Dica Firefox: Desactivar notificação de download completo

5 Comentários

Por definição, sempre que é feito um download no Firefox, assim que este é concluído aparece uma notificação (pop-up) no canto inferior direito a informar a sua conclusão.

Isso poderá dar jeito a muitos utilizadores, talvez à maioria, mas a outros, possuidores de computadores com menos capacidade, poderá ser um tormento devido ao atraso que isso provoca e desencadeia nessa mesma acção. Falo mais concretamente dos netbooks que, no caso do meu, é fatigante ver aquela notificação a aparecer e desaparecer muito lentamente e cheia de quebras.

A solução encontra-se numa variável booleana, acessível através do conhecido about:config.

Para proceder a essa alteração deve-se:

  • Escrever “about:config” na barra de endereços do Firefox e premir Enter;
  • Confirmar que vai ser cuidadoso nas acções que efectuar. Uma acção errada neste local pode comprometer a estabilidade e/ou segurança do sistema;
  • Escrever a seguinte expressão na caixa de texto “Filtro”:

browser.download.manager.showAlertOnComplete

  • Fazer duplo clique sobre a preferência de modo a que passe do estado true para false;

  • Feito.

Esta preferência pode ser igualmente útil quando o utilizador escolhe a opção “Fechar a janela quando todas as transferências terminarem” (em Opções > separador Geral > secção Transferências) pois, uma vez escolhida, a outra passa a ser redundante.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de malcriado
    malcriado

    Boa dica.

    E desactivar a verificação de vírus após download?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Essa é uma funcionalidade que também desactivo de imediato. É ridículo fazer essa verificação, por vezes bastante demorada, quando temos um anti-vírus no sistema. Aliás, nem sei bem que tipo de verificação é essa, do Firefox.

      A variável que permite controlar isso é:
      browser.download.manager.scanWhenDone

      Apenas não a mencionei por já existir num dos artigos relacionados, no Firefox e o about:config.

  2. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Realmente, para mim isso não me tava a fazer lá nada. E já agora, sou apenas eu ou há mais pessoas que realmente detestam o Firefox 4.0? Instalei e voltei a meter, eu sei que é apenas uma BETA mas simplesmente ao ficar parecido com o Chrome é o que me fez afastar.
    É por isso que uso o Firefox, não tem o look minimalista do Chrome ou Opera, e também claro os add-ons.
    Gosto de ter as coisas acessíveis a um clique!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Acho que não és apenas tu. Eu já migrei para o Chrome pouco antes de aparecer a beta do Firefox 4. O que me levou a fazer, principalmente, foi a demora excessiva na abertura do browser, até mesmo no desktop (cerca de 5 seg), mas principalmente no netbook (cerca de 20 seg). Deve-se à grande quantidade de addons que já não dispenso, mas uma vez que o Chrome já tem tudo o que preciso, porque não mudar?!

      Estou satisfeito e assim continuarei. Pessoalmente não achei o visual do FF4 nada de especial perante a concorrência, ainda por cima não tem os botões normais de janela do Windows.

  3. Avatar de malcriado
    malcriado

    Muito obrigado Hugo.

    Quanto ao Chrome, gosto bastante mas há algo que ainda não me agrada a 100%…