Nova versão do Google Chrome será 60 vezes mais rápida

36 Comentários

..É o que promete a própria Google!

A próxima versão do browser da Google, o Google Chrome 7, irá chegar com várias actualizações, melhorias e surpresas.

Segundo Engenheiros da Google, este será um Chrome capaz de atingir uma velocidade até 60 vezes superior à versão anterior, devido à ferramenta “canvas”, entre outras funcionalidades que prometem surpreender.

Chrome

As informações acerca da nova versão do Google Chrome, foram fornecidas pelos engenheiros da Google, James Robinson e Gregg Tavares, no blog oficial do projecto. Ambos explicam que o Chrome 7 terá uma capacidade surpreendente de ser 60 vezes mais rápido que a versão anterior, devido à sua ferramenta “canvas”, que permite que o browser “desenhe no ecrã”. Esta conclusão foi determinada após a Microsoft concluir os testes da capacidade do concorrente, o Internet Explorer 9.

Outra característica é a utilização de placa de vídeo para acelerar a criação de gráficos. Esta é uma característica semelhante ao IE9.

Uma novidade interessante é a aceleração do GPU que não irá funcionar apenas no SO Windows, mas poderá ser também desfrutada no Mac e em Linux.

Esta nova versão do Chrome permitirá, para além de gráficos 2D, gráficos em 3D o que irá permitir uma maior acessibilidade a sites com estas características (nomeadamente sites de jogos). Para os gráficos 3D, o Chrome 7 recorreu à tecnologia WebGL e à placa de vídeo do computador.

O resultado é fenomenal, e pode-se ver pelo vídeo abaixo:

Para os interessados, que queiram tirar as suas próprias conclusões, podem fazer download da versão de testes Canary Build, ou da última versão do Chromium, o programa base do Google Chrome.

De seguida podem testar as animações 3D na página do projecto do Chromium, e verificar a performance desta nova versão do browser da Google.

Artigos Relacionados

Homepage Homepage: The Chromium Projects

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Franco
    Jorge Franco

    Sou utilizador de Chrome desde muitos betas atrás , estou actualmente na versão 7.0503.0 e sim notasse mais velocidade, mas quem precisa de mais ?

    já o IE9 está muito rápido, quase 100% compatível com o mundo , sim css, javascript, html 5, ajax, isso sim é do interesse das pessoas ver o seu trabalho funcionar sem ter que inverntar codigo para cada browser.

    1. Avatar de Sarev0k

      Aqui a velocidade que falam não é a abrir paginas, mas sim no processamento gráfico (jogos por exemplo), que de momento está muito fraco pois nem sequer tira partido do GPU da máquina.

      PS: esqueci-me que tínhamos a opção de reply :X

    2. Avatar de Ricardo Simão
      Ricardo Simão

      Só se for no 9, porque daí para tras há alguns standards que não estavam implementados no IE, sim css, etc

      1. Avatar de Sarev0k

        Pois, ele está mesmo a falar do IE9 😛

  2. Avatar de Umbilino
    Umbilino

    Parece demasiado optimismo, mas se vier a ser confirmado, será muito bom.
    Desculpem o abuso visto que este não é o tema.
    Mas alguém conhece um programa Open Source, de gestão de carteira clientes, mas nada tão pesado como Colibri ou Sugarcrm. Um programa mais simples e menos complexo de trabalhar, de preferência que desse para editar alguns dos campos.
    Obrigado

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      pesquisa por Evaristo software, pode ser que seja isso que procuras.

      cmps

  3. Avatar de Sarev0k

    @Jorge Franco

    Aqui a velocidade que falam não é a abrir paginas, mas sim no processamento gráfico (jogos por exemplo), que de momento está muito fraco pois nem sequer tira partido do GPU da máquina.

  4. Avatar de Luis Balsinhas
    Luis Balsinhas

    As coisas estão a assumir proporções patéticas e ridiculas. Que tipo de percepção temos nós de ter para sentirmos uma diferença sessenta vezes melhor para uma coisa que sem essa tal acelaração demora 3,4 ou 5 segundos? Acho que a Google desde à uns tempos atráz só tem feito asneira atráz de asneira e publicitar melhoramentos no Chrome neste registo torna a coisa ridicula.

