Carros da Google sem condutor já circulam

58 Comentários

Foi ontem anunciado mais um projecto onde a Google está a investir o seu tempo e recursos. Desta vez não foi apresentada mais uma página ou uma característica nova nos seus muitos serviços. Foi anunciado que a sua frota de carros auto-conduzidos já percorreu mais de 140.000 milhas (cerca de 225.000 quilómetros) nas estradas da Califórnia, sem qualquer registo de problema ou acidentes.

Este projecto da Google, que tem um elevado grau de secretismo, tem colocado na rua e à vista de todos, carros auto-conduzidos que realizam testes de evolução do software e hardware usados.


Para dar forma a este projecto, a Google reuniu uma equipa de experientes engenheiros nesta área e estes têm desenvolvido as tecnologias necessárias para que esta tecnologia digna de livros e filmes de ficção científica passe a fazer parte do nosso quotidiano.

Os carros que percorreram estes quilómetros são sempre acompanhados por 2 humanos, que agem apenas em caso de necessidade. No lugar do condutor vai sentado um condutor com uma vasta experiência de condução, que ao detectar um erro nos sistemas pode assumir o controlo com um simples virar do volante, o pisar do pedal do travão ou através de um botão junto da mão direita. Ao lado deste operador, vai sentado um outro técnico que monitoriza e acompanha em tempo real o software de condução.

Os carros são equipados com o hardware mais recente existe por forma a conseguirem navegar sozinhos pelo meio do tráfego. Estão equipados com câmaras de vídeo, sensores de radar, laser’s para detectar a distância aos outros veículos e mapas detalhados (com dados recolhidos pelos carros do Google Street View).

Segundo a Google, o desenvolvimento desta tecnologia num futuro próximo irá permitir que se poupem milhares de vidas em acidentes de viação. Será ainda possível poupar o ambiente com a redução da emissão de carbono para a atmosfera e permitir que os utilizadores destes veículos ocupem o seu tempo de forma mais útil.

Larry and Sergey founded Google because they wanted to help solve really big problems using technology. And one of the big problems we’re working on today is car safety and efficiency. Our goal is to help prevent traffic accidents, free up people’s time and reduce carbon emissions by fundamentally changing car use.

Estes veículos e a sua forma de condução autónoma podem conduzir de uma forma mais segura. Existe inclusive a possibilidade de serem definidos dois modos de condução, uma mais relaxada e uma mais agressiva.

Actualmente trabalham neste projecto uma equipa de 15 engenheiros e foram ainda contratadas mais uma dúzia de condutores, que não têm qualquer registo de acidentes. Os veículos usados nos testes são seis Toyota Prius e um Audi TT.

Até à data, existe um único registo de acidente com um destes carros. Deveu-se a um erro de um condutor de um carro externo ao projecto que, num semáforo, recuou e bateu num dos carros da Google.

A Google tem alguma experiência neste tipo de tecnologias pois desde 2005 que se dedica a participar em concursos de veículos auto-conduzidos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Tambem vou querer um destes 🙂 XD

  2. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    ???o titulo nao tem um erro deveria ser google nao gogole????

  3. Avatar de Weasel

    O futuro está cada vez mais próximo, só tem um senão, se o condutor confia demais no sistema e ele crasha 😛 e já viram hackar um carro destes?

    1. Avatar de João Costa
      João Costa

      A tecnologia está sempre a desenvolver a cada dia que passa e muito rapidamente, mas tens razão numa coisa, se o sistema que está a funcionar tiver alguma falha e o que está a controla não consegue ter o controlo irá causar vários acidentes e nesses momentos serão tirados do mercado e outro factor também é se alguém consegue entrar no sistema deles, porque eu já vi a entrarem no sistemas de Mensagens Variáveis que estão por cima das Auto-Estradas e existe sempre alguém que consegue.
      Por isso na minha opinião isto devia ser melhor visto e ter atenção nisso.

      Cumprimentos x)

      1. Avatar de Black25
        Black25

        Muito provavelmente vao haver menos acidentes, uma vez que 99% dos acidentes que ocorrem nas estradas têm origem na falha humana.

        1. Avatar de Alexandre Alves
          Alexandre Alves

          O software é realizado por humanos …

          1. Avatar de Papa Americano
            Papa Americano

            assim como o dos elevadores, aparelhos médicos, e avioes.

            Quantos destes vês cair/crashar/deixar de funcionar no dia a dia?

