Windows continua a ser Rei nos Desktops

65 Comentários

No mercado dos sistemas operativos para Desktop as escolhas não são muitas. Windows, GNU/Linux e MacOS são os principais mas, entre estes, o Windows lidera com uma super vantagem sobre o seu “rival”, o MacOS.

Conheçam os mais recentes dados da NetMarketShare relativamente ao mercado dos sistemas operativos para desktop.


Como já tínhamos informado, o Windows domina no Desktop!

No entanto, esse não é um domínio qualquer pois a vantagem para o GNU/Linux e MacOS é muita. Segundo dados da NetMarketShare, o Windows lidera o mercado dos Desktops com 91.59%. O MacOS apenas tem um share de 6.57% e o Linux 2.14%.

Os números, agora divulgados, falam por si e não há qualquer dúvida que o Windows domina e que não está a perder força neste segmento. No segmento mobile a história já é outra pois, cada vez mais, o Windows tem uma presença quase irrelevante no mercado dos sistemas operativos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Linux
    Linux

    Porque os fabricantes de hardware são uma bosta em relações a drivers para linux!
    Metem drives proprietário em condições e nunca mais na vida uso windows… Fácil…
    Agora, o meu pc tem um queda de 30% da perfomance à conta disso… por nem um ano tem e tem hardware especifico.

    1. Avatar de Zé do arch
      Zé do arch

      Isso é o clássico utilizador de linux(noob), que diz que usa linux, ya 1 vez por ano só para experimentar a distro nova de ubuntu.

      Já uso linux há mais de 5 anos Arch Linux, e não tenho problemas. o único mesmo é a bateria porque de resto funciona tudo 5*.

      Isso dos drivers é treta… Já agora como é que sabes que tens uma queda de 30% de performance no teu pc? gostava de saber como fizeste essas medições nos dois sistemas operativos.

      1. Avatar de Linux
        Linux

        Noob? Anyway, assumo que isso do “noob” foi para mim, e uso linux diariamente (admin system). E ele roda bem, em computadores especificos (dell xps, thinkpad por exemplo). Em pc “caseiros”, não tens hipotse, pois existem drivers muitos especificos.. queres um exemplo? placas wireless, funcionam bem? Claro, mas no windows funcionam muito melhor (pro set intel, opt intel, etc), não falo de velocidades de internet por amor de deus, pois isso não é tudo que as placas fazem.
        30% -> drivers para grafica (no meu pc pessoal de 13″, não tem placa dedicada), e no windows as drivers são melhor para as especificas intel. Outro exemplo? Colunas, Bang & Olufsen, Kardom, etc… drivers em que tens melhor perfomance, muito melhor, no Windows porque não existem aqueles controlares especificos da marca.. mas como queres dar um de “ando à 5 anos no Arch”, não te percepites ok?
        Bateria, nem comento, pois o Linux em bateria tem tendencia a ter uns 40% de pior perfomance… E explicava-te aqui mais um exemplos, só para que na próxima vez, não digas asneiras.

        Testes? consegues ver isso no uso do teu dia a dia, na perfomance que o sistema que ao teu olho nu… mas não vou aqui explicar a quem é pro em linux.

        Já agora, uso debian no meu 15″

        1. Avatar de Doni
          Doni

          Bateria durando menos no linux? Essa é novidade para mim. No meu notebook da Samsung eu consigo de 2 à 3 horas a mais de uso no Linux.
          Quanto aos drivers, isso realmente é um problema, os fabricantes não gostam de investir, só de lucrar. Mas esse problema você também encontra entre versões do Windows. A Intel não fez e não vai fazer drivers da minha placa de rede para o Windows Server 2016. Por esse motivo eu sempre verifico a compatibilidade do dispositivo antes de comprar.
          Outro problema comum é que muitos iniciantes no linux escolhem as distros mais populares que para “garantir estabilidade” mantem o kernel desatualizado. Até hoje o Ubuntu não vem com os drivers wireless do meu notebook que já tem 5 anos, enquanto o Fedora e o Arch funciona sem ter que compilar kernel “no braço”.
          Eu também não tenho placa de vídeo dedicada, e percebo que nos jogos realmente feitos para linux eles funcionam melhores do que os do Windows (vide os jogos da Valve portados), os que tem desempenho ruim são aqueles ports mal feitos, muitas vezes usando o wine.
          Uso os três sistemas, e meu preferido é o linux por sua estabilidade e produtividade. O Mac chega perto, mas ainda tem suas limitações.

