Apple removeu tempo de duração da bateria do macOS 10.12.2

76 Comentários

A chegada dos novos MacBook Pro têm alterado muitas coisas no lado da Apple. Este novo portátil prepara-se para ser um ponto de viragem na empresa de Cupertino e isso nota-se já na mais recente actualização do seu sistema operativo.

A actualização que a Apple lançou ontem, o macOS 10.12.2, traz uma novidade que poucos esperavam. A Apple removeu de vez o calculo do tempo de duração da bateria, e por uma razão lógica.

macOS MacBook Pro

A nova versão do macOS, que está já disponível para todos instalarem, traz algumas novidades e a melhoria de várias funções. Mas uma dessas novidades é a remoção de um componente que muitos usavam há já vários anos. Esta nova versão deixou de ter presente o cálculo do tempo de bateria.

O problema da duração da bateria no macOS

A Apple não apresentou uma razão lógica para esta novidade, mas cada vez mais faz sentido que esta deixe de estar presente. Esta informação, útil para muita gente, deixou de ser apresentada de forma correcta, tudo graças ao hardware recente que está em utilização. Os novos processadores da Apple fazem uma gestão muito criteriosa da energia e conseguem, em questão de segundos, aumentar ou diminuir os consumos, apenas com a utilização de novas aplicações.

Desta forma deixa de fazer sentido a apresentação destes dados, uma vez que podem alterar-se em pouco tempo e não sendo por isso fidedignos.

macOS MacBook Pro

A somar a esta questão dos processadores e dos consumos de energia, há ainda outros factores que pesam para o valor final. As actualizações iniciais do iCloud e a própria indexação de ficheiros do Spotlight consomem muito mais energia do que o esperado e isso pesa também nos valores finais.

O problema dos gráficos no macOS

O macOS 10.12.2 traz ainda a correcção de um problema grave com a parte gráfica. Muito utilizadores reportaram problemas com aplicações em ecrã inteiro, com tremores na imagem e outras falhas gráficas. A Apple resolveu o problema e esta versão traz esta melhoria.

macOS

Melhorias no iCloud

Há ainda uma optimização geral do processo de sincronização de ficheiros do iCloud com o macOS. Não é uma alteração de processos, mas sim na forma como o iCloud interage com os utilizadores. As mensagens estão mais claras e de melhor compreensão.
Esperava-se muito mais da bateria dos novos MacBook Pro. Os relatos que têm surgido dos primeiros utilizadores revelam que esta deveria ter uma autonomia muito maior. A Apple trata agora deste problema com a remoção desta informação útil, mas garantindo que não existe informação errada e que possa enganar os utilizadores.

O macOS 10.12.2 está já disponível na App Store para que todos o possam instalar, trazendo para as suas máquinas as muitas melhorias que foram introduzidas.

via: Apple

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    lol gostei da tentativa de desculpa.

    Sabem que ninguém comentou isso certo?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ah e tal o meu Mac dá para 12 horas de facebook e o teu Surface só da para 6 de SolidWorks…

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      Tentativa de desculpa? A Apple com desculpas? Se eles têm mais razão que nunca!!!

      Assim como quando tinham problemas de cobertura no iPhone4 em alguns operadores lançaram uma actualização que fazia que com a mesma cobertura a barra fosse maior.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Kekes , muita falha eles têm mas essa ba cobertura foi desmentida.

    1. Avatar de LG
      LG

      softpedia? really?

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        A culpa é do mensageiro, não é?

        http://www.bbc.co.uk/news/technology-38301548

        BBC serve para ti?

    2. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Não tenho qualquer problema….

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Claro, ninguém tem, é tudo imaginação!

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          5 PC diferentes, tudo OK

          1. Avatar de RuiZ
            RuiZ

            Vais dizer que foi inventado!

    3. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Pareces o presidente do Sporting… a apontar os defeitos dos outros para desviar as atenções do que a casa gasta… bom para ti!

  2. Avatar de pedro
    pedro

    gosto destas desculpas!!!! continuem a comprar mac …..

  3. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    São cenas estúpidas como esta….. :-\

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Mais uma vez, as pessoas que não têm nada da Apple, nunca tiveram, e têm inveja de quem tem, começam a rogar pragas…

      Os cães ladram, a caravana passa.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Mas que pragas? É preciso ser cego, ou simplesmente estúpido, para não ver o que está bem claro à frente dos olhos.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Mas o que está à frente dos olhos?
          Uma funcionalidade foi retirada SÓ NOS NOVOS MACBOOKS até que seja refeito o sistema de cálculo para esta especificidade dos atuais processadores intel.

