O volume dos MP3 e iPod pode ser prejudicial à audição?

51 Comentários

Já é natural vermos os jovens agarrados aos seus mp3 e iPods enquanto vão na rua, no metro ou noutro local. Estes aparelhos, que vieram substituir os walkmans e discmans, são uma companhia indispensável dos adolescentes, e não só.

Mas não será o seu uso, e/ou volume excessivo e prejudicial? O que é certo é que estes jovens foram aconselhados a baixarem o som dos seus iPods.

ipod


A recomendação dada aos jovens para reduzirem o volume dos seus iPods, surgiu depois de um estudo realizado nos Estados Unidos que evidencio o aumento em 30% de problemas auditivos entre os jovens, nos últimos 15 anos.

Tal estudo, publicado pelo Journal of the American Medical Association, compara pesquisas no país que foram realizadas no começo dos anos 90, e meados do ano 2000. Casa pesquisa incluía milhares de adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, sendo uma amostra significativa dos jovens americanos.

A primeira pesquisa apresenta um resultado de 15% de jovens com certo grau de perda auditiva que, passados 15 anos, essa proporção havia crescido um terço e passado a ter 20% de falta de audição.

Segundo referiu à Reuters Health o Dr. Josef Shargorodsky, investigador do Brigham and Women’s Hospital, “Isso significa que em casa sala de aula, existem alguns estudantes com problemas auditivos”.

Acrescenta ainda que “os adolescentes subestimam o barulho ao qual estão expostos. Muitas vezes o individuo não percebe, mas até mesmo um ligeira perda de audição, pode conduzir a diferenças no desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem”.

anatomia

O estudo ainda demonstrou que, a perda de audição era registada apenas num dos ouvidos, mas que as dimensões iam-se tornando mais graves com o passar do tempo.

nesta actual pesquisa, 5% dos jovens apresentaram problemas mais graves de audição. Um crescimento de 50% comparativamente à pesquisa anterior.

No entanto os investigadores não apontam para os iPods, ou outros aparelhos electrónicos como a principal causas para esta crescente perda de audição, mas Alison Grimes, directora da clínica auditiva do Ronald Reagan-UCLA Medical Center, LA, refere que seriam bom que os jovens reduzissem o volume destes aparelhos electrónicos e que não os ouvissem continuadamente.

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de racpxt

    Usei desde walkmans, a diskmans, MP3 e media player de telemóvel. No tempo dos walkmans/diskmans usava volume alto, mas também por a potência não ser assim tão abismal. Hoje em dia os volumes máximos são um exagero para quem usa headphones, cerca 30% já é bom q.b. O problema é que há quem use bem mais que isso.
    Deixem o volume a 100% para uma festa em que o vosso mp3/ipod ligado a um sistema de colunas seja o “DJ de serviço”.

  2. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    Para alguma coisa já fizeram normas para controlarem o volume dos Mp3.

  3. Avatar de Pedro Pinto

    Muito bom artigo Marisa. Aproveito para te dar os parabéns de duas formas 🙂

  4. Avatar de Paulo Ribeiro

    off topic: ja se pode jogar tambem na ps3 jogos pirata
    http://www.todoconsolas.com/product_info.php?products_id=6122

    eu nao vou comprar isto porque alem de custar 100€ nao sei as consequencias, um gajo as tantas depois pode ser banido da playstation network e isso…. enfim.
    e por 100€ ainda se compram muitos jogos em platinum

  5. Avatar de a Friend®

    Com os padrões adaptados pelas marcas, penso que já não há tantos excessos como antigamente se via, pessoal a “1Km de distancia” e já conseguia ouvir a música dele! 😀

    Mas penso que há um factor importante e pouco falado neste estudo em concreto, que na minha opinião, pior que ficar surdo é ter o som a isolar todos os sons exteriores ao andar pelas ruas e correr o risco de ser atropelado porque não ouvi um carro a passar ou a buzinar…e casos desses já ouvi bastantes…

    Talvez por isso é que seja ilegal conduzir com phones. Estranhamente, com música aos berros no carro, já não dizem nada…

    1. Avatar de a Friend®

      Já agora, Parabéns Marisa!! 😀

      Como é da praxe, alguém tem que se “xibar” bem alto…

      ELA FAZ ANOSSSS PESSOAL!!!! 😀

      1. Avatar de Marisa Pinto

        😮

        Pronto..
        lol

        Obrigada! 😀

        1. Avatar de kekes

          Oh!! Parabens!!! Mais um dia que ontem 😛 😀

          1. Avatar de Ivo Ventura
            Ivo Ventura

            Parabens Marisa.