            Tudo é sujeito a falhas, não é só software. As vezes parece que as pessaos confiam em pregos e parafusos mais do que num chip de silicio 😛

    2. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Já houve uma notícia de “hackearem” carros. Se não estou em erro, um stand tinha acesso remoto aos carros para dar problemas caso os donos não pagassem, e um ex-funcionário para se vingar usou o sistema deles para dar problemas. Creio que a notícia saiu no Pplware.

      Agora, para este caso em questão, a única maneira de realmente proteger é cortar o acesso com o exterior. O problema então seria depois como actualizar os mapas.

      1. Avatar de Papa Americano
        Papa Americano

        este género de tecnologia não depende de mapas, mas de sensores que detectam a via.

        Não é um GPS 😉 Os gps continuariam a existir e ligar-se-iam de forma independente ao sistema do carro.

        Desde que não haja ligações de dados abertas não há grande hipótese de penetração.

    3. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Se os travões te falharem, ou estiver chuva, etc, podes provocar muitos mais acidentes. Tenho a certeza que se o software da google falhar, haverá algum sistema de segurança que tratará de parar o carro. Confio mais neste software do que nas mãos humanas. Por alguma razão os aviões são muito mais fiáveis que os carros. Além dos seus pilotos serem muito mais especializados, existe um complexo sistema por traz a controlar todos os movimentos do veículo.

    4. Avatar de António
      António

      Vamos fazer um pequeno “suponhamos”:

      Tens um carro com ABS e numa situação de emergência metes o pé no travão para imobilizar o carro.

      Mas o sistema tem um erro e detecta que o teu carro está sempre a derrapar e então está sempre a destravar e o carro não trava…

      Vais-me dizer: ah e tal isso é praticamente impossível, pois o sistema ABS foi testado até à exaustão e as probabilidades de isso acontecer são próximas de zero.

      Certo e essa vai ser a resposta em relação a isto, só daqui a muitos, muitos, muitos testes é que isto passará para o público e nunca sem um sistema de emergência, tal como o ABS, o ESP e outras tecnologias xByWire

      1. Avatar de RaCcOn

        O que referes das tecnologias que temos já nos dias de hoje implementadas nos veículos serão normalmente implementadas e utilizadas nesses mesmos veículos.

        Se ocorrer alguma falha no sistema este será automáticamente desactivado por razões de segurança.
        Por exemplo:
        Se tiveres um carro equipado com ESP/ASR e o diametro total das rodas da frente sejam diferentes das rodas de trás, o que vai acontecer é que estas vão circular a velocidades diferentes…
        Caso isso aconteça logo a partida, o sistema irá pensar tratar-se de um erro, logo irá desactivar-se por defeito.
        Caso contrário o sistema iria estar constantemente a tentar que a roda com diametro superior, que consequentemente irá estar a circular mais rapido, que circule a mesma velocidade das rodas de diametro inferior.

        Com o exemplo que deste do ABS, o sistema ao contrário do que referes não inibe o carro de travar mas sim em caso de uma travagem mais brusca, faz com que o carro não derrape tanto, no entanto se estiveres a travar a fundo fora de alcatrão ele vai sempre derrapar, só que não é tanto.
        Daí que uma das formas de simular ABS num carro que não o tenha, é travar e largar o travão sucessivamente…o efeito apenas não é o mesmo pois não temos capacidade para fazer os cálculos de velocidade juntamente com a rapidez que o sistema poderá fazer aplicar ou não força para travar.

        O ABS, aliado a ESP, ASR entre outros sistemas de segurança, faz com que possas circular praticamente em segurança total, sendo que o carro te corrige sempre que haja qualquer tipo de excesso.

        Ex:
        ESP – Em caso de curvares em excesso de velocidade, o sistema irá travar independentemente cada roda aplicando forças diferentes em cada uma para poder fazer o contra balanço do chassis, mantendo o veiculo na trajectória a que as rodas estão viradas.
        Aqui ( http://www.youtube.com/watch?v=L7oqIPj1QEc ), podes ver um bom exemplo disso com autocarros.

        Basicamente o ESP faz com que o carro não perca tracção, assim sendo também ajudará em condições em que o carro iria derrapar, impedindo-o de se mover.
        Imaginemos uma subida em gelo…
        Vejam este episódio do famoso TopGear.
        http://www.youtube.com/watch?v=j-hHWSQhKuc

        Já o ASR faz mais ou menos a mesma coisa, mas em condições diferentes.
        Vejam aqui ( http://www.youtube.com/watch?v=vWKUYD8B7g4 )

        Voltando ao ABS, vejam este video
        ( http://www.youtube.com/watch?v=3F7H-gcwZF0 )

        🙂

        1. Avatar de António
          António

          O que eu quero dizer é isso mesmo (dando exemplos nada técnicos, lol)

          Esta tecnologia nunca irá ver a luz do dia sem imensos testes (que demorarão anos) e sem haver sistemas de segurança alternativos. E ao ser lançada terá de certeza a assinatura de um grande do mundo automóvel bastante ligado à segurança, tipo Volvo ou Mercedes.