          1. Avatar de Linux
            Linux

            A bateria é um problema principalmente no ubuntu devido asinterfaces gráficas e processos desnecessários. Aconselho, vivamente, a instalar debian puro.
            E eu tenho o meu kernel, actualizado, ou seja, 4.10 atraves do site “kernel.org” que tens lá os patches.
            Mesmo assim tens bastantes problemas porque as marcas metem nojo neste requisito mínimo. Pois, os drivers deviam ser genericos e nao especificos da porcaria de um SO.

        2. Avatar de azorean
          azorean

          Gosto 🙂

    2. Avatar de fla
      fla

      Não há interesse em Linux, portanto não há drivers. Eu uso Linux e sinceramente não aconselhava isto para o utilizador comum…

      1. Avatar de rfonz
        rfonz

        A Microsoft a provar do próprio veneno na parte móvel

      2. Avatar de Antero
        Antero

        Nao percebo porque insistem no linux quando é muito mais dificil de usar e n traz vantagens nenhumas pelo contrario..fica-se privado de software mais variado e mto melhor em macOS e windows

        1. Avatar de andre
          andre

          A grande vantagem para quem o sabe usar é que tens acesso ao código todo e podes alterar à tua vontade e ver como funciona, nos outros não tens essa possibilidade.

          1. Avatar de Linux
            Linux

            Essa é a grande vantagem, por isso é que o linux é top em servers, porque podes configurar como quiseres e aquilo funciona às mil maravilhas, mas em nivel caseira… deixa a desejar, as vezes

          2. Avatar de VitorS
            VitorS

            idaí? enorme vantagem…

          3. Avatar de Tiago Sousa
            Tiago Sousa

            Sem dúvida muito especialmente especialmente para todos aqueles que sabem que um Shell comesse com um bom vinho branco e batata a murro. É por isto que o Linux mais dia menos dia vai ser rei e senhor.

        2. Avatar de Francisco C
          Francisco C

          O Antero ofendeu alguém? Não, apenas deu a sua opinião que é 1 direito que ele tem! Agora tu, não tens o mínimo direito de insultar quem tenha uma opinião contrária à tua!
          Cresce e aprende a ser educado!

        3. Avatar de NuvemBranca
          NuvemBranca

          Francisco C, o mesmo que ele me disse noutro artigo pplware. por isso também merece

          1. Avatar de Francisco C
            Francisco C

            Nuvem Branca, não sabia disso. De qualquer modo, se fazes o mesmo perdes a razão é desces ao mesmo nível.
            Por vezes há situações que mais vale serem ignoradas.

            Cumprimentos

  2. Avatar de censo
    censo

    Se estamos a falar do e só do desktop, porquê a referencia ao mobile ? Julgo que isso não tem qualquer interesse para a noticia.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      nao deixa de ser um sistema operativo.

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Com o mesmo kernel mas os iluminados ainda não chegaram lá…

  3. Avatar de Pllz
    Pllz

    A vantagem para Mac OS é muita? O que é certo é que com o hardware do Mac não dá para fazer nada de trabalhos que requerem muito processamento ou para jogar em condições por exemplo, especialmente porque para aumentarem a margem de lucro usam AMD em vez de nvidia e o Linux tem um péssimo suporte de drivers optimizados. No entanto em Windows não só tem suporte de drivers como é possível ter hardware muito mas muito superior a Mac. Mas claro perde se courage e social status no Starbucks mais próximo.

  4. Avatar de 4044logic
    4044logic

    ““rival”, o MacOS.” isso é o mesmo que dizer que o windows phone é o rival do Android.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se está na corrida…é rival (pode ser forte ou fraco)

      1. Avatar de 4044logic
        4044logic

        Chrome OS também esta na corrida e no entanto. Sabemos perfeitamente o que querem dizer quando falam em rival, independentemente da areia que querem mandar para os utilizadores e esconderem-se atrás de interpretações. Basta fazer uma breve leitura sobre os “artigos” anteriores em que são referidos os dois sistemas operativos para ter uma clara ideia do favoritismo praticado neste blog.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Mas está nas estatísticas?

