Chegou o FreeNAS 11! A sua NAS doméstica que custa zero

34 Comentários

O FreeNAS 10 foi lançado em março desde e foram várias as novidades que foram introduzidas nessa versão. Agora, passados três meses, a equipa de desenvolvimento desta solução anunciou o FreeNAS 11 que é baseado no FreeBSD 11-STABLE.

Vamos conhecer as novidades!


O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretende ter um autêntico servidor de partilha de ficheiros. Com uma interface web totalmente renovada, o FreeNAS permite a produção de relatórios/gráficos de utilização e disponibiliza ainda um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).

Principais novidades do FreeNAS 11

Para conhecer todas as novidades do FreeNAS 11, a equipa de desenvolvimento deste projeto disponibilizou um video onde mostra as novidades ao nível da Virtualização entre outras funcionalidades. Destaque ainda para a nova interface de administração que é baseada na popular framework Angular. Por enquanto esta interface ainda se encontra apenas na versão beta.

Esta versão vem ainda com um sistema de monitorização e alerta para serviços críticos, sendo que o sistema pode comunicar com aplicações/serviços externos como por exemplo Slack, PagerDuty, AWS, Hipchat, InfluxDB, Mattermost, OpsGenie e VictorOps.

Also new in FreeNAS 11 is an Alert Service page which configures the system to send critical alerts from FreeNAS to other applications and services such as Slack, PagerDuty, AWS, Hipchat, InfluxDB, Mattermost, OpsGenie, and VictorOps. FreeNAS 11.0 has an improved Services menu that adds the ability to manage which services and applications are started at boot.

Veja todas as novidades em vídeo

Tem por aí um PC e discos para construir uma NAS? Então mãos à obra! Os serviços de armazenamento na cloud vieram revolucionar a forma como guardamos a nossa informação digital. Actualmente são vários os serviços que oferecem gratuitamente uns bons GB, mas há sempre quem opte, pelas mais diversas razões, em ter o seu próprio serviço. Experimentem o FreeNAS 11.

Download: FreeNAS-11.1-RELEASE.iso (598MB, SHA256).

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Que tipo de características requer o PC para correr minimamente razoável o FreeNAS?

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      A “NAS doméstica que custa zero…Tem por aí um PC e discos para construir uma NAS? Então mãos à obra” necessita dum CPU
      Multicore 64-bit e de 8GB RAM! Não me parece que ande por aí muita gente com um PC com essas especificações encostado, e se tem o custo desse PC + energia gasta é muitíssimo superior ao dum NAS standard, já para não falar no espaço ocupado.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Pois, este é o problema atual do freeNas… Já pede demasiado do hardware, deixou de ser uma solução para o velho Pentium virar NAS

      2. Avatar de metro
        metro

        RaspberryPi + OwnCloud + Apache (Pode aceder através de Cloud, ou de partilha de ficheiros (Windows, Linux e Android com ESFileExplorer) 🙂
        Tenho e não me queixo, 5*

  2. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Fica caro em electricidade ter um PC sempre ligado.

    1. Avatar de scutter
      scutter

      não, nem por isso, há muito que tenho um pc de topo e com uma quantidade de discos de alta capacidade e 3 monitores 24\7 e não altera nada na conta da luz mensalmente…

      faz mais mossa na conta da luz aquecedores ou ar condicionados que um pc sempre ligado, que o consumo é irrisório…

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        “há muito que tenho um pc de topo e com uma quantidade de discos de alta capacidade e 3 monitores 24\7 e não altera nada na conta da luz mensalmente”

        Claro que não, já o tens há muito tempo daí não notares as diferenças. Óbvio que em stand by gasta pouco, em uso estás a falar de 800-1000W (conjunto total e depende muito da gráfica e CPU). Um PC por norma fica horas ligado, um aquecedor ou ar condicionado só se ligam pontualmente e tem um termostato que os desliga ao chegar à temperatura. Não sei que empresa contrataste mas deve ser muito barata …

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Não há assim tantos a gastar 800w.
          A grande maioria das PSU rondam os 500w e isto já é para alimentar uma gráfica de 300w – não precisas disto numa NAS

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            De qualquer maneira, uma NAS já preparada gasta pelo menos metade da energia de um PC e tem melhor optimizaçao e gestão dos tempos mortos.

          2. Avatar de o_sir
            o_sir

            Não precisa da gráfica.

          3. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            PSU 500W mas raramente chega se tens 3 ou 4 discos, e faltam aí nas tuas contas 3 Monitores 😉

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Mas sim, só ando os monitores, o total não deve andar longe dos 800 w = 1 aquecedor … Claramente que isto faz muita diferença no contador por mês… às dezenas de euros.

      2. Avatar de João
        João

        Scutter,
        não altera a conta da luz porque não os desligas!!!
        Experimenta desligar para um ter termo de comparação.
        Um PC de topo, terá uma placa gráfica que rondará um consumo de 200W/h (estou até a ser modesto), somando o consumo dos monitores, que rondarão os 50W/h/un e desprezando os restantes componentes, já é consumo considerável!