          Por outro lado há a questão da percepção. Actualmente já há a possibilidade de termos carros sem a barra de direcção (algo que tornaria o carro bastante mais barato e seguro até) mas como a ausência de algo físico entre o volante e as rodas faz com que o carro aparente ser menos seguro, esta inovação vai sendo adiada.

          1. Avatar de RaCcOn

            Sinceramente não sei se demorará assim tanto tempo quanto isso…
            Se reparares bem já começamos aos poucos a ter tenclogias similares.
            Dando.te como exemplo o carro estacionar sozinho.

            Também não sei se será um dos grandes a ter a tecnologia…
            Repara que estão a fazer os testes com Toyota…
            🙂

          2. Avatar de António
            António

            eheh, mas isso deve-se mais ao hype do Prius.

            Não te esqueças que as grandes inovações ao nível da segurança apareceram quase sempre pela mão da Mercedes e da Volvo, mais a Mercedes até

          3. Avatar de RaCcOn

            Sim pelo menos as mais significativas, mas também tens marcas “menos conceituadas” que te deixaram grandes marcas no que diz respeito a segurança e a inovação e também em tecnologia de ponta.
            Doute o exemplo do Citroen DS vulgar-mente conhecido como boca de sapo, bem como a Renault, nos anos 80 com os seus pocketrockets, como o Renault 5Turbo2, Renault 11Turbo, Renault 21Turbo.
            Tens também a Fiat, com os motores com tecnologia CommonRail que hoje em dia é utilizada por praticamente todas as marcas nos motores a Diesel.
            Entre essas muitas outras, que vieram de marcas mais “pequenas” que uma Mercedes ou Volvo.

  4. Avatar de EmanuelP
    EmanuelP

    “Carros sem condutor da Gogole já circulam”

    Não será Google? 😉

    Cumps

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim são da Google sim…. 😉

  5. Avatar de Sarev0k

    Sou 100% a favor disto.. já me estou a imaginar numa viagem de 3 horas a trabalhar no portátil em vez de estar a conduzir 😀
    Ou então contrato um motorista, se calhar fica mais barato! looool

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Já me estou é a imaginar a sair à noite sem medo de multas, já que quem o conduz é a Google, a Google que pague a multa por excesso de álcool 🙂

      (Kidding!)

      1. Avatar de Vítor M.

        Eheheh…

        – Desculpe senhor condutor, importa-se de sair da viatura para fazermos o teste de alcoolemia?

        – Eu?, o Google que faça, não sou eu que estou ao volante, ele que assopre…

        😉

        1. Avatar de Helder Coelho

          Isso já foi tentado no passado e com meios de transporte menos computurizados…. e sem efeito. 😀

          http://www.ointerior.pt/noticia.asp?idEdicao=569&id=28451&idSeccao=6874&Action=noticia

    2. Avatar de João Alegria

      Trabalhar no portátil com a namorada ao lado??? Tá bem, tá!

  6. Avatar de Dave
    Dave

    deste jeito “roubar” carros vai ser engraçado
    tipo: fazer um scan à rede; encontrar um carro que n tenha “anti-virus”; depois reconduzi-lo até uma garagem.

    mas tb tem outras aplicações: agendar manutenção no mecânico.
    chega o dia para mudar o oleo ao motor: e lá vai o carro sozinho até à oficina.

    ou então atestar o depósito de combustível na véspera de uma grande viagem…

    vai ser interessante quando eles vierem

    1. Avatar de Jefferson
      Jefferson

      e também: Buscar os filhos adolescentes no fim da festa.
      ou buscar a sogra na rodoviária (nessa caso um crashzinho seria bem vindo) 😉

  7. Avatar de Rui Costa

    Viva,

    O título está errado. “Carros sem condutor da Google”, ora se é sem condutor da Google, o meu carro já faz isso há 11 anos, pois nunca trabalhei na Google.

    O título deverá ser corrigido para “Carros da Google sem condutor já circulam”.

    Continuação de bom trabalho

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Muito bem observado!!! 😉

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vou para o aeroporto e o carro volta sozinho para casa. Porreiro pá.

