Skype vai deixar de funcionar no Windows Phone a 1 de julho

41 Comentários

O fim do suporte do Skype para um conjunto de plataformas e de sistemas não é uma novidade. Faz parte dos planos para fazer evoluir este serviço e melhorá-lo, garantindo novas funcionalidades.

O que poucos esperavam é que se concretizasse, mas a Skype está agora a alertar os utilizadores que é já no dia 1 de julho que este serviço deixará de funcionar no Windows Phone, no Windows RT e noutras plataformas.

Skype

Foi em junho do ano passado que a Skype anunciou o fim do suporte à sua aplicação ao Windows Phone 8 e 8.1, garantiu na altura que esta continuaria a funcionar, sem receber atualizações ou qualquer outra novidade.

Agora, passado um ano, a Skype mudou a sua vontade e está a alertar os utilizadores para mais uma mudança. A 1 de julho deste ano o Skype do Windows 8 e 8.1, do Windows RT, da aplicação de Mensagens do Windows 10 Mobile e de TV vai deixar de funcionar.

Este alerta está a chegar aos utilizadores por email, comunicando-lhes o fim desta aplicação e que vão deixar de conseguir autenticar-se nos serviços usando-a.

Skype

A mensagem da Skype está também a encaminhar os utilizadores para uma página de suporte, onde são mostrados os requisitos mínimos para poder usar o serviço.

Se no caso do Windows 10 Mobile a solução é simples, recorrendo à aplicação que existe para este sistema, no caso dos restantes apenas resta usar a versão web ou, infelizmente, trocar o dispositivo.

A Skype já antes tinha mostrado a necessidade de atualizar a sua plataforma para uma solução assente na Cloud e que isso iria sentir-se nos sistemas mais antigos. O que não se esperava era que o Skype simplesmente deixasse de funcionar nas plataformas mais antigas.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zezito
    Zezito

    Vocês pplware perseguem o windows mobile , não vi nenhuma notícia a mostrar o c-shell a funcionar no windows mobile 10, porque será? Só interessa falar mal?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, muito perto mesmo e não, alertar não é falar mal, isso é só numa mentalidade distorcida.

      Quanto ao resto, não viste isso mas viste muitas outras novidades, todos os dias mostramos novidades e amanhã teremos uma boa novidade MS que chega a Portugal. Queres apostar que não vai conseguir ver?

      Não diga disparate e seja honesto.

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Zezito, acorda para a vida. Não culpes o mensageiro, ou seja a Pplware. É a Microsoft que resolveu acabar com o Skype no Windows Phone.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        O Windows Phone acabou e acabou… mas ainda acabou primeiro a APP do youtube na minha smartTV de 2013.

      2. Avatar de Goncalo Pinto
        Goncalo Pinto

        Normal, o Windows Phone foi um SO de entrada para o mercado mobile, ja esta dasatualizado. O Windows 10 Mobile e o SO atual e esta a sofrer melhorias consideraveis que o distanciam cada vez mais do Windows Phone, logo, nao faz sentido suportar um SO antigo e totalmente diferente.
        Ainda testei Windows Phone 8 e 8.1, gostei mas achei fraco, depois testei Windows 10 Mobile e gostei, decidi entao partir a aventura e adquirir o Lumi 950, e desde entao o Windows 10 Mobile tem melhorado imenso, e ja nao quero outro SO, muito mais pratico para trabalho que qualquer um outro, alem das imensas possibilidades de configuracao com diferentes dispositivos. Sim, ainda ha trabalho a fazer, mas a MS esta a avancar a bom ritmo de encontro as novas tecnologias, de encontro ao que os utilizadores precisam e pedem, e esta a faze-lo muito bem. Estou ansioso a espera do suposto Surface Phone.

        1. Avatar de David Silva
          David Silva

          Sem contar que o Edge no mobile corta a publicidade do youtube, e sem extensões.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      A culpa é da pplware que lol.

    4. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      A pplware não persegue ninguém.. simplesmente o window phone (e não windows mobile como referiste..), e o windows RT são Sistemas Operativos em fim de vida e como tal a própria Microsoft está a deixar de dar suporte. No entanto o Windows Mobile também não está lá muito bem de saúde, já que a Microsoft não sabe muito bem o que fazer, nem que caminho tomar… afastando cada vez mais os utilizadores, mas principalmente os programadores, que são os que mantêm os sistemas operativos vivos!