          O povo é que não sabe ler e outras coisas que nem vou escrever…

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Esta funcionalidade foi retirada em todos os MACBOOKS. Isto é uma problema no macOS que também afeta os Macbook Retina .

          2. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Carlos não faz sentido o que dizes nem uma justificação baseada nos CPU novos. Tal como nas médias nos automóveis, a estimativa é gerada pelo consumo nos últimos dias, semanas e principalmente do consumo instantâneo nos últimos minutos.

            Se consumiste 10% em 10 minutos ele não vai dizer que tens 90% para 90 minutos mas sim uma fórmula com a média habitual dos últimos dias e o consumo actual. É igual qual o CPU que equipa já que interessa é a utilização real no teu caso.

            A Apple para retirar é porque a estimativa era muito desfavorável e levava as pessoas a criticar. Eu tenho um portátil Windows cuja bateria é até 13h e com utilização mista chega-me para 10h reais com as estimativas a serem muito fidedignas

            Se compras um Apple de 3200€ e a bateria dura menos de metade do anunciado …então é razão para desligar estimativas.

          3. Avatar de Vito O.
            Vito O.

            Foi tirado em todos. Meu Air de 2013, atualizei ontem e não mostra mais…

            Mas se abrir o Monitor de Atividades, ainda da pra ver, entao se precisar muito, da pra ver lá…

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Cresce e aparece.

      3. Avatar de Milton Sá
        Milton Sá

        Já tive um iMac, MacBook Pro), iPhone e iPod).

        Isto…são cenas estúpidas.

        1. Avatar de RuiZ
          RuiZ

          E eu sou o Pai Natal.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Manda aí comprimentos ao Rodolfo e paga-lhe uma cenoura por mim.

          2. Avatar de Milton Sá
            Milton Sá

            LOL! Epah, tu tens que idade? Queres “pics or it didn’t happen”? É porque se for preciso eu arranjo para o menino 😉 o MBP e o iPod ainda estão lá em casa, são da minha esposa agora 😛

            Em tempos já fui um fanboy como tu, a diferença é que nunca fui daqueles fanboys que diz que os outros têm inveja e para além disso tenho olhos na cara 😉

  4. Avatar de censo
    censo

    Lavagem cerebral aos utilizadores …

    1. Avatar de Nitro
      Nitro

      Não. Acho que é antes uma certificação de estupidificação em larga escala e indiferenciada, dos utilizadores de MacPro, por parte do fabricante Apple.

      1. Avatar de censo
        censo

        E o que é uma “lavagem cerebral” ???

  5. Avatar de wdawddawda
    wdawddawda

    não é um defeito. é uma feature!

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    Os glitches gráficos não ficaram resolvidos tal como dizem no vosso artigo.
    Podem confirmar aqui: http://forums.macrumors.com/threads/graphic-card-freaks-out-with-brand-new-mbp-2016.2015545/page-22

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Deixa estar na próxima versao do Macbook retiram o ecran e o problema passa 😀

      1. Avatar de Miguel Porto
        Miguel Porto

        clap clap clap clap clap 😀

  7. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    – Ah e tal, o meu carro nem sempre trava bem.
    – Tiram-se os travões, prontes, problema resolvido!

  8. Avatar de SSilva
    SSilva

    Em relação ao iPhone 6S tal como suspeitava o problema nunca foi da bateria mas sim de software. Nunca se tinha desligado antes da versão 10, e desde à duas semanas que actualizei para o 10.2 nunca mais se desligou.

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Há duas semanas que atualizaste?

      1. Avatar de SSilva
        SSilva

        Beta program…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sim, também tenho esse problema, ainda na semana passada desligou-se com 25% de bateria, e não faz parte do programa de troca de baterias.
      Espero que tal como o seu, o 10.2 resolva isto (só atualizei ontem), pois tem-me sido bastante constrangedor ao ponto de uma vez ter ido a um café para fazer uma chamada…

  9. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Há quantas decadas os processadores conseguem escalar a velocidade e consumo de acordo com as tarefas que está a executar?

    Na minha opinião não explicaram o porquê de retirar essa estimativa com os dados deste artigo, explicaram sim o porquê de a bateria esgotar mais depressa do que esperavam e isso não justifica apagar esta funcionalidade.
    No máximo podiam desactiva-la por defeito no painel de controlo.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Fazes uma pergunta para a qual a internet tem a resposta. Vai lá ver a diferença é a velocidade com que os novos mudam de estados.