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu continuo a dizer: “Google mudou a minha vida”

    É impressionante como dominaram a Internet e a evolução em muitos outros campos torna-a numa empresa perfeita.

  10. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Uma pergunta. Isso é legal? No caso de um acidente, quem seria o responsável, e como provar? Na hora de preparar uma ocorrência policial, onde está a outra parte (motorista do “Google car”) para assumir a responsabilidade? Como será q as companhias seguradoras enxergam isto?
    Essa estória é muito “Isac Azimov” para mim. Nossa legislação, ao menos aqui em baixo, em terras tupiniquins, n estaria preparada para isso.

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      E considerando os motoristas q temos no Brasil, o computador usado deveria ser uma máquina com 4 Intel I7 com software desenhado para direção altamente defensiva!!! 🙂

    2. Avatar de Corvus

      Há uns anos atrás, também não havia legislação sobre crimes informáticos (ainda sou do tempo que as lojas vendiam jogos piratas para o Spectrum, exactamente por não existir lei alguma que o proíbisse – depois foi ver as lojas a fechar às centenas quando saiu a lei).

      Como tudo, conforme as coisas vão evoluindo, vai surgindo legislação para lidar com as novas situações. Não será nada de anormal poder haver um vazio legal nos primeiros tempos.

    3. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      A Google é capaz de ter arranjado algum acordo de responsabilidade, senão acho que já tinham mandado encostar o carrinho :S

  11. Avatar de Dav7
    1. Avatar de Chromo
      Chromo

      Dav7 és mesmo tu? :p

  12. Avatar de Roberto Assis
    Roberto Assis

    :O
    A Tecnologia não pára.
    Um carrinho destes não deve ser nada barato!!
    E caso tenha alguma avaria também não é qualquer mecânico que a repara…:/
    etc…
    Acho que sai mais barato contratar um motorista.. 😀

  13. Avatar de Paulo Brinca

    Reabastecer é que pode ser mais complicado…

  14. Avatar de Emannxx

    Gostei. Daqui a alguns anos.. estou mesmo a ver a cara das pessoas ao verem um carro sem ninguém a conduzir =D

  15. Avatar de Manel
    Manel

    Por cá em terras lusitanas quando aparecer me plena estrada nacional vai haver mais espectadores do que o ciclismo ou um acidente grave… Só os RICOS os terão em 1ª mão o povo só 20 anos depois é que usa…

  16. Avatar de Abilio Gates
    Abilio Gates

    Que grande ideia! Mas ainda bem que a Google utiliza o Linux/Unix como sistema operativo!!!
    Porque com o Windows: imaginem o veiculo a deslocar-se em velocidade de cruzeiro numa qualquer auto-estrada, e de repente:
    “O WINDOWS ENCONTROU UM PROBLEMA E VAI SER ENCERRADO… CRASH!!!” – Lá se ia o carro da Google!!!
    🙂

    1. Avatar de ruben
      ruben

      è como a box da zon. Como diz o ricardo A. Pereira, crashou

  17. Avatar de Black25
    Black25

    Como já fiz questao de mensionar, acho que vão haver menos acidentes.
    E muitas das teorias que varios utilizador estao a propor, são apenas especulaçoes, pois como tudo, o ser humano tem de aprender a adaptar-se.
    O risco de hackar um carro destes existe, tal como o risco de crashar, mas quando estes sistemas começarem a ser comercializados, de certeza que vão haver protocolos de segurança fiaveis!
    Foi a minha opiniao…
    Cumps

  18. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Não acredito que isso seja um produto viável (a não ser como propaganda, e com 2 especialistas sempre em cima do acontecimento). No prazo de 10 anos e possivelmente mais.

  19. Avatar de Gui
    Gui

    Se pensarmos bem de que serve hackear um carro destes.
    Só se quiserem provocar o caos na terra porque de resto não serviria de nada.

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Há muito “boa” gente por aí que se tivesse a devida oportunidade, matava-nos a todos.

  20. Avatar de B80
    B80

    – Carro, este não é o caminho para minha casa!
    – “Não!”
    – Para onde me levas?
    – “De acordo com os seus dados contidos na nossa base de dados e nas suas pesquisas efectuadas, estou a dirigir-me para a casa de passe mais próxima!”
    – Mas eu quero ir para casa!
    – “Não quer não! Eu é que sei o que o senhor quer ir para a uma casa de passe!”
    – Estou cansado e estou não tenho dinheiro para ir a uma case de passe!
    – “Relaxe, e deixe condução comigo. Eu sei o quais são as suas reais pretensões!”
    – Ai a “#$%&%/, pára já!
    – “Ainda não chegámos!”

