4 ferramentas para se sentir mais seguro Online

26 Comentários

Nos dias de hoje muito se fala na privacidade online! Se por um lado não podemos “fugir” aos serviços que apenas estão online, por outro é importante escolher os melhores.

Por esse motivo, hoje apresentamos-lhe 4 ferramentas totalmente gratuitas, multiplataforma, que o vão ajudar a sentir-se mais seguro online.


1. ProtonMail

Para quem quer optar por um serviço de e-mail mais seguro o ProtonMail é uma excelente opção. Sendo um serviço completamente encriptado desde o envio do e-mail até a sua recepção, passando por uma rede e servidores totalmente encriptados, dá assim ao utilizador uma segurança acrescida.

Além da encriptação dos dados, este serviço proporciona também o anonimato dos seus utilizadores. O ProtonMail oferece 3 planos de subscrição dos quais 1 deles é completamente gratuito. Este serviço está disponível também em formato de aplicação para smartphones Android e iOS.

 

2. Wickr

Wickr é um serviço de chat seguro que permite aos utilizadores trocaram mensagens. Com uma arquitectura encriptada peer-to-peer, garante que toda comunicação somente seja efectuada entre os seus utilizadores, evitando assim armazenamento de dados nos seus servidores, inclusive dados relativos às contas de utilizadores.

O Winckr está disponível de forma totalmente gratuita para desktop (Windows, Linux e Mac) e para smartphones Android e iOS.

 

3. Tor

Quando falamos em segurança na Internet a nossa mente vai sempre para o projecto Tor e não é por acaso. Este serviço permite que possamos navegar em segurança e em “total” anonimato pela Internet, usando especificamente a rede Tor, uma ferramenta usada também para se poder aceder à tão famosa Deep Web. Este serviço está disponível para Linux, Windows e Mac.

Existe também uma versão para smartphone, a Orbot, além de ser uma ferramenta um pouco “diferente” do Tor, funciona como um proxy para o nosso smartphone, que irá permitir navegar pela Internet(inclusive Apps) de uma maneira mais segura.

 

4. Mega

O Mega é um serviço de cloud conhecido por todos, por dar aos seus utilizadores alguma segurança extra. Este serviço garante que todos os seus dados sejam encriptados protegendo assim toda a sua informação armazenada na Cloud.

O Mega tem uma versão completamente gratuita que garante ao utilizador 50 GB de espaço na Cloud e toda as funcionalidades de segurança. Este serviço está disponível para desktop (Windows, Linux e Mac) e para os smarphone Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry.

Estas são algumas ferramentas entre muitas outras que nos permitem sentir um pouco mais seguros online. De notar que esta selecção foi tomada em conta por ser multi-plataforma e conter serviços completamente gratuitos.

 

Usa algumas destas ferramentas para se sentir mais seguro ou tem outro leque de escolhas?

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Altair
    Altair

    Muito bom artigo, so uma curiosidade, inclusive protonmail e Wickr aparecem na série Mr.Robot, e parecem ser boas ferramentas.

    1. Avatar de P
      P

      O Wickr é uma falsa sensação de segurança, uma vez que todo o código é fechado

      1. Avatar de Altair
        Altair

        Recomenda alguma outra ferramenta Open Source? que destrua as mensagens igual o Wickr faz?

        1. Avatar de P
          P

          Achas assim tão importante essa feature?

          Sinceramente, recomendaria o Signal, mas se queres mesmo essa funcionalidade, usa o Telegram com conversas secretas

          1. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Não foi o Telegram que foi há pouco crackado por “forças de segurança”?

          2. Avatar de P
            P

            @Belmiro, não existem provas que a encriptação utilizada pelo Telegram tenha sido quebrada.

            O que aconteceu foi que, através da intercepção do código sms enviado quando registas um novo dispositivo, foi possível aceder às conversas normais, não aos secret chats. Este problema não se põe se tiveres 2FA

        2. Avatar de João
          João

          tem o Ring ( https://ring.cx/ )

          mas honestamente, pelas minhas analises, acho que o melhor (em termos de segurança e anonimato) é mesmo o qTox ( https://qtox.github.io/ )

          o qTox é um dos vários frontends para o Tox ( https://tox.chat ) – sendo que o recomendo por ser o frontend com mais funcionalidades

          😉

          mas já agora deixo também o link para dois sites que podem interessar-lhe:

          http://alternativeto.net/ – alternativas para os mais variados programas com a possibilidade de aplicar filtros para ver somente software FLOSS

          e especialmente o

          https://prism-break.org/

          – outro site com as alternativas para quem gosta verdadeiramente de privacidade 😉

          Bom surf 😉

  2. Avatar de Altair
    Altair

    Poderiam também ter colocado na lista o GNUPG para criptografar mensagens
    O Mega eu ja não acho que seja um serviço tão seguro assim, o Proprio Kim Dotcom ja disse isso.
    saberiam dizer se a ferramenta Cryptocat ou o Tox são boas ferramentas?

    1. Avatar de João
      João

      Tox ( qTox pelo menos ) gosto. É bastante fácil e intuitivo e muito completo!!!