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Mas quais novos? O novo macbook pro nao é o primeiro modelo da Apple a trazer processadores Skylake, se fosse os da ultima geração talvez

      2. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Se estás a usar o browser o mac irá calcular o tempo até desligar, se o fechares irá re-calcular e irás ter mais tempo de bateria, isto é o funcionamento correcto, nunca foi nem nunca será possível uma previsão única.

        Escalonamento já existe há muito muito tempo, esta maneira de calcular está correcta e os novos processadores não alteram em nada este comportamento, apenas poupam mais e consegues mais duração, flutuações irás ter sempre! Em telemóveis, portáteis, tablets, etc
        Com esta justificação nenhuma previsão estaria correcta, assim como a do teu carro não está a não ser que mantenhas velocidade constante com acelerador constante, vais querer tirar a estimativa de combustivel no teu carro?

  10. Avatar de Napoléon Bonaparte
    Napoléon Bonaparte

    Óptima decisão. O próximo passo será certamente a remoção da bateria, pois vai permitir evitar que se fique sem carga suficiente para ligar a máquina.

  11. Avatar de joao c
    joao c

    O apple car nao vai indicar a autonomia, pois depende muito do estilo de condução….. :p.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Já fui um user do antigo macbook Pro, mas este é uma anedota… De Pro não tem nada, a não ser o preço.

  13. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    As soluções que esta empresa apresenta assim como os motivos que dão não passam de atestados de estupidez aos seus próprios clientes.

  14. Avatar de OPAS
    OPAS

    O restante tempo de bateria que falta acabar, é um problema comum em todos os sistemas operativos, a variação é constante dependendo da utilização que estas a ter no momento

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Não é um problema, é uma impossibilidade porque nada consegue prever a carga de CPU, se na próxima hora vais ao face ou tens o 3D Studio a processar. No entanto no PC/carro consegues bem saber se com o teu uso a bateria dura em média 15 ou 10 ou 7h. Se compras um PC com bateria para até 15h e depois em uso de web, Mail e Office leve dura <12 alguma coisa não está bem. E é esse não está bem que a Apple quer esconder.

  15. Avatar de Ze
    Ze

    Ainda me lembro dos meus primeiros macs PowerPC, isso sim era duração de bateria, fosse em que tipo de utilização fosse, assim que passei para intel notei logo nuances, embora sempre fosse melhor que qualquer pc com windows, já para não falar com Linux, foram evoluindo ao longo do tempo e embora houvessem nuances em power hungry apps, era um factor pouco importante tendo em conta cerca de 12 horas de autonomia, agora vejo cada vez a Apple a dar mais tiros no pé com questões que eram os verdadeiros pontos fortes dos macs (e nada daquelas tretas que os fanboys gostavam de aclamar), para mim estes motivos são suficientes para não voltar a comprar um mac, Surface Book, Surface 4 Pro, HP x360, Lenovo 910 yoga, Lenovo X1 Yoga, tudo máquinas bastante superiores algumas com price point similar, outras inferior, com um excelente SO e actualmente com mais autonomia que esses macs novos e sem ninguém tentar mandar areia para os olhos..
    God.. Tirar o cálculo da duração de bateria é mesmo areia para os olhos. No tempo so Jobs a primeira coisa a ser feita era resolver o problema ao nível de hardware.

  16. Avatar de Cortano
    Cortano

    A tipica solução Apple. Não se corrige o problema, retira-se a funcionalidade.

    1. Avatar de nulldev
      nulldev

      Não é só a maçã…. o janelas faz do mesmo…
      Atualizacão aniversário…viva…. hummm???!! App de radio FM sumiu…!!!
      Ok foi propositado é uma nova funcionalidade do w10m….

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Radio fm a sério…… Essa é a tua critica…… Ahahahhah

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Ele está lá e funciona. 🙂

  17. Avatar de em cima da cerca
    em cima da cerca

    A maioria dos utilizadores sabe perfeitamente que a duração da bateria depende da utilização e que é apenas uma estimativa. Até a minha mãe que é um zero de tecnologia sabe que “não posso jogar no telemóvel porque tenho pouca bateria e depois acaba”.

    Se eu estou no word e se aquilo me diz que tenho duas horas de autonomia, se continuar no word ele vai acertar nas duas horas, agora se me puser a jogar…

    Eu acho que o cérebro dos “cérebros” da Apple fritaram de vez…

  18. Avatar de Modem2K
    Modem2K

    Esta empresa cada vez mais trata os seus utilizadores como uns atrasados mentais. Em vez de melhorarem o algoritmo para apresentar dados mais fiáveis, tiram essa indicação. É como o banco deixar de nos mostrar o saldo da nossa conta por ser irrealista que a meio do mês a conta esteja quase a 0.

