Portugal: Também os boletins de vacinas vão ser digitais

29 Comentários

Será até ao final do ano que o Boletim de Vacinas irá passar a ser digital de uma forma global, para a totalidade da população em Portugal.

Com esta alteração, os registos das vacinas passarão a ser feitos de forma eletrónica e estarão à disposição de qualquer médico sempre que seja necessário consultar a informação de qualquer utente do SNS. Mas há mais.


Entre os dias 4 e 6 de abril irá acontecer em Lisboa o Portugal eHealth Summit, que contará com a participação de mais de 8 mil pessoas, segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Um dos temas que irá ser abordado no evento, será este mesmo, dos boletins eletrónicos de vacinas.

O final do ano é a meta dada pelo presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Henrique Martins, para que todos os registos de vacinas sejam feitos de forma digital para que possam ser consultados tanto pelos profissionais de saúde, quanto pelo utente, através da área do cidadão do portal do SNS.
 

As vantagens

Em primeiro lugar, com esta medida, o utente poderá passar a ser vacinado em qualquer centro de saúde do país. Depois, o acesso facilitado em qualquer unidade de saúde do SNS fará com que, por exemplo, em caso de urgência um médico consiga perceber de forma rápida se a vacina do tétano está em dia.

Atualmente e em fase de experiência, este tipo de registo digital já está a ser aplicado em cerca de cem mil utentes do litoral alentejano.

 

Também os resultados dos exames passarão a ser eletrónicos

Outra das medidas que está a ser analisada e que estará presente também amanhã no Portugal eHealth Summit será a possibilidade de acabar com os exames médicos em papel. Espera-se que a partir do meio do ano, os médicos de família possam receber por via eletrónica os resultados das análises prescritas aos utentes.

Para que estas medidas sejam possíveis, é necessário que o software disponível nos computadores do SNS tenha também a sua própria evolução e que se torne mais moderno. Este será também um tema que fará parte da agenda do evento.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de juq
    juq

    já não era sem tempo

  2. Avatar de Block
    Block

    Receber vacinas de forma digital é que era 🙂

  3. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Finalmente, pode ser que o meu boletim de vacinas ainda se aguente até passar para digital 😛

  4. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    eu penso k os medicos ja podem consultar os vacinas dos utentes atraves dos computadores deles de trabalho. eu uma vez fui ao medico e me esqueci do boletim de vacinas e o medico viu as minhas vacinas atraves do pc de trabalho dele

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    no artigo menciona as vantagens mas não menciona as desvantagens, eu percebo mas é bom relembrar as pessoas que existe desvantagens.

    1. Avatar de urtencio
    2. Avatar de André
      André

      Ahahah!
      “não menciona as desvantagens (…) é bom relembrar (…) que existe desvantagens”
      Agora dizer quais são é que ’tá quieto…

    3. Avatar de juq
      juq

      fica em aberto ( ele deve estar a tentar arranjar uma ou duas desvantagens, mas está dificil )

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        claro que existe desvantagens, há pessoas que decidem não tomar algumas vacinas porque não está comprovado a sua eficiência antes pelo contrário, com este novo método vai ser mais fácil “obrigar” alguns pacientes nomeadamente aqueles com menos recursos a tomarem as vacinas caso contrário é negada a assistência médica nos serviços públicos.

  6. Avatar de Alvega
    Alvega

    “o utente poderá passar a ser vacinado em qualquer centro de saúde do país”, nao posso estar mais do que CONTENTE, mas desolado por neste pais , medidas simples e lógicas, levarem anos a ser implementadas

    “Também os resultados dos exames passarão a ser eletrónicos”
    ” é necessário que o software disponível nos computadores do SNS tenha também a sua própria evolução “, e nao se esqueçam de ACTUALIZAR também a INTERAFCE (cadeira-teclado), pois algumas de tao antigas, somente falam de (Gajas, Caça, e Futebol), já nem sabem o que é ser Médico.

    Ps: mas quanto a medicamentos…estao sempre “actualizados”, pois a propaganda médica vai lhes dando uns “regalos” que a isso incentivam, e muitoooooo.

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      +1
      Quanto aos “regalos” era muito fácil de resolver. O utente tinha ao dispor na plataforma electronica um conjunto de 2-3 medicamentos para as condições que o utente já apresentou, considerando o melhor preço/eficácia no utente. Assim, se a condição voltar a aparecer o utente e o médico já sabe o que foi tomado e quem o receitou… Acaba-se logo a mama… Se houver asneira na medicação esse médico terá de ser chamado à responsabilidade.

