Efeito iPhone 7? Apple já vende mais smartphones que a Samsung

68 Comentários

As lutas pelo top de vendas de smartphones resumem-se por norma aos dois maiores fabricantes. Apple e Samsung estão sempre no topo, com a marca sul-coreana a ter sempre uma vantagem final.

Mas este cenário mudou neste trimestre e a Apple conseguiu roubar a liderança, sendo agora a marca que mais smartphones colocou no mercado.

Apple Samsung

Agora que os resultados de vendas do primeiro trimestre fiscal de 2017 das principais marcas estão apresentados, é hora de olhar para o mercado e avaliar como foi este período.

As vendas da Apple destronaram a Samsung

O cenário, de acordo com a Strategy Analytics, parece ter mudado face ao que vinha a acontecer há já muitos anos. A Apple, com os seus 78,3 milhões de iPhones vendidos, bateu a Samsung, que colocou no mercado 77,5 milhões de smartphones no mesmo período.

Esta diferença de valores consegue dar à Apple uma quota de mercado de 17,8% e 17,7% à Samsung. A lista continua depois com várias marcas chinesas, destacando-se a Huawei que segue de forma firme no terceiro lugar da tabela.

Vendas e quota de mercado de smartphones por fabricante no 4º Trimestre de 2016

Vendas globais de smartphones por fabricante (milhões de unidades) Q4 ’15 2015 Q4 ’16 2016
Samsung 81.3 319.7 77.5 309.4
Apple 74.8 231.5 78.3 215.4
Huawei 32.6 107.1 44.9 138.8
OPPO 14.8 39.7 29.5 84.6
Vivo 13.3 39.0 25.6 71.9
Others 186.2 703.2 182.9 668.1
Total 403.0 1440.2 438.7 1488.2
Quota de mercado de smartphones por fabricante (%) Q4 ’15 2015 Q4 ’16 2016
Samsung 20.2% 22.2% 17.7% 20.8%
Apple 18.6% 16.1% 17.8% 14.5%
Huawei 8.1% 7.4% 10.2% 9.3%
OPPO 3.7% 2.8% 6.7% 5.7%
Vivo 3.3% 2.7% 5.8% 4.8%
Others 46.2% 48.8% 41.7% 44.9%
Total 100.0% 100.0% 100.0% 100.0%
Crescimento Total: Ano-a-Ano (%) 6.0% 12.2% 8.9% 3.3%

Mesmo com este aumento de vendas por parte da Apple, a empresa ainda não consegue ter a primeira posição no acumulado do ano, onde a Samsung mantém a liderança. Caso as vendas da Apple se mantenham a este ritmo, provavelmente no próximo trimestre vão haver novas mudanças, mas agora nos dados referentes ao ano de 2017.

As marcas concorrentes estão a aproximar-se

É curioso no entanto reparar que tanto a Apple como a Samsung, mesmo tendo aumentos de vendas, acabaram por ter uma diminuição na sua posição global no mercado, fruto de crescimentos de vendas dos restantes concorrentes.

Este trimestre parece marcar uma mudança no mercado dos smartphones. A Apple está a aproximar-se da liderança das vendas, tendo conseguido roubar o título à Samsung, que vai agora tentar deixar para trás todos os problemas que teve em 2016.

Via Strategy Analytics

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Golden
    Golden

    Acho que este ano aconteceu isso muito pelo fracasso do Note 7, mas não deixa de ser uma boa marca para a Apple sem dúvida.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Não acho que isso seja verdade. Os clientes do Note 7 são um nicho. Regra geral os clientes da gama Note não compram Apple. O Note é único no seu segmento, não tem concorrência. O diferencial que o distingue é justamente a S pen. É isso que leva à compra deste modelo em particular, pelo seus clientes habituais.
      Agora se te referes ao flop que o Note 7 foi, e de como isso afetou a imagem da Samsung, levando clientes de Samsung sem ser da gama Note a optarem por iPhone, isso já faz mais sentido. É possível.

      1. Avatar de Golden
        Golden

        Acho que não me fiz entender, ou seja como a venda do Note 7 foi um fracasso devido aos problemas que trouxeram, logo a cota parte da percentagem da samsung foi mais baixa que o esperado, muito provavelmente nem metade do que estava suposto vender eles venderam, ou seja se eles vendessem como venderam no Note 5 e no S6 Edge Plus, claramente que era mais do mesmo dos anos anteriores, e aí a Samsung estaria em primeiro lugar como o normal, não querendo com isto tirar todo o mérito ao que a Apple consegue e consegiu em vendas como é lógico.

