Ubuntu 10.10 Marverick Meerkat Beta disponível

30 Comentários

Maverick Meerkat tem poucas atualizações na versão desktop, mas uma interface renovada para netbooks

Depois de termos apresentado aqui no pplware  como actualizar o Ubuntu 10.04 para o Ubuntu 10.10 Marverick Meerkat, hoje voltamos a trazer boas notícias para os fanboys Linux.

A versão Ubuntu 10.10 Marverick Meerkat Beta foi recentemente disponível e há um conjunto de alterações para a versões para Desktop e Netbook.

Ubuntu_10

Ubuntu 10.10 Marverick Meerkat Desktop Edition Beta

Muitas novidades a nível dos temas que fazem parte desta distribuição. Essas novidades podem verificadas no vídeo seguinte. O gestor de padrão do imagens deixa de ser o F-Spot e passa a ser Shotwell e há a promessa de Promessa de boot mais rápido. Foram também realizadas alterações a nível da Software Store (histórico das instalações já realizadas, destaques, programas mais populares, etc) e no cliente para redes sociais Gwibber.

Ubuntu Netbook Edition Marverick Meerkat 10.10 Beta

A versão para netbooks traz uma grande novidade a nível do visual do sistema que foi completamente alterada, para que haja melhor rendimento a nível de performance do sistema. O Ubuntu Netbook Edition (UNE) recorre a  interface Unity, que permitesubstituir a barra de tarefas tradicional por botões laterais, garantindo assim uma melhor organização do ambiente de trabalho.

Relembramos que a versão RC (Release candidate) do Ubuntu 10.10 chegará a 30 de Setembro, segundo o anunciado na página do projecto. A versão final estará disponível a partir do dia 10 de Outubro. Lembramos mais uma vez que não é aconselhado usarem este tipo de versões em máquinas em produção.

Download: ubuntu-10.10-beta-dvd-amd64.iso [4,2 GB] | Torrent aqui
Download: ubuntu-10.10-beta-dvd-i386.iso [4,1 GB] | Torrent aqui
Homepage: Ubuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    4GB? Tão grande?

    :/

    1. Avatar de Ricardo M (Ricmacas)
      Ricardo M (Ricmacas)

      Versão DVD.

    2. Avatar de shenmue
      shenmue

      Alguém aqui no fórum me sabe dizer como alterar os botões do lado esquerdo para o lado direito no ubuntu 10.10?

      Desde já agradecia!

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    já que sou um “fanboy Linux”

    vejam este videozinho:

    http://www.youtube.com/watch?v=_75rGr5vENs&feature=player_embedded

  3. Avatar de Corvo
    Corvo

    boass ppl.. gostaria de saber se da para correr com o wubi tb para ter dual boot.. juntamente com o windows sem ter de formatar a makina para ter de faxer uma partiçao…. abraços

    1. Avatar de Billy
      Billy

      Resposta no comentário seguinte…

  4. Avatar de Billy
    Billy

    Corvo não é necessário formatar a máquina, na instalação do ubuntu crias uma nova partição, a capacidade da mesma é “roubada” da partição atual do windows…Cumpz

  5. Avatar de Emannxx

    4 GB O.o ???

    Qual é exactamente a vantagem entre ser no formato DVD ou CD?

  6. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    vou dar um concelho ao pessoal que utilize ubuntu não façam a actualização para a versão 10.10 pois contem muitos erros.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Erros como “concelho”?

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        vários tipos erros na reprodução de filmes HD de blu-ray, programas que não se consegue desinstalar como o libva , e muitos outros erros, para mim alias a versão melhor é 10.04 pois essa é que terá o um suporte mais longo e com isso vai se corrigir mais erros e ai fica mais estável do que os lançamentos em 6 e 6 meses, para quer estabilidade mantenha-se no 10.04, por as outras versões de 6 meses são de desenvolvimento hás vezes o que é novo não significa qualidade. se querem uma distro com novidades e estável instalem o ArchLinux é difícil instalar este sistema, mas depois de instalado não vai ser preciso instalar outras-vez sempre que a uma nova versão do gnome ou kde.