    …..já estão a ver no que isto vai dar 😛

    Outra coisa gira vai ser para apanhar os cônjuges infiéis, já não precisam espiar o telemóvel da “cara metade” agora basta-lhes pesquisar o itenerário do carro no google. 😀

  21. Avatar de NoFait
    NoFait

    Lembram-se do filme “I Robot”?

    Lembram-se do gajo conduzir a mota porque era a “única máquina” que não podia ser controlada remotamente (e também porque desfez o carro todo… que por sinal também não tinha o tal modulo de controlo remoto)…

    Privacidade, liberdade, poder de decisão,… são algumas das coisas sobre as quais deixaremos de ter poder com estas tecnologias.

    Pode ser que não, mas… o controlo sobre a informação, sobre a vida das pessoas é um “bem” demasiado precioso para algumas empresas o desprezarem.

    Não acham?

    Eu sei de quem não vai ter essa tecnologia nos seus futuros carros…. Eu! 🙂

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Esse filme foi uma valente porcaria, só publicidade às All Stars 😀

      Mas percebo o teu ponto de vista, só que é a mesma coisa que o pessoal que não usa o Google Chrome porque a Google vê o que tu browsas, no fundo. Quando a Google finalmente escravizar a humanidade (ou não) é que veremos quem tem razão.

  22. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Isto vai ser (perdoem-me pelo que vou dizer) muito útil para certas mulheres que eu conheço.
    E certos velhinhos também.

    E a “pica” de pisares no acelerador?

    No entanto, é um projecto bastante curioso

  23. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Estou-me a imaginar parado no semáforo, olho para o lado e vejo o carro vazio. Ia ter de mudar de calças, de certeza.

    1. Avatar de IPC
      IPC

      bem lembrado….como é que o carro sabe se no cruzamento está vermelho ou verde?e nas rotundas?
      so vendo para crer que esta brincadeira é segura…qnt a mim gosto demasiado de conduzir para ser a google a fazer por mim…

  24. Avatar de tobedone

    É inevitável que os veículos se tornem cada vez mais inteligentes, até que possam mesmo dispensar o condutor. No entanto, não será este conceito que irá resolver o problema dos transportes em ambiente urbano
    Existe um conceito semelhante que é seguramente mais interessante, o transporte de última milha. Ou seja, um transporte “privado – público”, constituído por pequenos veículos autónomos que têm a capacidade de fazer o transporte de curtas distâncias (máximo 5km), que complementam os transportes de massa. É privado porque faz “porta a porta”, é público porque é de uso partilhado.
    Existe um exemplo português (Critical Move), que tem um sistema em funcionamento no Hospital Rovisco Pais na Tocha (sistema de transporte baseado em veículos autónomos). É provável que nos próximos anos as aplicações se centrem em aplicações privadas, mas pouco a pouco vão entrar em aplicações urbanas.

  25. Avatar de Pedro Veloso
    Pedro Veloso

    Também consigo ver outro tipo de uso para estes carros, pode dificultar bastante o roubo e carjacking dos mesmos. O problema na implementação disto, como já foi referido, é que basta às vezes haver apenas um acidente para as pessoas descredibilizarem completamente a tecnologia, vai ser preciso muito marketing. Por falar nisso, será que a Apple anda a trabalhar num ICar deles ? 😛 (tem de ser branco,caro, e ter uma maça como símbolo da marca :P)

  26. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Esta evolução é boa, mas o único problema é que com isto perde-se toda a essência da condução. Sabe tão bem acelera e trabalhar com uma caixa de velocidades, seja ela manual ou sequencial. Eu já dispenso carros automáticos, então um em que não seja preciso conduzir, minha nossa lol

  27. Avatar de JDurao
    JDurao

    World Domination!!!! Google….

  28. Avatar de António
    António

    Acho piada quando o pessoal fala em Worl Domination e Ahhhh a Google vai-nos dominar

    Sim a google possui uma coisa muito importante: a Informação, mas mais preocupante é a informação que Facebooks e afins têm que é pessoal

    Agora quanto ao resto, são tentativas de encontrar outras formas de negócio, ou acham que a Samsung é SÓ uma empresa electrónica e a Yamahá só faz motas?

    e a BASF coitadinha, acabando as cassetes abriu falência

    Irra

  29. Avatar de Dário
    Dário

    Parece coisa da SkyNet!!!! Eu em!!

    E os empregos de motoristas: particular, taxi, caminhao, onibus, já pensou entrar em um Onibus sem motorista, vish!!!!!!