  7. Avatar de Henry
    Henry

    E alguém me perguntou se concordo que o meu boletim esteja acessível a qualquer médico?? Isto é mais Big Brother e mais controle sobre mais um aspecto da vida das pessoas…

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      @Henry a última vez que consultei o Portal do SNS, tinham lá opções a dizer se consentia ou não que os profissionais de saúde ( não médicos ) podiam ter acesso aos meus dados. Agora se estão a ser respeitadas ou não essas permissões…

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Já estou a ver os médicos na sala de reuniões… ‘Olha este que não tomou a vacina do tétano ‘ Hahaha olha este que tomou penicilina, deve ter doído…’
      Sério? O problema dos teus dados não são os médicos que os acedem… São aqueles que acedem sem permissão (hackers)… E mesmo esses só trazem problemas caso tenham algo contra ti. Porque não há muito que possam fazer com um boletim de vacinas…

      1. Avatar de André
        André

        Seguindo essa lógica também podem comentar “olha este tem um peso de (…), olha aquele que tem diabetes e foi ali à máquina comprar doces, olha o outro que tem HIV (indo para casos mais extremos”.

    3. Avatar de juq
      juq

      estás com medo do quê? que vejam que te falta a vacina do tetano?… less paranoia please…

  8. Avatar de Micael54
    Micael54

    Mas como sempre em Portugal tecnologia começa assim… “Atualmente e em fase de experiência, este tipo de registo digital já está a ser aplicado em cerca de cem mil utentes do litoral alentejano.” Devagarinho.

    1. Avatar de André
      André

      Mas ainda bem que é assim! Pensa que se houvesse algum erro que não tivesse sido detetado na primeira fase de testes internos, pelo menos não atingiria toda a população. Estas coisas devem ser implementadas gradualmente.

  9. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Quero ser completamente livre de escolher as vacinas que desejo tomar. A lei por enquanto só obriga a 2 delas. Uma é a referida do tétano. Que um serviço que se apresenta para melhorar a informação não se torne numa perseguição. Ter conhecimento do que representa uma vacina na alteração do sistema imunitário é um dever do cidadão e deveria ser uma das funções do SNS fornecer essa informação. Que a vacinação obrigatória não seja mais uma fonte de receitas da industria que com os medicamentos já é a 3ª causa de mortes dos países com mais alto poder de compra.

    1. Avatar de Gordon
      Gordon

      está a colocar em causa a
      utilidade das vacinas?

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Primeiro estou a defender a liberdade de decisão. Liberdade de vacinação. A informação mais elementar passa por ler os folhetos dos químicos que se administram. Todos os folhetos informam dos efeitos secundários que a medicina oficializada já reconhece. Não existindo explicação oficial para as doenças raras. Reconhecendo que são falhas do sistema imunitário. O ser humano já existe há muitos milénios e não se extinguiu porque há um século se começaram a utilizar vacinas a uma geração cobaia. Informação científica existe só que nem toda abona a favor das decisões oficiais.

      2. Avatar de Bruno
  10. Avatar de Luis
    Luis

    É preciso é q o sistema informático funcione…..Antes de tudo o resto

    1. Avatar de André
      André

      É mais difícil falhar o sistema informático do que o boletim de vacinas durar-te uma vida inteira.

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Huh não, não é assim difícil…
        A nível de BD não sei mas a nível de fiabilidade de conexão, o sistema está mesmo mal estruturado.
        Por exemplo, se houver uma falha de conexão com a cloud o sistema estagna por completo sem possibilidade de modificação de dados em offline mode. Isto num hospital concorrido é mesmo sério… E já aconteceu várias vezes

        1. Avatar de André
          André

          Por isso é que deve existir redundância dos dados.

          1. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            Não vais meter uma copia BD completa em cada serviço hospitalar…
            O que devia ser feito era mesmo um offline Log que ia sincronizar aquando o estabelecimento da conexão.
            Mas esses problemas eles não estão muito interessados em resolver (envolve custo).

          2. Avatar de André
            André

            @PeFerreira98
            Provavelmente não sabes como funcionam os softwares que estão atualmente nos hospitais. Existe um serviço central (RNU – Registo Nacional de Utentes) em que são guardados alguns dos teus dados clínicos e pessoais. Sempre que o software acede ao teu processo clínico é feita uma sincronização com o RNU.
            Se o teu boletim de vacinas estiver no RNU, qualquer software (desde que certificado pela SPMS) pode ir buscar lá os teus dados.

  11. Avatar de Jose Medeiros
    Jose Medeiros

    boa tarde. Levei a vacina contra a febre amarela ha 5 anos. Não tenho a caderneta comigo. Sabem me informar se existe algum site onde eu possa verificar e imprimir um comprovante? MUito obrigado