Gboard para iPhone: O teclado que você fala e ele escreve

26 Comentários

Desde que a Apple abriu o iOS a novos teclados as ofertas não têm parado de aparecer. Cada uma com as suas características únicas sempre com o objetivo de conquistar o maior número de utilizadores.

Um dos teclado com mais sucesso para o iOS é o Gboard que agora ganhou uma funcionalidade simplesmente fantástica…o reconhecimento de voz.



O Gboard é um teclado desenvolvido pela Google que oferece um conjunto vasto de funcionalidades. Com a última atualização, este teclado passou a suportar o reconhecimento de voz (algo que também está disponível no teclado nativo do iOS), uma funcionalidade bastante interessante e que não está presente em muitos outros teclados por questões de restrições da própria Apple.

Para contornar essas limitações, depois do utilizador carregar durante alguns segundos na tecla espaço, abre-se o Gboard onde é feito o reconhecimento da voz. O resultado é depois importado para o local onde estávamos a escrever. Obviamente isto acontece tudo de uma forma transparente para o utilizador.

Além do reconhecimento de voz, esta última versão ganhou também suporte para 15 idiomas, suporte para Google Doodles e também novos Emojis. O Gboard facilita a vida a todos os utilizadores, colocando-lhes à distância de um dedo todo o universo de pesquisas da Google.

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nope
    Nope

    Bem, como diz no post, o teclado nativo do iOS 10 também converte voz em texto.
    Não havia era mais nenhum por impedimento da Apple. A Google com Gboard deu-lhe a volta.

    O Gboard é também “teclado swift” (deslizar os dedos pelas letras para escrever). Quer a voz para texto, quer o “swift”, achei-os impecáveis.
    P.S. Não são precisos segundos para ativar o Gboard – é pressionar e largar.

    1. Avatar de Nope
      Nope

      P.S. Não são precisos segundos para ativar – a voz para texto – do Gboard – é pressionar e largar.

    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Por impedimento da Apple, não, não havia era ninguém a fazer, a Google não deu volta nenhuma…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Então nao deu, repara que não é uma funcionalidade direta.

      2. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        O iOS não permite acesso ao microfone a partir de uma extensão, qualquer que seja o tipo: teclado, etc

      3. Avatar de Nope
        Nope

        Eu explico. A “voz para texto” do Gboard não é feita através do teclado, porque a Apple não permite. Premindo a tecla “espaço” onde está o símbolo do microfone do Gboard (não é o símbolo “microfone”do teclado do iOS) abre-se a app Gboard para a qual se fala e que traduz para texto.
        A Gooogle deu a volta sim – não está disponível para terceiros a API do teclado nativo do iOS, com acesso ao microfone, que permite converter voz em texto – por isso o que faz o teclado Gboard é lançar a app Gboard que faz isso.
        Se for preciso faço um desenho 🙂

  2. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    «…uma funcionalidade bastante interessante e que não está presente em muitos outros teclados por questões de restrições da própria Apple.»

    Apple no seu melhor.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Eu gostava era de ver fontes para essa afirmação l.

    2. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Tem a ver com segurança para que não sejam expostas APIs que permitam contornar as restrições de acesso ao microfone sem que a pessoa se aperceba disso visualmente.

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        E porque o ios em vez de bloquear e não dar acesso, não perguntar ao utilizador se pode dar esse acesso?

        É o mesmo que o windows por sistema não permitisse a utilização da câmara ou microfone no portátil.

        1. Avatar de Guiomar
          Guiomar

          Paulo Ramos, o iOS há muito que permite controlar/definir o acesso ao microfone por aplicação, mas uma extensão de teclado (ou outra) actua fora das aplicações ou seja quebraria a definição da aplicação com a agravante da pessoa poder não se aperceber disso.

  3. Avatar de nuno
    nuno

    a “escrita” por voz não funciona, ao selecionar esta opção, aparece um simbolo com microfone azul e ao falarmos para o telemóvel , simplesmente não aparece qualquer palavra dita ou outra , nada…

    1. Avatar de Nope
      Nope

      Explica lá o que é que não funciona. Activaste o teclado Gboard: Geral > Teclado > Teclados > Adicionar teclado … Gboard
      Depois de instalado, começa a escrever por exemplo uma nota, prime a tecla “space” que é onde aparece o símbolo do microfone, fala para a app Gboard lançada pelo teclado e na nota vai aparecerce escrito o que disseste.
      P.S. Se nunca usaste um teclado “swift” desliza o dedo pelas letras. Com prática há quem o prefira em vez de teclar.

  4. Avatar de Ruben
    Ruben

    O SwiftKey funciona por voz e muito bem. Apanha quase tudo o que digo e pouco se engana. Isto para Android.