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          @Golden
          Mas a fatia da linha Note dentro da Samsung é assim tão expressiva? Tenho ideia que essa fatia é na casa dos 11% dentro de toda a gama de smartphones Samsung. Tenho ideia que tinha lido em qualquer lado esse valor, agora não sei onde foi. 11% num leque tão grande de modelos dará assim diferença? Se estiver errado alguém que diga.
          😉

          1. Avatar de Golden
            Golden

            Isso já não sei Brasão, fui pela lógica dos outros anos que dei a minha opinião apenas.

          2. Avatar de MLopes
            MLopes

            talvez, repara que 11% de uma quota de 17,7% são 1,947% o que chega para colocar a samsung na frente por mais de 1% mas é tão sem sentido “analisar” isto que nem sei bem porque estou a escrever este post. são assuntos com interesse efetivo apenas para as marcas e para os acionistas

          3. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            @MLopes
            Eu sei que são assuntos que cabe só aos acionistas estudar. Nós somos meros “analistas de bancada”, e isso pouco nos importa, tens razão nisso. 🙂 Este mero assunto em pauta é só para ficarmos com uma ideia se realmente a falta da gama Note neste trimestre fiscal realmente teve impacto no sucesso trimestral da Apple. Como muitos apregoam isso, com o intuito de tirar mérito à Apple, era interessante saber. Mas pela tua Matemática é possível que possa ter impacto positivo na Apple, o facto do Note 7 ter sido um flop.
            Abraço

  2. Avatar de Celso
    Celso

    Foi mais o efeito Note 7.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Shhh, essa narrativa agora já não interessa…

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Lol
          😀

      2. Avatar de LG
        LG

        Não ajudou a Apple mas certamente não ajudou a Samsung 😉

  3. Avatar de ojornaleirodeescariz
    ojornaleirodeescariz

    bom artigo!!

  4. Avatar de XicoBandito
    XicoBandito

    Que bom. Aposto que estão todos contentes…

  5. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    Duas ótimas noticias na mesma semana. Mais logo vou jantar fora para comemorar. Vou mas é passar o fim de semana fora que isto merece festa da boa.
    Se o meu clube este ano for campeão a minha vida está completa e nada me pode parar.

    1. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Vim cá para dar +1 nisto.

  6. Avatar de ta chateado?
    ta chateado?

    estas percentagens já são mais interessantes 😀

  7. Avatar de Bruh
    Bruh

    Quota de mercado de smartphones por fabricante (%)
    Samsung 2016: 20.8%
    Apple 2016: 14.5%

    1. Avatar de PilotEyes737
      PilotEyes737

      Buuuhh *2016*, já lá vai há um ano. Atualiza-te.

    2. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Mas mesmo assim todos acreditam que a Apple vendeu mais.
      Parece as eleicoes nos EUA, a Hilary teve mais votos mas o Trump sai vencedor.
      Parece-se mais ainda com as nossas em que o Passos Coelho ganhou as eleicoes mas a inveja nao deixou o caso por ai e o Costa fez birra te o tirar de poleiro para ele se poder la sentar.
      E ja agora, qual o interesse de alimentar uma guerra sobre quem vende mais? Essa guerra sera sempre ganha pelos mesmos, pois o que vale nao sao factos mas aquilo em que o povo acredita, venham as informacoes de onde vierem, sejam fidedignas ou nao.

    3. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Deixem-se de coisas e leiam o artigo. Os valores do artigo referem-se só trimestre fiscal da Apple, out-dez de 2016, não do ano todo. Se lessem o artigo antes de mandar postas veriam que está lá escrito que a Samsung ficou em primeiro no ano 2016.
      As informações estão corretas, vocês é que não lêem. Enfim

  8. Avatar de NT
    NT

    A Samsung rebentou com o mercado… (tinha que ser)
    Mas realmente no que toca a smartphone quem tem dinheiro para gastar sem dúvida o IPhone. A nível de ecossistema o iphone está anos luz à frente dos outros.
    Pena é que algumas plataformas concorrentes não possam entrar neste mercado (por exemplo ubuntu, firefoxOs entre tantos outros) visto que é um mercado super saturado. 😐

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Se com ecossistema estás referir-te à interação entre dispositivos iOS e Macs tens razão, mas isso obriga-te a usar tudo da mesma empresa, o que para mim é uma desvantagem.