    1. Avatar de Cruz
      Cruz

      Não concordo porque os pequenos ganhos somados levam a poupanças enormes, normalmente o rico despreza os pequenos valores e esse é um pecado fundamental, é um erro básico no qual não caio porque a medida do ridiculo depende de cada um e só ridulariza o próprio.

      É a mesma coisa que dizer, o ganho é pouco, não compensa e como não compensa não se faz, como não se faz não se evolui e assim não passamos do mesmo, pensamento negativo e errado.

      Já agora é uma alternativa ao famoso IE9 limitado por sua Exa a poderosa MS aos sistemas Vista e W7.

      A google nas inovações que introduz é poderosa mesmo terá é de respeitar mais a questão da privacidade, é a falha mais grave que se lhe pode apontar e não a de evoluir.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        de não esquecer que o chrome é basiado no chromium…

        cmps

      2. Avatar de Pedro Miranda

        É giro dizerem sempre que a google viola a privacidade qundo foi uma das primeiras empresas a de facto se preocupar com ela… ai ai… sweet irony

    2. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      Há uns atrás usaram um argumento não muito diferente sobre a necessidade de todos os anos haver novos processadores mais rápidos que os anteriores, pois os computadores já faziam bem o que se lhes pedia. Agora temos aplicações onde desejaríamos que o processador fosse ainda mais rápido!

      1. Avatar de Chromo
        Chromo

        Temos que voltar à evolução dos gigahertz’s.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        É diferente.

        No caso da velocidade do CPU a diferença acaba por ser visível porque enquanto que hoje é normal ter um monte de aplicações abertas ao mesmo tempo, há uma dúzia de anos não era.

        Já nos gráficos a conversa é diferente, principalmente quando a conversa é apenas sobre FPS.

        O que é que interessa um browser ou um jogo atingir os 100 FPS se depois a frequência do ecrã é 60Hz, que já é umas 3 vezes mais do que o nosso cérebro é capaz de distinguir?

        No caso dos gráficos, assim que se ultrapassa a velocidade do ecrã está-se a trabalhar literalmente para nada, porque simplesmente o ecrã não tem capacidade para mostrar tantas atualizações. E mesmo que tivesse, a partir dum certo ponto (que é algures entre os 20 e os 30 FPS para o comum dos mortais) nós não somos capazes de distinguir os frames, basta lembrar que as televisões velhinhas de cinescópio eram na sua generalidade a 50 Hz entrelaçados.

        Aliás, não é por acaso que nos gráficos acima, o limite é precisamente 60 FPS (o mesmo, já agora, do IE9).

    3. Avatar de Sarev0k

      Vocês não leram bem o artigo, só pode!

      não é um aumento a “abrir paginas”, mas sim a performance das canvas do HTML 5 que até agora usava apenas o poder do CPU. Ou seja, jogos com fps ridículos.

      Esta evolução é muito, mas mesmo muito mais importante do que a maioria de vocês está a pensar.

      1. Avatar de Cruz
        Cruz

        É, é importante, mas seja do canvas ou não a abertura está memsmo mais rápida.

  5. Avatar de Cruz
    Cruz

    Bem, faz toda a diferença mesmo a abrir páginas, experimentem a versão chromium e se disserem que não provavelmente estarão a mentir.

  6. Avatar de Fernando

    Qualquer dia são os humanos que precisaram de actualizações para seguir as tecnologias…

    1. Avatar de Cruz
      Cruz

      Os humanos já há muito que precisam de actualizações, mais que não seja para seguirem o caminho do bom senso quanto a seguir a tecnologia ela não comanda a vida mas faz parte dela e recusar a sua evolução não parece sensato.

      Mas era que bom que pudessemos efectuar upgrades como se faz com a tecnologia, felizmente lá se chegará um dia.

      1. Avatar de Chromo
        Chromo

        Os humanos estão constantemente em actualização. Têm tido sempre uma evolução actualmente… só que retrógada.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Não te esqueças que és humano, ehehe

          Já agora é interessante uma “evolução retrógrada”.