      1. Avatar de Toder
        Toder

        Agora diz-me porque lançar produtos novos se o SO nao esta pronto para o que eles querem lançar?! Ja viste que eles andam a trabalhar no novo shell? E vai precisar de um bom hardware para rodar, então para que lançar aparelhos para depois nao lhe dar atualização para a nova versão e depois as pessoas ficam a chorar outras vez tipo quando foi do wp7.5 para wp8…

  2. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Felizmente ja ninguem usa windowsphone..enquanto tive numa loja de tlms sempre me recusei a vender lumias e com razao

    1. Avatar de vitor
      vitor

      Gabriel windows phone nao é Windows 10 mobile (lumias). Ainda bem que nunca fui a tua loja, se nem a diferença sabem. Bem haja

      1. Avatar de zezito
        zezito

        É exctamente disto que falo, o pplware fala sbore um SO descontinuado, não fala do windows mobile actual, dão a entender que o mundo mobile da microsoft esta a acabar. Eu não vejo aqui ninguem a falar do android 3 pois não? E claro toda a gente pensa que é a mesma coisa.
        Falem do que existe agora, não falem do que ja deixou de ser desenvolvido.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          O mundo mobile da Microsoft está a acabar (entenda-se smartphones).

      2. Avatar de Lumia
        Lumia

        Ai é que te enganas vitor. Windows Phone ainda é Lumia!

        Exemplo: Nokia Lumia 820 – Windows Phone 8.1

      3. Avatar de alb
        alb

        Tanto windows phone como windows mobile são plataformas Lumia é uma marca, tanto que tens lumias com WP e os mais recentes com WM

    2. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      LOL, “já ninguem usa…”?? Se estiver a falar das “massas” das “ovelhinhas” é capaz de ter rasão…
      Agora quem realmente gosta do sistema usa e sabe o que quer, e continua a usar!

    3. Avatar de José
      José

      Por aí se vê a boa vontade dos vendedores em relação ao S.O.! Vocês é que entendem saber o que é bom para o cliente! Pena, que com gente como eu, jamais fariam negócio! Tenho todos os outros sistemas mas só uso WM, ou W10, pois até o mobile vai acabar, pelo menos no meu teleofone que me acompanha já uns tempos evolui, já os outors devem, ter comprado uns 5 ou 6, novos! Eu, conta a vontade do vendedor, fiz questão de comprar Windows! A opinião delem que a guarde para si, por que do meu dinheiro cuido eu, e considero que foi muito bem gasto! Nunca me arrepndi e estou muito bem servido por muito que custe a alguns assumir isso.

    4. Avatar de Toder
      Toder

      Tu nao te cansas de bater sempre na mesma tecla lol. Ja ha uns anos que sempre dizes isso, ainda nao fizeste progresso, mudar para frente?! Deves ser um bom trabalhador entao

    5. Avatar de Victor F.
      Victor F.

      “sempre me recusei a vender”

      Que rico trabalhador!

    6. Avatar de JJ
      JJ

      “enquanto tive numa loja de tlms sempre me recusei a vender lumias e com razao”

      Por isso é que já não trabalhas lá!
      Se fosse comigo que recusa-ses a vender-me um Lumia, bem que terias uma reclamação e ainda eras obrigado a vender-me o equipamento!

      Acho piada a esta mania dos empregados das lojas, pensarem que o comprador não percebe nada do assunto e que eles sabem tudo.

      Uma vez bem calei um por causa do Office 365… claramente não sabia o que era o Office 365. Quando lhe disse que alem de ter toda a suite office, sempre actualizado para novas versões, 1TB no OneDrive, 60 minutos Skype e ainda podia instalar em 5 PCs, engoliu em seco… (queria vender-me o Office Home… de rir…)

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Oh Zezito estás com um grande melão por teres a treta de um Lumia, com cada vez menos apps e acordas e lês que até a própria Microsoft vai tirar o skype do teu sistema minusculo? Não chores pá, tem 2 grandes sistemas para escolheres Android ou iOS.

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Oh Marquito, fica lá então tu com os teus tem 2 grandes sistemas páh, e faz bom proveito….!
      Manda noticias…

    2. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Oh Marquito, fica lá então tu com os teus 2 grandes sistemas páh, e faz bom proveito….!
      Manda noticias…

    3. Avatar de zezito
      zezito

      Oh Marco… tenho um lumia 1520, com windows mobile 10, tem tudo o que quero, e falas como se me conheces, alem do meu lumia tenho um motorola x style e um iphone 7 plus, gosto de todos os sistemas, não suporte é pessoas falarem mal só porque não gostam do sistema. No meu lumia com wm 10 tenho a versão universal do skype, por isso cala-te caladinho qu enão percebes nada disto.