            Excelente artigo

        2. Avatar de Jorge Barreto

          Parabens! Artigo fixe 😉

    2. Avatar de Marisa Pinto

      @a Friend
      Pois, outra situação referente ao volume é, para além da condição auditiva dos utilizadores, é o incómodo que traz às pessoas que estão em redor. Já mais que uma vez que me cruzei com alguém com um telemóvel na mão, com música aos berros e eu tive que me sujeitar a ouvir o que o menino queria.. Para além de falta de educação é parolice, eheh

      Cumprimentos

      1. Avatar de zéé
        zéé

        Parabéns Marisa , tudo de bom ! 😉
        Continua com os posts de qualidade 😉

      2. Avatar de Navyseal
        Navyseal

        Não só é parolice como é proibido usar dispositivos de áudio em locais públicos, sem os respectivos phones.

  6. Avatar de kekes

    Só uma coisa que odeio ver escrito, denominar “Leitores de MP3” como apenas “MP3”. Na minha opinião isso é incoerente, pois a culpa não é do formato mas sim do aparelho. A uma pessoa que não perceba pode pensar que se ouvir em WMA ou Flac ou MP4 tem melhoras de audição… 😛 se é que me faço entender. Apesar de achar o termo reproductores portateis multimídia, muito mais abrangentes e adequados a nossa realidade actual, agora não é só audio mas tambem video.
    Outra coisa e que o problema não é directamente dos leitores de MP3 e iPods é dos HeadPhones, earphones… Eu posso ver TV de headphones, estar no PC de HeadPhones e se o volume estiver alto danifico o meu aparelho auditivo. Acho um erro culpar os aparelhos de reprodução ao invez dos aparelhos alta-vozes. Alem que se culpar os alta-vozes as pessoas ficam mais sensibilizadas, é a verdadeira raiz do problema.

    De qualquer maneira bom artigo, é um problema preocupante a que se devia prestar mais atenção.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tas cá um “keke” 🙂

      1. Avatar de kekes

        😀 Pois tou 😀 de onde achas que veio a minha alcunha 😛

        Neps, tipo, no outro dia um colega meu chegou a minha beira com o jornal em punho com este artigo lá e rimo-nos um bom pedaço… “O MP3 mata o MP4 Cura”; “eu já não oiço nada deve ser da minha coleção de milhares de MP3″… Foi momento de chacota por uns tempos.
        Não estou a dizer que eu não faça igual ou pior mas de facto MP3 apenas pode orientar-nos para outras coisas, nomeadamente falta de qualidade das compressões serem a causa de problemas auditivos.

    2. Avatar de a Friend®

      Mas um pormenor que todos nós dizemos e pode ir um pouco de encontro aquilo que chamas de “incoerente”

      Leitores de Mp3 e Ipod’s…!
      Smartphones e iPhones…!

      e esta hein?! 😀

      1. Avatar de kekes

        Exato dai eu ter referido que achava o termo mais acertado reproductores portateis multimídia, apesar de ter insistido depois na incoerência de modo propositado para fazer uma referencia ao que estava escrito no inicio do artigo e que era desnecessária tal separação.

        Os actuais HTC’s, iPhones e afins ficam entre o PDA e o Smartphone portanto essa separação acho mais logica.

        1. Avatar de Paulo Pereira
          Paulo Pereira

          Já que estamos com purismos, fica a saber que multimídia não existe em português (Portugal). Devias estar a pensar em multimédia!
          Atenção que é preciso distinguir entre nome de um aparelho e descrição das suas funções. Depois ainda existem os nomes comerciais que se tornam identificadores de um produto. Por exemplo o walkman era inicialmente “Sony Walkman”… e depois foi generalizado a todas as marcas.
          Por isso tudo nem sempre os nomes são o mais acertado do ponto de vista técnico!

  7. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    Bem… fora de casa é raro sair sem o ipod pois estou sempre com musicas nos ouvidos claro que oiço baixinho na maior parte das vezes + de vez em quando… abuso dos mesmos enfim bom post e como sempre acho que vocês do pplware têm pontaria que ainda ontem um dos temas de conversa que tive foi isso mesmo o excessivo uso de headphones e hoje “voilá”

    enfim Seguindo o @a Friend “PARABÉNS MARISA” 🙂

  8. Avatar de Vítor M.

    Bom, neste caso justifica-se sair da água quente e transparente para vir aqui dar os parabéns a esta jovem que hoje faz anos.

    Marisa os meus parabéns 🙂

    Agora com a vossa licença… a água espera-me 😉 até já.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não te esqueças de tirar o IPhone do bolso dos calções quando fores para a água 🙂

      1. Avatar de Vítor M.

        Ainda bem que lembras 😉 mas com aquilo no bolso dá aspecto de homem beringela pá… e estas suecas que por cá andam são muito sensiveis 😉

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Enganaram-se e começaram o penúltimo parágrafo com uma minúscula.