        1. Avatar de mari
          mari

          ‘tapa com luva de pelica’

          1. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            ‘tapa com luva de pelica’

            isto significa o que ? onde ponho a pelica

          2. Avatar de Jose
            Jose

            Significa que disseste asneira, as outras releases de 6 em 6 meses, são tão estáveis como as de LTS, diferença, que são lançadas mais rapidamente.

            E como se diz, isto é BETA, e não o produto final, por isso, erros é normal.

          3. Avatar de CMatomic
            CMatomic

            @jose

            sim tu é que sabes, se achas que 6 em 6 meses é estável não tas pensar mal, mas esqueces que os novos utilizadores vão ficar confusos, por digo é mais estável a LTS

  7. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Tive ver uma noticia no youtube e ao que parece o Synaptic vai poderá desaparecer na versão 11.04.

    Se isto acontecer mudo de distro e a mais provável vai ser Archlinux,pois já utilizo no meu portátil.

  8. Avatar de shenmue
    shenmue

    Alguém aqui no fórum me sabe dizer como alterar os botões do lado esquerdo para o lado direito no ubuntu 10.10?

    1. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      ctrl+F2
      gconf-editor
      apps
      metacity
      general
      button_layout —> menu:minimize,maixmizem,close.

      Agora cala-te e aprende a pesquisar no google.

  9. Avatar de João Dias
    João Dias

    @Shenmue
    Instala o Ubuntu Tweak, permite fazer isso e muitas mais coisas.

    Há mais uma novidade a mencionar. A instalação de ficheiros .deb vai ser feita na janela do centro de software. Ufa, uma excelente novidade! Mesmo para os que são utilizadores avançados do Ubuntu. Assim acabam-se com as janelas tecnicamente confusas e pouco usáveis.
    Link para a notícia:
    http://www.omgubuntu.co.uk/2010/09/ubuntu-software-centre-handles-now-deb-installations-in-maverick/

    Já há também noticia da primeira aplicação paga disponível no Centro de Software do Maverick.
    http://www.omgubuntu.co.uk/2010/09/software-centre-adds-first-paid-app-fluendo-dvd-player/

    Eu já uso o Shotwell, é realmente muito mais usável que o F-Spot, e mais organizadinho.

  10. Avatar de Jose
    Jose

    O Ubuntu precisa de uma ferramenta de editar imagens, melhor. 8D

    1. Avatar de point
      point

      melhor que o gimp??

    2. Avatar de João Dias
      João Dias

      Pá, melhor que o GIMP, por zero mocas, não estou a ver nenhum…

  11. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Eu tenho um problema: Comprei um pc fixo novo com motherboard Asus e placa NVidia. Instalei o Lucid Lynx e passado um tempo aleatório o rato e o teclado ligados por porta PS/2 deixam de responder. Tudo o resto corre normalmente.

    Se ligar um rato USB funciona portanto são só mesmo as portas PS/2. Já tentei googlar sobre o problema mas não consegui resolver nada.. =( Alguém me pode ajudar?

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Pedido de ajuda URGENTE
    Desculpem, mas se alguém teve o mesmo problema ou sabe como resolver, agradecia umas dicas por favor. Actualizei ontem do 10.04 para o 10.10, corru tudo bem sem erros, pede-me para reiniciar e arranca pede-me o login e password, mas não em modo grafico, mas em linha de comandos, tipo dos, coloco o login e password, que aceita, mas não sai da linha de comandos, fico como em modo terminal, mas em ecran total preto, tipo dos. Agradeço toda a ajuda que me possam dar.

    1. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      “startx”

      Para que queres o Ubuntu se não sabes mexer nele? Peço desculpa por ser tão directo, mas isto é b-á-bá do linux.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Bem, não vou comentar a tua frontalidade, apenas agradecer a ajuda, obrigado 😉

  13. Avatar de Antunes Varela
    Antunes Varela

    Aconteceu-me o mesmo que ao Paulo e sou utilizador do Ubuntu há bastante tempo mas sou um autodidacta.
    Não é vergonha perguntar e a resposta do João Henriques não é lá muito indicada.
    Obrigado a quem ajudar.

  14. Avatar de Antunes Varela
    Antunes Varela

    Baixei o Ubuntu 10.10 aqui do site e instalei.Funciona sem problemas.
    Alguém já tem um tutorial multimédia para esta versao?
    Agradeço