  4. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Eu recebi a seguinte mensagem da Microsoft:
    “Detetámos que está ou estava a usar uma versão mais antiga do Skype que será permanentemente removida. Como resultado, após o dia 1 de julho de 2017, já não será possível iniciar sessão nestas versões mais antigas do Skype. Atualizou ou começou a usar o Skype recentemente noutro dispositivo? Excelente! Pode ignorar este e-mail.

    Para continuar a falar com os seus familiares e amigos, atualize o Skype para a versão mais recente. Demora apenas alguns minutos para ter todos os seus contactos e conversas disponíveis ao iniciar sessão.

    Se não conseguir atualizar, consulte o nosso Web site de suporte para saber se o Skype ainda é compatível com o seu dispositivo e sistema operativo. Se já não for compatível, pode manter o contacto com amigos e familiares utilizando o Skype noutros dispositivos. As versões mais recentes do Skype para todos os dispositivos compatíveis estão disponíveis em https://www.skype.com/download. Pode iniciar sessão com a mesma conta Skype. ”

    Pelo que eu entendo desta frase: “Para continuar a falar com os seus familiares e amigos, atualize o Skype para a versão mais recente.”, o que a Microsoft está a pedir é para os utilizadores atualizarem a versão que têm do SKYPE… E isso, é algo de muito diferente do que o titulo deste artigo pretende dar a entender…

    1. Avatar de Pedro Simões

      “Se não conseguir atualizar, consulte o nosso Web site de suporte para saber se o Skype ainda é compatível com o seu dispositivo e sistema operativo”

      O problema mesmo é que não há outra versão que possa ser usada nesses equipamentos.

      “Se já não for compatível, pode manter o contacto com amigos e familiares utilizando o Skype noutros dispositivos.”

      E aqui temos o caminho a seguir, trocar de equipamento.

      “…após o dia 1 de julho de 2017, já não será possível iniciar sessão nestas versões mais antigas do Skype”

      O título está correto, não tens forma de usar, logo vai deixar de funcionar.

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Eu tenho um “reles” Lumia 532 e atualizou… Se um 532 atualiza, acho que em muitos poucos smartphones não vai atualizar…. E sim, para mim, o título está incorreto: o que a mensagem pede é para os utilizadores atualizarem a aplicação…

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Isso é o politicamente correto da Microsoft a dizer-te: “O teu smartphone é velho.. compra um novo se queres utilizar o Skype.. obrigado.”

  5. Avatar de José
    José

    Uau, um sistema evoluir, que novidade para quem não tem telefones windows!

  6. Avatar de Tiago E
    Tiago E

    Há quem ainda não tenha percebido que o windows phone e o windows mobile não são as mesma coisa e vocês
    podiam contribuir para esclarecer essas pessoas….

    1. Avatar de David Silva
      David Silva

      Convém não esclarecer. É como o vendedor de telemóveis mais acima, que se recusava a vender o Windows

  7. Avatar de joao
    joao

    porra, primeiro foi o facebook messager, agora o skype. qualquer dia já nem posso ir ha net com o meu lumia 520

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Lumia 520? Fonix esse telemóvel é o mais barato que ja vi e ja é de 2013, já estamos em 2017 que tal fazeres um upgrade? É que este nem smartphone se pode chamar em 2017

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        LOL, eh pah… Já namoras com a mesma miuda desde 2013? Ja estamos em 2017 que tal fazeres um upgrade? Ve la, secalhar esta na altura de trocares….
        O que vale é que ao menos dá para rir um bocado aqui com estas pérolas…

  8. Avatar de Freitas
    Freitas

    Hora de rir com os comentários de gente pouco informada!

  9. Avatar de Welldone
    Welldone

    Quantas apps é que não funcionam nas versões antigas do IOS? Ah pois.

    1. Avatar de TekMan
      TekMan

      Já para não falar das apps que abandonaram o Apple Watch, essas nem sequer esperaram que ficasse antigo.

    2. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Não fales do que não sabes.
      As apps que só são compatíveis com iOS 8 ou superior e já não são compatíveis com o iPhone 4 versão iOS 7.3.1, por exemplo, se forem apps criadas durante essa versão, iOS 6 ou iOS 7, mas entretanto foram atualizadas para iOS 8 ou superior, ainda tens a possibilidade de descarregar a versão antiga da App compatível com iOS 7 na App Store. Logicamente que as que foram criadas a partir do iOS 8 ou superior não têm versões antigas logo não funcionam. Por enquanto ainda é possível instalar Apps antigas no iOS 7. Por isso esse argumento não é completamente verdade.