  3. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    Para iOS quem quiser uma navegar anonimamente. Red onion.
    Com suporte ao Tor. Mas não é gratuita. 🙁

    https://itunes.apple.com/us/app/red-onion-tor-powered-web/id829739720?mt=8

  4. Avatar de J.Frazão
    J.Frazão

    Utilizo o ProtonMail já há algum tempo. É bem interessante. O único senão, na minha opinião, é não funcionar por Imap.

  5. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    acho o MEGA um pouco parado, agora é raro sair updates, e não sei porque razão em windows adiciono uma pasta, e a mesma não aparece no cliente IOS

  6. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Já utilizo o Protonmail e recomendo. Muito bom.

    Wickr? E o Wire? Mete o whatsapp num bolso?

  7. Avatar de Ricardo Alves
    Ricardo Alves

    O Mega não ia fechar? Está outra vez a trabalhar?

  8. Avatar de António
    António

    O que acham do keyscrambler ?
    https://www.qfxsoftware.com/

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Tor não é seguro , não misturem conceitos. Não ajuda as pessoas a perceber como o tor pode levantar problemas futuros.

    Abc

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Fiquei interessado @Jorge
      Podes partilhar informação acerca disso? Links, whatever? Que achas da app red onion? Já experimentas-te?
      Abraço.

  10. Avatar de int3
    int3

    Tor não é seguro. apenas protege a identidade. Usar o tor para as coisas do dia-a-dia é um tiro no pé.

  11. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    1. Não foi o Kim a dizer que o mega já não era segudo?
    2. Onde está o state-of-the-art Signal? (Wickr n é completamente opensource)
    3. Falar em TOR (e todos os problemas dos exit nodes) e não falar do i2p é crime.

    E pequena dica aos editores do pplware: o Lavabit está de volta, mas não é bem claro como se compara ao ProtonMail.

  12. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    ProtonMail não é seguro ponto-a-ponto a sério, se acham que estou a inventar leiam página: https://protonmail.com/blog/protonmail-threat-model/

    wickr também não é seguro a sério, eles falam em encriptação em cima de camadas de encriptação mas a autenticação é algo no mínimo esquisito, consegui que aquilo achasse que era autêntico sem sequer ter compreendido como tal era possível, ou seja era suposto trocar algo tipo vídeo e aquilo activou sozinho sem iteração.. e depois não dá para verificar posteriormente.

    tor… estou desconfiado de algumas saídas sem explicações, recentes, de membros da equipa sem qualquer explicação… diria que o projecto já está completamente comprometido com uma daqueles mandatos judiciais dos EUA em que tem de fazer isto ou vão presos.

    MEGA… parece razoável mas poderia ser um pouco mais seguro. A sugestão é enviarem já encriptado para dentro do MEGA, se forem coisas realmente privadas.

    Alternativa ao Wickr é por exemplo o Wire (da: WIRE SWISS GmbH) que permite realmente verificar que a autenticação é a correcta, e dá para mensagens, voz, telefonema, video-chamada.

  13. Avatar de Manuel
    Manuel

    Uso o tresorit para storage online, a encriptação é feita do lado do cliente

  14. Avatar de FG
    FG

    Como utilizador menos sofisticado, ficaria satisfeito com dicas para se aumentar a seguranca na utilização de programas e sistemas mais comuns como o Chrome, Firefox ou nos smartphones, etc.
    Ou seja, deve-se ou não utilizar uma firewall como o opera, deve usar-se adblockers, devemos ter o teamviwer instalado, que definições de partilha de rede fazem sentido, que browsers ou precauções ter qdo se vai abrir uma sessao de homebanking, etc. O que fazer se quisermos ir a um site de streaming que sabemos há coisas à nossa espera. Ou seja, privacidades à parte (para mim esse é um problema diferente), o que podemos fazer para diminuir a nossa exposição a quem pretende burlar, roubar dados, instalar progar mas, etc
    Obrigado

    1. Avatar de Altair
      Altair

      Primeiro de tudo, evite utiliza SO proprietário, fuja do Windows, que esta cheio de Backdoors da NSA, fora que é um sistema que por natureza é repleto de vulnerabilidades, se pelo menos as vulnerabilidades fossem sanadas, mais não é o que acontece, utilize sistemas OpenSource que não tem o que esconder do usuário, use Linux ou BSD, utilize um bom firewall como o Iptables, com boas regras de proteção, se precissar acessar outros sistemas remotamente faça por meio de SSH, quanto a navegador, nunca utilize o IE que ja esta morto, recomendo usar ou Firefox ou Chromium, utilize em modo de navegação privada, não salvando cache, nem historico, nem nada, existe também alguns addons pra privacidade pra ser usado nos navegadores, so não me recordo no momento quais são.
      Bom, espero ter ajudado com a minha opinião.

      1. Avatar de Filipe Garcia
        Filipe Garcia

        muito obrigado

  15. Avatar de André
    André

    Só uma dúvida, para ficar no ar …
    Não serão estes sistemas “protegidos” … financiados, por quem realmente quer ter acesso directo ao que nós fazemos ??!
    Ao desviarmos para uma ferramenta “segura” … estamos a meter-nos na “boca do lobo” …
    … fica a questão …

    “… não há almoços grátis …”

  16. Avatar de M.P.
    M.P.

    O Signal é facil de usar e intuitivo, até o Snowden recomendou, mas ele próprio tb diz que já nada é muito seguro.