  10. Avatar de DoContra
    DoContra

    1º. Parabéns Marisa.

    2º. Creio que os fabricantes deste tipo de gadgets começam a ser sensíveis a estas preocupações. Há já maquinetas berrantes que se auto-limitam em termos de decibéis. Tenho um telemóvel (se é que o termo é exacto) Samsung H1 que tem rádio RDS, MP3 e tretas do género e mesmo com o som a plenos pulmões e os fones no máximo não consegue impedir-me de ouvir o ruído externo (leia-se buzinas de carros e berros de vendedoras). E o isolamento dos fones nem é mau. Será que os aviso de Pete Townshend, há uns anos atrás, não caíram em saco roto?

  11. Avatar de Tiago Dias

    Parabéns Marisa!

    Hehe não me esqueci!

  12. Avatar de transik

    estive a ver quantos decibeis tem o meu sony (na aula de fisica :D) aos 100% tinha uns 110db mas como costumo ouvir musica no maximo dos maximos aos 50% ou seja 55db acho que to bem 😉
    cumps

    1. Avatar de jojo
      jojo

      Não é bem assim! A escala dB é logarítmica! 55 dB é o ruído da brisa, não sei se ouves música a esse nível sonoro. Se sim ótimo. Tens um excelente aparelho auditivo 😉

  13. Avatar de carlos
    carlos

    eu gostava de saber a razão de certos assuntos que se fala aqui no pplware porque é que falam do ipod ou outros dispositivos apple. até parece que o ipod é o único leitor de música do mercado. sempre que se fala em certos assuntos, falam da apple. já é um bocado cansativo ouvir sempre na mesma tecla. parece que o pplware tem contracto com a apple

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @Carlos
      Falou-se de Leitores de Audio, não exclusivamente iPods 🙂

      Cumprimentos

    2. Avatar de Pedro Simões

      Carlos os olhos podem trair o individuo. O assunto são os players em geral, não os iPods. 😀

      Como a Marisa referiu e bem, o assunto engloba os iPods e tantos outros… não nos culpem pelos lapsos visuais 😉

    3. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Por acaso achei precisamente o mesmo ao ler:
      “No entanto os investigadores não apontam para os iPods, ou outros aparelhos electrónicos”.
      Ou seja existem os iPods e os outros. Não havia necessidade!
      Acho que as pessoas estão tão habituadas a tratar certos gadgets pelo nome comercial que nem se lembram que um iphone é um telemóvel!

  14. Avatar de carlos
    carlos

    O que é certo é que estes jovens foram aconselhados a baixarem o som dos seus iPods. porque só dos ipods? não a mais outros leitores de música?

  15. Avatar de Luis Leite

    Artigo interessante, felizmente não ouço musica alta nos phones.

    Bom artigo Marisa.

    Parabéns 😛

    Cumprimentos

  16. Avatar de r0cki
    r0cki

    Gostei da distinção entre MP3’s e iPods… 😉

  17. Avatar de António
    António

    Parabéns pelo artigo. Já sairam várias notícias sobre isto, mas ainda assim, está um artigo interessante.

    E parabéns pelo teu aniversário. 😀

  18. Avatar de natacha
    natacha

    Pois,realmente a minha mae muitas vezes queixa-se de o meu ipod estar alto, tambem acontece pouco tempo depois os ouvidos comecarem me a doer.Mas o certo `e que tem k se comecar a ter mais atensao ao volume que se usa. como a minha tia diz quando chegares `a minha idade tas surda.
    Boas ferias e PARABENS anne marie por mais um ANIVERSARIO

    1. Avatar de Marisa Pinto

      eheh,

      É bem verdade! Tens que por isso baixinho.

      Obrigada, Natache 😀

  19. Avatar de dardevelin-blogtastico

    Boas,

    Embora não seja o vosso visitante mais antigo e ou mais presente contudo deixo aqui os meus parabéns, quer pela qualidade do trabalho apresentado assim como pela forma que o fazem.

    E se esta (“Jovem” (ou não, realmente não sei)), faz anos, merece UM PARABÉNS BEM ACENTUADO 😀

    Quanto ao problema dos HeadPhones vejo progressos por parte das marcas, como a Samsung, Lg, que criam limites que permitem ouvir bem os ruídos exteriores ( resumindo, limitam o volume do equipamento .

    Mas a culpa é sem duvida de quem não tem cuidado e não dá a devida importância à saúde, onde os phones tornam-se minoria comparado com o numero de fumadores.(Já sei que alguém não vai gostar de ler, mas o que se há de fazer?)