      3. Avatar de Antunes
        Antunes

        “e não altera nada na conta da luz mensalmente…”

        Deve ser os teus pais que pagam a conta da luz lá de casa 😀

        Claro que altera tudo depende de quantos watts de consumo esteja a máquina a ter mas se for de topo tem que se notar ao fim do mês!

      4. Avatar de Márcio
        Márcio

        Sem queres de todo te desacreditar já tiras te efectivamente uma leitura do contador da luz mensal com o PC sempre ligado e uma outra com o mesmo intervalo de tempo e hábitos mas sem o PC ligado qual a diferença que obtives te? Acho difícil que seja assim tão irrisória a diferença, mas posso ser eu a ter algum problema na instalação eléctrica ou sei lá.

    2. Avatar de RM
      RM

      Não necessáriamente. Com combos MB+CPU de baixo consumo e HDD de 2.5″ o consumo é baixo!

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Vais fazer um NAS com discos de 2.5 e combo? Ora faz lá as contas do combo mais barato que arranjas compatível, 8 GB RAM e 3 ou 4 TB em discos 2.5. Depois faz as contas dum NAS típico básico de 2 HDD (uns 70-80€) com 2x 2 TB ou 1x 4 TB em discos 3.5 Pol.

        Para isso ligas hdd 2.5″ ao router (o meu TP-LINK tem 2 USB) e tens um NAS bem decente, fica ligado e fica (se não precisas de RAID)

      2. Avatar de polo
        polo

        Não bate 25w max de um NAS comum. Depois tens o facto que o software Freenas não ser conhecido por ser muito estável.
        Já não vou comentar o facto de se usar hdd 2.5″ para armazenagem..

  3. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    A versão 11 foi lançada à pressa para disfarçar a borrada que foi a versão 10…. tiverem mais de 3 anos à volta da 10 e no final tiverem que a “pôr” de lado porque tinha mais bugs que features.

    A pressa foi tanta que a nova interface baseada no angular ainda é preview (só na versão 11.1 é que vai estar completa e estável).

  4. Avatar de Mike
    Mike

    Se usam FTP(S) para aceder ao NAS através de um endereço DNS usem ou mantenham-se na versão 9.10. Pelo menos até corrigirem o bug.

  5. Avatar de Alex
    Alex

    Não deixa de ser uma forma de construir uma NAS fiavel.

    NM70-M
    http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_GALLERY.aspx?DetailID=1483&CategoryID=1&DetailName=Feature&MenuID=24&LanID=0

    16GB RAM DDR3
    LSI SAS 9201-16i + Cabos
    SSD-DM016-PHI 16GB SATA DOM
    3u 19 Inch 16 HDD Bays Hot Swap Server

    E com isso tens uma NAS interessante

    1. Avatar de Me and me
      Me and me

      Tanto para ter uma nas?
      Mais vale comprar uma synology ou qnap.
      Specs desses para uma nas são absurdos…

  6. Avatar de Bs
    Bs

    Uso o Unraid já algum tempo e recomendo.

  7. Avatar de Jose Manuel
    Jose Manuel

    Alguns meses atrás, quando procurava por uma solução NAS, optei por um HP Microserver N40L. Estou satisfeito com os consumos e desempenho.

  8. Avatar de imadias
    imadias

    Openmediavoult, gosto mais 😉

    1. Avatar de Me and me
      Me and me

      +1
      Ara além de ser mais estavel

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Realmente… E comparado com este…!!!

      CPU: Any i486 or amd64 compatible processor.
      RAM: 1 GiB capacity
      HDD:
      System Drive: 2 GiB capacity
      Data Drive: capacity according to your needs
      Fonte: https://wiki.openmediavault.org/index.php?title=Prerequisites

    3. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      Nem mais e ainda funciona num RPi.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Boa tarde!
    Estou a ponderar instalar e testar este freenas, mas logo na primeira fase pede-me para escolher entre FREENas Installer e FREENas Installer (Serial Enabled). Conseguem-me explicar a diferença?

    1. Avatar de gustavo machado concolato
      gustavo machado concolato

      Tem diversos passo a passo da instalação. Em nenhuma delas tem essas opções.

  10. Avatar de joaquim
    joaquim

    quem anda à procura de um NAS para PCs com poucos recursos ou RaspeberyPi talvez seja melhor usar o http://www.openmediavault.org
    O FreeNAS nunca me pareceu ser uma solução económica ou caseira, mais uma opção profissional opensource.

  11. Avatar de MIGUEL
    MIGUEL

    nas4free continua a ser melhor na minha opinião 🙂

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      nas4free usando sistema de arquivo UFS é opção se vc tiver de 1GB a 6GB. Caso tenha 8gb acima vale começar a usar freenas com zfs