          1. Avatar de wishmaster
            wishmaster

            O Pedro Pinto tem razão. “Rival” pode ser utilizado para denominar quem é competidor com outrem, mas também se chama a quem é semelhante na concorrência com outrem….Normalmente, é utilizado nesta segunda acepção.

            Embora ache que o Pplware por vezes demonstra um pouco de parcialidade, acho que neste caso não me parece que o tenha feito.

  5. Avatar de Torres
    Torres

    Digam o que disserem… Windows 10!!

    1. Avatar de anónimo
      anónimo

      Se quiseres ser espiado continua a usar o windows 10, para mim o único problema do windows 10 é a falta de privacidade

      1. Avatar de andre
        andre

        Qualquer sistema, nas mãos certas é relativamente seguro, seja Windows, Mac, Linux, BSD, etc… 100% seguro não existe…

      2. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Mas o Anónimo provavelmente tem gmail, e a partir daqui pode ter a certeza que é mais “espiado” do que no W10. Não sei se já mudaram, mas ainda não há muito tempo todo o correio era propriedade da Google; mesmo que os apagássemos ficavam guardados durante 15 anos!

      3. Avatar de Torres
        Torres

        Se não queres ser espiado então deixa a net de lado
        Eu não tenho nada a esconder, por isso podem espiar à vontade

        1. Avatar de Okok
          Okok

          Eu não tenho nada a esconder, mas também não tenho nada que lhes queira mostrar. Eu acho que deviam de ler a privacidade do Windows 10, nem imaginam o que lá diz, é um abuso extremo. Mas cada um faz o que quer, eu consigo utilizar a net e ter privacidade, tenho é que ter cuidado em muita coisa.

  6. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    E nos desktops/laptops acima de 1000€?

    Tá quieto, só se vende é Mac!

    1. Avatar de lolipop
      lolipop

      Temos comediante

    2. Avatar de Freitas
      Freitas

      Gostei da piada

    3. Avatar de Torres
      Torres

      Ainda bem que disseste isso no dia 1 de abril…

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        É preciso dizer hoje outra vez?

    4. Avatar de ms
      ms

      HP SPECTER…. sonho de consumo

  7. Avatar de eaefea
    eaefea

    O que está ali a fazer o “Other” ?

    Não percebi…

    1. Avatar de andre
      andre

      DesktopBSD por exemplo, há outros…

  8. Avatar de khidreal
    khidreal

    se eu tivesse de escolher entre os 3, iria para o Linux. primeiro é gratuito, é possivel falar com os proprios desenvolvedores (não tipo microsoft ou apple que apenas disponibilizam um forum), é possivel dar ideias, tirar duvidas com os desenvolvedores sobre alguma coisa, as comunidades são pequenas mas muito amistosas e sempre prontas a ajudar e a gastar o seu tempo conosco (no Reddit, quando eu tinha conta, perguntei acerca de um programa para mostrar se tenho caps lock ligado, já que o meu pc carece de indicador… não gostei do que havia… um gajo da Holanda desenvolveu-me um programa para me mostrar o indicador praticamente igual ao que eu tinha no PC quando era windows. este é o nivel de ajuda que se terá nas comunidades linux. isto não existe nas comunidades windows ou mac).
    para além disso o linux é opensource, pode-se otimizar tudo, mas mesmo tudo… já vi no youtube terminais com mais de 10 anos que eram tão rapidos quanto o meu, que tem apenas 2 anos…

    1. Avatar de Torres
      Torres

      Se todos os sistemas fossem como o Linux as pessoas iam se queixar muito porque iam perder demasiado tempo a pesquisar quais os comandos a usar… Por isso nenhum outro sistema é igual ao Linux, sendo que para não perder tempo o melhor é o windows, este é mais intuitivo em relação aos outros
      Não estou a dizer que o Linux é mau, porque já experimentei o Ubuntu e achei engraçado… Mas para mim é só mesmo um sistema para usar um bocado e depois esquecer porque para o dia a dia não dá

    2. Avatar de Cesar
      Cesar

      Só por curiosidade. Por acaso alguma vez você chegou a modificar algo no código-fonte do kernel do Linux e recompilado por alguma necessidade?