    1. Avatar de Nope
      Nope

      O teclado nativo do iOs faz isso (mas não faz swift). Mas no iOS o SwiftKey não “ouve e escreve” porque a Apple não permite. Foi a isso que o Gboard deu a volta.

  5. Avatar de Zucked
    Zucked

    A Google vai adorar ouvir e ler as vossas conversas.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Ao utilizar o teclado deles sim. Ao utilizar o teclado nativo é a Apple que vai ouvir as nossas conversas. É escolher qual dos 2 deve ter esse privilégio.

      1. Avatar de Nope
        Nope

        É assim. No iOS as funcionalidades Siri e “Ditado” (“speech to text”, reconhecimento de voz, conversão de voz em texto) exige a utilização de servidores da Apple. Para as ativar aparece um aviso “A funcionalidade Ditado envia à Apple informação como dados da voz, contactos e localização para processar os seus pedidos”. Quem usa aceita que tais dados possam ser usados para permitir a utilização e melhorar o Siri e o Ditado – de acordo com a política de privacidade.

        As funcionalidades/serviços equivalente da Google (ou da Microsoft, ou da Amazon) também exige o envio de dados para os respetivos servidores.

        De modos que é assim, na questão da “voz” quer a Google (Gboard, Google Assistant e apps de terceiros que o usam), quer a Apple (teclado nativo, Siri e apps de terceiros que o usam, recebem dados adicionais. Do que lhe fazem, para além de permitir usar essas funcionalidades e permitir melhorias, depende da política de privacidade, se for totalmente transparente. Agora, não há dúvida que se atribui à Google, exageradamente ou não, que recolhe (e indexa/relaciona) toda a informação sobre os utilizadores.

        Para fins comerciais não tenho a mínima dúvida – se hoje fizer uma pesquisa no Google, sem ter feito logoff, por exemplo no Gmail, sobre um produto da Amazon, sé certo e sabido que se amanhã for a um site com espaço para publicidade da Google é certo e sabido que esse produto lá está destacado. A Google também não nega que “lê automaticamente” o conteúdo dos mails do Gmail para, segundo ela, oferecer melhor publicidade dirigida ao utilizador. Como a publicidade dirigida, não agressiva, não me incomoda, não me ralo. Mas fico sempre com a desconfiança: “Mas a Google já sabe tudo sobre mim ou falta-lhe alguma coisa”.

        Quanto à Apple, a fama de “big brother” não é tanta.

  6. Avatar de Peixe na água
    Peixe na água

    no meu iPhone 7 já dei voltas ao Gboard… mas não consigo qeu apareça esse tal microfone na tecla de espaço… quando pressiono + 1 segundo fico com o teclado em branco para poder movimentar o cursor…
    Alguém me pode ajudar? Obrigado.

    1. Avatar de Nope
      Nope

      O teclado em branco para movimentar o cursor é uma API do teclado nativo do iOS que o Gboard também utiliza. Podes manter pressionado em qualquer ponto do teclado que acontece o mesmo.

      São duas coisas distintas – instalar a app e ativar o teclado.
      Se, depois de instalar a app, não ativaste o teclado, é em: Geral > Teclado > Teclados > Adicionar teclado … Gboard

      Em qualquer dos teclados que se esteja a utilizar aparece o símbolo do globo para alternar entre os instalados (nativo do iOS, emojis, Gboard ,,,).
      Quando o Gboard está ativo vê-se bem porque aparece um G como atalho para a pesquisa Google e é swift (escreve deslizando o dedo pelas letras). O microfone do Gboard aparece na tecla space, basta pressionar lá e começar a falar.
      Ativa também o “Ditado” usando o teclado nativo do iOS e vê qual é melhor na “voz para texto”. Eu gostei do Gboard por também ser swift.

      1. Avatar de Nope
        Nope

        … O microfone do Gboard aparece na tecla space, basta pressionar lá – largar (não é manter premido) para aparecer a janela da App Gboard – e começar a falar.

      2. Avatar de Peixe na água
        Peixe na água

        Obrigado pela ajuda. Eu não disse, mas o Gboard está instalado (e atualizado) e a funcionar com todas as features excepto o microfone. Nas definições do Gboard não me aparece a possibilidade de ligar/desligar micro. Uso o teclado mas não me aparece o tal microfone na tecla espaço… há mais alguma dica? obrigado.

        1. Avatar de Nope
          Nope

          O microfone tem que aparecer na tecla “space” como está na imagem do post.
          (vê a resposta que saiu abaixo)

  7. Avatar de Nope
    Nope

    Só vejo uma possibilidade – nas definições do Gboard “teclado” não está ativo “Entrada de texto por voz”.

    Desmarque no meu e foi-se o microfone