Aprenda a usar o editor de linha de comando nano

12 Comentários

Uma das ferramentas mais usadas em qualquer sistema GNU/Linux é sem dúvida o editor de texto. Ao nível da linha de comandos são várias as opções mas um dos mais populares é sem dúvida o nano.

Hoje ensinamos como podem usar este pequeno mas poderoso editor de texto.


Para quem não gosta do vi, o nano é sem dúvida uma fantástica alternativa. Este editor de texto é simples de usar e hoje deixamos algumas dicas para quem quiser começar a usar este edito.

Considerando que já têm o nano instalado no sistema, para o iniciar basta escrever no terminal o comando nano.

Se quiser criar um ficheiro com o nano, basta que faça o seguinte:

nano pplware.txt

Vamos considerar o seguinte texto.

Para gravarem devem carregar em ctrl+o e depois carregar em ENTER. Para sair do editor carreguem em ctrl+x.

Para se moverem para cima e para baixo podem usar os atalhos ctrl+p ctrl+n, respetivamente.

Vamos agora considerar que querem passar a linha “2 – EmpresasHoje” para o final. Para isso vamos posicionarmo-nos nessa linha e carregamos nas teclas ctrl+k. Para colar carregamos em ctrl+u.

Para procurar palavras no texto basta carregar em ctrl+w, inserir a palavra a pesquisar e depois carregar em Enter. Se houver mais do que um resultado, pode carregar em alt+w para se mover entre resultados.

Reparem que o nano apresenta sempre os atalhos que podem usar o que é de facto uma boa ajuda. Esperamos que estes atalhos sejam úteis para começarem a usar este bom editor de texto. Para quem já usa há algum tempo pode sempre contribuir com outros atalhos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Nem, por isso, já tens melhores editores de texto em bash.

    2. Avatar de andre
      andre

      +1 o vim depois de se habituar a ele ninguém o troca por outro, leva é o seu tempo.

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Eu gosto mais do nano que do Vi, muito mais simples de usar.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Concordo, bem mais simples que o VI

      1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de Luis Borges
      Luis Borges

      +1 (ha muitos anos o meu editor cli de eleicao)

    3. Avatar de Amilcar Alho
    4. Avatar de Jorge Franco
      Jorge Franco

      Eu usava sempre nano , mas ao longo do tempo fui chegando a sistemas que não tinham nano , ou por defeito era o vi , e tinha que ir fazer export para ser o nano o default.

      fartei me aprendi vi e uso sempre para editar ficheiros na consola

  2. Avatar de Diogo Francisco
    Diogo Francisco

    O meu editor de eleição. Na minha formação aprendi a usar o vi mas com a experiência laboral acabei por utilizar mais o nano.

  3. Avatar de Gilmar Bertolote Jr.
    Gilmar Bertolote Jr.

    Cada qual tem suas vantages e desvantagens, eu também elegi o nano como meu editor CLI.
    O melhor atalho para aprender a usar o nano, Ctrl+G
    Abraços

  4. Avatar de Paul
    Paul

    Obrigado por compartilhar!