  9. Avatar de João Luís
    João Luís

    Numa analogia não é o carro mais vendido que é o melhor …

    1. Avatar de miguel
      miguel

      o carro mais vendido do mundo é o Toyota, e por acaso é o carro com melhor preço/qualidade que arranjas :b ehehe um abraço!

      1. Avatar de João Luís
        João Luís

        Ia 🙂
        Se calhar o windows é isso mesmo ; não é o melhor mas tem preço/qualidade.
        Não concordo e não vale a pena lançar o velho debate de windows vs osx vs linux já cansa ; que cada um escolha o que preferir 🙂
        Abc 🙂

  10. Avatar de Cesar
    Cesar

    Nos meus primeiros tempos de aprendizagem eu usei o Windows em tudo até ter chegado o momento que eu perdi a paciência e tomei coragem de conhecer o Linux. Não foi fácil, mas com a vontade fui aprendendo e gostando cada vez mais até conseguir ficar independente do Windows. Tudo estava indo bem com o Linux, só que eu tinha vontade de conhecer o MacOS, então comprei um Mac Mini com desconto à vista e me apaixonei. Até hoje continuo usando o MacOS, nunca precisei formatar pois não tem o defeito do Windows que sempre depois de um bom tempo de uso já começa a ficar lento. Pra mim o MacOS é um sistema perfeito.

    1. Avatar de Torres
      Torres

      Já não é 1 de abril…
      Os gostos não se discutem, mas Mac tem um sistema perfeito? Se Mac tem um sistema perfeito então o windows 10 é o Deus dos sistemas (sim, já não é preciso formatar para além de que é muito mais intuitivo)

      1. Avatar de Cesar
        Cesar

        Você já usou outro SO além do Windows?

  11. Avatar de Eu
    Eu

    Quanto 100% dos PC vendidos vêm com o Windows, e tudo faz-se para dificultar as opções, está tudo dito.

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    O melhor SO de todos, a anos luz dos outros!
    I love Windows

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      … and malware loves you…

  13. Avatar de Manuel Moura
    Manuel Moura

    A nossa cooperativa, ECG – Cooperativa Cultural CRL, fundada em 2015, decidiu instalar Debian 8 e LibreOffice 4 em todos os nossos computadores (desktop e laptop). Vamos para o segundo ano de atividade e , com exceção da necessidade pontual de criarmos à dias atrás uma máquina virtual com Windows para acesso restrito a um software de uma empresa espanhola que não disponibiliza uma versão linux, jamais sentimos qualquer dificuldade em aceder a todas as ferramentas de trabalho de que necessitamos para a nossa atividade diária (e trabalhamos com “n” empresas distintas de vários ramos de atividade).
    A maior vantagem sentida até hoje? Estabilidade total e segurança impressionante de um sistema/distribuição que resultou em “zero-downtime” das máquinas e uma total ausência de dores de cabeça com as ameaças do “costume” (como vírus, malwares e C.ª) para toda a organização.
    Dificuldades sentidas (muito poucas) pelos utilizadores na adaptação ao sistema? Resolvidas na primeira semana de arranque do projeto!
    Somos uma instituição sem fins lucrativos e, na região de Braga e Porto, apoiamos as microempresas que desejem testar a opção GNU/Linux nos seus sistemas operativos. Façam o pedido em http://www.ecgcoop.org/contactos

    1. Avatar de MJSantos
      MJSantos

      Quantos postos de trabalho? quantos utilizadores? Tipo de utilização?
      Se a utilização for de apenas navegação na internet, processamento de texto e folha de calculo basica, não me admira que isso tenha acontecido.

      1. Avatar de Manuel Moura
        Manuel Moura

        Boas. 6 postos (4 laptop HP, ASUS e Toshiba, 1 desktop marca branca entretanto substituído por um Dell e outro HP) e 5 utilizadores em permanência. A utilização é muito exigente dado que se trata de uma instituição que tem de processar diariamente inúmeras ordens de pagamento, dezenas de emails, “n” impressões, digitalizações, atualizações em folhas de cálculo (algumas delas com macros elaboradas por seguradoras), emissão de faturas e recibos, tratamento de imagem, etc, etc.