          Cumprimentos

    2. Avatar de Omelete

      Concordo, sem dúvida. Mas acho que as tecnologias até estão a fazer-nos perder capacidades. Há muitas coisas que deixámos de fazer graças às tecnologias mas será que isso só tem vantagens? Quem é que hoje em dia sabe fazer contas de cabeça?
      Ganhamos muito mas também perdemos…

  7. Avatar de Fernando Mauro
    Fernando Mauro

    Que bom que existe o Google para promover essa evolução constante na web.
    Há dois a empresa lançou o Chrome e hoje esse navegador se tornou referência para todo o mercado.
    A princípio eu achei o browser interessante, mas sentia falta das extensões do Firefox.
    Hoje nem disso sinto mais falta e tornei o Chrome meu navegador principal.
    Fico muito feliz com aumento constante da velocidade do browser, porque nos poupa de atualizarmos constantemente o pc para acessar páginas da web cada vez mais complexas.
    Além disso, a evolução do Chrome incentiva a concorrência e força o mercado a melhorar seu navegadores.
    Quem ganha com isso?
    Nós usuários que temos produtos cada vez melhores e o principal GRÁTIS!

  8. Avatar de Marco
    Marco

    O chrome é uma palhaçada mais ou menos. Não tem funções nenhumas, é feio como um corno, extensões é tudo muito fraquinho, e os tipos preocupam-se é com a velocidade? Aprendam mas é com o Opera e com o Firefox!

    1. Avatar de Pako

      É mais rápido, mais leve e em extensões:

      Firefox – Results 1–20 of 4.087

      Chrome – Resultados 1 – 10 de 8,308

    2. Avatar de Joao Pedro
      Joao Pedro

      A velocidade interessa e faz toda a diferença para quem tem de trabalhar constantemente com a web e andar sempre a abrir e navegar entre sites.

    3. Avatar de Miguel Pereira

      “O chrome é uma palhaçada mais ou menos.”
      – Se é uma palhaçada então ri-te, assim ficas contente 🙂

      “Não tem funções nenhumas,”
      – Que funções é que não tem?

      “é feio como um corno,”
      – Gostos não se discutem.
      Simplesmente tem as coisas arrumadas e um estilo minimalista.
      Tem mais espaço para ver as páginas e menos espaço para barras e botões.

      “extensões é tudo muito fraquinho,”
      – Estranho, parece-me que há bastantes.

      “e os tipos preocupam-se é com a velocidade?”
      – Se és fã da lentidão podes sempre voltar para os antigos modem’s 56k.

      “Aprendam mas é com o Opera e com o Firefox!”
      – Neste momento todos aprendem uns com os outros. É por isso que os browsers estão a evoluir.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        O comentário foi tão estupido, se ele não gosta não usa.

        Nem discutem com ele, é Chrome Haters, só veio para aqui arranjar confusão.

        Ignora ele, qualquer pessoa que sua o Chrome sabe que o que ele disse é uma barbaridade autêntica.

    4. Avatar de Marisa Pinto

      Algo me diz que nunca experimentaste o Chrome… 🙂

  9. Avatar de Eri
    Eri

    O título do artigo está completamente ERRADO.

    1. Avatar de Joao Pedro
      Joao Pedro

      Há gente que gosta de confusão, não é mesmo ? Diz que está errado e não diz porquê ?

      1. Avatar de Vítor M.

        Eu sei porquê… sei muito bem a razão dessas pessoas, por isso é que certos comentários “publicitários” ficam presos na moderação, por falta de vergonha na cara.

        Mas como diz o caçador… deixa-os pousar!!!

    2. Avatar de Joao Pedro
      Joao Pedro

      Assim só vai criar confusão. Errado ? Podia explicar porquê, né ?

  10. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    e so p\ relatar para quem nao sabe colocar o recurso de aceleracao via hardware no browser do google versao 7, no navegador c\ o botao direito do mouse, em PROPRIEDADES, depois do nome aode esta instalado o chomme . exe incluir o seguinte

    –enable-accelerated-compositing

  11. Avatar de Adriafix
    Adriafix

    60 vezes mais rápido?

    Li bem ou preciso de ir mudar de lentes novamente?

    Gosto bastante do chrome e já o utilizo há bastante tempo, mas estou céptico em relação a esses números.

    ver para crer