    2. Avatar de SUPERTITI
      SUPERTITI

      Tenho dinheiro para varios iphones e nunca comprei. É uma questão de gostos. Eu acho que ha telemóveis muito bons por menos de 300euros e fazem tudo o que eu preciso. Dizer que a Apple ou Samsung é melhor, para mim é indiferente. Parem de ser fanáticos por algumas marcas.

      1. Avatar de NT
        NT

        Não sou fanático, nem tenho um iphone (curiosamente tenho um samsung) e é como o Celso disse entre dispositivos iOS e Macs. Depois tens as apps que 99.9% de certeza que funcionam o que não acontece com android (samsung).
        Também tenho o meu Samsung que chega para tudo o que eu faço, mas como investimento sem dúvida que o faria num iphone.

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Nest momento tenho um iPhone 7+ e olha que também já me crasharam apps umas quantas vezes.

          Neste momento o Android está também super estável e raramente encontro uma app na Playstore que simplesmente não funcione no meu GS6 (que guardei como backup).

    3. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Anos luz a frente de quem? So se for em precos, em restricoes, em limitacoes, em agrssividade injusta no que toca a Marketing (ha que se lhes tirar o chapeu por isto, pois eles conseguem vender alhos como se de ouro se tratasse).

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        De facto ecossistema como o da Apple, provavelmente só a Microsoft tem concorrência à altura. Não sei o que entendes por ecossistema, mas o NT tem razão. Quanto a restrições e limitações, isso é para quem não conhece ou sabe trabalhar nas plataformas da Apple. Poderá ser o teu caso, não sei. 😉
        Quanto ao marketing, já bateste, pois só a Samsung gasta mais em marketing que a Apple, Google e Microsoft juntas. Por isso essa já não cola. Arranja outras.
        Curiosamente a Apple é das empresas que menos gasta em marketing. Lol

        1. Avatar de Goncalo Pinto
          Goncalo Pinto

          Sabes ler? Eu nao falei sequer em números de qualquer espécie, mas sim na agressividade do marketing, que nao precisa muito para ser eficaz, e nisso a Apple bate todos, por isso vende o que vende e por isso também, tem uma legião enorme de fanáticos. Infelizmente, pois quem perde com isso é o consumidor.

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            “agressividade injusta no que toca a Marketing”
            Foi o que escreveste. Queres elaborar e explicar? Ao menos sabes o que é marketing agressivo? Se calhar é melhor pesquisares e depois falares. Injusto? O que é isso? Também podes explicar? O tipo de marketing que dizes não faz sentido nenhum numa empresa como a Apple. Quanto aos fanáticos, existem muitos tipos. Aqueles fanáticos que compram simplesmente porque gostam, e os outros fanáticos que estão sempre a criticar os gostos e opções dos outros.
            ” infelizmente quem perde com isso é o consumidor”.
            Perde em quê? Queres elaborar? É que os argumentos que usas não têm lógica nenhuma.
            E sim eu sei ler, tenho a 4ª classe, e mal feita. 😉
            Mas tenho dificuldades em entender certos argumentos.
            😀

  9. Avatar de Manuel
    Manuel

    lamentável…

  10. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Androids só vendem se for a preço de custo ou a dar prejuízo…

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Deixa de ser fanboy.

    2. Avatar de luislelis
      luislelis

      Deves ganhar algum dinheiro com isso.

    3. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Eu cá só compro produtos ou em lojas em que as margens de lucro sejam bem elevadas, se assim não for nem compensa comprar o que quer que seja.

    4. Avatar de Delta
      Delta

      O prejuízo é para a marca, quem ganha é o cliente. Eu sei que tu preferes pagar mais só para dar lucro à marca, sem ganhares nada com isso.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Ganhas muito!

        Têm prejuízo, porque não vendem unidades suficientes!

        1. Avatar de Delta
          Delta

          Margem de lucro, diz-te alguma coisa?
          Eu digo-te o que é, dinheiro direitinho do bolso do cliente para os bolsos da empresa, sem que isso traga qualquer mais valia ao primeiro. Para quem gosta tanto da Apple devia saber bem isso, a tal que vende menos e ganha mais, não é milagre!