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas o iPod não pode ser considerado um MP3 porque? É preciso por o iPod no titulo? Nao sou hater da apple mas ja começa a enjoar tanta idolatraçao à apple.
    Chegava perfeitamente como titulo “O volume dos MP3 pode ser prejudicial à audição?”…

    Quanto ao artigo esta bom, parabens.

    1. Avatar de Dan Mihai Ile
      Dan Mihai Ile

      Concordo perfeitamente, parece que iPod é algo diferente de mp3. Acho que se devia ter mais cuidado no futuro nos artigos.
      So que eu percebo… mp3, iPod.. está no titulo e no url também, logo mais probabilidade de chegar ao pplware a partir do google…
      So pode ser por isso que nao estou a ver outra razão, o que tem de especial e que mais valia traz “iPod” para o artigo em causa. Tambem tenho um mas realmente, como o comentario anterior, ja enjoa…

      Relativamente ao problema dos fones… eu utilizo isso http://www.sennheiser.com/sennheiser/home_en.nsf/root/private_headphones_audiophile-headphone-hd595-quality?Open&path=private_headphones_hifi_audiophile-headphones e desde então posso dizer que sinto os ouvidos muito mais “relaxados” enquanto estou a ouvir musica. Custou pagar pela qualidade mas recomendo esses ou outra marca que tenha algo do genero.

  21. Avatar de paulo
    paulo

    E as colunas do 2, fazem mal ?

  22. Avatar de Marisa Pinto

    Obrigada a todos! O bolo estava bom, pena não chegar para toda a gente, eheh

  23. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Estes estudos não mudam comportamentos, já desde os anos 80 que há AVLS (limitador automático de volume)e duvido que alguém algum dia o tenha usado.

  24. Avatar de cereal86
    cereal86

    isto do volume capado nos leitores de mp3 é uma treta do caraças! porque para já os níveis que eles querem são demasiado baixos e depois não se ouve nada e se quiseres usares uns headphones potentíssimos, o leitor não vai ter potência para vibrar!

    Já ouço musica desde os Sony Walkman (K7) c/ rádio, até agora não tenho problemas de audição!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @cereal89

      Ainda bem que não tens 🙂

      Mas às vezes os problemas podem não ser perceptíveis, mas só com ajuda médica percebemos que temos alguma perda auditiva.
      Cumprimentos

    2. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      cereal86: primeiro parece que tens uma atitude algo agressiva para com um assunto técnico. Capado? Tem algum sentido essa conversa?
      Quanto ao som e acuidade auditiva. Até podes não ter problemas nenhuns, não se disse que era uma coisa tipo causa e efeito directo e único ou imediato.
      Em todo o caso toda a gente sabe que a acuidade auditiva é prejudicada por sons constantes e prolongados. A música pode ser agradável ao cérebro mas faz os mesmos efeitos nos ouvidos que um ruído desagradável.
      Já agora.. se achas que o som dos MP3 é demasiado baixo… não será um alerta a considerar?!
      Faz um teste de audição e podes vir a descobrir que já estás a ter problemas em alguns comprimentos das ondas sonoras. Isto não é o mesmo que dizer que tens problemas e que já nem ouves uma pessoa a chamar o teu nome!
      E acredita que todas as pessoas que vão perdendo a audição levam muito tempo a perceber isso, pois vamos adaptando a nossa atenção!

      1. Avatar de cereal86
        cereal86

        Atitute agressiva? lol, então achas-te um expert para este “assunto técnico”? eu não acho. Capado é o termo que se usa para dizer que o leitor tem o volume conforme as normas da UE. O efeito é a longo prazo, mas isso é com tudo, ao longo dos anos vamos perdendo capacidades, chama-se ordem natural da vida. Cada um é responsavel por si!

      2. Avatar de jojo
        jojo

        Paulo pelos vistos não vale a pena… quando o pessoal é cabeça dura não há nada a fazer, bem podes dar conselhos… claro que a musica tem o mesmo efeito que qualquer ruído! Claro que o facto de as pessoas aumentarem o som dos aparelhos sonoros é um indicador de haver já perdas de audição! Mais cego é o que não quer ver!

  25. Avatar de Renato
    Renato

    Haver possibilidade de mais volume (ganho do amplificador) é bom porque nem todas as musicas são gravadas ao mesmo nivel, ou são comprimidas como as masterizações actuais. Agora sim, poderia haver um limitador nos dispositivos que limitassem o ganho para caso o volume médio durante um período de tempo fosse superior a um limiar.

    A modernice dos auscultadores de enfiar dentro da orelha também acho um absurdo… que até já me vejo à rasca para encontrar à venda os auscultadores clássicos dos anos 90