Floppy Image 2.4 – Backup das suas disquetes em disco

17 Comentários

Existem vários cenários capazes de justificar a preservação do conteúdo das velhinhas disquetes de 3.5″. Foi-me colocada a questão, por um dos nossos visitantes, como poderia guardar em disco, o conteúdo de disquetes que contêm informação importante. Eu conheço uma ferramenta que em tempos já foi útil, o Floppy Image.

Imagem software para copiar disquetes

Este software faz um processo já conhecido: extrai a imagem da disquete e permite que esta imagem seja carregada como se fosse um disco virtual, tal como fazemos nos CD’s e DVD’s. O conteúdo é extraído de forma comprimida e depois é descomprimido com o conteúdo acessível ou pode ser construído um ficheiro .exe.

Esta aplicação permite personalizar o ficheiro auto-extraível com um ícone próprio. Além disso, pode usar o método arrastar e largar para tirar para o seu computador elementos que sejam da recém criada disquete executável.

Ao criar as imagens, estas ficam com a extensão IMG e IMZ, podendo serem montadas recorrendo a uma qualquer ferramenta de discos virtuais. como o Virtual CloneDrive, por exemplo.

É um ferramenta muito pouco utilizada, acredito que sim, mas ainda existem disquetes no mercado que são ainda utilizadas em diversos equipamentos e em diversas funções.

NOTA: Embora não seja uma ferramenta gratuita, após os 14 dias de “trial” as funções permanecem funcionais. Visto que não é usual estes serviços, poderemos utilizar esta aplicação sem necessidade de esgotar os tais 14 dias mesmo ao nível empresarial.

Artigos relacionados

Licença: Trialware (14 dias)
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Floppy Image 2.4 [861.30KB]
Homepage: Towodo

Partilhar:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PMWar
    PMWar

    Em estilo de provovação:

    E quem é que ainda tem drive de disquetes no seu PC?

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      No do trabalho, eu tenho! Mas é provável que o próximo já não tenha.

      Mas tenho uma drive externa USB que resolverá qualquer eventual problema, case necessite *mesmo* de utilizar a vetusta disquete. 🙂

    2. Avatar de Vítor M.

      Portáteis acredito, mas fica uma contra pergunta:

      Quem é que não tem nos desktops drive de disquete?

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Eu por acaso não tenho já há alguns anos.

        E desconfio que muitas mais pessoas não terão.

        No entanto consigo perceber a utilidade deste programa, e até trouxe algumas recordações nostálgicas de bad sectors e CRCs.

      2. Avatar de kekes
        kekes

        Já não tenho desde 2001 😀

      3. Avatar de DoContra
        DoContra

        O nosso parque informático é fornecido/gerido via outsourcing. Todas as máquinas são objecto de renovações (substituição) periódicas, quer em termos de hardware, quer em termos de software. Neste último caso é mais complicado, pois têm de ser feitos inúmeros testes de compatibilidade com software específico e/ou corporativo (só em meados deste ano teremos o Windows 7 em plena distribuição). Mas vem isto a propósito das drives de disquetes nos desktop: alguns dos mais recentes HP Compaq já não as possuem. E refiro-me a recentes a máquinas instaladas já em fins de 2008 princípios de 2009, com XP Professional. A minha “velha” máquina (entregue em 2007, se bem me lembro) ainda tem.

      4. Avatar de FDAD
        FDAD

        Eu, à mais de 6 anos XD

    3. Avatar de wolfytuga

      Eu tenho e ainda a uso bastante, principalmente porque estou a trabalhar com um Analisador Lógico de 1976 a 1982 (não tenho bem a certeza da idade do aparelho), que guarda as medições em disquetes de 3.5″ para posterior análise dos dados recolhidos.

      Cumps!

    4. Avatar de Tiago Dias

      Posso também deixar outro exemplo: Usei na universidade um osciloscópio (para medir tensões, correntes, etc.) que permitia guardar as formas de onda observadas em disquete.

      É apenas mais um exemplo da possível utilidade que as disquetes ainda podem ter. Acredito que muita mais gente continue a usar aquele tipo de osciloscópios, até porque não é um aparelho propriamente barato e certamente que nem todos podem mudar para a última tecnologia disponível (actualmente gravam em pens usb, cartões de memória, etc..).

  2. Avatar de  Star-Man
     Star-Man

    Ainda gostava de saber se há algum programa que descompacte ficheros de disquetes de uma aplicação de DOS, o cpbackup. Tentando em máquinas virtuais, e nesses tipos de ficheiros .img, o cpbackup não reconhece a drive de disquete, apesar do DOS virtual observar bem os ficheiros na disquete virtual. Nem sei pra que utilizava cpbackup, quando na altura tinha o arj. lol :p

    1. Avatar de  Star-Man
       Star-Man

      Sim, da Central Point.

  3. Avatar de dedro
    dedro

    Eu ainda tenho uns 7 arquivadores que devem prefazer umas 400 ou 500 disquetes em 5.2″ e uns dois arquivadores duplos e montanhas de caixas de 10 unidades com diquetes de 3.5″. Até caixas, de ambos os formatos, tenho seladas.
    Ainda tentei passar tudo para HDD, mas entretanto a drive de 5.2″ deu o berro. Lá consegui arranjar três drives para testar mas na altura perdi a pica.
    Se não tive-se outros projectos em mão, que me consomem imenso tempo, até era bem capaz de aproveitar agora este software e passar tudo para HDD e depois para DVD.
    Um dia destes passo por aqui e dou uma vista de olhos neste software.

    P.S.: Das cinco máquinas que tenho a meu uso em casa, os desktops têm drive de disquetes e os 2 portáteis não tem porque ainda não comprei a drive externa. Para quem ainda usa software/hardware antigo dá jeito ter uma drive de disquetes à mão. Mas, verdade seja dita, estou mortinho por formatar tudo e ir ao electrão fazer um “depósito”.

      1. Avatar de Vítor M.

        Hehehe 😉 excelente….

      2. Avatar de paulo
        paulo

        isto tinha-me dado jeito há dois meses, a minha filha ia gostar do porta canetas 🙂

        e para cd’s ? não se arranja utilidade ? 🙂