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Quanto mais maior o lucro e quanto mais venderem melhor para o cliente.
            Por exemplo eu sou incapaz de pagar menos de 1,50€ por um café, abaixo disso nem vale compensa sair de casa.

      2. Avatar de APereira
        APereira

        Errado…A curto prazo quem ganha é o cliente pois claro nao está a pagar tanto quanto devia pelo produto no entanto e a medio/longo prazo?

        Achas que alguma empresa vai suportar um equipamento que nao lhe dá lucro suficiente?
        Passemos ao próximo e o anterior fica esquecido, pois a mais valia é vender muitas unidades com um lucro pequeno e nao gastar tempo/dinheiro no modelo antigo.

        Claro está que quando vem depois as marcas dizer que a margem de lucro que tem com os equipamentos é muito baixa vem logo os fanboys a correr muito em orgasmos consecutivos dizer que “Assim é que é”.

    5. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Ou sera antes pelo preco mais justo? Ou pela mais elastica plataforma? Ou pela maior qualidade por menos dinheiro? Ou por uma liberdade sem limitacoes nem restricoes infundadas?
      Se calhar por tudo isso e muito mais.

  11. Avatar de abdu
    abdu

    Mas o quota de mercado continua a descer para a Apple. Passaram de 16.1% para 14.5%. Mais uns anos e estão com menos de 10% de quota de mercado.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Perspectiva. O mercado está a crescer. Descida de quota de mercado não está relacionado com decréscimo de vendas, nesse caso.

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Por acaso está. Número de unidades vendidas pela Apple em 2015: 231,5 milhões. Número de unidades vendidas em 2016: 215,4 milhões.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          E no entanto os resultados dizem que foi o ano que mais venderam.

  12. Avatar de Nope
    Nope

    No trimestre passado, dos 77,4 mil milhões dólares de lucros da Apple 54,4 mil milhões vieram do iPhone.

    Os lucros da Apple com o iPhone, dado que os da Samsung foram mais fracos por causa do Note 7, devem representar mais de 97% dos resultados (=lucros-prejuízos) de todos os fabricantes de smartphones. Não havia umas notícias (e posts) de que a Apple andava aflita e que o iPhone 7 era um fracasso?

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Calma aí, isso é receita.

      Sim, havia uma notícias de “bitaites” dos “especialistas”. Parece que esse especialistas, é como perguntar ao Pedro Guerra se o Benfica vai ser campeão (ou ao Serrão se o Porto vai ser campeão).

      1. Avatar de Nope
        Nope

        De facto é receita (78,4 milhões). Os lucros foram de 17,9 mil milhões.
        Quanto aos lucros com o iPhone – ficar com mais de 97% dos resultados dos fabricantes de smartphones é mais do que certo. No terceiro trimestre até foram 104%. Como a Samsung teve problemas por causa do Note 7, até deve ser mais.

        https://pplware.sitedev.pt/apple/apple-104-lucros-vendas-smartphones/

  13. Avatar de UpaUpa
    UpaUpa

    O problema em 2017 da Apple não será a Samsung é o seu killerphone, mas sim o Trump que lhes vai rebentar com os lucros

    1. Avatar de Nope
      Nope

      Queres tu dizer na tua que se Trump, como já anunciou, -aumentar as taxas alfandegárias na importação de produtos chineses, a China retalia prejudicando a compra de produtos da Apple?
      É bem possível.

      1. Avatar de Nope
        Nope

        Aliás, pode-se dizer o mesmo relativamente aos grandes parceiros comerciais dos EUA devido à revogação/renegociação de acordos comerciais – com o Canadá, México e países da América Central e do Sul, com a União Europeia e com os países do Pacífico, da Austrália à China.
        Mas não vai ser só a Apple a atingida. Quando as tecnológicas protestam contra Trump não é só por princípios humanistas.

      2. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        @Nope
        Já tinha pensado nisso! Se isso for concretizado, os próximos 4 anos serão turbulentos e difíceis para a Apple, e como escreveste abaixo para todas as outras grandes tecnológicas americanas. E a China é “menina” para retaliar e vetar produtos americanos, sejam eles qual forem. Acho que com a revogação dos acordos comercias, quem vai perder serão naturalmente as empresas americanas, que dependem muito do mercado internacional para serem sustentáveis .
        Este Trump percebe pouco de economia externa.

