obrigado a actualizar, mas como eles querem empurrar para actualizares, não te vão dar isso fora do 10.

  7. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Não sei se devemos ficar contentes ou assustados… terminator w10, não???