  19. Avatar de Kekes
    Kekes

    Ahahahah, ‘novidades’ xD

    É tão ridículo que só a Apple o podia fazer xD

    Olhos que não vêm, coração que não sente xD

    Andam em lutas por milímetros e minimização de portas e com isso toca a dar cabo de todas as qualidades do Macbook.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Alguém que trabalha, no seu juízo perfeito compra um portátil com portas que nem 1% dos dispositivos tem, e nem uma banal pen, impressora ou HDD USB pode ser conectada sem acessórios extra?

      A cada geração,na troca de portátil mais vale trocar também pen, hdd, impressora …

  20. Avatar de Paulo M.
    Paulo M.

    O comentário do Joao C está muito bom. Os automóveis vão deixar de ter nível de combustível, quando parar, parou, nem que seja a meio da autoestrada, porque os fabricantes não sabem o tipo de utilização que o carro vai ter. Só falta a Apple começar a vender umas palas laterais para os olhos. Mas desde que tenha uma maçã vai haver utilizadores para as usar, passa a ser fashion.

  21. Avatar de Paulo M.
    Paulo M.

    Apenas para informar que o wp 10m tem de novo radio fm e bom. Atualizem-se.

    1. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      E qual é o referido?!
      Então, partilha aqui com o pessoal, em vez de quereres o brinquedo só para ti…!

  22. Avatar de irlm
    irlm

    fica tipo kde ou gnome sem extensão bateria?

  23. Avatar de TOM
    TOM

    Doi-me um braço, corto o braço, doi-me uma perna, corto a perna… “faz sentido”!
    Acho curioso até agora os mb gastarem sempre o mesmo independentemente dos programas que estivessem a correr.
    ” Os novos processadores da Apple fazem uma gestão muito criteriosa da energia”… Ia jurar que sao da Intel…
    Resumindo, “A Apple não apresentou uma razão lógica para esta novidade” e então decidiram inventar uma, mesmo sem lógica.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Vá lá… o dr house cortava o braço quando doía a perna.

  24. Avatar de iSad
    iSad

    Pelo que li por ai Mac Air 13 continua a ser o melhor em termos de bateria.

  25. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Isto é estúpido, nunca vi uma desculpa tão esfarrapada, até mesmo para a Apple. Mas o que mais me impressiona é os seus seguidores aceitarem e defenderem este argumento. Pelo menos entendo porque tanta gente vê casa dos segredos e afins.
    Toda a gente sabe que a autonomia altera-se de acordo com o uso. Ver um filme é diferente de editar um texto ou jogar um jogo. A autonomia varia sempre em qualquer SO…

    1. Avatar de Tom
      Tom

      “A Apple não apresentou uma razão lógica para esta novidade

  26. Avatar de Jeton
    Jeton

    A verdadeira razão é que já não cabia

  27. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    O link fornecido não tem referência nenhuma a essa modificação. E aparentemente não há comentário oficial sobre a matéria. Reservo o meu julgamento.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Pelo que captei, desaparece apenas a estimativa de tempo restante mas mantém-se a percentagem. A ser esse o caso, é tempestade num copo de água.

  28. Avatar de sakura
    sakura

    a apple não sabe usar —>
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%A3o_de_Poisson

    racios de erros são com estatistica, tal como a duraçao da bat.

  29. Avatar de Rodolfo Portilho
    Rodolfo Portilho

    O cálculo feito para se obter a estimativa da bateria não está relacionado somente com a utilização feita pelo usuário. Ocorrem muitos processos além dos que o usuário ativou. Ao iniciar um filme, após 10min sua estimativa de bateria informa que lhe faltam 8H para acabar…após 1H de filme sua bateria poderá lhe informar que restam apenas 3H. Isso é possível pois o sistema executa muito mais coisas que o usuário solicita.

  30. Avatar de PGinTheHouse
    PGinTheHouse

    “A Apple resolveu o problema e esta versão traz esta melhoria.”

    Melhoria !?!?!??!?!? Correcção de BUGS ! Já parece a Microsoft, não sao bugs, são incrementos na segurança do sistema… Santa paciencia !

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Correção de bugs são melhorias.

  31. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Pedro Simões, está a tentar desculpar o indesculpável?

    “A Apple não apresentou uma razão lógica para esta novidade, mas cada vez mais faz sentido que esta deixe de estar presente.”
    Não percebo esta afirmação. Pode explicar?