    2. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Sim, porque o Trump vai mesmo prejudicar a única marca de telemóveis Americana!

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Olha que ele nem tem noção do que está a fazer.

      2. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Pode ser americana mas é fabricada na china como as outras.
        A questao do Trump nao é de que pais é a marca, mas sim onde é fabricado e donde vem.
        Ve o que se passa na índia ….

  14. Avatar de Bino C
    Bino C

    Uma precisão:
    Um quarter não é um quadrimestre, mas sim trimestre e trata-se do ano civil e não do ano fiscal.
    O ano tem 4 quarters e o ano fiscal varia entre empresas, por isso estes dados são do ultimo trimestre (o 4º) de 2016.

    1. Avatar de Vítor M.

      Trimestre fiscal exacto. Há valores que os americanos cruzam entre o ano cível e o ano fiscal.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Mas no caso os dados são relativos apenas a 2016…como se pode ver pelos quadros em que apresentam o ano.
        os resultados de 2016, como é de esperar, são apresentados no primeiro trimestre de 2017.

        1. Avatar de Vítor M.

          São os resultados do trimestre fiscal, que é diferente do trimestre civil.

  15. Avatar de V.T.
    V.T.

    Titulo da notícia: Apple já vende mais smartphones que a Samsung… No entanto a marca da maçã cada vez tem menos quota de mercado!?! Não há por acaso algo contraditório nesta noticia, ou é só impressão minha?

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      @V.T.
      Então?
      Mesmo que a Apple venda mais, pode sim senhor ter menos marketshare. É Simples, basta a concorrência (Andoid) aumentar muito mais as suas vendas, depois ao comparares o marketshare das duas, verás uma diferença grande.
      Um exemplo.
      Eu vendo 20 maçãs num trimestre, passo a vender 23 no segundo trimestre, mas se a concorrência vender 40 robôs no primeiro trimestre, e passar a vender 50 robôs no segundo trimestre, é lógico que embora tenha vendido mais maçãs, isso não vai fazer com que tenha mais marketshare , pois venderam-se mais robôs. Mas mesmo que não se tivessem vendido mais robôs, no segundo trimestre, tinha sempre menos marketshare .
      Penso que por esta analogia, se consegue perceber.
      Abraço

      1. Avatar de V. T.
        V. T.

        Acho que não estás a ver bem a coisa… a noticia diz que a Apple passou a Samsung no entanto, esta tem mais quota de mercado? Podiam pelo menos era dizer que no quarto trimestre quem vendeu mais aparelhos foi a Apple e ai já não havia tanta confusão, até porque dá a sensação que o titulo é propositado para fazer crer outra coisa ou seja a Apple ser a número 1 e não a Samsung!

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          @V.T.
          Se tivesses lido na íntegra o artigo, está bem explícito isso que escreveste.
          Ora vê o último gráfico, e lê os últimos parágrafos.

          1. Avatar de V.T.
            V.T.

            Mas tu estás a ir ao encontro do que escrevi, é claro que se leres a noticia vês que afinal o titulo não está correcto. Compreendes?
            É precisamente isso que eu critico, porque não este titulo? “Apple apesar de ser a marca que vende mais no ultimo trimestre perde quota de mercado”?
            Não havia necessidade, esta protecção a Apple já cansa!

        2. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          @V.T.
          Se tivesses lido na íntegra o artigo, está bem explícito isso que escreveste.
          Ora vê o último gráfico, e lê os últimos parágrafos.

  16. Avatar de Pedro Guerra
    Pedro Guerra

    Já li várias noticias com comparações deste género, infelizmente ainda aguardo uma que finalmente compare o que é comparável.
    Não podemos comparar as vendas de iphones com smartphones samsung, porque a samsung tem smartphones que vão desde 100 euros até 800 ou mais, pelo que qualquer comparação sairá sempre enviesada.
    Também podemos dizer que a fiat vende mais automoveis que mercedes, mas o que quer isto dizer?

    Acho que uma notícia destas seria bastante mais útil se fizesse a comparação entre vendas de iphones e S7 / S6, ou outros que sejam comparáveis com os iphones actualmente à venda…

    porque reparem, se esta notícia diz respeito a todos os smartphones samsung, então quer dizer que a apple vendeu mais unidades a um preço médio muito mais elevado do que a samsung, e aí o impacto será ainda mais relevante